quinta-feira, 26 de junho de 2014

Adolescentes são apreendidos por invadir sites da Nasa, Unesco e SSP-BA

Material apreendido
 Policiais do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME) apreenderam quatro adolescentes integrantes do grupo de hackers denominado ‘Slayers Brazil Hackteam’, que invadiu e desconfigurou quase 1500 sites privados e governamentais, brasileiros e estrangeiros, entre os quais as páginas da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) e da Academia de Polícia Civil (Acadepol), no período de um ano.

Com idade entre 15 e 17 anos, os quatro garotos foram localizados pela equipe da GME em suas respectivas residências, em Salvador e região metropolitana, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, expedidos pela 14ª Vara Criminal, na semana passada.
 
Na casa de um dos adolescentes, de codinome Morpheus, no bairro Pernambués, os policiais apreenderam dispositivos de processamento (computadores) e de armazenamento (HDs externos, pen drive e DVDs), equipamentos que foram encaminhados para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
 
O coordenador do GME, delegado Charles Leão, atendeu a imprensa na tarde desta quinta-feira (26), quando explicou que outros mandados judiciais de busca e apreensão foram cumpridos também no bairro Vale das Pedrinhas e nos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari.
        
Ataques em conjunto
 
Segundo Leão, a célula Slayers Brazil Hackteam vinha realizando ataques, em conjunto com outras células de hackers, contra sites governamentais, em protesto pela realização da Copa do Mundo no Brasil. Ouvidos pelo delegado Charles Leão na presença dos pais, os infratores afirmaram, antes de serem liberados, que a meta era atingir mais de 1.000 sites invadidos. Eles serão indiciados em inquérito, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 
 
Pais podem ser acionados
 
Outros integrantes do mesmo grupo de hackers já foram identificados e também serão ouvidos na sede do GME, no Complexo Policial dos Barris. Os pais e responsáveis legais por esses adolescentes poderão ser acionados civilmente, arcando com seu patrimônio para custear a reparação dos danos causados às organizações públicas e privadas atingidas. 
 
Entre os sites atacados pelos Slayers Brazil Hackteam destacam-se os da Unesco, do Procon de São Paulo, da TV Aratu, Bocão News, dos Esportes Clubes Vitória e Bahia, do PT de Pernambuco, do PSDB da Bahia e do município de Fortaleza.
 
Verificou-se ainda que este grupo de hackers também desconfigurou os sites da Associação de Delegados da Polícia Federal e das associações de delegados de polícia dos estados do Rio Grande do Norte, Santa Catarina e de São Paulo. 

Nenhum comentário: