quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

"Rei da saidinha bancária" ofereceu R$ 100 mil para não ser preso



O assaltante João Cardoso de Souza Neto, 30 anos, conhecido como João Gordo, chegou a oferecer R$ 100 mil aos policiais que o prenderam na terça-feira (22) nas proximidades do Parque da Cidade. Ele é líder de uma quadrilha especializada em "saidinhas bancárias" nos bairros da Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores, além da Região Metropolitana de Salvador. 

Acusado por mais de 50 roubos, João foi apresentado à imprensa na tarde desta quarta-feira (23). O delegado Nilton Tormes, da 16ª Delegacia, disse que João Gordo tem várias passagens pela polícia, em diferentes delegacias, e responde a oito inquéritos e quatro processos por assaltos, porte ilegal de arma e formação de quadrilha. "Ele vem agindo desde o ano 2000 e só em 2012 participou direta e indiretamente, de mais de 50 saidinhas", disse. Tormes classifica o preso como "Rei da saidinha". 

João Gordo tinha um mandado de prisão preventiva por roubo qualificado em aberto, expedido pela 13ª Vara Criminal. Na terça, ele foi flagrado em um Corsa Sedan de uma locadora de carros. Ele estava com uma pistola calibre 380 de numeração raspada, 15 relógios, 14 celulares e um aparelho GPS. 

Assim que foi abordado, ele ofereceu o dinheiro aos policiais para tentar evitar ser preso.
Segundo a polícia, João participava pessoalmente dos assaltos e ainda fornecia armas e veículos a criminosos para serem utilizados nos roubos. O bandido morava em um apartamento de luxo em Cidade Jardim. 

Preso e solto

Em junho de 2011, João Gordo chegou a ser preso pela 16ª DT, mas foi solto pela Justiça no mesmo dia. Na época, ele tinha acabado de deixar a Penitenciária Lemos Brito e vivia em um condomínio no Caminho das Árvores. 

No mesmo ano, uma vítima de saidinha bancária contou que foi perseguida por um Space Fox que pertecia à esposa de João Gordo. O assaltante também costumava alugar carros para usar nos roubos de maneira a dificultar a investigação da polícia. 

Depois de sair da prisão pela última vez, João Gordo pintou o cabelo de loiro e passou por cirurgia de redução de estômago, mudando um pouco sua aparência.

Nenhum comentário: