quinta-feira, 28 de maio de 2015

Acusados de cometer assalto em Irará são presos em Feira

Material apreendido
 Policiais Militares da Base Comunitária de Segurança do George Américo prenderam na manhã desta quarta- feira (27/05), três homens acusados de assaltar um posto de combustíveis no município de Irará.

Os acusados Welton de Jesus Assis, 33 anos, Jerferson Reis Lima, 23 anos e Ariel Esmera Santos, 23 anos todos residentes no município de Simões Filho foram encaminhados à Central de Flagrantes. 
Com o trio, os policiais apreenderam um veiculo Cerato de cor Branca com restrições de roubo; dois revolveres calibres 38 municiados, além de munições de espingarda calibre 12 e a quantia de R$ 925,00.
 
Segundo informações, os bandidos realizaram o assalto em Irará e fugiram em direção a Feira de Santana. Policiais militares de Feira foram acionados e várias guarnições da BCS; 65 e 66ª Companhia Independente de Polícia Militar passaram a persegui-los. Sendo que, nas mediações do Contorno do bairro Parque Ipê, na Avenida Trans-nordestina, policiais da BCS e a Lobo 72, interceptaram e prenderam os criminosos.

Menores do Case Zilda Arns sobem no telhado e reivindicam melhorias

Zilda Arns
 Um grupo de adolescentes que cumprem medida socieducativa no Case Zilda Arns subiram no telhado de um pavilhão da unidade na manhã desta quinta-feira (28). De acordo com o Coronel Adelmário Xavier, comandante do Policiamento Regional Leste (CPRL), o objetivo foi reivindicar revista mais branda a familiares em dias de visita e reclamar do serviço prestado pela empresa de alimentação (DSA Refeições).

“Em virtude do que aconteceu no presídio de Feira de Santana onde armas entraram na unidade, a direção do Zilda Arns aumentou o rigor nas revistas e os menores não aceitam. Os familiares reclamaram e estão querendo que a revista seja feita como antes”, esclareceu o coronel.
A forma como a revista é feita não foi informada. “Eles queriam chamar atenção. Queriam a presença da mídia, mas já desceram, estão conversando com o diretor da unidade e a situação está controlada”, disse. 
 
A mãe de um socioeducando reclamou da alimentação do filho no Zilda Arns e confirmou que a forma de realizar revista mudou. “Eu concordo que tem que ter a revista, mas antes não tirava a roupa nem nada, e ontem foi diferente, suspendeu a roupa e teve que tirar a blusa. Ontem teve uma reunião com as mães, falaram que o sistema de segurança iria mudar por causa do que aconteceu no presídio, e muitas mães fizeram muitas reclamações”.
A equipe técnica e o setor jurídico da Case também se reuniram com os adolescentes para discutir as reivindicações. A unidade tem capacidade para 90 socioeducandos, todos meninos (37 em internação provisória e 53 em cumprimento de medida socioeducativa).
 
Informações e fotos do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Agentes penitenciários iniciam greve por tempo indeterminado na Bahia

Agentes penitenciários
 Os servidores penitenciários da Bahia iniciaram greve por tempo indeterminado na manhã desta quarta-feira (27). De acordo com o sindicato que representa a categoria, a paralisação das atividades foi decidida no dia 13 deste mês, durante assembleia e votação unânime. Por conta da greve, representantes do movimento se concentraram em frente ao Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, desde o início da manhã.

De acordo com o coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), Geonias Santos, apesar da greve, a categoria garante que ao menos 50% dos profissionais continuem em atuação. “Garantimos a alimentação dos presos, a assistência àqueles que precisam de medicamentos, dentre outras atividades. Temos a noção de que não podemos parar por completo”, afirma.
Geonias diz que o estado tem cerca de 900 agentes profissionais. Dentre as reivindicações da categoria estão itens como efetivação de concurso público, criação da lei orgânica, aposentadoria especial, porte de armas, rediscussão da gratificação por condições especiais de trabalho, auxílio-alimentação, adicional de insalubridade e capacitação continuada.
 
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária disse que, em reunião com o Sindicato dos Servidores Penitenciários, no último dia 21,  foram asseguradas diversas reivindicações da categoria, como o concurso para contratação de novos agentes, porte de armas e auxílio-refeição. A secretaria disse que assume o compromisso de manter uma mesa permanente de negociação para tratar dos das outras reivindicações.
Leia abaixo o que diz a secretaria a respeito das reivindicações dos trabalhadores:
 
"Concurso público
Sobre o concurso público, a Seap, através da Portaria nº 365/2015, divulgada nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial do Governo do Estado, estabelece novo o cronograma para preenchimento das 490 vagas para agentes previstas no Edital, inclusive com o Curso de Formação devidamente planejado e previsto para iniciar no dia 6 de julho próximo. As nomeações terão início do mês de setembro.
 
Regulamento Porte de Arma
Foi publicada hoje no Diário Oficial o Regulamento do Porte de Armas, que versa sobre armazenamento, controle, manutenção, distribuição e uso de armas de fogo pelos Agentes Penitenciários. Após a publicação do regulamento e a aquisição dos equipamentos, dos softwares e das demais ferramentas indispensáveis para a confecção da Identificação Funcional e CRAF (Certificado de Registro de Arma de Fogo), a secretaria se compromete a emitir as primeiras identidades funcionais, já constando o porte de armas em 30 dias, a contar da presente data.
 
Lei Orgânica
Uma comissão formada por técnicos da Seap e representantes do sindicato já está elaborando a Lei Orgânica que vai reestruturar a carreira de agentes penitenciário, tratando de temas como atribuições, direitos, deveres e garantias funcionais da categoria. O texto será encaminhado à Secretaria de Administração do Estado (Saeb), até o final desta semana.
 
Auxílio-alimentação
A Seap cumpriu ainda o acordo de implantação do auxilio-alimentação na folha de pagamento dos servidores optantes, desde março de 2015, respeitando o acordado na mesa de negociação entre a Seap e Sinsped.
 
Por fim, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização assume o compromisso público de manter uma mesa permanente de negociação envolvendo Seap/Serin/Aaeb e Sinspeb para tratar dos demais pontos da pauta, demonstrando que a questão prisional é uma das prioritárias do Governo".
 
Informações do g1 

Justiça anula volta de crianças para família biológica em Monte Santo

Mãe biológica
 As famílias adotivas paulistas de Campinas e Indaiatuba vão pedir o retorno das crianças de Monte Santo, após anulação da sentença que havia determinado a devolução dos menores à família biológica. A informação é do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Desembargadores da 2ª Câmara Cível do TJ-BA anularam a sentença que determinou a volta das crianças para Monte Santo. Os quatro irmãos foram adotados,  em junho de 2011, por famílias paulistas. O processo de adoção foi considerado irregular.

Segundo o TJ-BA, os desembargadores Gesivaldo Nascimento Britto, Regina Helena Ramos Reis e Dinalva Gomes Laranjeira decidiram, por unanimidade, acatar as apelações do Ministério Público e da advogada das quatro mães adotivas. Ainda cabe recurso. Após publicação do acórdão,  a advogada das famílias adotivas poderá entrar com novo pedido de adoção, caso não haja recurso por parte da família biológica.
Em 2012, o juiz Luis Roberto Cappio Pereira decidiu favoravelmente aos pais biológicos. Os filhos da lavradora Silvânia da Silva e de Gerôncio da Silva retornaram para Monte Santo no dia 23 de dezembro de 2012.
 
A história ganhou repercussão nacional e foi denunciada no Fantástico, da Rede Globo. Na época, os pais das crianças afirmaram que elas foram retiradas de casa pela polícia, de forma irregular, após ordem do juiz Vítor Manoel Xavier Bizerra, que na época atuava em Monte Santo e chegou a ser afastado pelo Conselho Nacional de Justiça. Duas crianças foram levadas para Campinas. As outras para Indaiatuba. Ainda de acordo com a assessoria do TJ-BA, a decisão será publicada nos próximos dias.
Informações do CORREIO 24 HORAS  e foto: Fabio Rodrigues 

Sargento da PM-RJ é preso suspeito de avisar traficantes sobre operações via SMS

Mensagem SMS
 Um sargento da Polícia Militar foi preso na noite de segunda-feira (17) por suspeita de avisar sobre operações policiais a traficantes de uma comunidade do Rio de Janeiro. O caso aconteceu em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e foi confirmada pela assessoria de imprensa da corporação.

O sargento Robson Zamezi de Luna foi preso após a polícia localizar Josimar Freire Ferreira, o Tutu, apontado como o segundo homem na hierarquia do tráfico da localidade como Rainha da Sucata.
 
Quando já estava rendido, o suspeito recebeu uma mensagem pelo SMS de um número que os policiais reconheceram como sendo do sargento. Tutu, então, contou aos PMs que sempre dava dinheiro a um policial em troca de informações sobre operações.
De posse do celular do suspeito, os policiais mandaram uma mensagem para o sargento, fingindo ser o traficante. Ao chegar ao local combinado na mensagem, o PM foi preso. A pistola e o celular dele foram apreendidos. No aparelho,  havia várias conversas do sargento com Tutu sobre operações policiais e encontros. O jornal Extra divulgou algumas das mensagens em que o sargento teria escrito: “Aí, primo, coronel na pista com a P-2 (Serviço Reservado da Polícia Militar). Fica ligado”.
 
O PM foi encaminhado para a 126ª DP (Cabo Frio) e autuado em flagrante por associação para o tráfico. A conduta do policial será investigada pela Corregedoria Interna da PM.
 
Informações do CORREIO 24 HORAS 

Detentos do Conjunto Penal de Feira são transferidos para o Presídio de Serrinha

Transferência dos preso
 A mando da Justiça de Feira de Santana, 17 detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana foram transferidos no inicio da tarde desta terça-feira (26/05), para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha.

Segundo a policia “eles são suspeitos de envolvimento na rebelião que aconteceu na tarde do ultimo domingo (24/05), no interior do Pavilhão 10, do Conjunto Penal de Feira de Santana, que resultou na morte de 9 presos e deixou quatro gravemente feridos”.
 
Os detentos transferidos foram identificados como: Clovis Bernardo Ribeiro Junior – Artigo 157; Gleison Nunes Cordeiro- Artigo, 180, 311 e 157, 2; Georgton Santos da Silva - 157, 3; Jairo Macedo Souza ou Fernando Macedo Souza - 157, 2; Joilson dos Santos Cintra – 14,33,35 e 121; Jocelio Azevedo Lima – 16 e 229; Jadiel Souza da Silva – 33 e 35; Moises Brasileiro de Jesus – 33 e 35; Marcio Carvalho Gomes – 311, 157, 2; Newillian Silva de Souza – 33 e 35; Robson Nunes Alves – 157,2; Raimundo Nonato de Assis Santos – 121; Robson Santos de Jesus – 157,2; Tiago Oliveira Guanis – 157, 1; Uemerson do Amor Divino de Almeida – 33 e 35; Wanderson Santos Machado- 33 e 35 e Romilson Ribeiro Santos – 33, 34 e 35.
 
As transferências aconteceram na manhã desta terça-feira (26) com um forte esquema de segurança.

Comissão dos Direitos Humanos da OAB/Brasil visita presídio de Feira

 A Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conjunto Penal de Feira de Santana, na tarde desta terça-feira (26/05) para apurar as causas que motivaram a rebelião na unidade prisional, que resultou na morte de nove detentos e outros quatro feridos, na tarde de domingo (24/05).

A comissão informou ainda que, irá acionar a Corte Interamericana de Direitos Humanos para investigar tudo sobre a rebelião. A comissão foi composta pelo vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Luis Augusto Coutinho, o Superintendente de Gestão Prisional (SGAP), Júlio Cesar Ferreira dos Santos, o Coordenador Geral do Sindicato dos Servidores Penitenciário da Bahia, Reivon Souza Pimentel, o vice-presidente da OAB de Feira de Santana, Carlos Eduardo Guimarães, além dos advogados Guga Leal e Hercules Oliveira.
O advogado baiano Luiz Coutinho, vice-presidente da comissão nacional dos Direitos Humanos da OAB- Brasil, contou que, a ideia é esclarecer se houve falha do governo em relação aos presos."Temos informações de superlotação do presídio, de que havia mistura de presos em regime provisório com os em definitivo e outras violações de regras mínimas do sistema penitenciário", frisou o advogado.
 
Coutinho afirmou ainda que, cerca de 300 presos estavam no Pavilhão 10 no momento do motim; o espaço tem capacidade máxima de 150 internos. "A ideia é fazer com que sejam cumpridos os direitos mínimos, como a individualização da pena e fim da mistura dos presos", explicou.
 
O Advogado Carlos Eduardo, vice-presidente da OAB de Feira de Santana, frisou como grave a presença de armas de fogo com os detentos e até mesmo as armas brancas fabricadas na unidade apontam fragilidades na segurança do Conjunto Penal.
“Luta em favor do sistema previdenciário é lutar por toda a sociedade brasileira. A sociedade não tem a noção do quanto é importante que os presos sejam tratados de forma digna para se ressocializarem e volta para a sociedade. Também nos preocupam que esse amontoado de pessoas que virou o sistema prisional de Feira de Santana pode se virar contra nós que aqui fora”, indagou.
 
ARMAS - Durante entrevista, representantes dos Direitos Humanos da OAB, afirmou que a comissão também irá apurar com o governo e a administração do presídio por qual razão as armas (Dois Revolveres 38 e uma Pistola Calibre 380) utilizadas no confronto entraram na unidade. "Então, não temos juízo pré-concebido, temos o juízo da apuração", concluiu.
 
Na última segunda-feira (25), o secretário de Administração Penitenciária do Estado, Nestor Duarte, admitiu falhas na segurança do presídio ao ser questionado sobre as armas usadas pelos detentos durante o motim, que resultou com nove presos mortos vitimas de armas de fogo e branca (Faca).
 
“Essas armas entram ou de forma criminosa ou de maneira negligente. Mas isso é uma exceção. Nossos gestores fazem esse controle diariamente”, disse o secretário.
 
SUPERLOTAÇÃO - O motim tomou o Pavilhão 10 do Conjunto Penal, cujas 38 celas são ocupadas por 336 presos, embora a capacidade seja de pouco mais de 150. O pavilhão não é o único superlotado. Dados da Seap apontam que, até o último dia 19, havia 1.467 presos no local. A capacidade é para 644 - um excedente de 823. De acordo com o coronel Paulo César, o presídio passou por obras de ampliação. “A obra já está concluída, aguardando só a liberação de mais pavilhões. A capacidade sobe para 1.200”, disse. A população é de 1467 presos.
 
REUNIÃO NA CÂMARA - Depois da visita no presídio, a comissão seguiu para Câmara Municipal de Vereadores, a pedido do vereador Pablo Roberto, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Feira de Santana. O vereador solicitou uma reunião com a Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil para que possam acompanhar e dá os devidos encaminhamentos ao episódio lamentável ocorrido no último domingo no presídio Regional de Feira de Santana.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Chega ao fim rebelião no Conjunto Penal de Feira com oito mortos e seis feridos

Rebelião
 Chegou ao fim por volta das nove horas desta segunda-feira (25/05), a rebelião no Pavilhão 10 do Conjunto Penal de Feira de Santana. Mais de 70 pessoas, dentre mulheres e crianças, estiveram em posse dos detentos. Na madrugada, um oitavo preso foi morto, mas ainda não há detalhes sobre as circunstâncias do crime.

Até por volta das 9hs30min, mesmo já livres, as pessoas que foram feitas reféns ainda não tinham saído do presídio. Os presos estão sendo levados do pátio para as celas e vistorias estão sendo feitas na tentativa de encontrar armas ou outros instrumentos proibidos.
 
A rebelião, iniciada na tarde do domingo (24/05), continuou até o início da manhã desta segunda-feira (25/05). Entre os mortos, pelo menos um foi decapitado e cinco pessoas ficaram feridas. As negociações foram mediadas pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal da cidade.
No domingo (24), Clériston Leite, diretor do presídio, informou que vai investigar as causas da rebelião, mas adiantou que a princípio começou após uma briga entre facções. Como aos domingos são realizadas as visitas aos detentos, muitas famílias foram feitas reféns na rebelião. Entre os reféns, há mulheres e crianças.
 
Ainda segundo o policial, as mortes e ferimentos foram causadas em brigas entre os próprios presos. Os cinco feridos foram liberados pelos presos e encaminhados para o hospital Clériston Andrade, um deles em estado grave.
Os detentos exigiam a presença de representantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Feira de Santana para encerrar a rebelião. Por volta das 19h, a comissão chegou ao local, entretanto, os presos mudaram a posição e disseram que só vão começar a liberar os reféns e se entregar na manhã desta segunda-feira (25).
 
O detento estava participando das negociações com a direção do Conjunto Penal. Também estão mortos, José Silas da Silva, que foi decapitado e residia no bairro Rocinha; Haroldo de Jesus Brito, que morava na Rua Nova; Alisson Rodrigues Oliveira, que residia no conjunto Feira VII, Juliel Pereira dos Santos, do George Américo e Luiz Paulo de Souza Alencar, além do detento identificado apenas como Júnior.
O fornecimento de água foi cortado no local, mas o abastecimento de energia mantido até o fim do conflito.

Situação do presídio
De acordo com informações disponíveis no site da Seap, o presídio abriga 1.467 detentos, no entanto, só possui capacidade para 644. Com isso, 823 excedem a capacidade. Desse total, a grande maioria, 1.376, é de homens - 1.055 presos provisórios e 341 condenados. Das 91 mulheres, sendo que 49 provisórios e 42 condenados.
 
A Seap informa ainda que a unidade tem 13 pavilhões - 12 masculinos e um feminino. Dos próprios para homens, seis não estão em funcionamento. Três locais são improvisados para recebimento de presos em regime especial, como idosos e pessoas em regime semi-aberto.

Sobe para oito o número de mortos na rebelião no Conjunto Penal de Feira

Vitimas da rebelião
 Subiu para oito o número de detentos assassinados durante a rebelião no Conjunto Penal de Feira de Santana iniciada na tarde de domingo (24/05) após uma briga entre dois grupos rivais no pavilhão 10 do presídio.

O oitavo detento foi identificado, na manhã desta segunda-feira (25/05), como Jailson Lázaro, condenado por homicídio em Ipirá e por estelionato em Feira de Santana. Ele foi assassinado durante a madrugada, segundo informações passadas ao Acorda Cidade pelo presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Ronny, que foi chamado pelos detentos juntamente com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara para comparecer ao local.
Ainda segundo o vereador, o detento estava participando das negociações com a direção do Conjunto Penal. Também estão mortos, José Silas da Silva, que foi decapitado e residia no bairro Rocinha; Haroldo de Jesus Brito, que morava na Rua Nova; Alisson Rodrigues Oliveira, que residia no conjunto Feira VII, Juliel Pereira dos Santos, do George Américo e Luiz Paulo de Souza Alencar, além do detento identificado apenas como Júnior.
Nesta manhã ainda há reféns no presídio. Armas foram apreendidas e não houve fuga.
 
Informações de Aldo Matos do Acorda Cidade 

Continua rebelião no Conjunto Penal de Feira de Santana

Reféns
 Não foi cumprida a promessa de libertar as pessoas que estão sido mantidas reféns, no pavilhão 10 do Presídio Regional de Feira de Santana e a rebelião continua, na manhã desta segunda-feira (25/05). Durante a rebelião, que foi iniciada no inicio da tarde deste domingo (24/05), dia de visita. Sete detentos foram mortos e cinco saíram feridos.

As pessoas que estão mantidas reféns, ainda não se sabe até o momento a quantidade. Informações policiais apontam que, entre elas, estão os parentes dos presos, dentre mulheres e crianças. A agitação. Entre os mortos, pelo menos um foi decapitado e cinco pessoas ficaram feridas.
As negociações foram encerradas por volta das 22h do domingo e reiniciaram por volta das 7h desta segunda-feira, com a chegada da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal da cidade. Não houve ocorrência grave durante a madrugada.
 
Os presos entregaram três armas, sendo dois revólveres e uma pistola. Eles aceitaram liberar os cinco feridos, todos presidiários feridos com facas artesanais, um deles em estado grave, que foram levados em ambulâncias para o hospital.
Clériston Leite, diretor do presídio, informou que vai investigar as causas da rebelião, mas adiantou que a princípio começou após uma briga entre facções. 
 
Como aos domingos são realizadas as visitas aos detentos, muitas famílias foram feitas reféns na rebelião. Entre os reféns, há mulheres e crianças.
Ainda segundo o policial, as mortes e ferimentos foram causadas em brigas entre os próprios presos. Os cinco feridos foram liberados pelos presos e encaminhados para o hospital Clériston Andrade, um deles em estado grave.
 
De acordo com informações disponíveis no site da Seap, o presídio abriga 1.467 detentos, no entanto, só possui capacidade para 644. Com isso, 823 excedem a capacidade. Desse total, a grande maioria, 1.376, é de homens - 1.055 presos provisórios e 341 condenados. Das 91 mulheres, sendo que 49 provisórios e 42 condenados.
 
A Seap informa ainda que a unidade tem 13 pavilhões - 12 masculinos e um feminino. Dos próprios para homens, seis não estão em funcionamento. Três locais são improvisados para recebimento de presos em regime especial, como idosos e pessoas em regime semi-aberto.
 
Imagens da TV Subaé

Detentos amotinados no Presídio de Feira prometem libertar reféns nesta segunda (25/05)

Rebelião
 Após oito horas de rebelião, os detentos do Presídio Regional de Feira de Santana, prometeram liberar os reféns apenas na manhã desta segunda-feira, (25/05). De acordo com o coronel PM Adelmário Xavier, comandante da Regional Leste, todas as exigências feitas pelos presos foram atendidas.

A rebelião teve início por volta das 14h e foi comandada pelos próprios detentos, a fim de promover o "acerto de contas entre grupos rivais". A causa, no entanto, ainda não é conhecida. De acordo com informações disponíveis no site da Seap, o presídio de Feira de Santana abriga 1.467 detentos, mas só possui capacidade para 644.
Os amotinados exigiram a presença da imprensa, de membros da OAB e da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Feira de Santana no local.  O presidente da Câmara, Ronny Oliveira, o vereador Pablo Roberto e a vereadora Cintia Machado chegaram ao presídio por volta das 19h para participar das negociações. "Eles pediram nossa presença por segurança, pois foram transferidos para outro pavilhão", disse o vereador Ronny.
 
O detento José Silas foi decapitado. Também foram executados Alison Rodrigues e Haroldo Brito. Os nomes dos outros quatro mortos ainda não foram divulgados pela polícia. O Departamento de Polícia Técnica está no local e realiza os levantamentos cadavéricos.
O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Eduardo Guimarães, o comandante do Comando Regional Leste (CPRL), coronel Adelmário Xavier, o delegado João Uzzum, entre outras autoridades se uniram para acalmar os ânimos dos presos e negociar a libertação dos reféns.  
 
REBELIÃO – Detentos do pavilhão 10 do Presídio Regional de Feira de Santana, , que tem capacidade para 152 pessoas, mas está com 340 presos se rebelaram , na tarde deste o que resultou na morte de  sete detentos e cinco feridos. 
As informações são do major Moraes, da Companhia de Policiamento de Guarda, que é a responsável pelo policiamento ostensivo da parte externa do presídio. A rebelião ainda estava em andamento.
 
Clériston Leite, diretor do presídio, informou que vai investigar as causas da rebelião, mas adiantou que a princípio começou após uma briga entre facções criminosas.
Como aos domingos são realizadas as visitas aos detentos, familiares são mantidos reféns na rebelião. Entre os reféns há mulheres e crianças. Ainda segundo o policial, as mortes e ferimentos foram causadas em brigas entre os próprios presos.

Radialista é sequestrado e executado em Conceição da Feira

Local do crime
 O radialista Djalma Santos da Conceição, 53 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (23/05), no povoado de Timbó, zona rural do município de Conceição da Feira (a 120 km de Salvador).

De acordo com informações do site  São Gonçalo Agora, o irmão da vítima, Umberto Santos, relatou à polícia que Djalma foi sequestrado por três homens encapuzados na noite de sexta-feira, 22, por volta das 23h, enquanto realizava uma roda de samba, em seu quiosque, localizado no município de Governador Mangabeira.
Os criminosos chegaram em um carro branco, interromperam a festa e pegaram Djalma à força. Em seguida, colocaram o radialista no porta malas do veículo e fugiram. A polícia local informou que Djalma pode ter sido torturado antes de ser executado. O corpo da vítima foi encontrado com 15 marcas de tiros em diversas regiões do corpo como olho direito, perna, tórax, abdômen e queixo. 
 
Djalma Santos apresentava o programa Acorda Cidade da rádio comunitária RCA FM, em Conceição da Feira, e era conhecido por ser muito polêmico. Ainda de acordo com o São Gonçalo Agora, a família do radialista sempre o advertia  sobre o grande risco de denunciar políticos e criminosos. Djalma recebia ameaças constantes. A polícia ainda não identificou nem prendeu os criminosos.
Informações do A Tarde

Rebelião no Conjunto penal de Feira deixa sete mortos e cinco feridos

Rebelião
 Até por volta das 18 horas deste domingo (24/05), durante uma rebelião que ocorre no pavilhão 10 do Presídio Regional de Feira de Santana deixou ao menos sete detentos mortos e cinco feridos. As informações são do major Moraes, da Companhia de Policiamento de Guarda, que é a responsável pelo policiamento ostensivo da parte externa do presídio. A rebelião ainda estava em andamento.

Clériston Leite, diretor do presídio, informou que vai investigar as causas da rebelião, mas adiantou que a princípio começou após uma briga entre facções criminosas.
Como aos domingos são realizadas as visitas aos detentos, familiares são mantidos reféns na rebelião. Entre os reféns há mulheres e crianças. Ainda segundo o policial, as mortes e ferimentos foram causadas em brigas entre os próprios presos.
 
Os detentos exigem a presença de representantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Feira de Santana, Reinaldo Miranda o Ronny,  para encerrar a rebelião.
Foram feridos a golpe de faca Dioclécio Aureliano dos Santos, Davi Pires Almeida Fernandes, Anderson Clayton Silva Nascimento, Iago de Jesus dos Santos e Luiz dos Santos Almeida. Ele foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
 
O detento José Sirlas foi decapitado. Os nomes dos outros seis mortos ainda não foram divulgados pela polícia. O Departamento de Polícia Técnica está no local e realiza os levantamentos cadavéricos.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Presa quadrilha suspeita de roubos a bancos no interior da Bahia

Acusados presos
 Sete homens suspeitos de integrar uma quadrilha de assalto a banco foram presos em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar e apresentados nesta sexta-feira (22/05), durante coletiva à imprensa, pelo delegado Maurício Moradillo e pelos major PM Barreto e major PM Washington, da Força Tarefa.

O grupo é suspeito de roubar dois bancos em cidades diferentes da Bahia. Um ação foi no município de Barro Alto, em 6 de março, e a outra, em Andorinha, no dia 1º de maio. Outros quatro homens que também fazem parte da quadrilha estão sendo procurados.
 
Antonio José dos Santos, de 37 anos, Eudes Barbosa de Souza, 31, e Eucassio Ribeiro Costa, 30, foram presos em Cafarnaum. Outros três, Soleimar Lopes de Almeida, o “Galego”, 36, Marcos André de Lima, 34, e João Rosa dos Santos, 22, estavam em Irecê. Já o último deles, James Cleido Mourato de Matos, 31, foi capturado em Mulungu do Morro.
De acordo com o delegado Maurício Moradillo, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado, outros quatro integrantes da quadrilha, Ricardo Santos de Souza, 24, Humberto José Neves e Silva, 18, e os de pré-nomes “Betinho” e “Galguinho do Recife” estão sendo procurados.
 
Com os ladrões, os policiais apreenderam duas pistolas, uma ponto 40 e outra 45, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, uma balança de precisão, munições, um veículo Vectra, preto, um Golfe, branco, e uma Hilux, também branca, esta roubada e utilizada pela quadrilha no assalto ao banco de Andorinha.
Autuados por porte e posse ilegal de armas e munições, receptação, formação de quadrilha e adulteração de sinal em veículo automotor, os criminosos foram encaminhados ao Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

Vereador morre em acidente entre carro e caçamba na BR-101

Local do acidente
 O vereador Jocélio Figueiredo Vilas Boas, do município de Dom Macedo Costa, no Recôncavo Baiano morreu após grave acidente entre um carro de passeio e uma caçamba por volta das 7h da manhã desta sexta-feira (22), na altura do Km 208, da BR-101, no município de Governador Mangabeira, também no recôncavo.

De acordo com a PRF, a batida frontal ocorreu após uma "ultrapassagem indevida" feita por um dos veículos. Após o acidente, o motorista morreu no local, e outras duas pessoas, segundo a PM, foram levadas para um hospital da região. 
 
O estado de saúde das vítimas é desconhecido. Até por volta das 12h, equipes da PRF continuavam no local do acidente.

Policial militar é morto durante tentativa de assalto a agência dos Correios

Local do crime
 Um soldado da Polícia Militar foi morto na manhã desta quinta-feira (21/05) durante uma tentativa de assalto a uma agência dos Correios da cidade de São José da Vitória, no interior da Bahia. A ação criminosa ocorreu por volta das 10h.

Denisson Rodrigues Sampaio, 31 anos, lotado na 62ª CIPM de Camacan, foi surpreendido com tiros quando entrava na agência para atender à ocorrência relacionada aos criminosos que tentavam assaltar a instituição.
 
Dois integrantes da quadrilha dispararam um tiro contra a cabeça do policial, que acabou morrendo no local. Ao cair, o soldado ainda foi atingido por mais disparos feitos por comparsas que davam cobertura à ação criminosa, do lado de fora da agência.
"Os Correios têm um alarme silencioso que foi acionado na polícia. Quando ele [policial] foi verificar o que estava acontecendo, e tentou intervir, foi baleado com diversos tiros por cerca de cinco criminosos. Ele estava de serviço e morreu fardado", informou o major Riccio, comandandante da PM da cidade de Itabuna.
 
Segundo o major, após o crime, os homens fugiram. Pela tarde, o carro utilizado pelos suspeitos foi encontrado na região, mas até às 16h44 ninguém havia sido preso. A polícia também não tem a confirmação da quantia levada pelos criminosos.
 
O delegado da Polícia Civil, que estava próximo ao local, ouviu os tiros e conseguiu reagir contra os bandidos, que conseguiram fugir.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, há pistas dos suspeitos e também do veículo utilizado no assalto que culminou na morte do soldado, um Fiat/Palio Adventure de cor prata, que estava com a placa JLE 1136.
 
Além dos criminosos que atiraram no soldado, a polícia também está à procura dos demais integrantes da quadrilha que efetuou o assalto. Testemunhas do roubo estão sendo ouvidas para ajudar na identificação dos criminosos.

 
Equipes das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPE) Cacaueira e Mata Atlântica, do Grupamento Aéreo (Graer), além da própria 62ª CIPM, seguem em buscas aos quatro criminosos. Até a tarde desta quinta (21), nenhum dos criminosos havia sido preso.