As Forças Armadas da
Tailândia disseram, ontem, que um radar militar detectou um avião que pode ser
o Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido. As marcações no radar ocorreram
alguns minutos depois que os sistemas de comunicação da aeronave pararam de
funcionar. As autoridades disseram não ter compartilhado a informação com a Malásia
mais cedo porque não haviam “prestado atenção a isso”.
Um grupo de 26 países, incluindo a Tailândia, está procurando o avião que desapareceu no dia 8 de março, com 239 pessoas a bordo, quando fazia o voo MH370 de Kuala Lumpur a Pequim. Equipes de busca estão varrendo dois arcos gigantes cuja área combinada equivale ao tamanho da Austrália, metade desse território nos mares remotos do sul do Oceano Índico.
Oficiais das Forças Armadas tailandesas disseram, ontem, ter detectado em radar um avião não identificado, possivelmente o Boeing desaparecido, voando em direção ao Estreito de Malaca minutos depois de o sinal do transponder do avião ter sido perdido.
O porta-voz da Força Aérea tailandesa, vice-marechal do ar Montol Suchookorn,
disse que os militares do país ainda não sabem se o avião detectado é de fato o
da Malaysia Airlines. A falha da Tailândia em compartilhar rapidamente
informações pode não alterar substancialmente o que as autoridades malaias já
sabem, mas levanta perguntas sobre em que nível alguns países estão
compartilhando seus dados de defesa. Um grupo de 26 países, incluindo a Tailândia, está procurando o avião que desapareceu no dia 8 de março, com 239 pessoas a bordo, quando fazia o voo MH370 de Kuala Lumpur a Pequim. Equipes de busca estão varrendo dois arcos gigantes cuja área combinada equivale ao tamanho da Austrália, metade desse território nos mares remotos do sul do Oceano Índico.
Oficiais das Forças Armadas tailandesas disseram, ontem, ter detectado em radar um avião não identificado, possivelmente o Boeing desaparecido, voando em direção ao Estreito de Malaca minutos depois de o sinal do transponder do avião ter sido perdido.
O voo MH370 partiu de Kuala Lumpur a 0h40 (horário local) em 8 de março e o transponder do avião, que permite aos controladores de tráfego aéreo identificar e acompanhar o trajeto, interrompeu as comunicações a 1h20. Montol salientou que a 1h28, o radar militar tailandês “conseguiu detectar um sinal, que não era um sinal normal, de um avião voando na direção oposta à do voo MH370” rumo a Kuala Lumpur.
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