segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Força Nacional de Segurança se reúne com lideranças da PF para manter paz em Buerarema

Tropas da Força Nacional de Segurança Pública chegaram neste domingo (18) no município de Buerarema, localizado a 450 km de Salvador. A presença do contingente na região, contudo, parece ter afetado pouco o dia-a-dia dos moradores. Isso porque nem mesmo as Polícias Civil e Militar conseguem confirmar a presença dos soldados na cidade. 

"Que eu tenha visto, eles não chegaram", afirma a delegada Roberta Santana Albano, "Mas eu também estou trabalhando dentro da delegacia. Pode ser que estejam aqui e nós não tenhamos visto. Não posso dizer com veemência". 

"Eles estão para chegar na tarde de hoje", garante Carlos Magno, comandante da Polícia Militar na região. Ele explica que os soldados chegaram à região no domingo, mas que não foram até a cidade ainda. Segundo ele, o patrulhamento na região tem sido reforçado por PMs da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Cacaueira) e, atualmente, conta com cerca de 20 policiais.

O reforço parece estar garantido a paz no município, que na última sexta-feira (16) vivenciou momentos de tensão durante uma manifestação de produtores rurais que resultou na queima de três veículos oficiais e em um saque à Cesta do Povo na cidade. As Polícias Civil e Militar afirmam que, durante o fim de semana, não souberam de novos casos de violência na cidade. 


Apesar disso, é possível que novas invasões de terras por indígenas tupinambás tenham ocorrido e não foram oficialmente registradas na cidade. "Muitas das terras invadidas não pertencem a Buerarema. São territórios de Una e Ilhéus", explica a delegada Roberta Santana, "Então não tenho uma certeza, não dá para saber porque tem muitas pessoas que não registram aqui e vão para a Polícia Federal".

Na delegacia da cidade foram feitos os boletins de ocorrência dos casos de invasão em que ocorreram atos de ameaça e lesão corporal. Sem entrar em detalhes, a delegada afirma que estes aconteceram na semana passada e nenhuma situação do tipo foi registrada no fim de semana.
Ação conjunta
 
Já a Polícia Federal garante estar se articulando com os soldados para desenvolver um plano de ação e manter a paz em Buerarema. Segundo a instituição, as tropas chegaram neste domingo (18) às 18h e na manhã de hoje já realizaram uma reunião com representantes da PF de Ilhéus para definir como será realizada a ação conjunta.

Detalhes da operação não foram divulgados pela PF, mas o Ministério da Justiça confirma que os soldados darão suporte aos policiais federais através de ações ostensivas de patrulhamento. O contingente de oficiais, bem como o armamento empregado na operação, não foram divulgados por questões de segurança.

Segundo agentes da PF, nesta segunda-feira o delegado Mário Vinícius Neves teve uma reunião com um juiz de Itabuna a respeito da situação de Buerarema. Não foi confirmado, contudo, se o encontro teria como objetivo discutir uma possível reintegração de posse para as fazendas ocupadas.
De acordo com o Governo Federal, as tropas da Força Nacional de Segurança devem permanecer na região até o dia 27 de agosto para garantir a segurança na região e prevenir que os conflitos entre produtores rurais e indígenas se agrave. Tropas enviadas pelo Ministério da Justiça já haviam atuado em Buerarema entre abril de 2012 e maio deste ano.
Histórico
Durante a última semana, o município vem sofrendo diversos casos de invasão de propriedades rurais por cerca de trezentos índios da etnia tupinambá. Estima-se que pelo menos 35 fazendas tenham sido tomadas à força na região desde o início do mês. Na última sexta-feira (16), proprietários decidiram realizar um protesto na cidade para denunciar o ocorrido e cobrar ação por parte dos órgãos públicos.

Nenhum comentário: