segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

MP está atento ao uso das celas da SSP no Carnaval

Diante das notícias veiculadas, inclusive em nível nacional, dando conta que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia instalaria celas destinadas a presos que cometessem delitos durante o Carnaval em vários pontos do circuito, o Ministério Público estadual, por meio da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminal em exercício, Isabel Adelaide Moura, entrou em contato com o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Ruy da Paz na manhã de sexta-feira,(6), para discutir sobre a medida que provocou preocupação.

O delegado assegurou que as citadas celas fotografadas em cima do passeio no Campo Grande, motivo de matérias jornalísticas, fazem parte do equipamento que já foi utilizado em festas como a Lavagem do Bonfim e do Rio Vermelho.

Disse ainda que as celas ficarão no interior das unidades móveis, abrigando, transitoriamente, o detido até que seja encaminhado aos postos que são dotados da estrutura necessária para a lavratura do flagrante. Segundo Isabel Adelaide, o Ministério Público estará atento, promovendo a devida fiscalização durante todo o Carnaval.

PSTOS POLCIAIS

Os Postos de Policiamento Integrado (PPI) que funcionarão como delegacias nos circuitos do Carnaval e nos bairros onde haverá programação com shows durante a folia já começaram a ser montados. As 17 unidades possuem celas para abrigar provisoriamente pessoas detidas por prática de delitos, que serão transferidas para o Complexo Policial dos Barris logo após o registro da ocorrência.


Além dos postos de Policiamento Integrado, as policias Civil e Militar contarão com postos individuais, que manterão permanente contato, compostos por salas de informatização, depósitos e sanitários. A PC vai instalar ainda duas centrais de flagrantes, também dispondo de celas e salas para o delegado e registro de ocorrências e três delegacias do Adolescente Infrator.


Cerca de 23 mil policiais, entre civis, militares e peritos da Polícia Técnica trabalharão nos postos ao longo do circuito com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão e otimizar as ações policiais.


CIRCUITOS


No Circuito Osmar (Centro) serão distribuídos oito PPI’s. No mesmo espaço físico atuarão policiais civis e militares, buscando solucionar com agilidade as ocorrências registradas durante a festa. Sete unidades da PM, um posto especial da PC, uma Delegacia do Adolescente Infrator e as centrais de flagrante completam a lista de equipamentos da SSP no circuito.


Já no circuito Dodô (Barra/Ondina) estão sendo montados nove PPis, duas unidades da PM, uma da PC, duas delegacias do Adolescente Infrator, duas centrais de flagrante, um posto de observação e uma unidade do Comando de Policiamento Especializado. Serão 37 postos policiais prestando tranqüilidade no maior carnaval do mundo.


Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: