terça-feira, 24 de julho de 2012

Polícia prende quadrilha contratada para matar empresária e vereador no sul da Bahia



Quatro integrantes de uma quadrilha responsável pela morte de dez pessoas em apenas dois anos, em diversos municípios do interior da Bahia, foram presos durante uma operação no estado com desdobramentos no Espírito Santo. Conforme divulgado pela Polícia Civil nesta terça-feira (24/07), dois mandantes já estão presos e oito armas foram apreendidas.

Ovídio Santos Sampaio foi preso pela Polícia Militar em Camacan; Reginaldo Amaral Santos foi localizado em Porto Seguro; Wesley Ferreira Serafim, em Governador Lindemberg (ES); e Heverson de Jesus Sampaio foi preso em Linhares (ES).

A morte da empresária Kátia Cristina Lima dos Santos em Camacan, na noite de 27 de dezembro de 2010, é atribuída ao grupo. O marido dela, Edivan Ribeiro Santana, dono de um supermercado na cidade, é considerado o mandante do crime.
 
Kátia foi morta com dois tiros na presença da mãe, de uma sobrinha e das filhas do casal, quando deixava um templo evangélico. Ela era casada com Edivan há 15 anos e após ter descoberto uma traição desejava se separar do marido.

Na ocasião, a mãe de Kátia contou à polícia que a filha havia acabado de entrar no veículo da família, um Toyota Corolla, quando um homem alto e magro se aproximou e disparou duas vezes: um tiro acertou o ouvido e outro a testa da empresária. Segundo testemunhas, o assassino ficou por quase duas horas à espera da vítima, tempo de duração do culto.

Já o vereador de Pau Brasil, município distante 525 km de Salvador, Walderlins Pinheiro Matos, conhecido como “Pinho”, foi morto por Ovidio e Wesley, a mando de Marcos Santos Rocha, segundo a polícia. O crime teria sido motivado por uma dívida antiga. Marcos também já está preso pelo homicídio. 
O delegado Moisés Damasceno, titular 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), informou que outras pessoas ainda podem ser presas no decorrer das investigações, entre elas um quinto pistoleiro, identificado como Genivaldo Oliveira dos Santos, o “Querido”.

É atribuída a ele a autoria das mortes do também matador Agnailton Dias Miranda, o “Guito”, e de Auzenir Nery dos Santos, que havia contratado “Guito” para assassinar seu marido Arnaldo Cardoso da Silva. Genivaldo teria sido pago por Ailton Cardoso da Silva, para vingar a morte do irmão Arnaldo.

A operação que resultou na desarticulação da quadrilha contou com o apoio de equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE), e Polícias Civil e Militar do Espírito do Santo, nas cidades de Linhares, e Governador Lidemberg.

Veja abaixo os nomes das vítimas da quadrilha:

Em 10/06/2010 – homicídio de Arnaldo Cardoso da Silva, na zona rural de Santa Luzia. Autores: Ovídio Santos Sampaio e Agnailton Dias Miranda. Mandante: Auzenir Nery dos Santos (esposa da vítima).

Em 13/06/2010 – homicídio de Anilton Teófilo da Silva, na região do Pau Ferro, Camacan. Autores: Ovidio Santos Sampaio e Agnailton Dias Miranda (Guito). Mandantes: “Irmãos Vaz”. Motivação: morte de um adolescente pertencente há família Vaz, há mais de 20 anos.

Em 30/07/2010 – homicídio de Agnailton Dias Miranda (Guito), no distrito de Jacareci em Camacan. Autores: Genivaldo Oliveira dos Santos (Querido), pistoleiro de Jacareci. Suspeito de Mando: Ailton Cardoso das Silva (irmão de Arnaldo, morto em 10/06/2010). Motivação: Vingança pela morte de Arnaldo Cardoso da Silva

Em 10/09/2010 – homicídio de Auzenir Nery dos Santos, na esquina da rua Marechal Castelo Branco com Rua Ilhéus, Santa Luzia. Suspeito: Genivaldo Oliveira dos Santos. Suspeito de Mando: Ailton Cardoso da Silva (irmão de Arnaldo) Motivação: Vingança pela morte de Arnaldo.

Em 11/09/2009 – homicídio de Joaldo Santana (Raimundo). Bairro São Jorge, Santa Luzia. Na ação dos pistoleiros ficaram feridos uma criança e um idoso. Suspeitos: Ovidio Santos Sampaio e Heverson de Jesus Sampaio.

Em 06/11/2010- homicídio de Nailton Santos dos Anjos (Feinho), na rua Marechal Castelo Branco, local conhecido como Morro, Santa Luzia. Autor: Heverson de Jesus Sampaio. Mandante: não houve crime de mando. Motivação: a vítima estava ameaçando entregar a quadrilha de pistoleiros.

Em 26/11/2010- homicídio de Mário Cesar Oliveira Barros. Autores: Ovidio Santos Sampaio e Heverson de Jesus Sampaio. Mandante: fazendeiro conhecido como Gilberto da região da “Via Bagó”.

Em 15/02/2011- Homicídio de Edilson Rodrigues da Silva (Dito) dentro de um ônibus, no município de Itapebi. Autor: Reginaldo Amaral Santos. Mandante: Ovidio Santos Sampaio. Motivação: a vítima era carcereiro de Santa Luzia e descobriu onde integrantes da quadrilha de pistolagem moravam.

Nenhum comentário: