sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Secretário de Prevenção e Arquidiocese debatem a violência em Feira de Santana

O secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana, se reuniu com o arcebispo metropolitano dom Itamar Vian na manhã desta sexta-feira (27), no Centro Paroquial de Santana, para debater a violência em Feira de Santana. A iniciativa partiu da Igreja Católica, através do arcebispo, que fez a convocação.


No encontro, a Arquidiocese propôs a elaboração de um documento para encaminhar às autoridades das esferas municipal, estadual e federal, sugerindo melhoria no relacionamento das famílias e maior envolvimento das escolas. Além disso, foi indicada a possibilidade de se elaborar um programa na cidade com encontros periódicos, envolvendo todas as entidades.

Também participaram do debate os deputados federais Colbert Martins Filho e Sérgio Carneiro, vereador Roque Pereira, presidentes de sindicatos e representantes da Igreja. Segundo o secretário de Prevenção a Violência, Mizael Santana, durante a reunião foram apresentados os problemas e indicadas soluções.

“Feira de Santana situa-se como 38ª município com a problemática crescente da violência. Nós precisamos das igrejas, e a Igreja Católica tem desenvolvido trabalhos com a Pastoral da Família, Pastoral Carcerária e Pastoral da Criança”, observa.

Segundo dom Itamar Vian, as sugestões apresentadas são concretas e viáveis, e podem contribuir para diminuir a violência. “Nós realizamos um debate muito significativo sobre a violência em Feira de Santana nos diversos aspectos, e durante esses debates já surgiu a ideia de elaborarmos um documento, mas ainda não foi aprovada a ideia”, disse.

Entre os dias 7 e 12 de dezembro será desenvolvida, inclusive, a primeira ação da Secretaria. Trata-se da Campanha de Desarmamento, na qual vai se buscar a redução do tráfico e circulação de armas. No próximo ano, quem for flagrado portando arma de fogo vai responder criminal e judicialmente, além de a arma ser apreendida. A campanha tem o apoio da Polícia Federal.


Nenhum comentário: