terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Mulheres ganham Casa Abrigo em março

Mulheres vítimas da violência e em situação de risco de morte passam a contar com mais um importante equipamento público em Feira de Santana visando sua proteção. Em março, quando é comemorado o Dia da Mulher, passa a funcionar a Casa Abrigo, um ambiente totalmente estruturado para acolhimento e defesa destas personagens oprimidas.

A implantação do novo equipamento faz parte das ações determinadas pelo governo do prefeito José Ronaldo de Carvalho visando a promoção da assistência social para as mulheres. Conforme o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, desde o ano passado o Governo Municipal de Feira de Santana vem se destacando em políticas inovadoras nesta área.

"Segundo dados da Delegacia de Proteção à Mulher, em 2013 foram mais de duas mil as ocorrências de vários tipos de violência contra a mulher em Feira de Santana e, muitas delas, em situação de ameaça à vida, o que justifica o serviço de acolhimento, com orientação psico-pedagógica e jurídica, além de hospedagem e alimentação”, explica.

O prédio onde funcionará a Casa Abrigo encontra-se em reforma visando adequar-se às necessidades do público que será assistido. A pretensão do Governo Municipal é de inaugurá-la na primeira quinzena de março, sendo que seu endereço será preservado por questão de segurança das mulheres a serem assistidas.

Desde o ano passado, as ações voltadas para a promoção de políticas públicas em defesa das mulheres vêm sendo intensificadas. Em 2013, o prefeito José Ronaldo, no Dia Internacional da Mulher (8 de março), anunciou a criação do Departamento de Promoção da Igualdade de Gênero, vinculado à Sedeso, ampliando as ações que eram desenvolvidas pelo Centro de Referência Maria Quitéria que atende a mulheres vítimas de violência física, psicológica, sexual etc.

Na ocasião anunciou também a criação da Divisão de Minorias, para atuar junto a um segmento discriminado e excluído socialmente, a exemplo dos homossexuais e prostitutas. Durante o ano, por decisão do prefeito, o município aderiu ao pacto estadual e nacional de políticas para mulheres, com a assinatura de protocolos de intenção com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia e com a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.


Além disso, numa parceria com organizações da sociedade civil, Promotoria Pública, Poder Judiciário e Delegacia de Proteção à Mulher, o Centro de Referência Maria Quitéria vem desenvolvendo um conjunto de ações voltadas para o acolhimento e orientação psicológica, pedagógica e jurídica para mulheres vítimas de violência.

Nenhum comentário: