segunda-feira, 1 de abril de 2013

Presos são transferidos para Serrinha após tentativa de invasão da UED



Depois da tentativa de invasão ao Complexo Penitenciário de Mata Escura, seis presos foram transferidos nesta segunda-feira (1º) para a Penitenciária de Serrinha e outros oito foram transferidos para a Cadeia Pública, também no complexo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). 

O ataque à penitenciária aconteceu na madrugada de domingo (31), quando uma quadrilha fortemente armada pretendia resgatar detentos da Unidade Especial Disciplinar (UED), no complexo.  

De acordo com a Seap, não há planos de novas transferências no momento. A secretaria ainda investiga a tentativa de invasão. Onze presos que arrombaram celas e esperaram pelo resgate já foram ouvidos pela polícia. Um processo administrativo disciplinar também vai ser instaurado para apurar participação de funcionários na ação. 

Tentativa de invasão

Cinco homens entram no complexo penitenciário por uma matagal nos fundos e renderam dois policias militares. Dois deles usavam uniforme da Polícia Militar. O grupo tentou invadir a área das celas utilizando ferramentas e armamentos pesados para cortar a cerca de isolamento do local.

No interior da unidade, 11 detentos já haviam arrombado as celas e aguardavam no pátio os criminosos abrirem o portão para fugir. Um policial que tomava conta da guarita foi agredido com coronhadas.

Segundo o diretor financeiro do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), João Santana, o grupo ainda instalou um explosivo no portão da unidade. No entanto, a detonação não chegou a destruir a entrada do local, e os criminosos não conseguiram acessar a UED.

Com a falha do explosivo, o grupo fugiu a pé pelo matagal que liga a unidade à avenida Gal Costa, levando com eles a arma do policial agredido. Diversas unidades da PM e agentes penitenciários fizeram diligências na região.

Durante as buscas, foram localizadas duas armas, uma pistola calibre 45 e um revólver calibre 38, além de dois veículos utilizados pelo bando, um Palio e um Celta. Dentro de um dos carros estava uma farda da PM utilizada na ação criminosa.

Nenhum comentário: