sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Comerciante reage a assalto é baleado e não entrega o dinheiro


O comerciante, Raimundo de Jesus Silva, 47 anos, foi baleado na tarde dessa quinta-feira(29), com tiros de revólver deflagrados por dois assaltantes que estavam montados em uma motocicleta, após reagir um assalto quando chegava nas proximidades da agência do banco Bradesco da Rua Conselheiro Franco com a quantia de R$10 mil, que estava dentro de uma bolsa.


De acordo com testemunhas, a vítima foi assaltada quando transitava pela calçada da Praça da Bandeira, nas proximidades da Loja O Boticário, o assaltante colocou a arma no rosto de Raimundo e anunciou o assalto, a vítima reagiu, se recusando a entregar o dinheiro. O assaltante, então, deflagrou tiros, acertando a boca e o braço esquerdo da vítima, que mesmo ferida não soltou a bolsa com dinheiro e ainda entrou em briga corporal com o assaltante.


A vítima conseguiu correr até o interior da agência do Bradesco. Uma equipe do SAMU foi acionada e prestou os primeiros socorros à vítima, que foi encaminhada para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).


Policiais militares que fazem rondas pelo Centro da Cidade chegaram minutos depois do acontecido, mas não conseguiram prender os dois assaltantes.


PÂNICOComerciantes da Praça da Bandeira e da Rua Conselheiro Franco, que ficam nas proximidades da agência do Bradesco, viveram momentos de pânico na hora do assalto. Dois tiros deflagrados pelos assaltantes acertaram um poste e uma parede de uma loja.


Um comerciante que não quis ser identificado afirmou que: “Não morri, primeiro por que Deus me livrou e segundo, o tiro que vinha na direção da minha cabeça, agarrou no poste”.


HospitalApós dar entrada no HGCA e receber os primeiros atendimentos médicos, Raimundo afirmou para o Policial Militar plantonista do hospital, que teria sacado a quantia de 10 mil reais, na agência da Caixa Econômica Federal, da Avenida Getúlio Vargas e em seguida pegou um moto taxista. Seguiu até a Praça da Bandeira, quando chegou defronte da Loja O Boticário, mandou o moto taxista parar, ao pagar a corrida apareceram dois assaltantes anunciando o assalto. Ele não deixou levarem a bolsa com dinheiro e os bandidos deram dois tiros. Após ser baleado conseguiu correr e chegar até a agência do Bradesco, pegou um cartão do Bradesco que estava em seu bolso e mandou um funcionário depositar a quantia, os 10 Mil Reais.


Posta por Jorge Magalhães

Vampeta invade concentração do Bahia para bater no goleiro Marcelo

O ex-jogador Vampeta invadiu a concentração da equipe do Bahia na madrugada desta quinta-feira (29) para agredir o goleiro Marcelo. Segundo testemunhas, o baiano que já atuou no Corinthians, Vitória e na Seleção Brasileira, entrou em hotel em Patamares com mais cinco homens e bateu no jogador tricolor.

O goleiro registrou queixa-crime por volta das 12h30 desta quinta-feira (29) na 9ª CP (Boca do Rio), acompanhado de um advogado. Segundo o boletim de ocorrência, dois acompanhantes de Vampeta estavam armados e dois celulares foram roubados na briga.

Vampeta e Marcelo já defenderam a camisa do Corinthians juntos em 2006 e teriam uma rixa desde então por causa de mulher. O diretor de futebol do Bahia, Paulo Carneiro, preferiu não comentar o assunto. 'O Bahia mudou, não se fala mais o que não se deve falar. O Bahia só fala de assuntos institucionais e que dizem respeito ao clube', declarou.

Os jogadores envolvidos foram procurados pelo CORREIO, mas o goleiro foi proibido pelo Bahia de dar entrevistas nesta quinta (29) e Vampeta também não pode ser contactado.

Acusado de participar do homicídio de PM é morto em troca de tiros

Posta por Jorge Magalhães

DTE de Feira de Santana tem novo delegado


A Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes(DTE), de Feira de Santana tem novo delegado. Alexandre Takeshi Narita, 31 anos deixou a cidade de São Gonçalo dos Campos e assumiu a titularidade da DTE na ultima segunda-feira(26). Narita substitui a vaga deixada pelo delegado Marcos Thebaldi que foi transferido para o Centro de Operações Especiais(COE) em Salvador.

De acordo com Alexandre, a população feirense vai ver uma nova forma de agir e de trabalhar por parte da Delegacia de Tóxicos. “ Estamos formando uma parceria com a Coordenadoria, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos(DRFR), 1ª, 2ª, e 3ª Delegacias para combatermos juntos o trafico de drogas em Feira,” relatou o delegado.

Segundo Takeshi a sua principal meta frente à DTE é combater o crime organizado na cidade. “ A nossa intenção é de combater o trafico de drogas em Feira de Santana que vem aumentando a cada ano. Usarei de métodos ostensivos e também irei colocar para funcionar o nosso serviço de inteligência que é de fundamenta importância para o sucesso das nossas operações no combate ao trafico,” ressaltou Alexandre.

O coordenador Regional de policia, Fabio Lordelo garantiu total apoio às ações policiais na nova gestão da DTE de Feira. “ Já disponibilizei ao novo titular da Tóxicos os nossos policiais bem como os delegados titulares e plantonistas, para que possamos extirpar o trafico de drogas na Princesa do Sertão”, relatou o coordenador

De acordo com Lordelo, As ações policiais conjuntas têm um melhor resultado devido à forma de agir e de pensar. “Se pensamos e agimos juntos teremos com certeza um resultado positivo em nossas ações e que ganha com isso é a comunidade que pode dormir em paz”, encerrou o coordenador.

Posta por Jorge Magalhães

Desarticulada quadrilha que roubava caixas eletrônicos na Bahia


Sete integrantes de uma quadrilha acusada de roubar mais de 30 caixas eletrônicos no extremo sul do Estado foram presos sábado (24), em Ilhéus, durante a “Operação Cash”, que já investigava a ação da quadrilha há cerca de quatro meses.

Outros três morreram em confronto com a polícia. Com o grupo foram apreendidos quatro revólveres calibre 38 e duas pistolas, de calibres 9mm e 765, além de coletes à prova de bala, cilindros, maçaricos e cinco veículos.
Os integrantes da quadrilha foram capturados no momento em que se preparavam para roubar um caixa eletrônico do Banco do Brasil situado no município de Itiruçu.

Moradores daquela região, os assaltantes escolhiam os menores distritos, se infiltravam como camelôs para conhecer como era feito o patrulhamento policial e realizaram o assalto. Depois de roubados, os caixas eletrônicos eram abertos com a utilização de maçaricos e cilindros de oxigênio.
Deflagrada pelas 6ª e 7ª Coordenadorias de Polícia do Interior (Itabuna e Ilhéus), comandadas pelos delegados coordenadores regionais Moisés Nunes Damasceno e André Viana, respectivamente, a operação já havia capturado em dezembro, na cidade de Eunápolis, outros seis integrantes dessa mesma quadrilha. Nessa primeira etapa, durante confronto com a polícia, foram mortos Marcos José dos Santos, mais conhecido como “Marquinhos”, e Edson Oliveira Lima, que lideravam o grupo.

“Essa operação foi mais um trabalho eficiente da polícia baiana, que tirou de circulação uma grande quadrilha que atuava no interior do Estado”, declarou o secretário da Segurança Pública, César Nunes, destacando mais uma ação conjunta com participação da Superintendência de Inteligência da SSP e Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil.


Posta por Jorge Magalhães

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Boliviano é preso usando Cremeb de medico do HGCA

Secretario João Carlos Cvalcante está apurando o caso

Foi preso na tarde desse domingo(25), o boliviano, Ronald Paul Paz Dourado, 28 anos, por está exercendo ilegalmente a profissão de médico com o nome do medico Paulo Dourado que plantonista no Hospital Geral Cleriston Andrade(HGCA).

De acordo com informações da policia, Ronald usava o nome do médico “Paulo Dourado” e o Cremeb 16989 do mesmo profissional. O boliviano foi preso depois que o plantonista do HGCA denunciou o fato às autoridades policiais.

A ilegalidade do exército da profissão foi descoberta por acaso. Ronald encaminhou uma paciente com cardiopatia crônica da policlínica do Bairro Parque Ipê para o Hospital Clériston Andrade. O verdadeiro médico Paulo Dourado recebeu o paciente e descobriu que o registro (Cremeb) dele estava sendo usado por outra pessoa.

O caso foi parar na 2ª delegacia. Após uma queixa registrada, policiais se deslocaram até o bairro Parque Ipê, onde o boliviano foi preso. Ele negou a acusação, mas foi encaminhado à delegacia.

Durante o interrogatório, Ronald Paul contou que teria sido solicitado por uma colega médica (Andréia Delatore), que não pôde comparecer ao plantão. “Sou formado na Bolívia e minha documentação para exercer a profissão no Brasil já foi encaminhada, e estou no aguardo da liberação da mesma”, contou.

O boliviano afirmou, ainda, que não tinha a intenção de prejudicar ninguém. “Eu sabia o que estava fazendo. Usei o registro de outro médico porque precisava encaminhar o paciente. Abri a gaveta e peguei o primeiro que estava na frente”, disse.

APURAÇÃO

Ronald Paul Paz Dourado foi autuado em flagrante pela delega plantonista Mônica Soares. Ele vai responder pelos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão.

Na manhã dessa segunda-feira(26), o Secretario de Saúde João Carlos Cavalcante afirmou que a médica Andréia de La Torre já foi afastada do quadro de profissionais da Prefeitura e que foi aberta uma sindicância que ira apurar o caso.

“Estamos instaurando uma sindicância para apurar os fatos. Vamos enviar todo material para a Procuradoria do município para que todas as medidas sejam adotadas, e já providenciamos que uma medica dos quadros do município para atenda a todos os pacientes que foram consultados por este rapaz”, disse João Carlos.

Posta por Jorge Magalhães

Deputado apóia Feiraguai e pede explicações à polícia


A operação da Polícia Civil que resultou na apreensão de milhares de CDs e DVDs no Feiraguai, na manhã dessa quinta-feira (23/01), foi criticada pelo deputado estadual Zé Neto. O parlamentar manteve contato com o secretário estadual de Segurança Pública, César Nunes, para externar sua posição de apoio aos camelôs.

Na operação realizada por policiais do Grupo Especializado em Combate à Pirataria, de Salvador, foram apreendidos milhares de CDS e DVDs. Todo o material apreendido foi encaminhado à sede do GECP, na capital. Ninguém foi preso.

Ao saber da operação da polícia no Feiraguai, Zé Neto imediatamente manteve contato com o secretário César Nunes. “Não concordo com este tipo de operação de repressão a camelôs. Se estivesse em Feira de Santana com certeza estaria lá, em defesa desses pais e mães de família que estão ali em busca do sustento. Se a polícia for prender e fazer a repressão a todas as pessoas que irregularmente baixam músicas e vídeos na internet, que também cometem infração, não haveria cadeia suficiente”, destaca o deputado.

Ainda conforme Zé Neto, a polícia deve, sim, combater o crime, “mas com ênfase para os grandes distribuidores, afinal de contas lei é lei”. Para o parlamentar feirense, que sempre esteve presente em defesa dos interesses dos comerciantes e camelôs do Feiraguai, “fazer espuma na mídia para prender camelô não ajuda em nada a sociedade em que vivemos. Precisamos refletir, mas com o ponto de vista social, principalmente agora em que o mundo atravessa uma profunda crise de valores onde a necessidade de preservar a geração de emprego e renda é uma prioridade básica”.

Zé Neto entende que a polícia deve agir de forma organizada, com seu serviço de inteligência investigando para chegar aos tubarões, os grandes que se beneficiam com este tipo de comércio e do trabalho de gente humilde, mas atacar a ponta não traz nenhum ganho real no contexto de segurança pública.

“Aceito o debate em qualquer circunstância. Estou à vontade para externar minha posição, pois ajudei muito nas discussões para tramitação e aprovação, na Assembléia Legislativa, do Regimento Interno da Polícia Militar e da Lei Orgânica da Polícia Civil. Sou aliado na busca de melhorias para as duas corporações, tão importantes para nossa sociedade, mas discordo desse tipo de operação, pois entendo que não é estratégica e afeta setores da sociedade que já são por demais excluídos”, conclui o deputado Zé Neto.

Posta por Jorge Magalhães

Delegado é baleado em tentativa de assalto em Itapuã

O delegado titular da 10ª Delegacia, Pedro Andrade, foi baleado no braço esquerdo numa tentativa de assalto no sábado à noite em Itapuã, na rua Dorival Caymmi . Colegas da 10ª Delegacia confirmaram o ocorrido. Andrade reagiu quando foi abordado por quatro homens armados que queriam roubar o carro do delegado.

A vítima foi socorrida e levada para a clínica Somed, na Pituba, e depois transferida para o Hospital Espanhol, onde foi operado ainda na noite de sábado. Segundo o hospital, o estado de saúde do delegado é estável e ele continua internado sem previsão para alta.

13h22
Grávida é assassinada com um tiro na boca dentro de casa em Itabuna

13h10
Itabela: polícia prende acusados de participação em assalto a banco [+] MAIS NOTÍCIAS

Posta por Jorge Magalhães

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Declarações do Secretário César Nunes Repercutem em Feira de Santana


A entrevista do Secretário Estadual da Segurança Pública, César Nunes, publicada com exclusividade na edição dessa quinta-feira(22), de A TARDE, gerou desde discursos concordantes até ataques a suas palavras.

Dirigentes de entidades de direitos humanos acreditam que ele contribuiu para acirrar a violência, dando uma espécie de licença para matar aos policiais.

Em Feira de Santana, as declarações do secretario gerou revolta e motivo de gozações no meio policial. “Acho que o secretário não vive o nosso dia a dia, dizer que andamos por ai atirando para cima, nem munição ele tem nos fornecido, como é que vamos dar tiros por ai,” declarou um policial civil que não quis se identificar.

“Olha o secretário deve está se referindo a alguma policial que não deve ser os da Bahia, pois há muito tempo que não temos viaturas nem munição para andar ligando sirenes e dando tiros para o alto, a não ser que ele esteja para nos dar novas viaturas e quer que apartir de agora nós nos comportemos assim,” ressaltou outro policial.


PARTES DA ENTREVISTA AO JORNAL A TARDE

Após a queda dos líderes, a disputa pelo domínio do tráfico de drogas estaria por trás dos alarmantes índices de homicídios na capital baiana. É a explicação do secretário da Segurança Pública, César Nunes. Em entrevista exclusiva ao repórter SAMUEL LIMA do Jornal A TARDE.

A TARDE Como explicar o aumento dos homicídios na Grande Salvador entre 2007 e 2008?
césar nunes Acreditamos muito que entre 80 e 85% dos homicídios tenham origem no tráfico de drogas, uma guerra intestina que está havendo entre o terceiro e quarto escalões dessa atividade ilícita. Estamos vendo a situação. A polícia cuida apenas dos efeitos, as causas têm que ser resolvidas de outra forma.


AT E onde está a origem dessa "guerra intestina"? Quando ela se intensificou?


Depois da prisão dos líderes do tráfico na Bahia, dos gerentes, ela se intensificou muito este ano. Isso vem desde as tentativas de retomada dos pontos de tráfico da quadrilha de Piti (Eberson Souza Santos, morto pela polícia em 2007). Isso é fato. Em seguida, desarticulamos o bando de Perna (Genilson Lino da Silva), terminamos o reinado dele e o pessoal de (Cláudio Eduardo) Campanha ganhou força. Aladim (Renildo Nascimento) se fortaleceu, vieram aquelas três chacinas para amedrontar. Agora, com a prisão deles e desarticulação dos comandos, os terceiro e quarto escalões começaram a agir em busca do domínio do tráfico, gerando essa violência toda.


AT Quais seriam, então, os integrantes desses terceiro e quarto escalões do tráfico?


cn Aí é que nós precisamos identificá-los. Justamente aqueles jovens que vão ascendendo. Não adianta a gente ficar aqui querendo tecer nenhuma teoria sociológica sobre o assunto, mas a realidade é essa. A polícia cuida dos efeitos, as causas têm que ser cuidadas de outra forma. E é nesta outra forma que eu acredito muito, no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), porque nós só vimos até hoje fazer segurança pública como polícia. Eu digo sempre: eu não sou secretário de segurança pública, eu sou secretário de polícia. Pois o único poder que eu tenho é o de fazer polícia e não segurança pública. Segurança pública nós vamos ter quando tivermos ações sociais nas grandes áreas de conflito, ruas asfaltadas, coleta de lixo, esgoto, opções de trabalho, oportunidade de educação para todos esses jovens que aí estão. Qual é o referencial de um jovem hoje desses bairros nossos de periferia? É o traficante, é o cara que chega ali com um celular novo, um par de tênis mais novo. É isso que nós precisamos mudar.
AT E há alguém mais poderoso por trás de traficantes como Perna e Cláudio Campanha?
cn Não temos indícios disso. O mais poderoso era Campanha, enquanto estava solto, pois tinha controle total da organização dele. Inclusive, a Justiça já deu o perdimento do sítio que ele comprou e no qual estava escondido em Fortaleza (CE), quando foi preso, pois ficou provado que o sítio foi comprado com dinheiro oriundo do tráfico de drogas. É isso que temos que fazer, atacar o lado financeiro dos traficantes.


AT E quanto aos rumores de relação entre bandidos da Bahia e facções de outros Estados?

cn Isso é fato. Eles mantinham relações com o PCC (Primeiro Comando da Capital, organização criminosa paulista), que fornecia as drogas. Só que o PCC não comandava ninguém aqui na Bahia, as lideranças das quadrilhas de traficantes ficavam com Perna, Campanha... Por exemplo, a apreensão de armas de grosso calibre, encontradas com um pessoal que voltava da Ilha de Itaparica, em abril. Aquele grupo emprestou as armas ao pessoal do PCC, que veio à Bahia para cometer assaltos a banco. Existe mesmo um intercâmbio, este é o termo correto.


AT Os primeiros dias de 2009 prenunciam mais um ano violento. Quais os planos da Secretaria da Segurança Pública para reduzir os índices de assassinatos na Bahia?


cn Acreditamos muito nessa nova estruturação da Polícia Civil, com essa lei orgânica que está na Assembleia sendo votada hoje (anteontem), onde já está prevista a criação do Departamento de Homicídios, com uma nova estrutura, uma estrutura maior, mais eficiente, mais eficaz no combate a esse tipo de atividade. Não existe prevenção para homicídio. O homicídio que pode ser investigado de imediato é aquele passional, que é quando existe uma premeditação. O que tem que haver é uma investigação competente, policiais capacitados nessa área de investigação, aliados com a inteligência policial. Com essa nova estrutura, podemos conseguir dar uma boa resposta a esse crime que vem assolando a nossa cidade.


AT Os policiais continuarão amedrontados em 2009, em decorrência dos assassinatos em que figuraram como vítimas em 2008? Quais as respostas a serem dadas pela secretaria neste aspecto?


cn Se algum policial estiver amedrontado, me chame para sair junto com ele para nós trabalharmos na rua juntos. Não acredito que tenha algum policial amedrontado. Muito pelo contrário: o que vimos foi a polícia como um todo - a Militar, a Civil - partir para cima. Nós partimos em 2008 para uma polícia pró-ativa, nós fizemos uma polícia proativa. E não ficamos aguardando. Nós estávamos, sim, acomodados. Hoje não mais. Nós estamos partindo para cima, por isso que fizemos a Big Bang, a Pégasus, e tantas outras operações que resultaram muito positivamente.


AT Em 2008, foram 65 autos de resistência, totalizando 105 mortes, na capital e Região Metropolitana. Este ano, já são seis mortos em quatro ações. Acha que as ações da polícia têm sido mais violentas, talvez até motivadas pelas perdas de colegas?


cn Creio que não. Creio que a violência que aí está é que gerou justamente esse maior número de autos de resistência. Os bandidos estão enfrentando mesmo. Ou nós partimos para cima... não podemos nos acovardar. Partimos para cima sempre, com segurança, com a certeza de estarmos cumprindo as leis. Porque, se tem que tombar, que tombe do lado de lá, não vai tombar do nosso lado, não. Que tombe do lado dos bandidos, mesmo. E a polícia não se acovarda, não, a gente está partindo para cima mesmo.

Posta por Jorge Magalhães

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Motorista do fusca se apresenta na delegacia e confessa que estava embriagado


O carpinteiro Renilson Bastos Santana, 21 anos, responsável pelo atropelamento de sete pessoas, no último domingo (18), se apresentou, na tarde de ontem, na Primeira Delegacia confessando para o delegado Matheus Souza que estava dirigindo embriagado o fusca amarelo, perdeu o controle do veículo e atropelou as sete pessoas.

Renilson Santana se apresentou em companhia de sua advogada, Cláudia Cerqueira Lima, alegando que pediu o fusca emprestado a um colega, de pré nome Daniel. “Quando estava dirigindo pelo mesmo quarteirão onde estávamos bebendo, perdi o controle do veículo e acabei atropelando as pessoas”, declarou.

O delegado Matheus Souza, responsável pelas investigações, afirmou que o acusado “será indiciado por Lesão Grave em relação à criança que perdeu a perna e também por Lesão sobre as outras seis vítimas. Ele foi ouvido e liberado, porque não cabe o flagrante”.

DEFESA

Renilson Bastos Santana, afirmou para reportagem que está bastante arrependido pelo que aconteceu. “Estava bebendo muita cachaça no domingo, pedi o fusca ao meu colega para dar uma voltinha no quarteirão onde estávamos bebendo. Estávamos dirigindo numa boa pela Rua Pedro Suzart quando apareceu um veículo no sentido contrário. Quando desviei dele, perdi o controle e subi na calçada, causando toda a tragédia. Peço perdão todos os dias a Deus, mas tudo que aconteceu foi por causa da cachaça, eu estava bastante embriagado”, relatou.

A advogada Cláudia Lima disse que o seu cliente não teve a intenção de atropelar as vítimas e que ele está ciente do crime que cometeu. “Ele sabe que irá responder em liberdade por Lesão Corporal, ele afirmou para mim que realmente estava embriagado”.

CASO

Um fusca de cor amarela, placa KBN 4138, licença de Goiânia, conduzido por um motorista Renilson Santana, invadiu a calçada da Rua Pedro Suzart, no Bairro Brasília, atropelando sete pessoas que caminhavam pela calçada. O motorista fugiu do local sem prestar socorro às vítimas.

As vítimas foram Eliana Conceição, 32 anos, Ana Lucia Nascimento de Jesus, 40, Luciane de Jesus Nascimento, 21, Adrieli Nascimento Santos, 8, Andressa Nascimento Santos, 5, Anderson Nascimento Santos, 15, e Danrley de Oliveira Carvalho, 12, esse último teve uma das pernas esmagada pelo veículo. O adolescente teve a perna amputada.

De acordo com os pais de Danrley, o mesmo sonhava em ser motorista de caminhão e no hospital, Danrley conversou com seus pais falando “mainha, não vou puder mais ser caminhoneiro, não vou jogar mais bola e nem brincar de bicicleta”.

Posta por Jorge Magalhães

Homem é assassinado em quadra de futebol


Everton Silva de Jesus, 20 anos, foi assassinado com três tiros de revólver, quando participava de uma partida de futebol realizada na Quadra Poli esportiva, da Rua L, do Conjunto Feira X. Segundo informações dos familiares da vítima, o assassino é um homem conhecido como Juninho e que também reside no Feira X.

De acordo com a polícia, Everton estava jogando bola quando Juninho chegou em uma bicicleta, entrou na quadra e efetuou cinco disparos na direção da vítima. Everton foi alvejado com três tiros no peito, braço e no tórax. O acusado fugiu em seguida em sua bicicleta.

Policiais civis do Serviço de Investigação(SI), da Primeira Delegacia compareceram no local, minutos depois, juntamente com policiais militares, onde foram à procura do assassino, que ainda não foi encontrado.

Os policiais do SI investigaram e confirmaram que o assassino é um homem conhecido como Juninho e que o mesmo é conhecido da vítima e de seus familiares. Até o fechamento dessa edição Juninho ainda não havia sido capturado.

O corpo de Everton foi encaminhado para o DPT, para fazer a necropsia. O crime chamou a atenção de vários curiosos que transitavam pelo Conjunto Feira X. Everton residia na Rua L, Caminho C 20, Casa 36.

Posta por Jorge Magalhães

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Falsos torcedores assaltam escritório do Fluminense


A sede do Fluminense de Feira Futebol Clube foi assaltada na manhã desta terça-feira (20). O incidente aconteceu por volta das 8h, quando o diretor financeiro do clube, Emerson Cerqueira, chegava para dar início ao expediente.


Cerqueira informou que dois homens se passando por torcedores, chegaram a sede solicitando fazer a inscrição no programa Sócio Torcedor. Quando foram convidados para entrar em uma das salas, eles anunciaram o assalto.


No momento da ação criminosa haviam dois funcionários do clube no local. Eles foram rendidos pelos assaltantes e levados para uma outra sala. Após subtrairem uma quantia em dinheiro, os criminosos fugiram em uma motocicleta de dados não anotados.


A diretoria do Flu de Feira ainda não revelou o valor que foi roubado. Segundo o Presidente do clube Elmano Portugal, o dinheiro era para fazer o pagamento aos funcionários.


Site
WWW.fludefeira.com.br

Posta por Jorge Magalhães


100kg de maconha foram apreendidos pela PRF na BR-116

Policiais Rodoviários Federais (PRF) apreenderam na manhã dessa terça-feira(20), cerca de 100 quilos de maconha no KM 405 da BR-116/Norte. A droga estava sendo transportada em Fiat Pálio, branco, de placa policial MXM-9135, licença de Pernambuco.

A PRF realizava uma blitz de rotina, quando por volta das 11h, os ocupantes do veículo tentaram desviar de uma “barreira” feita pelos policiais na estrada.

Ao perceber a evasão, os policiais iniciaram a perseguição na localidade de São Cristóvão, distrito de Tiquaruçu. Na fuga, os suspeitos abandonaram o veículo e a droga. A maconha, ainda em estado ‘in-natura’, estava condicionada em quatro baldes. A droga e o veículo foram levados para o Complexo Policial Investigador Bandeira.
Posta por Jorge Magalhães

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Fusca invade calçada e atropela sete pessoas

Um fusca de cor amarela, placa KBN 4138, licença de Goiânia, conduzido por Renilson Bastos Santana invadiu a calçada da Rua Pedro Suzart, no Bairro Brasília, atropelando sete pessoas que caminhavam pela calçada. O motorista fugiu do local sem prestar socorro às vítimas.

As vítimas foram Eliana Oliveira de Carvalho, 32 anos, Darley de Oliveira Carvalho Nascimento, 12, Ana Lucia de Jesus Nascimento, 40, Luciane de Jesus Nascimento, 21, Adrieli Nascimento Santos, 8, Andressa Nascimento Santos, 5 e Anderson Nascimento Santos, 15. Darley teve uma das pernas esmagada pelo veículo e teve de ser amputada na manhã dessa segunda-feira(19). As vítimas residem nos Bairros Brasília e Capuchinhos.

De acordo com a polícia, o condutor do veículo estava dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. A polícia afirmou, ainda, que uma das vítimas reconheceu o motorista, informando que era seu vizinho. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde foram atendidas e liberadas em seguida. O jovem Danrley continua hospitalizado. De acordo com os médicos, a vítima ainda será submetida a mais uma cirurgia.

“Eu percebi quando ele desceu do carro que estava completamente embriagado ele nem conseguia ficar em pé. Eu só peço uma coisa a policia e a justiça: é que esse monstro pague pelo o que fez,” relatou Eleana mãe de Darley.


O Serviço de Investigação da Primeira Delegacia, sob o comando do delegado Matheus Souza, está investigando o paradeiro do motorista, já que o mesmo foi reconhecido por uma das vítimas. O SI afirmou ainda que, durante a investigação descobriu que o motorista fez uso de bebidas alcoólicas em bares e estava fazendo manobras perigosas pelas ruas do bairro.

“Nós estamos trabalhando tentando localizar o condutor do veiculo, mas infelizmente ele vai responder ao crime cometido em liberdade, pois conforme a lei trata-se de um delito culposo,” relatou Matheus Titular da 1ª Delegacia.


Posta por Jorge Magalhães

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Policia desarticula quatro organizações de tráfico de drogas

Foi desarticulada na Operação Alfa quatro organizações criminosas, voltadas para o tráfico internacional de drogas, principalmente, cocaína de origem boliviana. A ação deflagrada pela Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Justiça Federal na manhã, desta segunda-feira (19).

Os entorpecentes entravam no país por meio aéreo e terrestre pela região de Cacéres (MT) e Corumbá (MS) e eram distribuídos para os estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.

Foram expedidos, pela Justiça Federal de São José do Rio Preto, 85 Mandados de Prisão Temporária e 89 Mandados de Busca e Apreensão, além de ordens para o seqüestro de bens móveis e imóveis e o bloqueio das contas correntes dos investigados. Na Bahia está sendo cumprido um Mandado de Busca e Apreensão em Salvador.

As investigações começaram em abril de 2007, quando foi descoberto que traficantes do Mato Grosso comercializavam drogas com compradores de São José do Rio Preto, em São Paulo. Daí foram repassadas ordens judiciais de prisões e buscas que estão sendo cumpridas nesta segunda-feira (19).

Desde o início da Operação foram apreendidos 903 quilos de cocaína, metralhadoras, pistolas, revólveres, munições e equipamentos para secagem, mistura e embalagem de drogas. Ao todo foram dezesseis flagrantes ocorridos em vários Estados, que levaram para a prisão 47 pessoas, várias delas hoje já condenadas pela Justiça.

Dentre os presos estão empresários das áreas de construção civil, turismo, comércio de automóveis, além de advogados. Dos 84 Mandados de Prisão, 21 são para mulheres envolvidas no tráfico.

Se condenados serão promovidos pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico de drogas, financiamento para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, posse ilegal de armas, com penas que podem passar de 30 anos de prisão.

Posta por Jorge Magalhães

Policial civil morre durante partida de futebol

O chefe de custodia e policial civil Nivaldo Santana, morreu na tarde de sábado (17) após passar mal durante uma partida de futebol. Nivaldo, 52 anos, ainda chegou a ser socorrido pelos colegas, mas ele não resistiu vindo a falecer.

O incidente ocorreu por volta das 16 horas, de sábado quando o policial, e vários amigos participava de uma partida de futebol no bairro Mangabeira, quando passou mal. Pessoas próximas à família dele, afirmaram que Nivaldo foi vítima de um infarto.

Nivaldo que é policial há cerca de 25 anos respondia à custodia da carceragem do Complexo Policial Investigador Bandeira há cinco anos. O corpo dele foi enterrado no domingo, no cemitério São Jorge.

No sepultamento do policial, familiares e colegas de profissão lamentaram a perda do ente e colega.
“É difícil de acreditar que uma pessoa gozando de vigor físico como ele aparentava, e falecer tão repentinamente. Ele era um exemplo de honestidade e bom caráter,” ressaltou o policial Nilton Andrade.
Posta por Jorge Magalhães

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Desarticulada em Alagoinhas quadrilha internacional de trafico de drogas

Foi desarticulada na manhã dessa sexta-feira(16) na cidade de Alagoinhas uma quadrilha formada por 20 tráficantes , durante a “Operação Maia”, que contou com o apoio da polícia da Bolívia, do Mato Grosso do Sul e de Aracaju, sob o comando da 2ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Alagoinhas).

Segundo o delegado da (2ª Coorpin), Ricardo Brito, as investigações duraram nove meses até a prisão dos 20 traficantes. 'A quadrilha recebia a droga da Bolívia, que chegava ao Brasil pelo Mato Grosso do Sul. De Alagoinhas, a droga era distribuida para Camaçari e Dias D'Ávila', explica Brito.

O chefe da quadrilha, Marcelo Mendes Ferreira e o seu braço direito, Douglas dos Reis Silvas, e suas esposas, Karine Oliveira Campos e Veralúcia Lima, respectivamente, foram presos na última quarta-feira (14) em Aracaju, de onde comandavam o esquema criminoso.

Os outros dezeseis membros presos são Genildo Santos Silva, Alessandra Lima, Edivani Rodrigues Costa, Luis Carlos Freitas Macedo, Gilmar Lopes dos Santos, Josélia dos Santos Nascimento, Luis Mendes de Souza, Fábio José Gonçalves dos Santos, Rejaine Rocha de Cerqueira, Deise Silva e Silva, Danilo Rodrigues de Souza e outros dois menores de 16 anos, que prestaram depoimento e foram liberados. Os pais do chefe da quadrilha, Luis Carlos Alves Ferreira, Veralúcia Mendes Ferreira e a sua irmã, Patrícia Silva Ferreira também foram presos acusados de envolvimento no crime.

Com a quadrilha foram apreendidos cinco kg de cocaína, sete pistolas, dentre elas duas ponto 40, de uso restrito da polícia, duas espingardas, dois revolvéres calibre 38, R$ 3 mil e 300 em dinheiro, cinco automóveis, além de diveros eletrodomésticos e notebooks.

Todos os membros estão presos na 2ª Coorpin, em Alagoinhas. Segundo o delegado, Ricardo Brito, eles serão atuados por porte ilegal de armas, formação de quadrilha, tráfico de drogas. O chefe da quadrilha, Douglas dos Reis Silvas e Genildo Santos Silva são acusados ainda de homicídio. A polícia pediu à Justiça a quebra de sigilo de 11 contas bancárias usadas pelos integrantes da quadrilha.
Posta por Jorge Magalhães

Preso mais um que ateou fogo em cinco pessoas em Feira


Sob o comando do delegado Madson Sampaio, Policiais civis do Serviço de Investigação da Segunda Delegacia cumpriram o Mandado de Prisão Preventiva do taxista José Adelmo Lima de Menezes, 50 anos. O acusado foi preso na manhã de ontem, no ponto de Táxi do Feira Tênis Clube.

De acordo com a polícia, Adelmo conduziu em seu carro as cinco vítimas até o Loteamento Luma Torres. As pessoas foram amarradas e queimadas vivas por Juninho na Noite do Natal.


Em entrevista, o taxista, que afirmou jamais ter participado de algum crime. “Eu nunca iria participar de um crime, principalmente de um crime bárbaro como esse”, afirma o taxista, que salienta: “Estava trabalhando, como qualquer outro taxista. Recebi um telefonema e solicitaram o meu taxi para fazer uma corrida, fui até a residência, localizada na Rua José Tavares Carneiro, Baraúnas. Quando parei o veículo, as cinco pessoas (vítimas), saiam do beco, acompanhadas de George (filho de Jandiara). Em seguida, Juninho mandou todos entrarem no meu táxi, deixando apenas George. Depois Juninho mandou eu seguir o veículo (um Gol preto de Cabeleira), que estava à frente do meu táxi, Juninho entrou no Gol e eu os segui”.


Adelmo salientou: “Seguimos pela Rua Monsenhor Moisés do Couto, atravessamos a Avenida de Contorno e seguimos pelo Bairro Campo Limpo. Ainda na mesma rua, quando chegou nas proximidades dos fundos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), eles entraram a esquerda, pegando uma estrada de chão por dentro de um matagal, e eu seguindo atrás.


Quando chegou em um local, onde só tinha uma estrada de chão no meio de um matagal, pararam e me perguntaram quanto foi a corrida, me pagaram e mandaram eu ir embora. O que fiz, qualquer taxista faria. Eu não percebi nada de errado, mas quando soube o que eles fizeram, fiquei com medo de morrer, já que eles sabiam onde moro. Não informei à polícia, logo após o acontecido, porque fiquei com medo deles me matarem”.


INVESTIGAÇÃO De acordo com o delegado, o que levou as acusações ao taxista foram as testemunhas. De acordo com elas, as vítimas foram todas no taxi (veículo Siena de cor branca). No dia 29 de dezembro, Adelmo foi apresentado à delegacia, pelo Serviço de Investigação, para explicar a sua participação.


“Agora vamos interrogar todos e ver qual a participação de Adelmo neste crime bárbaro”, afirmou Madson Sampaio.


Posta por Jorge Magalhães

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Policia Civil da inicio a novas apreensões às máquinas caça níqueis


Policiais civis da Coordenadoria, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) e da Primeira Delegacia, sob o comando do coordenador Fábio Lordello e dos delegados Marcelo Marques, Matheus Souza e Alexandre Narita, apreenderam, no final da manhã de ontem, por volta de 11h40, dezenas de máquinas caça níqueis.

As apreensões aconteceram em diversas casas de jogos localizadas no Centro da cidade, principalmente nas proximidades do Mercado de Arte Popular.
Além das máquinas, a polícia apreendeu uma quantia em dinheiro e conduziu quatro funcionários das casas para o Complexo Policial, onde foram ouvidos. A polícia abriu Termos Circunstanciados.


O coordenador Fábio Lordello, responsável pela operação, afirmou que as investigações continuam. “Sempre tenho dito que estaremos investigando esses tipos de crimes. Investigamos e conseguimos flagrar os jogos ilícitos na cidade. Apreendemos máquinas, prendemos funcionários e até mesmos responsáveis pelas casas de jogos”, declarou.


As máquinas caça níqueis foram encaminhadas para o Depósito de Objetos da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).

Posta por Jorge Magalhães

Policial Civil é denunciado por homicídio

O agente de polícia Cândido Santana Moreira foi denunciado quarta-feira(14), à Justiça, pela coordenadora do Grupo de Atuação Especial para o Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público (Gacep), promotora de Justiça Isabel Adelaide Moura, que o acusa de ter assassinado, em 13 de dezembro de 2008, Roberto Alves Costa.

Segundo a promotora, o crime foi cometido pelo policial na madrugada do dia 13, quando ele, a pretexto de realizar uma abordagem, interceptou Fábio Ribeiro, Ronald Costa e Roberto Costa no bairro de Pau da Lima.

Naquela madrugada, explica Isabel Adelaide, Cândido Moreira conduzia uma viatura policial quando, sem motivo nem situação de suspeição, abordou Roberto, Fábio Ribeiro e Ronald Costa que se encontravam em uma motocicleta.

Roberto, submetido à autoridade do policial, passou então a ser agredido fisicamente, enquanto os outros dois permaneciam deitados no chão. Em seguida, continua a promotora, Fábio e Ronald receberam ordens de Cândido para ajudarem a colocar Roberto na viatura e também entrarem nela. Os dois, ao puxarem o amigo para entrar na viatura, ouviram do policial: “tá me tirando de otário?”, informou a coordenadora do Gacep, afirmando que, em seguida, os rapazes presenciaram, “sem que pudessem esboçar qualquer reação”, Cândido disparar um tiro contra a cabeça de Roberto.

Conforme a promotora, o policial, após atirar em Roberto, colocou as vítimas na viatura e as levou ao posto médico de São Marcos, onde as apresentou como se estivessem envolvidas em uma briga. Agora, Isabel Adelaide solicita a prisão preventiva do acusado e requer a condenação dele pelo crime de homicídio simples e tentativa de homicídio contra Ronald Costa que foi atingido no ombro pelo mesmo tiro desferido em Roberto.

Posta por Jorge Magalhães

Presa em Conceição do Jacuípe quadrilha que agia em Feira e região

Foram presos na madrugada dessa quarta-feira(14) quatro integrantes de uma quadrilha de assaltantes que roubavam carros e casas comerciais há cerca de 5 meses na região de Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Amélia Rodrigues e Feira de Santana.

Na operação comandada pela 20º Companhia da Polícia Militar de Santo Amaro foram presos :Eveline Dias Ferreira, conhecida como Índia, 25 anos, Fernando Feliciano de Jesus, vulgo Testa,23, Genilson Bispo de Sales, conhecido como Pingo, 20 , e José Antônio Santos Pereira, conhecido como Tonho, 25.

Os integrantes da quadrilha estavam em uma residência no bairro Baldes.Em poder do grupo, a polícia encontrou um revólver de calíbre 38, uma espingarda e uma quantidade de maconha e craque não declarada.
Posta por Jorge Magalhães

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Preso o homem que ateou fogo em cinco pessoas em Feira


Foi preso na tarde dessa terça-feira(13), o traficante Gilberto da Silva Gonçalo, 21 anos, o 'Juninho', que confessou a autoria da chacina que queimou cinco pessoas viva, durante o natal do ano passado, em Feira de Santana, devido a uma dívida de drogas, no valor de R$ 950.


Heitor Matias Silva, conhecido como 'Cabeleira', 18 anos e Edvaldo Santos Barreto, chamado pelo apelido de Buiú, 19 anos já haviam confessado o crime e estão presos na Carceragem do Complexo Policial Investigador Bandeira em Feira de Santana.


De acordo com o delegado Madson Sampaio, autor da prisão de “Juninho”, o mesmo foi preso na sede da Ordem dos Advogados(OAB) de Feira de Santana, após uma ligação de um dos advogados de plantão.


“Fomos contatados por um advogado dando conta de que Gilberto estaria na OAB, para se entregar, pois o mesmo estava temendo por sua vida, segundo ele outros traficantes estariam o ameaçando de morte,” relatou o titular da 2ª Delegacia.


Durante o depoimento, 'Juninho' disse que só 'queria dar um susto nas vítimas', segundo o delegado Fábio Lordello. 'Juninho' disse que jogou gasolina nas vítimas e ateou fogo. Cabeleira e Buiú ajudaram no sequestro das vítimas.


Eu so queria dar um susto em Gabriel que era para ele me pagar o que havia roubado mais infelismente o fogo se propagou em eu não tive como apagar tudo, ainda tirei as roupas de Jana”, relatou Gilberto.


De acordo com o delegado Fábio Lordello, 'Juninho' integra uma das maiores quadrilhas, responsável pelo tráfico de drogas, em Feira e região. O traficante está preso na Coorpin do município e deverá ser transferido para o presídio de Feira de Santana nos próximos dias.

AS MORTES


Na madrugada de terça-feira (30) a última vítima do atentado cometido na localidade de Pau de Légua em Feira de Santana na noite de Natal (25). Jocilene Barros da Silva, 23 anos, estava internada na Semi-UTI do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) desde o dia do crime, mas não resistiu aos ferimentos.


Na véspera de Natal, três homens seqüestraram as cinco pessoas e levaram as vítimas para um matagal, onde elas foram amarradas e queimadas vivas. Apesar dos ferimentos, as vítimas conseguiram correr até serem socorridas por uma mulher que chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.


Gidean Silva Saturnino morreu no último sábado (27) no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Gabriel Nascimento dos Santos, 34 anos, que também estava internado no HGE, faleceu na madrugada do mesmo dia.


Jandaira Anunciação Barbosa, 40 anos, morreu na noite da última sexta-feira (26), no Hospital Geral Clériston Andrade. A primeira vítima, que não resistiu às queimaduras, foi a jovem Jéssica Silva Saturnino, de 16 anos, que morreu na mesma data, durante a manhã.


Posta por Jorge Magalhães

Bandidos morrem em confronto com a polícia em São Sebastião do Passé

Cinco homens morreram na tarde desta terça-feira (13) em confronto com a polícia em São Sebastião do Passé, a 58 quilômetros de Salvador. De acordo com informações do Major Moisés, da Polícia Militar do município, os homens foram alvejados quando tentavam realizar uma emboscada para matar o sub-comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente Anderson Pereira.

Seis homens estavam em dois veículos (um Palio – que possuía registro de ser roubado, e um Astra) em frente a casa do tenente quando realizaram diversos disparos. Houve troca de tiros entre os bandidos, o sub-comandante e uma viatura que estava nas proximidades da residência.

Os bandidos fugiram em direção a estação rodoviária do município, onde novamente foi iniciado o confronto. Agentes do Grupamento Aéreo e Grupo Tático da PM foram chamados para dar reforço na operação. Nas imediações da rodoviária, cinco dos seis homens, que não foram identificados, foram atingidos com tiros fatais. Um dos bandidos conseguiu fugir.
Entre os mortos, apenas um foi identificado: Juscelino dos Santos de Souza, vulgo 'Pezão'. De acordo com a Delegacia de Polícia do município, ele é conhecido na região pelo tráfico de drogas.

Segundo o Major Moisés, a tentativa de matar o comandante pode ser retalição de traficantes da região com relação ao tráfico. O camandante vítima da emboscada, que não ficou ferido, coordena a 10º Companhia Independente da Polícia Militar, que é responsável por Candeias, Madre de Deus e São Sebastião do Passé.
Posta por Jorge Magalhães

Um morto e sete feridos em acidente na BR 324

Um morto e sete feridos foi o saldo de um acidente que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 12, na BR 324, em Salvador. A colisão ocorreram perto do viaduto que dá acesso ao bairro de Porto Seco Pirajá.

Segundo a PRF, o acidente deixou uma pessoa morta e sete feridas com gravidades diversas. As vítimas ainda não foram identificadas e foram encaminhadas por viaturas do Samu e do Salvar para o Hospital Geral do Estado (HGE), na capital. Já o corpo da vítima fatal foi mantido no local para a realização do levantamento cadavérico.

A PRF informou também que foram cinco, e não sete, os veículos envolvidos na colisão. Segundo os agentes, um engavetamento envolvendo quatro carros ocorreu por volta das 16h30 na pista sentido Feira de Santana.

Pouco depois, o motorista de um táxi, que seguia para Salvador, perdeu o controle do veículo, atravessou o canteiro central e atingiu em cheio os outros automóveis acidentados. A vítima fatal teria sido atropelada, segundo a PRF, pelo táxi.

Por conta do acidente, ambos os sentidos da rodovia ficaram engarrafados. Para quem segue para Feira de Santana, a lentidão chegou ao posto de revenda da Brasilgás, aproximadamente 2 km antes do local da colisão. Já sentido Salvador, a lentidão se extendeu por 4km.

Mulher grávida é presa por tentar furtar igreja na Grande SP

Duas mulheres foram presas no fim da noite desta segunda-feira (12) em Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo, sob suspeita de tentar furtar a capela de São Benedito. Uma delas está grávida de oito meses.

Para entrar no local, elas pularam o portão da igreja, acompanhadas dos maridos. Vizinhos chamaram a polícia. Os dois homens conseguiram fugir, se jogando no rio.

09h08
Feto é jogado no lixo no bairro da Federação

09h04
Adolescente americana envia 14.528 torpedos em um mês

Posta por Jorge Magalhães

Foi enterrada nessa segunda(12) garota baleada por policial

Foi enterrada na manhã desta segunda-feira (12) em São Gonçalo dos Campos, a adolescente de 16 anos baleada acidentalmente por um policial na madrugada de domingo (11). O crime aconteceu durante uma seresta em um bar da cidade.

Daniele Gonçalves da Silva, 16 anos, estava em uma mesa com a família, quando um policial civil, Marivaldo Santana, lotado na 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Feira de Santana) desceu para apartar uma briga e ao dar uma coronhada em um dos rapazes, a arma disparou e atingiu a garota com um tiro de escopeta, calibre 12.

O primo da jovem, Bruno Sena, contou que a arma estava em poder de um policial civil quando disparou. ‘Tava todo mundo numa seresta depois a gente viu uma briga, foi quando a viatura chegou. No que ela chegou, desceram os três policiais, todos os três com arma na mão. Quando ele [um dos policiais] desceu, foi dar tipo uma coronhada no que estava brigando. No que ele bateu, a arma disparou’, conta o rapaz à reportagem da TV Subaé.

O sepultamento da jovem foi marcado por revolta e emoção dos parentes e amigos da vítima. O corpo de Daniele foi enterrado na manhã desta segunda-feira, com a presença de vários parentes e amigos, num clima de revolta e emoção.

O policial civil se apresentou na manhã de domingo (11) a uma delegacia em Feira de Santana, onde o processo foi registrado. Mas ele não está preso. Segundo o delegado, Alexandre Narita, que está a frente do caso as pessoas que estavam no local serão ouvidas e a arma de fogo supostamente utilizada pelo policial será encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica e passará por uma perícia.

Posta por Jorge Magalhães

Três homicídios registrados no final de semana em Feira

Três pessoas foram mortas no ultimo final de semana em Feira de Santana o entre eles, um chamou a atenção da policia civil, um empresário do ramo farmacêutico bateu seu veiculo apos ser atingido por um tiro.

Vivaldo Rodrigues dos Santos, 60 anos, perdeu o controle do veículo e bateu contra o muro de uma chácara, localizada na BR-324, próximo a entrada do distrito de Humildes.

A policia tenta descobrir como Vivaldo pode ter sido baleado com tiro na barriga. O disparo foi efetuado não sabe por quem. O corpo do empresário foi enterrado na manhã de ontem (11), no cemitério Jardim Celestial.

Os outros crimes ocorreram na noite de domingo e madrugada desta segunda-feira (12). Luiz Alberto de Araújo foi executado com vários tiros na praça dos Ex-combatentes, bairro Coronel José Pinto.

Luiz Alberto foi morto com vários tiros. A polícia não sabe os motivos e desconhece a autoria dos disparos. A vítima morava na rua Raimundo Almeida, bairro Gabriela, periferia da cidade.

A terceira vítima foi morta na madrugada de hoje. Edmilson de Jesus do Vale foi assassinado com vários tiros, na expansão do conjunto Feira IX. O crime ocorreu por volta de 01 hora da madrugada.

Posta por Jorge Magalhães

Violência contra mulher crescem 32% em 2008

Em 2008, a Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, responsável por atender mulheres que sofreram agressões e ameaças, registrou 269,9 mil solicitações. Em comparação a 2007, o crescimento foi de 32%.

Na Bahia, foram registrados 127,5 atendimentos para cada 50 mil mulheres, totalizando 17.782 mil ocorrências, o que coloca a Bahia na 11º posição. A população feminina baiana corresponde à 6.975.000.

De acordo com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, responsável pela Central de Atendimento, 'a maior divulgação da Lei Maria da Penha contribuiu para o aumento das denúncias. A busca por informações sobre a Lei Maria da Penha, sozinha, registrou, em 2008, 117.546 mil atendimentos contra 47.975, em 2007'.

Desse total, 6.499 telefonemas foram para relatar ameaças de morte ou agressão. Outras 13.785 ligações foram para contar agressões leves, graves ou gravíssimas. A maior parte das mulheres que relatou as agressões por telefone (64,9%) disse que é agredida diariamente. Cerca de 16% revelaram sofrer alguma agressão semanalmente.

O Distrito Federal foi o que mais entrou em contato com a Central, com 351,9 atendimentos para cada 50 mil mulheres. Em segundo lugar, está São Paulo (220,8) e Goiás em terceiro (162,8).
Perfil das usuárias.

A maior parte das mulheres que entrou em contato com o Ligue 180 é negra (39,2%), tem entre 20 e 40 anos (53,2%), é casada (24,8%) e cursou parte ou todo o ensino fundamental (33,3%).

Em relação a tipologia do atendimento, 52,1% são pedidos de informação, 9,1% relatos de violência, 0,7% ligaram para reclamar das políticas de assistência à mulher, 37,8% solicitaram informações sobre serviço, por fim, o elogio totalizou 0,2% e sugestão 0,1%.

Em relação à faixa etária, 28%, são mulheres de 20 a 30 anos e 25%, de 30 a 40 anos. Já no que se refere o estado civil, 24,8% são casadas e 23, 85% tem união estável. 91,9% reside na zona urbana contra 4,8% da zona rural.
Posta por Jorge Magalhães

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Policiais da coordenadoria prendem mais dois da quadrilha de “Juninho”


Policiais Civis do Serviço de Investigação da Coordenadoria de Feira de Santana, sob o comando do delegado Fábio Lordello, prenderam na manhã de ontem, dois traficantes, integrantes da quadrilha de Juninho. Erick Santana Teles, conhecido como “Macaco”, 19 anos, e Douglas Fernando Leite Correia, conhecido como “Butantã”, 21.


Erick Santana foi preso no Bairro Baraúnas com 400 gramas de cocaína e a quantia de R$ 5 mil. Douglas Fernando foi preso no Conjunto ACM com 350 gramas de cocaína e a quantia de R$4 mil e um revólver calibre 38 e diversas munições de ponto 40.


De acordo com a polícia, Erick ofereceu todo o dinheiro que estava em mãos para os policiais que realizaram a sua prisão. Erick e Douglas foram encaminhados para o Complexo Policial, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma, posse ilegal de munições. Erick também foi autuado em flagrante por corrupção passiva.


O coordenador Fábio Lordello afirmou para a reportagem que o procurado traficante Juninho possui uma rede de tráfico de drogas. “Após as prisões de Buiú e Cabeleira, não paramos de investigar os envolvidos na chacina que vitimou cinco pessoas, que foram mortas com instinto de crueldade, onde foram seqüestradas e queimadas vivas. Estávamos levantando toda a rede de tráfico de Juninho, que ainda se encontra foragido, e quando fazíamos esse levantamento acabamos prendendo esses dois traficantes integrantes da quadrilha de Juninho”, relatou.


“Sabemos que Juninho, está querendo levantar dinheiro para pagar advogado e também para fugir da cidade, com isso ele está mandando todos os integrantes da quadrilha dele para levantar dinheiro. Não vamos sossegar, enquanto não botarmos as mãos em Juninho e, com certeza vamos prender e colocar ele atrás das grades, para poder pagar todos seus crimes”, finalizou o delegado.

PRISÕES DE BUIÚ E CABELEIRA


Policiais civis de Feira de Santana, sob o comando do coordenador Fábio Lordello, prenderam, na madrugada de quarta feira (31), o traficante Heitor Matias da Silva, conhecido como “Cabeleira”, 18 anos, na cidade de São Felix. Cabeleira é acusado de ser o autor da chacina que vitimou cinco pessoas. As vítimas foram amarradas e queimadas vivas na noite de Natal.


Além de Cabeleira a polícia prendeu em Feira, Edvaldo Santos Barreto, conhecido como “Buiu”, 19 anos, acusado de participação indireta na chacina, e Cristiano Costa da Silva, 21, fugitivo da Delegacia Pública da cidade de Riachão do Jacuipe, que estava dando cobertura para Cabeleira.


O CASO


As cinco vítimas estavam em uma residência na localidade da Galiléia, no Bairro Baraúnas, quando foram rendidas por três bandidos, na noite de quinta-feira (25). As vítimas foram levadas a um matagal no Loteamento Luma Torres, que fica na localidade conhecida como Pau de Légua, onde foram amarradas e queimadas vivas.


AS VÍTIMAS


Jocilene Barros da Silva, de 23 anos morreu na madrugada de ontem (30). Estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), desde o início da noite do dia 25, feriado de Natal.


Gideão Silva Saturnino, que morreu no sábado (27); a garota Jéssica Silva Saturnino, de 16 anos, e Jandiara Anunciação Barbosa, de 40 anos, que morreram na sexta-feira (26), e Gabriel Nascimento dos Santos, 34 anos.

Posta por Jorge Magalhães

Dois jovens saem feridos em troca de tiros com a Policia

Após uma troca de tiros com Policiais Civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos(DRFR), foram presos na tarde dessa quinta-feira(8), no Bairro do Tomba, o desempregado Jorge José Lopes da Silva Júnior, 25 anos, e o menor N. S. S., 17 devido a uma denuncia anônima de que os mesmos estariam praticando assaltos na cidade.

Os policiais foram acionados para a praça Macário Barreto.Os suspeitos, que ocupavam uma moto Honda, preta, placa DJJ-7045, licença de Salvador, foram interceptados pela equipe da Golf 04 nas proximidades do viaduto. Eles reagiram à voz de prisão, deflagrando tiros contra os policiais, que não tiveram outra alternativa, e responderam a bala.

Na troca de tiros, José Jorge e o menor foram atingidos. Em seguida, eles foram socorridos para o Hospital Geral Clériston Andrade. Jorge foi baleado nas nádegas e o menor na perna direita.

Eles foram submetidos a cirurgia e se encontram em observação, sob escolta policial. O delegado Marcelo Marques Novo autuou os dois por roubo, resistência à voz de prisão e adulteração de veículo.

Posta por Jorge Magalhães

Mulher é presa com 3Kg de cocaína em microondas

Uma mulher, de 32 anos, foi detida, na noite de terça-feira, com 3kg de cocaína. Destes, 5 estavam escondidos dentro de um forno microondas. A operação foi realizada pela Polícia Federal e Rodoviária Federal (PRF) no posto da PRF, na rodovia BR-116, Sul, em Feira de Santana.
A suspeita, natural de Goiânia, estava em um ônibus interestadual que fazia linha Palmas-Salvador e foi detida em flagrante na fiscalização da PRF em um ônibus proveniente de outro Estado.

Segundo informações da Polícia Federal , a bagagem da mulher apresentava um forte cheiro da droga. Ao revistarem, foi encontrada a droga condicionada na lataria do forno microondas.
Ela responderá por tráfico de entorpecentes e encontra-se na sede da Polícia Federal (PF), em Água de Meninos, à disposição da Justiça.

Posta por Jorge Magalhães

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Cadela da Policia Civil da Bahia ganha premio internacional

A cadela "Bonie", da raça pastor belga malinois, pertencente ao canil do Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, conquistou os títulos de Melhor da Raça e Melhor do Grupo nas 7ª e 8ª Exposições Panamericana de Cães, realizada nos dias 20 e 21 de dezembro na Associação Desportiva e Cultural Coelba (Adelba).

Os quesitos beleza, estrutura e temperamento deram à cadelinha, de apenas 18 meses, o seu primeiro título em competições internacionais.
Participaram cães das principais cidades brasileiras e de alguns países da América do Sul, que foram avaliados por dois juízes uruguaios e um argentino. O evento fez parte também do 3° Circuito Baiano de Cães.

"A partir dos quatro meses já colocamos os nossos cães policiais para competir em exposições", explicou o coordenador do Canil do COE, o agente de polícia Expedito Sá Júnior, acrescentando que a polícia conta com 16 cães treinados para farejar drogas e explosivos, contenção em revistas de celas prisionais, exposições e visitas em escolas.

Em agosto desse ano, durante uma operação conjunta da Receita Federal e a Polícia Federal com o apoio do COE, um dos cães farejou três quilos de cocaína com dois traficantes que tentavam embarcar para Portugal no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.

No mês de outubro, numa ação do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio, também com o apoio da Operação com Cães do COE, foram farejados 20 quilos de pasta de cocaína num fundo falso de um automóvel. "Temos muito orgulho desse nosso trabalho realizado com os cães", concluiu Sá Júnior.

Posta por Jorge Magalhães

Polícia investiga denúncia de fraude no concurso da Uneb

A denúncia anônima recebida pela Consultec, no dia 19 de dezembro do ano passado, sobre a possibilidade de fraude do material a ser aplicado no processo seletivo 2009 da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) está sendo investigada pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP).

Segundo informações do diretor do DCCP, delegado Arthur Gallas, várias pessoas já foram ouvidas no inquérito presidido pela delegada Carmem Dolores, que aguarda o resultado dos exames periciais realizados no material recolhido, principalmente os envelopes contendo as provas.

Ainda de acordo com o delegado Arthur Gallas, o resultado dos exames periciais vai definir o rumo das investigações e nortear o trabalho da Polícia, no sentido de identificar a autoria do possível vazamento dos gabaritos das provas.

A ocorrência sobre a fraude foi registrada na Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Dreof), pela Consultec, empresa responsável pela elaboração das provas, sendo o inquérito instaurado no DCCP. Ao tomar conhecimento da denúncia, a Uneb divulgou comunicado suspendendo o vestibular.

Posta por Jorge Magalhães

Servidores rejeitam projetos do Estado

A convocação extraordinária da Assembleia Legislativa da Bahia (AL) começa hoje com 25 projetos em pauta para serem votados nos próximos 45 dias. Dentre as matérias, mais da metade propõe mudanças nos planos de cargos, carreiras e salários de diversas categorias do funcionalismo público, o que levou dezenas de representantes dos servidores a percorrerem ontem, gabinetes e corredores do parlamento baiano atrás do apoio dos deputados para as últimas alterações nos textos a serem analisados.

"Há uma contradição. Projetos que tramitaram no Senp (Sistema Estadual de Negociação Permanente) acabaram não sendo pautados e outros que não foram alvo de discussão aparecem agora por imposição do Executivo", afirmou Marinalva Nunes, presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos (Fetrab).

Uma das categorias que mais se mostrou insatisfeita com os projetos pautados foi a dos peritos técnicos da Polícia Civil. "Elaboramos um anteprojeto, que foi revisado artigo por artigo pelo secretário de Segurança Pública, mas, na hora em que o projeto foi encaminhado aos deputados, vimos que muitos dos itens acordados foram retirados do texto na última hora", disse o presidente da Associação dos Peritos Técnicos e diretor do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), Cláudio da Silva Lima.

Além das mudanças no texto original, o projeto da lei orgânica da Polícia Civil recebeu, segundo o sindicalista, 12 emendas parlamentares que são prejudiciais aos servidores. "Querem mudar nossas atribuições e a nomenclatura da categoria, rebaixandonos a auxiliares de perícia. Esperamos que os deputados retirem suas emendas e que o projeto originalmente acordado seja respeitado", salientou Lima.

Outra categoria que ontem pleiteava apoio dos parlamentares foi a dos analistas técnicos, que defendem a retirada do Projeto de Lei nº 17.730/08 da pauta de votação. "O projeto, na verdade, não reestruturou nosso plano de carreira. Além disso, apresentaram o texto às 13 horas do dia 31 de dezembro e nos deram apenas duas horas para propor mudanças.

Impossível", afirmou a diretora da Associação do Analistas Técnicos da Bahia (Ateba), Diana Simões, destacando que o projeto engloba carreiras distintas, como médicos, jornalistas, assistentes sociais e analistas de infraestrutura de transportes.

"Misturaram tudo para confundir as categorias", acusou.

PLANOS – A frustração de algumas categorias com os projetos apresentados pode atrapalhar os planos do governo de ter aprovadas todas as matérias durante a convocação extraordinária.

O presidente da AL, Marcelo Nilo (PSDB) afirmou que os projetos já acertados entre governo e servidores podem ser votados sem a necessidade do trâmite formal na Casa. Entretanto, o líder da minoria Gildásio Penedo (DEM) adiantou que a oposição não tem "compromisso em garantir quórum para manter sessões, nem aprovar matéria alguma.

No caso do funcionalismo, os projetos que tenham anuência das partes serão aprovados por respeito às categorias. O resto, cabe ao governo garantir o número necessário de deputados".

O líder do governo na AL, Waldenor Pereira (PT) disse reconhecer que o pleito do funcionalismo é maior do que as possibilidades do governo. "Recebemos uma herança de carreiras desmontadas e planos de carreira desatualizados. Essa é uma prioridade, já que se não tivermos servidores motivados não conseguiremos os avanços sociais que o governo planeja".
Posta por Jorge Magalhães

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Cerca de 470 detentos não retornaram da saída temporária


Entre os 1105 presos beneficiados com a saída temporária de final de ano nas penitenciárias do estado 466 ainda não retornaram, segundo balanço parcial divulgado nesta segunda-feira (05) pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Caso não voltem até amanhã (6) serão considerados fugitivos e o juiz da Vara de Execuções Penais será avisado.


Os maiores índices de evasão aconteceram no Conjunto Penal de Lauro de Freitas, onde dos 128 que foram beneficiados 80 não teriam retornado, na Colônia Penal de Simões Filho, dos 130 que saíram 69 ainda não voltaram, e na Colônia Lafayete Coutinho (Salvador), 100 dos 282 detentos não retornaram. Sendo que a direção destas unidades prisionais darão a confirmação das quantidades amanhã (06) pela SJCDH.


No Conjunto Penal de Jequié, 28 dos 122 internos que foram liberados não retornaram. Já no Conjunto Penal Itabuna, 7 dos 95 detentos não voltaram. No Conjunto Penal de Juazeiro, 4 dos 77 presos ainda não retornaram. Além disso, sete dos 40 presos que foram beneficiados no Conjunto Penal de Serrinha também não retornaram. No Conjunto Penal de Valença três dos 39 detentos evadiram. Apenas no Conjunto de Teixeira de Freitas, onde 3 presos saíram, e no Conjunto Penal Feminino (localizado no Complexo da Mata Escura), que liberou 21 internas, todos os detentos retornaram da saída temporária.


Os números referentes as outras unidades prisionais do estado ainda não foram disponibilizados pela SJCDH.


19h29
Dupla é presa após assaltar mulher que estava com criança no colo


Posta por Jorge Magalhães

PRF registra queda no numero de acidentes na Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou queda no número de acidentes nas estradas federais que cortam o estado. Da zero hora da sexta-feira à zero hora deste domingo foram verificados 44 acidentes, que deixaram 50 pessoas feridas e sete mortos. Em igual período do ano passado foram registrados 76 acidentes, com 93 feridos e 12 mortos.

Um dos acidentes com vitima fatal foi registrado na BR324, dentro da cidade de Amélia Rodrigues onde uma carreta capotou pegando fogo matando queimado o condutor do veiculo.


A redução nos acidentes foi de 39,73% e ocorreu também nas rodovias estaduais, que tiveram 36% menos acidentes durante o réveillon, em comparação com 2005. No total, foram 20 acidentes, com 19 feridos e uma morte.

Durante a Operação Ano Novo os agentes da Polícia Rodoviária Federal intensificaram as ações como o combate à ingestão de bebida alcoólica e o reforçaram aumentando o numero de policiais. O reforço se deu pelas estatísticas do Natal. Na Operação Natal, a PRF registrou na Bahia 146 acidentes, 20 mortes e 126 feridos.


Posta por Jorge Magalhães

Quatro assaltantes roubaram agência do Banco do Nordeste em Andaraí

A agência do Banco do Nordeste (BNB) em Andaraí, localizado na Chapada Diamantina, foi assaltada nesta segunda-feira por quatro homens fortemente armados. Segundo agentes policiais da Delegacia de Andaraí, os assaltantes renderam os dois vigilantes e fugiram com cerca de R$ 600 mil do banco. A ação durou trinta minutos e não houve feridos.

A assessoria de comunicação do Banco do Nordeste evitou falar do valor roubado, para 'evitar expor os funcionários da agência, a fim de minimizar os riscos contra sua segurança e não comprometer o andamento do processo', afirma em nota à imprensa.

Ainda de acordo com a nota, o BNB informa que 'já adotou todas as providências necessárias para apuração do fato, e que as investigações estão sendo conduzidas pelos órgãos policiais'.
Posta por Jorge Magalhães