domingo, 15 de janeiro de 2012

Dezesseis postos de combustíveis irregulares e sete autuados em fiscalização do Ibametro

Em uma fiscalização de postos de combustíveis na Bahia realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) neste sábado (14), foram identificadas irregularidades em 16 estabelecimentos e sete foram autuados de um total de 33 postos vistoriados na operação especial. 

Os estabelecimentos, que foram vistoriados nas cidades de Feira de Santana, Salvador e Votoria da Conquista receberam um prazo de dez dias para apresentar defesa ao órgão.

Seis postos foram autuados por apresentaram fraude no abastecimento durante a vistoria, por despejarem quantidade inferior de combustível no tanque dos veículos. Os postos podem apresentar erros de até 100 mililitros em cada 20 mil mililitros, segundo determinação de portaria do Ibametro.

O lacre do dispositivo medidor de combustível estava violado em um estabelecimento e outros nove postos de combustíveis estavam irregulares por outros motivos que não resultam em autuação, como indicador de volume e preço ilegível, sistema elétrico da bomba de combustível sem isolamento e predeterminador inoperante. Além disso, 48 dos 150 bicos de bombas vistoriados foram reprovados.

“Fazemos esse tipo de operação periodicamente. Estamos atentos para coibir abusos ao consumidor e à máquina do Estado”, ressaltou o diretor-geral do Ibametro, Eduardo Sampaio. A operação especial foi realizada em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).

Nenhum comentário: