quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Quatro pessoas são presas pela PF por abrir contas bancárias falsas em Feira de Santana



PF de Feira de Santana
 Policiais Federais do posto de Feira de Santana prenderam nesta segunda-feira (13/02) quatro homens acusados de aplicar golpes contra a Caixa Econômica Federal. Durante a ação, eles também apreenderam três veículos e vários documentos falsos em uma residência na cidade.
De acordo com o delegado da Polícia Federal, Fábio Marques, os homens que não tiveram os nomes divulgados, são integrantes de uma quadrilha que frauda contas bancárias e faz empréstimos bancários usando documentos falsos. Uma das contas foi aberta na agência da Caixa Econômica da Avenida Getúlio Vargas, por onde os policiais em Feira iniciaram a investigação, que resultou na prisão do grupo.
 
 Três deles foram presos na cidade de Conceição do Jacuípe quando tentavam sacar a quantia de 13 mil reais. O quarto envolvido foi encontrado em uma residência em Feira de Santana após a prisão dos três.
 “Há cerca de duas semanas a Caixa Econômica da Agência da Getúlio Vargas, acionou o posto da Polícia Federal para solicitar um apoio na averiguação de uma possível fraude. Fomos informados de que um sujeito com documento falso tentou sacar 12 mil reais, só que no deslocamento da equipe, o sujeito desconfiou da demora e fugiu da agência. A gente passou, através das fotos, a monitorar a tentativa de novas fraudes e identificamos que ele abriu conta também em outras agências da Caixa e em uma do banco Itaú”, disse.
 
O delegado relatou que a quadrilha sempre usava o mesmo método para executar a fraude. Eram os mesmos documentos falsos e as mesmas impressões digitais, mudavam apenas a fotografia dos documentos.
 
“Passamos a monitorar a quadrilha que se instalou aqui na região e a partir de alertas identificamos outras contas fraudadas. Eles alugaram uma casa em Feira, e hoje foi pego um dos elementos tentando sacar 13 mil reais na agência de Conceição do Jacuípe, ocasião em que conseguimos prender mais dois integrantes que aguardavam no lado de fora. Quando os conduzimos para Feira de Santana fomos até a casa onde eles estavam alojados e identificamos outro integrante da quadrilha. Lá apreendemos vários documentos falsos, veículos, e várias informações de contas fraudadas, que passarão por uma análise da polícia para quantificar o total de prejuízo que a quadrilha deu para a instituição bancária”, relatou o delegado.
A polícia vai investigar a procedência dos veículos, se também são produtos de fraudes ou financiamento com documentação falsa.
“Eles disseram no depoimento que os documentos falsos eram adquiridos de uma pessoa no Rio de Janeiro, que encaminhava por uma transportadora, e eles estariam aqui só com a função de abrir contas fraudadas em instituições bancárias com utilização de documentos falsos, onde também pediam empréstimos e com comprovantes de renda falsos os empréstimos eram liberados. Eles faziam saques e ficavam com uma porcentagem deste dinheiro e o restante era entregue para o líder da quadrilha, que provavelmente é esse que está lá no Rio de Janeiro”, informou.
 
De acordo com o delegado a quadrilha já passou por Brasília, e após esgotar as chances de fraudes em Feira de Santana seguiriam para Salvador e outros estados. Eles estão na cidade há cerca de 20 dias. Será feito um levantamento para identificar quantas contas foram fraudadas e o prejuízo estimado, bem como há quanto tempo eles aplicavam o golpe.
 
Os quatro estão à disposição da justiça e foram levados para o Conjunto Penal de Feira de Santana. Eles responderão pela prática dos crimes previstos no artigo 171 do Código Penal (estelionato) e 288 (quadrilha ou bando).
Informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Nenhum comentário: