sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Decarga tira mais uma quadrilha de circulação; um suspeito morreu



Uma quadrilha de roubo de cargas foi desarticulada na noite de quinta-feira (13), em Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 100 km de Salvador. De acordo com o delegado Jean Souza, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga), a polícia monitorava a quadrilha há cerca de um ano.

Segundo o delegado, a polícia fez a bordagem ao grupo nas proximidades da estação rodoviária, no centro da cidade, onde os integrantes encontrariam uma outra quadrilha especializada no roubo de cargas, que atua em outro estado do Nordeste.

Um homem apontado como integrante da quadrilha da Bahia reagiu e foi baleado, informou a polícia. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu aos ferimentos. A arma usada por ele foi a única encontrada com o grupo e foi apreendida. Os assaltantes da outra quadrilha conseguiram fugir. O nome do estado onde eles atuam não foi divulgado pela polícia para não atrapalhar as investigações.

De acordo com Jean souza, a sede da quadrilha baiana fica na cidade de Ipirá, onde o líder do grupo é proprietário de três postos de combustível. Ele está preso com outros dois integrantes da quadrilha em Feira de Santana.

O delegado titular da Decarga afirma que o grupo faz parte do crime organizado em roubo de cargas que atua em todo o Nordeste. "É um grupo muito grande, bem articulado. Há os ladrões e os receptadores de carga, esse equema é organizado em núcleo. Há um ano, estávamos investigando o grupo e tivemos ajuda do poder Judiciário, que autorizou escutas telefônicas, que ajudaram na monitoração da quadrilha", disse.

O suspeito que morreu durante a abordagem da polícia era um mecânico profissional que, segundo o delegado titular da Decarga, era o responsável por desbloquear os veículos com sistema de travamento após assaltos. Outro integrante, que está preso, é um assaltante procurado na Bahia e o terceiro é motorista profissional, que tinha a função de conduzir os veículos após o roubo.

O delegado Jean Souza informou que a quadrilha era especializada em roubo de cargas valiosas, principalmente de remédios e eletrodomésticos. Em algumas ocasiões, foram registrados roubos de carga de combustíveis. De acordo com o titular da Decarga, a quadrilha agia corrompendo motorista que levavam as cargas para simular uma ocorrência de roubo ou faziam abordagens com o grupo fortemente armado. "A última carga roubada por eles foi no dia 8 de dezembro, avaliada em R$ 1,7 milhão. A distribuição era feita no Nordeste e em vários outros estados. A busca pelos integrantes da outra quadrilha continua, eles são importantes no cenário de roubo a cargas no Nordeste", concluiu.

Nenhum comentário: