sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Quatro são procurados por espancamento de turista do MS



A Polícia Civil divulgou nesta sexta-feira (2), por meio da assessoria, que está em busca de quatro suspeitos de terem sido os responsáveis pelas agressões sofridas pela turista do Mato Grosso do Sul, Joevellyn Aghata Martins, 18 anos, que desapareceu em Salvador depois de sair da casa de uma amiga que conheceu pela internet. 

A jovem encontrada em um matagal por um policial militar com sinais de espancamento, foi liberada do Hospital do Subúrbio, onde estava internada, na manhã de hoje e já retornou para a cidade natal.  

Ainda de acordo com a assessoria, Joevellyn foi ouvida pela polícia na quinta (01/11), mas como está "em estado de confusão mental", e não deu informações que pudessem acrescentar nas investigações que evoluíram bastante por conta da colaboração de pessoas que viram a jovem na companhia dos suspeitos, segundo a polícia. A informação das buscas não teria sido divulgada antes porque estavam aguardando o depoimento da vítima, que por conta das lesões sofridas e tempo que ficou internada, saiu da unidade hospitalar em uma cadeira de rodas.  

Entenda o caso

A polícia informou que ela não desapareceu no sábado (13/10), como havia sido informado anteriormente. Segundo a delegada Cristiane Inocêncio Xavier, titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), ela foi vista no domingo (14) por volta do meio dia. "Isso diminui o tempo de desaparecimento", declarou. 

A jovem foi vista por moradores de São Cristóvão - que afirmaram que ela estava bem, ainda que usando a mesma roupa do dia anterior, quando foi a dois bares e teria ido a uma festa. O casal que hospedou Joevellyn em São Cristóvão já prestou depoimento. A jovem veio de Campo Grande para ficar na casa de uma amiga que conhecia há três anos pela internet, identificada somente como Jezebel, e o marido dela. 

Segundo o depoimento de Jezebel, ela e o marido foram buscar Joevellyn no aeroporto na sexta. Na noite de sábado (13), houve uma desavença entre eles, e a turista resolveu sair da casa da amiga para se divertir. O motivo da discussão teria sido bebida - o casal, que é evangélico, não gostou porque Joevellyn levou álcool para a residência. 

O casal contou que a jovem demorou a voltar para casa. Preocupados, eles decidiram procurá-la na região. Em um bar, foram informados que Joevellyn esteve no local e bebeu cerveja com um grupo de pessoas. Em seguida, ela saiu para comprar cigarro.

Em outro bar, o casal descobriu que, após comprar os cigarros, a turista conversou com outras pessoas, foi convidada para ir a uma festa e saiu com o grupo. Depois disso, ela não foi mais vista. Ainda de acordo com a Polícia Civil, a versão contada pelo casal foi confirmada por policiais civis que estiveram nos bares indicados.

Desaparecimento
Na segunda-feira (15), Jezebel entrou em contato com a família de Joevellyn para avisar sobre o desaparecimento e foi orientada a prestar queixa na Polícia Civil, o que fez na manhã de terça-feira (16).

Uma foto da turista foi enviada à 49ª Companhia Independente de Polícia Militar, em São Cristovão, - a imagem ajudou o policial Luiz Paes, um dos que localizou a turista na noite de terça-feira (16), a reconhecê-la.

A jovem estava tão debilitada quando foi encontrada que os policiais chegaram a pensar que ela estava morta. Joevellyn respirava com dificuldade, tinha vários hematomas e usava somente uma blusa e uma calcinha.

Nenhum comentário: