Dezessete agentes penitenciários lotados no Conjunto Penal de Feira de Santana receberam na manhã desta terça-feira (05), na Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, treinamento para manuseio de armas de fogo. A iniciativa, que possibilitará o porte de armas dentro das unidades prisionais baianas, é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). No total, 120 agentes de todo o estado participarão do curso e no final serão submetidos a um psicoteste.
Ministrado pelo policial e instrutor de tiro do COE, Álvaro Castro, o treinamento utilizou seis pistolas ponto 40. Os cartuchos usados foram desenvolvidos pelo próprio professor e são conhecidos como “cartuchos inertes”, pois não possuem pólvora, afastando assim a possibilidade de ocorrer acidente. “É preciso ter muito cuidado neste processo de aprendizado e é como andar de bicicleta. Você não esquece mais”, afirmou.
Para o agente Marcelo Jorge Gomes, o curso representa um grande avanço para a classe. “Trabalhamos em constante perigo. Os presos vivem nos ameaçando e à nossa família. Precisamos dispor de uma arma no nosso ofício”, desabafou. Assim como Gomes, o agente Arquimedes Benício afirma sofrer pressões no exercício da função. “Os presos sabem que são mais fortes e por isso fazem chantagens e ameaças aos nossos familiares. Nos sentimos desprotegidos”, declarou.
De acordo com a portaria 315 da Polícia Federal, de 7 de julho de 2006, é concedido aos agentes penitenciários dos estados o porte de arma de fogo, “ainda que fora do serviço, devendo sempre a arma ser conduzida com o respectivo Certificado de Registro de Arma de Fogo e com a carteira de identidade funcional”. Vale ressaltar que todos os agentes que participam do curso são concursados.
Posta por Jorge Magalhães
Um comentário:
SOU AGENTE PENITENCIARIA LOTADA NO CONJUNTO PENAL DE FEIRA DE SANTANA E PELA PRIMEIRA VEZ EM 20 ANOS ME SENTI VALORIZADO COMO PROFISSIONAL.FIZ O CURSO COM O MESTRE ALVARO O QUAL FIQUEI EXTASIADA COM A PERFOMANCE,METODOLOGIA,DIDATICA E APLICAÇÃO NAS AULAS TANTO TEORICAS,PRATICAS E ESCRITA.PARABÉNS A SJCDH PELO INCENTIVO E AO COE NA PESSOA DO PROFESSOR ALVARO PELA RECEPTIVIDADE.
Postar um comentário