quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Padre foi assassinado em Stella Maris após interromper pagamento de mesada a jovem

Acusados do crime
 Robson de Souza Oliveira, conhecido como Tito, 26 anos, e André Ferreira do Amaral, o Andrezinho, 28, foram presos em uma pousada de Igrapiúna, Sul da Bahia, na última sexta-feira, suspeitos de terem matado o padre Francisco Carlos de Souza, 50, na Alameda Praia do Flamengo, em Stella Maris, no último domingo.

A dupla confessou o crime para policiais da 33ª Companhia Independente da PM (Valença), responsável pela prisão. De acordo com o titular da 1ª Delegacia de Homicídios, Marcelo Sansão, o padre, capelão do Santuário Mãe Rainha, no Stiep, dava uma mesada para Robson havia três meses, mas interrompeu os pagamentos — o delegado não informou o valor, nem quando e por que o padre deixou de pagar a mesada.
 
"Os autores tentaram forçar novos valores, e valores mais altos, e houve uma negativa", explica o delegado Marcelo Sansão sobre a extorsão.
 
Robson então passou a extorquir o padre, pedindo quantias maiores. No dia do crime, o celular do padre registrou 49 ligações de Robson entre 9h28 e 12h48. No celular do capelão, encontrado no bolso da bermuda do religioso, o jovem é identificado como Robson Surfista.
 
Segundo o delegado, em uma das ligações, o religioso marcou um encontro com Robson na rua onde o assassinato ocorreu. Antes, o padre fez um saque em um banco da capital. A quantia retirada não foi divulgada.
 
Robson frequentava a praia onde ocorreu o crime e foi visto no local dias antes do crime.  Para Sansão, o crime foi premeditado. O padre foi visto correndo e gritando por socorro na Alameda Praia do Flamengo, enquanto era perseguido a pé por André e Robson, no início da tarde do domingo.
 
Quando a dupla alcançou o religioso, André utilizou um chuço, arma artesanal feita com um vergalhão de ferro, para golpear o padre, que depois foi arrastado e recebeu outros 17 golpes. Seu corpo foi encontrado ainda na tarde do domingo atrás do Hotel Catussaba, próximo ao Centro de Formação de Líderes da Igreja Católica.
 
A dupla fugiu no veículo do padre, um Fox prata. Segundo a polícia, o carro, repassado por R$ 3 mil, foi encontrado incendiado no povoado de Orojó, em Igrapiúna.
 
Procurada, a Arquidiocese de Salvador informou que só vai se manifestar após uma comunicação oficial da polícia. Neste domingo, às 16h, no Stiep, será celebrada a missa de 7º dia pela morte do padre Francisco, que também era psicólogo.  Segundo a Polícia Civil, Robson não tem passagem.
 
A dupla foi encaminhada para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e será apresentada nesta segunda-feira (13).

Nenhum comentário: