O
laudo que investiga o acidente que vitimou cinco
universitários do Espírito Santo na Bahia deverá ser concluído em até 30
dias, mas o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas afirma
que quatro dos cinco jovens morreram afogados no Rio Mucuri, local
onde foi encontrado o carro, já constatado pela necropsia. De acordo
com o DPT, a quinta vítima teria sido arremessada para a área externa antes de
o veículo cair no rio, depois de ter tido o cinto de segurança rompido.
A
perícia ainda está na fase inicial e, por isso, não pode afirmar se houve falha
do equipamento. Assim como o cinto, o motor e a bateria também foram
desprendidos. A constatação de que os jovens morreram afogados se deve ao fato
de que o carro foi encontrado virado para baixo dentro do rio.
A
Fiat, fabricante do Punto, carro em que os jovens viajavam, foi procurada pelo G1 e apura a situação.
De acordo com perito Pablo Bonjardim, um dos quatro agentes que participam das
investigações do caso e que presta as informações sobre o laudo, todos usavam
cinto de segurança na ocasião do acidente.
Até
o momento, no entanto, o perito ressalva que não há como comprovar
definitivamente todas as informações. "Não há nada comprovado ainda porque
a perícia tem prazo de 30 dias para estudar o caso e chegar a cálculos os mais
precisos possíveis. No entanto, pelos cálculos que já realizamos e pelas
informações trocadas com todos os órgãos envolvidos no acidente, entre eles
polícias, bombeiros e perícia, nós, a princípio, descartamos a possibilidade de
crime, trabalhamos com a hipótese de acidente e agora vamos procurar indícios
de possíveis falhas de equipamentos, problemas na pista ou falha humana', afirma
o perito.
Morreram
na batida André Galão, 28 anos, e Marlonn Amaral, 21 anos, Izadora Ribeiro, 21
anos, Rosaflor Oliveira, 24 anos, e Amanda Oliveira, 24 anos. Eles saíram de
São Mateus, Norte do Espírito Santo, na sexta-feira (20), e seguiam para Prado,
na Bahia, para o aniversário da mãe de Izadora, e
não deram mais notícias.
O
acidente, como tem sido investigado, ocorreu no km 947,3 da BR-101, trecho
próximo à cidade de Mucuri, extremo sul da Bahia. De acordo com o
inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da cidade de Texeira de
Freitas, Liomário dos Santos Filho, a presença de defensa (conhecida como
"guardrail") na curva poderia ter ajudado a evitar a morte dos
cinco jovens universitários. "A defensa dá segurança maior para evitar que
veículos caiam em despenhadeiros, que seja projetado para fora da pista. Se
tivesse, é possível que eles tivessem capotado na pista e alguém teria visto. O
veículo poderia ter ficado na pista, alguém avisaria. Não vi o laudo pericial,
mas acredita-se que as mortes tenham sido por afogamento", diz.
Informações
e fotos do G1
Um comentário:
todo mundo tem que ter um chance de se defender eu espero que vcs possam sair e sair dessa vida que DEUS cuide de vcs é o que eu desejo ......
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