segunda-feira, 10 de junho de 2013

Colbert diz que vai denunciar sala vermelha do HGCA ao MPF



Após denuncia feita pelo diretor do Sindicato dos Enfermeiros, Edklércio Mendonça, no programa Acorda Cidade na última sexta-feira (07/06), onde o sindicalista relatou que na sala vermelha do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) há uma média de 100 óbitos por mês, devido à falta de estrutura do local.

Segundo ele, nesta sala são feitos atendimentos de urgência para pessoas com risco de morte, quando a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) já não possui mais vagas.

“No mês de janeiro foram 90 óbitos, em fevereiro, 96, e 100 no mês de março, somente nesta sala, de acordo com relatórios emitidos pelos coordenadores do setor e já identificados pela diretoria do Hospital”, afirmou Edklércio Mendonça.

Por conta disso, o deputado federal Colbert Martins declarou em entrevista ao Acorda Cidade que vai solicitar ao Ministério Público Federal (MPF) uma visita ao Hospital Clériston Andrade para averiguar o alto índice de mortes na unidade.

Colbert afirmou ainda que em um só dia 22 pessoas morreram na sala vermelha e que lá existe apenas uma tomada para quatro aparelhos. “O que tem no Clériston Andrade é muita falta de competência gerencial, e como a direção é política, a responsabilidade é política, e não apenas técnica”, disparou.

Questionado sobre por que não procurou o Ministério Público Estadual (MPE), Colbert disse que em Feira de Santana não tem promotor do júri estadual e por isso acionou o MPF.

De acordo com o assessor geral do HGCA, Francisco Queiroz, a capacidade total da sala vermelha é de 22 pessoas, e que existe uma diferença entre as pessoas que já chegam praticamente mortas e as que morrem no hospital. “Pessoas que chegam morrendo de outras unidades não são responsabilidade do HGCA”, disse.

Nenhum comentário: