




Aproveitando os últimos meses de governo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) entregou, nesta sexta-feira (30/07), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, mais quatro carros-presídio e 45 motocicletas para a Polícia Civil. Os carros, semelhantes a furgões, foram equipados para o transporte de presos até as delegacias e unidades prisionais. As motos auxiliarão os policiais civis em diferentes ações, entre elas, as investigativas. A aquisição custou R$ 1,1 milhão e é uma das medidas previstas pelo Plano Estadual de Segurança Pública.
O investigador Marcos Rodrigues adianta que a utilização de veículos com duas rodas facilita a locomoção em diferentes condições. “A mobilidade das motos nos facilita trafegar em locais com o trânsito congestionado e em vias onde não passam um veículo de quatro rodas. Essa é uma moto com características que facilitam andar em locais com buracos e subir em calçadas, caso seja necessário. Diferente das motos baixas que não dão essa condição ao policial que está pilotando. A população será bem mais atendida pela polícia”, avalia.
O delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo, explica que unidades da capital e do interior serão atendidas com os veículos. “Essas motos vão dinamizar as nossas investigações, facilitar o trabalho de pesquisas, de busca e de identificação de testemunhas onde a ostensividade não é necessária”, afirmou. Conforme Bispo, além da Região Metropolitana de Salvador, as motocicletas serão destinadas para as macrorregiões de Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, entre outras.
O secretário da Segurança Pública, César Nunes, reforça que “essas motocicletas, como são descaracterizadas, serão usadas nas investigações. Os carros para o transporte de presos e essas motos vão viabilizar a operacionalidade da Polícia Civil”.
Nos próximos dias, o Governo do Estado dará inicio às obras do novo Complexo Policial de Feira de Santana, que será construído no terreno onde funcionava a antiga 2ª Delegacia, na Rua Landulfo Alves, bairro Sobradinho. No local funcionarão diversas delegacias da Polícia Civil, como a 4ª Delegacia, ainda a ser implantada na cidade, além de outras que estão sendo designadas.
De acordo com o coordenador da Polícia Civil na Região de Feira de Santana, delegado Fábio Lordello, o trabalho de estudo de solo no local onde estrutura antiga foi demolida já foi iniciado. “As investigações dos crimes vão melhorar com a construção de mais um complexo policial, onde serão construídas novas delegacias e para as quais serão nomeados novos investigadores, escrivães e delegados”, reafirmou.
A reportagem compareceu ao local da construção do novo Complexo e conversou com um dos técnicos responsáveis pelo estudo do solo. Segundo ele, após o estudo, o resultado será passado para a secretaria responsável pela construção do prédio.
4ª Delegacia
Segundo o delegado Fabio Lordello, o projeto de instalação da 4ª delegacia nesta cidade foi criado em 2005. “Quando eu cheguei aqui, em meados de 2008, tirei o projeto do papel e mandei o estudo para a Secretaria de Segurança Pública, que aprovou. Agora, essa delegacia será implantada no novo Complexo Policial”, informou.
A nova delegacia da polícia civil será responsável pela investigação de crimes ocorridos na região da Rua J.J.Seabra com a metade da Avenida Getúlio Vargas no sentido Centro/Queimadinha.