segunda-feira, 17 de junho de 2013

Conselho Municipal registra 89 queixas de violência contra idosos



De janeiro a junho, o Conselho Municipal do Idoso de Feira de Santana já registrou 89 queixas relacionadas à violência – de todos os tipos - contra as pessoas que têm mais de 60 anos, que de acordo com a lei são definidas como tais. Em todo ano passado, foram prestadas 271 queixas. Destas, 189 no Conselho. Em junho 25 pessoas prestaram queixas.

No dia 15 de junho comemorou-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a Rede Internacional de Proteção da Violência à Pessoa Idosa. Para a presidente do Conselho, Cacilda Miranda da Silva, este tipo de violência é estrutural e institucionalizada.

No ano passado, a queixa mais comum de violência contra o idoso em Feira de Santana foi a negligência (falta de atenção, higiene, medicação, lazer entre outros comportamentos inadequados), com 67 casos. De acordo com a presidente do Conselho, eles mesmos procuram a instituição, bem como vizinhos e parentes denunciam os maus tratos. Entre outros órgãos, as denúncias podem ser feitas nos Caps e Ministério Público, mais o Disque 100, que é nacional.

Cerca de 11% das denúncias de 2012 foram relacionadas à violência física, 15% psicológica e 12% foram de abusos financeiros. De acordo com a presidente, muitos idosos não mais estão recebendo benefícios devido à quantidade de empréstimos consignados que são obrigados a fazer.

Neste ano ainda não foi realizada a contagem separada do modo da violência sofrida pelos idosos feirenses. “É preciso que se denuncie. À medida que o idoso fica em silêncio, a violência contra ele aumenta”, diz a presidente.

As denúncias viram dossiês que são enviadas para as autoridades competentes. “Aqui (no Conselho) a gente analisa os casos e os encaminha para os órgãos de direito”. O Conselho do Idoso fica na Casa dos Conselhos, à rua Domingos Barbosa de Araújo, na Kalilândia.

Nenhum comentário: