quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Homens armados roubam pneus de viatura e explodem banco em Humildes

Local do crime
 Um grupo de homens, fortemente armados explodiu um terminal do banco Bradesco, na madrugada desta quinta-feira (26/02), no Distrito de Humildes, em Feira de Santana. O terminal ficou completamente destruído.

De acordo com moradores, que preferiram não ser identificado, o local foi invadido por cerca de oito homens, por volta das 2h, que chegaram ao distrito por meio de dois carros, um pick-up Fiat/ Strada, cor branca e outro carro de cor vermelha. 
Uma residência localizada ao lado do terminal ficou com a parede rachada com a força dos explosivos colocados no caixa eletrônico.
 
Com a explosão, o telhado do terminal também desabou. De acordo com a Polícia Civil local, que fica a poucos metros do terminal bancário, os bandidos chegaram a roubar dois pneus da viatura que estava estacionada em frente ao posto da Polícia Militar. No momento da ação, três policias estavam de plantão.
Conforme a polícia, imagens do circuito de câmeras do terminal bancário visualizaram os bandidos fugindo pela BR-101 e, até o final da manhã desta quinta, ninguém foi preso. A quantia levada pelos assaltantes não foi revelada.

Mais de 4 mil PMs vão garantir a segurança na Micareta

Reunião
 Um efetivo de mais de quatro mil policiais militares vai trabalhar na Micareta de Feira de Santana, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de abril. O plano de segurança foi discutido na manhã desta quinta-feira, 26, durante reunião entre o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Pinto Cordeiro, e representantes do Comando de Policiamento Regional Leste da Bahia (CPRL).

De acordo com o comandante do CPRL, Coronel Adelmário Xavier, os policiais serão distribuídos em aproximadamente 11.800 plantões. Eles atuarão em todo o espaço da festa, incluindo o Circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, e os espaços Charles Albert, na praça da Kalilândia, e Quilombola, na avenida João Durval.
 
O planejamento operacional será elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev), à qual é vinculada a Guarda Municipal, e o Corpo de Bombeiros. O comandante alertou para a necessidade de haver mais rigor na fiscalização dos acessos ao Circuito Maceca Ferreira – 38 ao todo – bem como o controle de circulação de carros de bebidas.
 
De acordo com o coordenador de Operações da PM, Tenente Coronel Wanderval Menezes Ramos, o esquema de policiamento seguirá a mesma linha dos anos anteriores, com algumas modificações para melhorar o desempenho. Serão feitas, por exemplo, pequenas alterações no mapa do circuito principal, especialmente com relação aos portões de acesso e instalação de postos elevados.
 
Para o secretário Rafael Cordeiro, a segurança é primordial para o êxito da Micareta, que reúne um público estimado em 1,2 milhão de pessoas. “Não adianta fazer uma festa bonita, com grandes atrações, se não houver um esquema de segurança eficiente”, afirmou. O grande atrativo, em seu entendimento, deve ser a imagem de um evento sem violência.

Duas pessoas morrem em acidente entre carro e ônibus na BR-135

Local do acidente
 Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo um ônibus e um carro de passeio na BR-135, nas proximidades do povoado de Barra do Riacho, região de Riachão das Neves, oeste da Bahia, na quarta-feira (25/02).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acredita que a batida tenha acontecido após o pneu do carro de passeio estourar, o motorista perder o controle da direção e se chocar com o ônibus que vinha no sentido contrário.
A polícia afirma que nenhum passageiro do ônibus chegou a ficar ferido. O acidente deixou o carro de passeio destruído.
 
Informações do g1 e foto Fernandez Fernandes / Blod do Sigi Vilares

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Motorista é assassinado no Panorama após perseguir assaltante

Local do crime
 O motorista Francelio Almeida Fernandes, 33 anos, que residia na rua Afonso Celso, no Parque Panorama foi assassinado no final da manhã desta quarta-feira (25), por volta de 11h45, no interior de um veículo Ducato, de cor branca, placa HJG 1554, licença de Feira de Santana.

Segundo informações de testemunhas, um homem montado numa motocicleta roubou uma mulher e o motorista passou a seguir e ao encontrar, discutiram e o ladrão deflagrou tiros acertando a cabeça de Francelio, que não resistiu e morreu no local. O bandido fugiu tomando rumo ignorado.
O Sargento Pascoal, da viatura Agreste 32, Ronda Escolar, 67ª CIPM, informou a reportagem do Acorda Cidade, que a polícia vai investigar se o crime se trata de homicídio ou latrocínio (roubo seguido de morte), já que existe a informação de um assalto no mesmo local. Outra informação a ser confirmada é se a vítima foi morta a tiros.
 
“Recebemos a informação de que havia ocorrido um assalto aqui no local, mas vamos aguardar a perícia para saber o que realmente aconteceu. Pela posição do corpo poderemos saber se realmente houve um assalto ou se o crime ocorreu após uma discussão. Provavelmente houve tiros, mas também só saberemos após a perícia”, afirmou.
Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) compareceram ao local do crime, onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.
 
Fotos Boono Vox

Casal é preso após praticar diversos assaltos em Feira de Santana

Acusados presos
 Um casal foi preso por volta das 01h20 desta quarta-feira (25/02), por Policiais Militares da 64ª,66ª e 67ª (CIPM), Companhia Independente de Polícia Militar, após praticarem diversos assaltos em Feira de Santana.
Os dois foram identificados até o momento como Robson e Juliana. No momento dos assaltos, os dois estavam na companhia de um outro homem, até o momento não identificado pela policia.
 
Segundo os militares os assaltos começaram a ser praticados pelo trio por volta das 20 horas desta terça-feira (24/02), nos bairros Tomba; Brasília; Panorama; Sitio Matias; Fraternidade, Feira VII e também atuaram em São Gonçalo, na localidade do Magalhães, onde acabaram sendo presos.
Com o casal os policiais encontraram um veiculo Gol, de cor Prata com a placa adulterada, diversos telefones celulares, bolsas e dinheiro, entre outros objetos tomados de assaltos, além de um revolver calibre 38 e 40 petecas de cocaína. 
 
O que chamou atenção dos policiais foi um dos assaltos que o trio fez no Feira VII, onde atravessaram o veiculo na frente de um ônibus do transporte coletivo urbano e roubaram todos passageiros.
 
Segundo a polícia, o casal juntamente com o comparsa tomaram o veiculo de assalto no bairro Tomba e depois começaram a praticar os assaltos. A polícia foi acionada, onde guarnições da 67ª CIPM e da Paraguaçu de São Gonçalo se mobilizaram, mas não conseguiram prendê-los. Horas depois, o casal foi lanchar na Praça de Alimentação.
 
MONITORAMENTO - A prisão do casal aconteceu com a ajuda e desempenho da Central de Monitoramento, quando militares que trabalham e sabiam da sequencia de assalto que o casal e o comparsa estavam praticando os assaltos, através de informações da CICOM.
 
“Percebeu-se que o veiculo suspeito um homem e uma mulher de cor branca, pararam o veiculo na Praça de Alimentação, mexeram na placa do veiculo. O PM entrou em contato com a CICOM e passou toda as coordenadas, ai as guarnições da 64ª,66ª e 67ª foram ao local e conseguiram prender o casal”, frisou um dos policiais.
 
O casal foi conduzido para Central de Flagrantes do Complexo de Delegacias do Sobradinho, onde Robson e Juliana foram autuados em flagrante por assalto a mão armada.
 
AGRESSIVIDADE  - Diversas vitimas foram até a delegacia onde reconheceram o casal como autores dos assaltos. Na delegacia, as vitimas contaram que no momento do assalto, a mulher descia de arma em punho com um dos homens também de arma em punho. “Essa mulher é muito agressiva, ela nos agredia verbalmente e fisicamente, falava mal o tempo todo e dizia que iria dar um tiro na minha cabeça”, contou uma das vitima que não quis ser identificada.
 
Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que tem o comando do delegado André Ribeiro afirmaram que o casal já estava sendo investigado e que há inúmeros assaltos na cidade praticados por casal, onde na maioria das vezes, era três homens, uma mulher, ou até mesmo dois casais.
 
Os policiais pedem para as pessoas que foram vitima de assaltos nos últimos dias principalmente quando tinha uma mulher no meio que compareça a DRFR para fazer o auto de reconhecimento, localizada no Complexo Investigador Bandeira que fica no Jomafa.

Vereador fica gravemente ferido após capotamento na Bahia; esposa morre

Local do acidente
 Um vereador da cidade de Eunápolis ficou gravemente ferido após capotar o veículo na BR-101, em Arataca, região sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (25). A esposa do edil, identificada como Alexsandra Moschen Leite, de 42 anos, também estava no carro e morreu no local do acidente. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a PRF, o Lucas Leitte, do Partido dos Trabalhadores (PT), e a mulher, seguiam de Eunápolis em direção ao município de Itabuna, quando ocorreu a tragédia. A polícia suspeita que o acidente tenha sido ocasionado por uma forte chuva na região.
 
Após o capotamento, o vereador foi levado para o Hospital de Base, em Itabuna, e corre risco de morte, de acordo com informações da PRF. Já o corpo da esposa chegou a ficar preso às ferragens e, em seguida, foi encaminhado para Departamento de Polícia Técnica da região.
 
No último domingo (22), outro acidente na BR-101, entre as cidades de Arataca e São José da Vitória, matou cinco pessoas da mesma família. Eles tinham saído de Teixeira de Freitas, extremo-sul, para fazer o reconhecimento do corpo de um outro parente no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, quando ocorreu a fatalidade.

Feirense é preso com 581 kg de maconha e 800 munições na BR-163

Munição e droga
 Jean Pindobeira Santos, 25 anos foi preso pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) no início da noite de ontem, na BR-163, em Campo Grande, com 581 kg de maconha e 800 munições. O homem é de Feira de Santana (BA) e levaria a droga até a cidade baiana, passando por Goiânia (GO).

De acordo com o delegado Enilton Zalla, por volta das 18h, o homem foi abordado em um Corolla prata, que havia sido roubado no município de Trindade (GO) e estava com as placas adulteradas. Além da droga, os policiais apreenderam 800 munições, sendo 100 unidades de calibre .45, 200 de calibre .40, 200 de 38 e 300 unidades para pistolas 9mm de calibres 40 e 45.
 
O homem afirmou aos policiais que levaria a droga até Feira de Santana (BA), mas passaria antes por Goiânia (GO). Jean disse ainda que pagou R$ 50 pelo quilo da droga e que ele mesmo iria distribuí-las.
 
O autor foi atuado em flagrante por tráfico, receptação e porte de arma de uso restrito. O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Piratininga. A maconha e as munições foram encaminhadas à Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico).

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Bandidos invadem agência, roubam cofre e levam reféns durante fuga

Fuga dos assaltantes
 Cerca de oito homens assaltaram a agência do Banco do Brasil da cidade de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia, no final da manhã desta segunda-feira (23/02), de acordo com informações da polícia local.

Ainda segundo a polícia, os suspeitos armados chegaram em dois carros, atiraram para o alto, invadiram a agência e roubaram o dinheiro do cofre.  Os reféns foram liberados logo em seguida.
 
Após a ação, eles fugiram pela BR-235 com um grupo de reféns, cujo número ainda é desconhecido. Buscas estão sendo feitas pela região, mas até o momento ninguém foi preso.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Preso ex-PM líder de quadrilha envolvida em sequestro e estupro em shopping

Adilson Oliveira
 Líder da quadrilha envolvida no sequestro, roubo de um carro, e estupro de uma mulher no Salvador Norte Shopping, em outubro do ano passado, o ex-policial militar Adilson Oliveira Cerqueira, 64, foi preso na última sexta-feira (20/02), em São Sebastião do Passé. De acordo com a Polícia Civil, o ex-PM foi preso dentro de um imóvel. Com ele, foram encontrados diversos documentos e placas de veículos roubados, placas adulteradas, equipamento para adulteração de chassis e dois revólveres calibre 38. Todo o material foi apreendido.

De acordo com o delegado Marco César Silva, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), "Cabo Adilson", como é conhecido, é considerado um dos maiores receptadores de veículos da Região Metropolitana e coordenava todo o processo de roubo e revenda de veículos em cidades do interior, a exemplo de Entre Rios. 
 
Expulso da corporação há mais de 20 anos, o ex-PM já acumula diversas acusações de roubo. “Esse ex-policial já foi preso em Entre Rios com 10 veículos roubados", informou o delegado. Ainda de acordo com a Polícia Civil, "Cabo Adilson" foi indiciado por roubo, receptação e formação de quadrilha. 
 
O ex-PM tem ligações com os assaltantes Adriano Santana Silva e José Aparecido da Conceição, que no mês de outubro de 2014, sequestraram uma mulher no estacionamento do Salvador Norte Shopping, para roubar seu automóvel e a estupraram. No dia do crime no shopping, Adriano e Aparecido chegaram ao estacionamento em um Corsa prata, por volta das 20h30, e esperaram a vítima sair para roubar o Renault Sandero branco dela. Adriano ficou com o Corsa e Aparecido com o Sandero e a mulher.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Grave acidente na BR-101 mata 5 e deixa 1 ferido

Veículo das vitimas
 Cinco pessoas morreram, entre elas um bebê de 4 meses, e um ficou ferido, após um acidente de carro no km 552 da BR-101, entre as cidades de São José da Vitória e Arataca, no sul da Bahia, no início da tarde deste domingo (22/02). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo invadiu a pista contrária, bateu em uma árvore e capotou.

Segundo a polícia, as vítimas saíram de Teixeira de Freitas para reconhecer o corpo de um parente no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, que teria sido assassinado no sábado (21), no município de Itajuípe. A criança que está entre as vítimas do acidente não estava no 'bebê conforto' e foi lançada a cinco metros de distância de onde o carro parou.
Dois corpos já foram identificados pela polícia. O bebê de quatro meses, com iniciais A.G.S.F, e José Altino Marcílio Santos, de 56 anos, que viajava no banco do carona. O motorista do carro sobreviveu ao acidente e foi socorrido para o Hospital de Base de Itabuna.
 
Não há informações sobre o parentesco entre os passageiros, nem sobre o estado de saúde do condutor do veículo. Os cinco corpos foram encaminhados para o DPT de Itabuna.
 
Foto: Camila Oliveira/TV Santa Cruz

Policiais saem ilesos após viatura sair da pista e bater em poste na BA-046

Local do acidente
 Uma viatura da 4ª Coordenadoria de Polícia Regional de Santo Antônio de Jesus, na região metropolitana de Salvador, colidiu com um poste de iluminação no início da manhã deste domingo (22).
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), nenhum dos dois policiais que estavam no veículo se feriram.

A PRE afirma que os policiais contaram que a viatura apresentou um problema mecânico e, como estava chovendo e a pista estava molhada, saiu da estrada e atingiu o poste.
Foto: Marcus Augusto / site Voz da Bahia

Suspeitos de assaltos a bancos são mortos em troca de tiros com a polícia

Material apreendido
 Dois homens suspeitos de assaltos e explosões a bancos morreram durante uma troca de tiros com a polícia em Tanhaçu, localizado a 483 quilômetros de Salvador. Segundo o delegado Leonardo Rabelo, titular da 20ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Brumado), o caso aconteceu na noite de sexta-feira (21/02), na BA-142, estrada que liga a cidade ao município Barra da Estiva.

Conforme o investigador, os suspeitos conhecidos como  “Mike” e “Dedeu” dirigiam um carro que havia sido roubado, na quarta-feira (18), perto do fórum de Brumado, e atiraram após avistarem os policiais. "Eles estavam indo para Barra da Estiva e, quando avistaram os policiais civis de Brumado e de Conquista, atiraram. Os agentes tiveram que revidar", disse o delegado, em entrevista ao G1 neste sábado (21).
“Mike” e “Dedeu” dirigiam um carro que havia sido roubado, na quarta-feira (18)
 
Na troca de tiros, dois suspeitos morreram. Outros três conseguiram fugir por um matagal, depois de abandonar o veículo. "Um dos mortos é filho de um rapaz conhecido como Wendel, que foi preso durante uma operação policial, no ano passado, por venda fraudulenta de veículos na cidade", disse.
 
A polícia suspeita que a quadrilha planejava explodir outra agência bancária, já que encontrou dinamites com o grupo. "Os policiais encontraram com eles armas de fogo, explosivos, pavios e munições. Por isso a gante imagina que planejavam mais uma ação criminosa", destacou.
De acordo com o delegado, o grupo já vinha sendo investigado por outros assaltos a agências bancárias ocorridos na região. A polícia tenta agora localizar os outros suspeitos. Os corpos dos suspeitos mortos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

PRF registra redução de 36% no numero de mortes nas estradas durante o carnaval

Acidente nas estradas
 O número de mortes nas estradas federais que cortam a Bahia reduziu 36% em relação ao mesmo período no ano passado. Em 2015, 9 mortes foram contabilizadas, enquanto em 2014 foram 14. A Operação Carnaval 2015 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro. O balanço final foi divulgado na tarde desta quinta-feira (19).

De acordo com a PRF, o número de acidentes caiu 17% e a quantidade de feridos também apresentou redução de 18%. Em 2015, 142 acidentes foram registrados, enquanto em 2014 o número foi de 171. O número de feridos caiu de 101, em 2014, para 83, em 2015. No total, 16.189 veículos foram fiscalizados, 18.515 pessoas foram abordadas, sendo 4.601 autuadas.
 
A PRF ainda informou que 2.394 motoristas foram notificados por ultrapassagens proibidas, além de 9.676 imagens de radar capturadas por veículos em excesso de velocidade. Dos nove acidentes registrados com mortes, três foram por colisão frontal, dois por colisão traseira, dois atropelamentos, uma saída de pista e uma colisão lateral. Os registros foram nas BRs 116 (2), 349 (2), 420 (1), 367 (1), 110 (1), 242 (1), 101 (1).
 
Lei seca
Durante a Operação Carnaval 2015, 7.042 testes com etilômetro foram realizados e 121 condutores notificados por dirigirem alcoolizados. A infração gravíssima tem multa de R$ 1.915,40. Dos flagrados, 19 motoristas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária por crime de embriaguez no trânsito (artigos 165 e 306 do CTB, além da lei 11.705/2008 e Lei 12.760/2012).
 
A PRF ainda informou que, durante as abordagens policiais,  46 pessoas foram encaminhadas às Delegacias de Polícia Judiciária, cujos crimes variaram desde mandado de prisão em aberto, posse de veículos roubados, embriaguez, armas e drogas.

Ações educativas
Dentre as ações educativas, a PRF realizou o Cinema Rodoviário, que este ano desenvolveu ações nas rodovias federais e na Rodoviária de Salvador, com a orientação de passageiros dos ônibus intermunicipais e interestaduais a usarem o cinto de segurança. As palestras e vídeos educativos conseguiram alcançar 8.493 pessoas.

Assaltantes cercam PMs e explodem caixa e cofre de banco

Agencia assaltada
 Cerca de 10 homens armados explodiram um caixa eletrônico e um cofre do Banco Bradesco do município de Itatim, a cerca de 200 quilômetros de Salvador, durante a madrugada desta quarta-feira (18). De acordo com informações da Polícia Militar, a ação dos assaltantes aconteceu por volta das 3h30, no centro da cidade.

Os suspeitos chegaram em quatro veículos. Alguns dos homens cercaram o posto da PM na cidade para impedir que os policiais saíssem, enquanto outros se deslocaram para o banco. Apenas um dos três caixas eletrônicos da unidade foi explodido com dinamites.
A polícia ainda não tem informações sobre a quantia levada pelos criminosos, que fugiram nos mesmos veículos. Com a explosão, a frente da agência ficou destruída e parte do teto desabou. Após a ação, homens da Polícia Militar fizeram rondas na região, mas não conseguirarm encontrarar os suspeitos. Até a publicação da reportagem, ninguém havia sido preso.

Motorista sobrevive e filha morre após van com 18 bater em caminhão na BR-116

Acidente
 Um acidente envolvendo uma van e um caminhão matou uma adolescente de 14 anos e deixou outras oito pessoas feridas, na manhã desta quarta-feira (18), na BR-116, no município de Poções, região sudoeste da Bahia.

A colisão aconteceu no km 760 da rodovia, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da cidade, localizada a cerca de 440 quilômetros de Salvador. Segundo a PRF, a vítima fatal é filha do motorista da van.
 
De acordo com informações do órgão de trânsito, o caminhão-baú teria reduzido a velocidade para passar em um quebra-mola e a van, que vinha logo atrás, não conseguiu frear e colidiu no fundo no veículo.
Conforme a PRF, a van transportava 17 passageiros, além do motorista. Eles saíram de São Paulo com destino a Alagoas. Com a batida, a van ficou completamente destruída, e a alagoana Maria Genefy dos Santos, de 14 anos, morreu na hora.
 
O pai da adolescente, que não teve o nome divulgado, era quem dirigia a van no momento do acidente. Segundo a PRF, ela estava no banco de trás do motorista. O condutor e duas pessoas tiveram ferimentos graves. Outros cinco passageiros ficaram levemente feridos.
 
Os sobreviventes foram socorridos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da concessionária que administra a rodovia. Eles foram levados para o Hospital São Lucas e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poções. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas, a maioria de Alagoas.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Policial é preso por estuprar três garotos de 13 anos em Ilhéus

Um soldado da Polícia Militar foi autuado em flagrante por estupro de três crianças na tarde de quarta-feira (11), em Ilhéus, no sul da Bahia. Valdemar Jesus de Oliveira, que era lotado na 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), foi flagrado com três garotos de 13 anos em sua própria residência, no bairro Hernani Sá.
Em depoimento prestado ao delegado André Aragão Lima, coordenador da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Ilhéus), os garotos afirmaram ter conhecido o policial no mesmo dia, na praia do Morro de Pernambuco. O policial teria convidado o trio para ir até a residência dele, onde fariam um lanche e assistiriam filmes pornográficos. Ainda de acordo com os meninos, o PM teria oferecido celulares aos três em troca das relações sexuais. 
O caso foi descoberto após a mãe de dois dos meninos, que são gêmeos, estranhar a ausência eles em casa. Ela denunciou o desaparecimento à polícia, que obteve a informação de que o trio tinha, sido visto com o policial pela manhã. Guarnições foram encaminhadas até a residência do PM. 
De acordo com a Polícia Civil, Valdemar já era investigado por outros dois crimes sexuais contra crianças praticados em Ilhéus. Exames preliminares confirmaram o estupro, mas o laudo final será concluído em até 30 dias. O soldado encontra-se custodiado na 2ª Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Ilhéus.

Grupo atira contra base da PM, corta pneus de viatura e explode banco

Segundo polícia, bandidos não chegaram a roubar cofre de agência (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
Uma agência do Banco do Brasil foi explodida por volta das 2h desta quinta-feira (12), no município de Utinga, na região da Chapada Diamantina, na Bahia. De acordo com o delegado Henrique Lustosa, cerca de 20 homens tentaram violar o cofre da unidade, mas não tiveram êxito.

O delegado afirma que durante a ação os criminosos se dividiram em três grupos. Um deles roubou um caminhão, estacionou em frente a uma Base Operacional da Cipe / Semiárido e atirou contra a unidade, mas nenhum policial foi atingido. Outro grupo cortou os pneus de uma viatura da Polícia Militar em Utinga e os demais assaltantes explodiram a agência.
Munição usada por bandidos em ataque a banco (Foto: Divulgação / Polícia Civil)O delegado afirma que embora a explosão não tenha afetado o cofre do banco, toda a agência foi danificada com o impacto da ação. Os bandidos fugiram após o crime.
Segundo o delegado, um dos suspeitos chegou a ficar ferido na explosão após ser atingido por estilhaços e precisou ser carregado pelos outros bandidos.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Grupo intercepta van com pacientes e assaltaram as vítimas na BR-324

BR-324
 Cerca de dez homens armados e a bordo de três veículos interceptaram uma van da prefeitura de Livramento de Nossa Senhora (BA), com 11 pacientes, e assaltaram as vítimas na madrugada desta segunda-feira (08/02), no Km-530, da BR-324, em Feira de Santana, a cerca de 100km de Salvador.

Os suspeitos deixaram as pessoas em uma estrada da BR-101, na cidade Coração de Maria, e fugiram com veículo após o crime. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
 
A ocorrência foi registrada por volta das 3h da madrugada. De acordo com a polícia, os suspeitos levaram dinheiro e pertences das vítimas. Os pacientes, que seguiam na van paraSalvador a fim de realizar exames, foram socorridos por viaturas da PRF e levados para a rodoviária de Feira de Santana.
Conforme a polícia, as vítimas conseguiram dinheiro e ficaram no terminal à espera de um ônibus para a capital baiana. Até por volta das 8h30 desta segunda-feira (9), ninguém havia sido preso.
 
Outro assalto 
Um casal teve o carro roubado na madrugada desta segunda-feira, no Km-150, da BR-101, na zona rural da cidade de Conceição de Jacuípe, região de Feira de Santana. Segundo informações da PRF, o motorista chegou a ser levado como refém pelos suspeitos e a esposa dele foi deixada em um posto de combustíveis da região.
 
A polícia acredita que os criminosos sejam os mesmos que interceptaram a van com os pacientes no primeiro assalto na BR-324. Segundo a PRF, minutos depois do crime, o motorista foi deixado pelos suspeitos em uma estrada e liberado. Ninguém ficou ferido na ação criminosa.
 
Informações do g1 

Manifestantes bloqueiam 2 sentidos da BA-535

Protesto
 Um grupo de manifestantes realizou um protesto na manhã desta segunda-feira (09/02), na Via Parafuso, localizada BA-535, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Com cartazes em que pediam emprego, os moradores bloquearam os dois sentidos da pista e deixaram o trânsito congestionado na região.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a manifestação começou às 5h40 e terminou por volta das 7h. Equipes da PRE estiveram no local para organizar o trânsito, que foi normalizado após o protesto.
Informações do g1 foto: Everaldo Lins / site Visão Diária

Treze pessoas morrem e três ficam feridas em troca de tiros com a Rondesp

Armas aprendidas
 Uma troca de tiros no Cabula, em Salvador, deixou pelo menos 13 pessoas mortas e três feridas na madrugada desta sexta-feira (06/02). De acordo com a Central de Polícia, o tiroteio aconteceu por volta das 4h, na Estrada das Barreiras, entre um grupo com cerca de 30 homens e uma guarnição da Polícia de Rondas Especiais (Rondesp Central).

Segundo a Polícia Militar, a guarnição da Rondesp recebeu uma informação de que o grupo planejava arrombar uma agência bancária na Estrada das Barreiras. A PM encontrou um veículo abandonado durante uma ronda na área, a ao investigar a denúncia, percebeu que cerca de 30 homens estavam escondidos em uma baixada.
 
A guarnição foi recebida a tiros, e um sargento da Rondesp foi atingido de raspão na cabeça. A PM revidou e feriu 15 homens durante o confronto. Eles foram socorridos para o Hospital Roberto Santos. Das vítimas, onze não resistiram aos ferimentos e morreram após dar entrada na instituição. Já nesta manhã, mais uma delas morreu. Entre eles estavam um adolescente.
O sargento baleado durante a troca de tiros também foi socorrido, medicado e liberado ainda na manhã desta sexta-feira (6). Segundo a Polícia Civil, todas as vítimas eram do sexo masculino. As outras três pessoas feridas no tiroteio continuam internada na unidade médica.
 
De acordo com a PM, junto com os criminosos foram encontrados uma grande quantidade de drogas ilícitas e 16 armas, muitas de calibre restrito. O policiamento foi intensificado na Estrada das Barreiras para impedir retaliações ou ameaças à população do bairro.
 
A identidade dos envolvidos ainda não foi divulgada pela polícia. Os corpos das vítimas fatais serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, onde deverão passar por perícia.  
Caso similar aconteceu no dia 17 de janeiro; relembre
 
Há 21 dias, também na Estrada das Barreiras, dois homens morreram e um tenente da PM ficou ferido em outra troca de tiros no local. O confronto aconteceu na madrugada do dia 17 de janeiro, em uma localidade conhecida como Vila Moisés. 

Uma guarnição da Rondas Especiais (Rondesp/Central) realizava uma ronda no local quando suspeito da atitude de dois homens, que se esconderam ao ver a polícia. De acordo com a Polícia Militar, os policiais desceram da viatura e realizaram buscas no local.
 
Foi neste momento que eles encontraram um grupo de homens, que passou a atirar contra a PM. Um tenente da Rondesp foi baleado no pé direito, e durante o confronto, dois integrantes do grupo também foram baleados, enquanto os demais fugiram.
Tanto o tenente quanto os dois suspeitos foram socorridos para o Hospital Roberto Santos. Uma das vítimas foi identificada como Alexandre Leal, 22 anos. A dupla envolvida no tiroteio não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na instituição médica.
 
Já o militar foi transferido posteriormente para o Hospital São Rafael. O segundo rapaz que morreu após ser baleado no tiroteio ainda não foi identificado pelas polícias Civil e Militar.
 
Após a troca de tiros com o grupo, os policiais da Rondesp apreenderam duas armas - uma pistola Glock 9mm e um revólver de calibre 38. Também foram apreendidos 40 trouxas de maconha, cartuchos e cápsulas. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHP)), para onde o material apreendido também foi levado.  
 
Confira na íntegra o comunicado da Polícia Militar
 
A Polícia Militar da Bahia esclarece que, na madruga desta sexta-feira (6), por volta das 2h40, policiais da Rondesp-Central receberam, via Centel, uma informação levantada através do Serviço de Inteligência da SSP, que um grupo suspeito composto por cerca de 30 pessoas planejava arrombar uma agência bancária na Estrada das Barreiras.

Durante a diligência, a guarnição encontrou um veículo abandonado naquela região. Ao realizar a verificação da ocorrência, perceberam que os bandidos, cerca de 30 homens, estavam escondidos em uma baixada. Os policiais foram recebidos a tiros, e, neste momento, um sargento foi atingindo de raspão na cabeça. Em defesa, os PMs reagiram e atingiram 15 homens. Onze baleados morreram no local, três formam socorridos para o Hospital Roberto Santos e passaram por cirurgia, e um não corre risco de morte. O sargento da PM foi socorrido, medicado e liberado. Com os criminosos foram encontradas 16 armas, muitas de calibre restrito com carregadores alongados, e farta quantidade de droga.

As ações da Polícia Militar estão intensificadas no local com o objetivo de garantir à população a tranquilidade e a manutenção da rotina no bairro. Ações no combate ao cometimento de crimes de arrombamentos de caixas eletrônicos continuarão a ser desencadeadas em todo o Estado com o apoio do serviço de inteligência e a necessária presença ostensiva.
 
Informações do CORREIO 24 HORAS 

Uma pessoa morre e cinco ficam feridas em acidente na BR-101

Local do acidente
 Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas em um acidente entre dois carros de passeio, ocorrido por volta das 9h30 deste sábado (7), na BR-101, entre as cidades de Itamaraju e Teixeira de Freitas, no sul da Bahia.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta fez uma ultrapassagem indevida e  causou o acidente entre os dois carros, que vinham em sentido oposto. Ainda segundo a PRF, o motorista da carreta não parou para prestar socorro.
Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram o atendimento as vítimas no local. O corpo já foi retirado da via e, de acordo com a polícia, os feridos foram encaminhados para o Hospital Geral de Itamaraju. O estado de saúde deles não foi divulgado.
 
A PRF acrescentou que os veículos já foram retirados do local e que a via está liberada para o tráfego de veículos.
 
Foto: Danuse Cunha/Itamaraju Notícias

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Polícia prende jovem acusado de matar policial civil no Jardim Acácia

Anderson Melo
 Em uma operação conjunta envolvendo policiais civis, militares e federais foi preso na noite desta segunda-feira (02/02),um jovem acusado de ter matado o policial civil Ivonilton Nascimento Marques,conhecido como Dinho, 52 anos, na noite do último domingo (01/02), no bairro Jardim Acácia.

Anderson Melo Machado, o “Pau de Coco”, 18 anos, está preso no Conjunto Penal em Feira de Santana e disse que tinha a intenção de roubar o celular da vítima. Segundo o delegado Ricardo Brito, ele estava com um comparsa em uma moto e atirou porque viu uma arma na cintura do policial.
 
Segundo o delegado, a polícia realizou diligência para encontrar o suspeito desde o momento em que o assassinato foi informado e durante as investigações chegou até o nome do suspeito, que ainda tentou fugir entrando em um matagal, mas foi capturado.
Em entrevista ao Programa Acorda Cidade o delegado ressaltou o empenho dos policiais na prisão do assassino. “A resposta ao crime foi imediata com a prisão de Anderson. Desde o dia do fato começamos a investigar e com a união não só de policiais civis mas de todas as instituições, conseguimos chegar à autoria. Durante as investigações Anderson fugiu para o conjunto Viveiros, entrou em um matagal, conseguimos fazer um cerco neste matagal e os policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) conseguiram prendê-lo na madrugada. No momento ele estava armado, mas confessou que tinha passado a arma para o parceiro dele ”, ressaltou.
 
O delegado informou que o acusado confessou o crime com detalhes e  que não levou os pertences da vítima. “Ele viu o policial na porta de casa com o celular e se aproximou. Quando viu que o policial estava armado, deflagrou o tiro e fugiu”, afirmou.
 
Anderson confirmou durante o depoimento que estava acompanhado por uma pessoa que já foi identificada e está sendo procurado pela polícia. O delegado não divulgou outros detalhes porque as investigações continuam em andamento.
 
OUTROS CRIMES - Anderson Melo Machado já havia sido preso em junho do ano passado após ser flagrado praticando assaltos a mão armada e com motocicleta com restrição de roubo, mas ganhou a liberdade um mês depois em decorrência de um pedido de liberdade provisória ajuizada pela Defensoria Pública.
 
Ele ainda estava cumprindo medidas cautelares impostas pela Justiça como proibição de ausentar-se da cidade por prazo superior a cinco dias; comparecimento mensalmente em juízo para justificar suas atividades e recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga, a partir das 20:00 horas. Agora, quem fiscaliza essas medidas impostas pela Justiça.
 
O acusado mora no conjunto Feira X e já esteve preso sob acusação de roubo de motocicleta, na cidade. O policial civil Dinho, que era lotado na 14ª coordenadoria na cidade de Irecê, foi morto por volta das 21h na porta de casa, em Feira de Santana. Ele estava sentado quando foi surpreendido e atingido por um tiro de revólver calibre 38 na parte frontal da cabeça.

Bernardino Brito é o novo delegado-chefe da Polícia Civil

Bernardino Brito
 O governador Rui Costa anunciou, durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã desta terça-feira (03/02), o nome do novo delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho.

"Vamos ampliar as condições de segurança para nossa sociedade e construir essa marca de uma polícia cidadã que todos nós almejamos", destacou o governador durante o discurso na Casa, quando aproveitou para divulgar publicamente a escolha de Bernardino. "Ele vai nos ajudar na implementação dessas ações em busca de uma segurança melhor", garantiu Rui.