sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Operação 'Terra do Nunca' prende 10 na Bahia por suspeita de 'grilagem'


Dez pessoas foram presas na Bahia, na manhã desta sexta-feira (2), suspeitas de participação em um esquema de aquisição de "papéis públicos" e "grilagem de terra" na cidade de São Desidério, região oeste do estado. As prisões foram efetuadas na cidade de Barreiras. Segundo o delegado Carlos Ferro, responsável pelas investigações, empresários, funcionários públicos e advogados estão entre os envolvidos no crime.

A operação, nomeada de "Terra do Nunca", foi deflagrada pela Justiça da Bahia e atinge os estados de São Paulo e Minas Gerais, onde foi preso o publicitário Marcos Valério, junto com três sócios. A ação na capital paulista resultou em uma prisão. Os mandados foram expedidos pelo juiz de Direito Gabriel Moraes Gomes, da Comarca de São Desidério (BA). Ao todo, a polícia visa cumprir 23 mandados de prisões preventivas.

De acordo com relatório do delegado Carlos Ferro, o esquema está sendo investigado há 17 meses em trâmite da delegacia de São Desidério. Os detidos devem responder por falsificação de documentos, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa, formação de quadrilha.

A investigação da Polícia Civil foi iniciada após uma reportagem veiculada no Jornal Nacional no dia 1º de julho de 2005. O repórter José Raimundo visitou junto com um oficial de Justiça duas fazendas registradas em nome da empresa DNA Propaganda, de Marcos Valério, no municipio de São Desidério.

As propriedades estavam penhoradas para pagamento de uma dívida na Previdência Social. Juntas, as fazendas tinham sete mil hectares e, segundo o oficial de Justiça, estavam avaliadas na época [2005] em R$ 2 milhões. Elas foram adquiridas, em janeiro de 2002, por  R$ 200 mil.

Segundo as investigações, um dos sócios de Marcos Valério nas fazendas era Daniel da Silva Freitas, que morreu no mesmo ano da compra das propriedades. Daniel Freitas era sobrinho do ex-vice presidente da República José Alencar.

Nenhum comentário: