quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Portais de segurança ajudaram a diminuir índices de violência, diz secretário

Portal de segurança
 A instalação dos 48 portais de abordagem nos três circuitos do Carnaval de Salvador surtiu efeito. Pelo menos essa é a percepção da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que fez um balanço de todos os dias da festa nesta quarta-feira (10/02), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Largo dos Aflitos.

Os dados apresentados apontaram que os índices de violência durante os seis dias de festa deste ano foram menores do que os da festa do ano passado. “Nós tivemos um Carnaval diferenciado. Esse ano nós tínhamos planejado a construção dos portais de abordagem e ouvi muitos turistas, muitas pessoas falando que passaram pela abordagem e que estavam se sentindo muito mais seguras”, afirmou o secretário Maurício Barbosa.
 
Ainda de acordo com o secretário, as abordagens permitiram um número recorde de apreensões de drogas (foram 55 ocorrências registradas) e de armas brancas. Nos portais, foram apreendidas duas armas de fogo, 64 armas brancas (ocorrências que configuram intenção de cometimento de crime) e 354 objetos recolhidos com potencial de arma branca.  
Por hora, foram cerca de 20 mil abordagens realizadas nos equipamentos. Em todos os dias, 42 pessoas foram conduzidas às delegacias. Destas, 13 foram presas em flagrante. Cinco adolescentes também foram apreendidos.
 
De acordo com o secretário, implantar os portais foi um desafio, e ao longo dos dias a atuação dos policiais foi sendo aprimorada. “Isolar três grandes circuitos foi um desafio muito grande, em uma cidade como Salvador, cheia de saídas. Ao longo dos dias a gente amadureceu, fomos aprendemos com nossas dificuldades e tivemos um aumento expressivo de abordagens”, afirmou Barbosa.
 
Para o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, os equipamentos deram uma sensação de segurança ao folião, o que contribuiu para o aumento de pessoas nas ruas. “Os portais foram uma ferramenta de visibilidade e prevenção, que ficou muito forte no imaginário. Ao saber que existiam esse portais nos três circuitos, as pessoas se sentiram mais seguras para ir às ruas”, explicou o coronel.
 
O prefeito ACM Neto elogiou a atuação da polícia durante os dias de festas durante uma entrevista coletiva nesta quarta (10). “Tivemos um clima de muita paz tanto no Carnaval dos bairros quanto no pré-Carnaval e na abertura de quarta-feira. Tivemos a diminuição dos episódios com arma de fogo, comparando com 2015. A gente acredita que foi uma decisão acertada os policiais na entrada (dos circuitos). Queria fazer um agradecimento à Polícia Militar do Estado da Bahia. A revista foi muito importante”, afirmou. 
 
Informações do CORREIO 24 HORAS e foto: Marina Silva

Nenhum comentário: