sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Presos se rebelam e destroem Delegacia de Mata de São João



Os presos da delegacia de Mata de São João, na região metropolitana de Salvador, incendiaram as celas na manhã desta sexta-feira (24/08). Segundo informações da polícia, os detentos colocaram fogo nos colchões e nos travesseiros e tentaram fugir durante a rebelião. A ação começou por volta das 7h, quando o fogo tomou conta das celas.

Policiais Militares da 36ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Dias d'Ávila), das Rondas Especiais (Rondesp) e do Comando de Operações Especiais (COE) foram encaminhados ao local para auxilar no combate ação dos presos e conter as chamas na delegacia. Os presos chegaram a quebrar cadeados das celas e saírem para o pátio externo da delegacia, mas não conseguiram fugir.

 
O fogo foi apagado sem a necessidade de reforço do Corpo de Bombeiros e os presos se renderam com a chegada do reforço policial. A delegacia tem capacidade para abrigar 28 presos, mas no momento da rebelião haviam 43 homens dentro das celas.

Como as celas ficaram danificadas, os presos estão sendo transferidos no início da tarde de hoje para o presídio de Mata Escura. O delegado Marcos Laranjeira, titular da Delegacia Territorial de Mata de São João, ainda não explicou o que causou a ação dos detentos.

A polícia informou que ninguém conseguiu fugir e que não houve feridos. A delegacia de Mata de São João abriga 46 detentos, mas tem capacidade para 20. Segundo a Polícia Militar, todos os presos terão que ser transferidos porque as grades das celas foram destruídas. Ainda não foi definido para onde os detentos serão levados.

De acordo com informações do delegado local, a transferência de parte dos presos para outra unidade já havia sido solicitada e que o procedimento estava autorizado pelo juiz da comarca da cidade, mas a polícia aguardava vaga em outras carceragens para realizar a transferência.

Nenhum comentário: