segunda-feira, 31 de março de 2014

Imagens podem ajudar polícia a elucidar morte de estudante da Ufba

As imagens relacionadas ao assassinato do estudante de Veterinária da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Charles Muller Silva dos Santos, de 21 anos, já estão com Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos a Veículos (DRFRV). Ela foram captadas por uma câmera posicionada na Residência Universitária Frederico Perez Rodrigues Lima, na avenida Garibaldi.

Para a polícia, a divulgação das imagens pode auxiliar a polícia a identificar os autores do crime. Elas fora analisadas, em conjunto, por policiais do DHPP e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que, por meio de recursos tecnológicos da instituição, fizeram um tratamento nas imagens, uma vez que elas estavam pouco nítidas, segundo a assessoria da Polícia Civil. 

O vídeo mostra o veículo Celta, de cor prata, placa OKL-9281, ocupado por Charles, parado em frente à residência universitária, e um taxi, modelo Space Fox, emparelhado com o Celta, no sentido contrário da pista. Um homem, de camisa rosa desce do taxi e aborda o universitário, que mesmo tentando impedir a ação do criminoso, tem o carro tomado de assalto.
Outro homem, de camisa branca listada, usando um boné, de cor branca, com a aba para trás, sai armado do táxi, que vai embora sem ser molestado. Ao se aproximar por trás percebe a vítima reagir à abordagem do comparsa, atirando-lhe na nuca. No vídeo, é possível ver o clarão do disparo. Charles tomba encostado ao carro.

Em seguida, o atirador corre para dentro do Celta, já tendo o comparsa na direção, e ambos fogem em disparada. O taxi que os conduziu até a frente da residência universitária já não é mais visto na cena, no momento da fuga. A polícia também quer esclarecer a participação do taxista no latrocínio.

Charles foi morto por volta das 21h30 de sexta-feira (28/03), quando aguardava uma amiga em frente à residência universitária. Os amigos de Charles não acreditam que ele tenha reagido ao assalto. “Eu estava chegando em casa, quando ouvi o tiro e vi uns amigos correndo. Quando cheguei, o corpo dele ainda estava no chão”, contou Leandro Luz, estudante de Direito e morador da residência, que aloja 196 estudantes.

Segundo relato dos estudantes, roubos são corriqueiros na rua. “Os furtos são quase diários e temos registros da presença de assaltantes dentro dos alojamentos. Tá todo mundo assustado”, afirmou Verena Martinez,  amiga de Charles. 

O estudante, natural de Brumado, morava sozinho, em um condomínio na Garibaldi, e estava no último ano do curso. O corpo de Charles foi sepultado na manhã deste domingo (30/03), em Brumado.

Motorista não consegue frear e morre em engavetamento na BR-116

Um homem morreu durante uma manifestação realizada por moradores da Vila do Café, pela emancipação do distrito do município de Encruzilhada, no Sudoeste da Bahia. O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (31/03), na BR-116, no trecho de Cândido Sales.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu depois que manifestantes bloquearam a ponte da divisa com o estado de Minas Gerais com pneus queimados. O protesto provocou um extenso engarrafamento.
Durante a manifestação, um caminhão não conseguiu frear e bateu no fundo de outro veículo. O motorista Natal Reginaldo Alves, 50 anos, morreu na hora. 
Com o impacto, uma carreta ainda foi atingida pelos dois caminhões. Os motoristas desses dois veículos sofreram ferimentos leves. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi enviada ao local para prestar atendimento. A manifestação acabou 12h30. 

Moradores de outras duas cidades baiana realizaram protestos nesta quarta-feira (31), reivindicando a emancipação. Também na BR-116 houve manifestação dos moradores do distrito de Stela Câmara Dubois, no município de Jaguaquara. O protesto terminou por volta de 14h10.

Já na BR-101, o protesto foi realizado pelos moradores do distrito de Itamarati, município de Ibirapitanga. Os manifestantes liberam a pista por volta de 15h50. 

Policiais da DRFR desarticulam quadrilha em condomínio de luxo em Feira

Policiais civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) desarticularam, na manhã desta segunda-feira (31), uma quadrilha acusada de praticar assaltos em diversos bairros de Feira de Santana.

Durante a operação, cinco pessoas foram presas e quatro adolescentes, entres eles duas mulheres,  foram apreendidos no condomínio Magnólia, no bairro Muchila.  Alisson Santos Figueiredo, 19 anos, morador do bairro Mangabeira; Francisco Osmar Paulo Leite Junior, 25, morador do Parque Tamandari;  Joselan Gonçalves de lima, 46, residente no bairro Muchilla;  Wilton Santana da Conceição,  21,  que reside no bairro Aviário; Anacleto de Jesus Mendes Junior,  22, morador do conjunto Feira X , além dos quatro menores, dois de 14 anos de idade e dois de 17, foram apresentados no Complexo de Delegacias, no bairro Sobradinho. 

Com os acusados, a polícia apreendeu três revólveres, várias munições calibre 38, talões de cheques e telefones celulares, além de diversos chips da operadora Claro, roubados durante assalto a uma loja no centro da cidade, no último sábado (29), na avenida Getúlio Vargas.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o delegado André Ribeiro, titular da DRFR, disse que todas as pessoas apresentadas no Complexo de Delegacias são suspeitas de integrar a quadrilha e contou como chegou até o grupo: “Tivemos a informação de  que um veículo Cross Fox estava batido no bairro Muchila, abandonado e aberto. Fomos ao local e encontramos dentro do veículo um revólver. A partir daí começamos a investigar e vimos que este veículo estava rodando dentro de um condomínio. Quando chegamos lá, descobrimos a casa onde o carro ficava e encontramos todas estas pessoas”, informou o delegado.


Uma das mulheres estava com uma criança recém-nascida. Dentre os homens estava “Oró”, conhecido pela polícia por prática de assaltos e procurado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos. O veículo Cross Fox, segundo o delegado, também era roubado.

Mãe acusa babá de espancar a filha de um ano e a criança está internada em estado grave no HEC

Uma criança de um ano e um mês de idade está internada em estado grave no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana. Maria Luiza foi encaminhada a unidade hospitalar no último sábado (29/03) após ficar desacordada por mais de quatro horas.  A mãe da menina, Viviane Pereira Freitas, acusa a babá Geane Oliveira Santos de ter espancado a criança e tê-la deixado cair no banheiro. 

Segundo ela, a criança passou por uma cirurgia no cérebro por conta de um trombose. A vítima, que reside no bairro Muchila, tem hematomas por todo o corpo e foi pisoteada na barriga pela filha de dois anos da acusada.

“Ela não acordava. Dormiu de uma hora da tarde até cinco horas e quando chegou aqui os médicos fizeram uma tomografia e descobriram o coágulo e iniciaram outros procedimentos, mas ela não acordava, nem se mexia. Eles disseram que o estado é grave e que pode se agravar mais ainda. Depois vimos as hematomas e minha irmã foi à minha casa falar com Geane e ela confessou que batia na minha filha, a derrubou no banheiro e disse que a filha dela (de Geane) de dois anos pisou na barriga da minha filha”, contou.

A babá, que reside na Fazenda Muringue, Oliveira dos Campinhos, em Santo Amaro, estava na casa de Viviane há 17 dias para cuidar de Maria Luiza.  De acordo com Viviane, a acusada afirmou que espancava a criança porque ela chorava muito.

“Eu a conheço há muito tempo e era muito cuidadosa com a própria filha, de dois anos. Ela voltou para casa, mas fugiu. Uma parte do cérebro da minha filha parou de funcionar e ela passou por uma cirurgia. Primeiro ela caiu da cama, levantou e não teve nada, meu marido estava na hora. Depois ele saiu e quando voltou perguntou como ela estava e a babá disse que minha filha tinha chorado e depois desmaiou. Ela devia ter espancado muito a minha filha. Os médicos disseram que está nas mãos de Deus a recuperação dela. Minha filha era uma criança brincalhona e sorridente e agora está na cama de um hospital”, disse.


O pai da criança já procurou a polícia. A acusada ainda tentou subornar a irmã de Viviane oferecendo dinheiro que tomaria emprestado de um agiota, para não denunciá-la.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Mais um jovem é assassinado dentro do condomínio Aeroporto I

Mais um jovem foi assassinado a tiros, por volta das 15h desta sexta-feira (28/03), no interior do Condomínio Aeroporto I do Programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Santo Antonio dos Prazeres.  A vitima desta vez foi Ailton Jesus Viana.

Segundo a polícia, Ailton se encontrava conversando com amigos no interior do condomínio, quando dois homens desconhecidos ainda pela polícia, montados em uma motocicleta de dados ignorados se aproximaram e o carona com arma em punho efetuou os disparos acertando em diversas partes do corpo.

Ailton não resistiu e morreu no local, enquanto os criminosos fugiram tomando rumo ignorado. Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), sob o comando da delegadaHerundina Nunes compareceram ao local do crime, onde iniciaram as primeiras investigações e realizaram o levantamento cadavérico.

Um morador do condomínio que não quis ser identificado falou que não existe segurança nenhuma. “Nós, moradores do Condomínio Minha Casa, Minha Vida, gostaríamos que a Prefeitura de Feira de Santana, olhasse mais para nós, sabemos e entendemos este excelente Programa do Minha Casa”.


“O Governo Federal praticamente entra com 90% da despesa, os outros 10% fica a cargos dos moradores e do município. Então, porque que a Guarda Civil Municipal não faz rondas com freqüências nos interiores desses condomínios. Não vou mentir a Polícia Militar sempre vem aqui, mas a PM tem a cidade toda para policiar, acho que dava muito bem para os guardas policiar”. Finalizou o morador.  

Adolescente é assassinado com vários tiros no Bairro Aviário

Um adolescente ainda não identificado de cor branca, aparentando ter idade entre 15 a 18 anos foi assassinado com vários tiros de pistola calibre ponto 40, no inicio da manhã desta sexta-feira (28/03), em terreno baldio, na Fazenda Urubu, na localidade conhecida como Alto das Pombas, no bairro Aviário em Feira de Santana.

Segundo a polícia, o corpo foi encontrado por populares que acionaram uma guarnição da 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Os militares foram até o local, ao confirmar a informação. Os policiais informaram a Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP).

Policiais do Serviço de Investigação da DHPP, juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), sob o comando da delegada Dorean dos Reis Soares compareceram ao local do crime, onde iniciaram as primeiras investigações e realizaram o levantamento cadavérico do corpo do adolescente.

A delegada Dorean contou que quando chegou ao local, moradores informaram que ouviram os estampidos de arma de fogo por volta das 5 horas da madrugada. “As pessoas nos informaram que ouviram muitos disparos de arma de fogo e que a vitima não reside no bairro e nem na região. Tudo indica que o adolescente foi trazido para cá e executado com vários tiros pelo corpo, principalmente na cabeça e no tórax, além de um dos braços ter fratura exposta com um dos disparos”, frisou a delegada.


Um dos investigadores da DHPP contou para reportagem que este homicídio pode ter relação com o crime que ocorreu ontem na Terra Dura. “Devemos também investigar se esse crime tem alguma relação com o homicídio que ocorreu ontem, já que o local do de ontem fica aqui perto, do ladro desta fazenda. Mas, primeiro vamos identificar essa vitima e a de ontem, já que estão até o momento sem identificação.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Homem é encontrado morto dentro de carro que foi roubado de agricultor

O corpo de um homem, ainda não identificado apresentando diversas perfurações de arma de fogo, foi encontradona tarde desta quinta-feira (27/03), na estrada que liga o bairro Limoeiro à localidade Terra Dura, em Feira de Santana.

O corpo estava na carroceria de um Fiat Strada vermelho, placa JSK-3265 que foi tomado de assalto, por três bandidos armados com pistolas e revolveres, que invadiram a chácara, localizada na Fazenda Escoval, Povoado do Limoeiro, no distrito de Humildes.

A vítima, ainda não identificada, foi assassinada a tiros e estava com as mãos amarradas para trás. Na carroceria havia muito sangue e eletrodomésticos como micro-ondas, ventilador, aparelho de DVD e uma caixa de som, que também foram roubados do referido sitio.

De acordo com o delegado João Rodrigo Uzzum, que efetuou o levantamento cadavérico, o veículo pertence a um agricultor, que foi vitima de assaltado na madrugada desta quinta-feira. Foram roubados da vitima, o veículo e R$15 mil foram roubados, além dos objetos encontrados na carroceria do Fiat.

“Vamos esperar o reconhecimento do comerciante, mas uma das linhas de investigações é que essa pessoa foi vitima de uma repartia do roubo desse comerciante ou se esta pessoa já estava marcada para morrer, os criminosos podem ter encontrado e praticaram o crime. mas, independente de qual quer coisa vamos investigar e identificar os criminosos”, disse o delegado.


A vítima do assalto já foi acionada para fazer o reconhecimento. O sargento Valmir, da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), disse ao Acorda Cidade que o corpo foi encontrado por populares, que acionaram a guarnição 96, que pertence à companhia. 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Homem que ateou fogo na ex-namora é preso em Coração de Maria

Foi preso e autuado em flagrante na manhã dessa quarta-feira (26/03), na zona rural do município de Coração de Maria, a 117 Km de Salvador, Ronaldo Santos de Jesus, 20, suspeito de jogar gasolina e atear fogo no corpo da sua namorada, a adolescente Luana Viana de Oliveira, de 14 anos, que teve 85% do corpo queimado.

A vitima encontra-se internada em estado grave, no HEC -Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana. O crime ocorreu no inicio da tarde desse domingo, 23, na rua das Palmas, no Conceição II, bairro periférico de Feira de Santana. De acordo com a assessoria do HEC, ainda hoje , 26, a jovem será transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

“ Ela me traiu com outro homem, cometi o crime e não me arrependo. Perdão mesmo, apenas para minha mãe e a mãe dela. Se ela ( a jovem), sobreviver ,é ela quem tem que me pedir perdão”, disse o suspeito do crime para a imprensa.


Informações e fotos de Luiz Tito do A Tarde

Adolescente de 14 anos que teve 85 do corpo queimado vai para o HGE

A paciente L.V.O, 14 anos, internada na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica (UTI Ped) do Hospital Estadual da Criança, em estado grave, com queimaduras de 2º grau em aproximadamente 85% de área corporal será transferida ainda nesta quarta-feira (26/03), pela Central de Regulação do Estado para o Hospital Geral do Estado (HGE), unidade de referência em grande queimado, em Salvador.

A paciente permanece em coma induzido por sedação, com uso de ventilação mecânica e medicações para estabilidade hemodinâmica. A menor chegou ao HEC no dia 23 de março, com queimaduras no pescoço, cabeça, tórax, abdômen, braços e pernas.

O CASO- A adolescente teve o corpo queimado com gasolina, pelo ex-namorado, Ronaldo Santos, de 25 anos, mais conhecido como Dal, ambos moradores da Rua da Palma, no bairro Conceição II, em Feira de Santana.

A afirmação é da mãe da vítima, Lucenilda de Jesus Miranda, 41 anos. Ela acredita que o crime tenha sido motivado por ciúme.

De acordo com Lucenilda, a filha foi para um show no último sábado (22) com um amigo e, no domingo, o acusado convidou a adolescente para ir à casa da mãe dele, sem aparentar que faria mal à jovem. "Ela estava em casa dormindo e ele a chamou. Eu mandei ele ligar para saber se a mãe dele estava em casa, então eu a deixei ir numa boa. Eu aceitei o namoro, porque ela era um bom menino, não parecia que ia fazer mal a minha filha", afirmou Lucenilda, acrescentando que o casal namorou cerca de quatro meses.


Ela conta que estava fazendo compras, quando, por meio de um colega, ficou sabendo do crime. "Deve ser que ele já estava planejando isso há muito tempo. Ele jogou gasolina. Eu estava no mercado, e ela estava na casa da mãe dele, onde tudo aconteceu. Ela está entregue na mão de Deus, qualquer hora posso perder minha filha", afirmou a mãe de Luana.

Veículos batem de frente e três pessoas morrem na BR- 407

Três pessoas morreram e uma pessoa ficou gravemente ferida em um acidente na BR-407, na região do município de Jaguarari, norte da Bahia, na madrugada desta quarta-feira (26). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), um veículo de passeio colidiu de frente com outro carro.

Segundo a PRF, a batida ocorreu após uma ultrapassagem irregular realizada pelo condutor de um dos veículos em uma curva. O único sobrevivente do acidente estava no outro carro e foi levado para um hospital no município de Jaguarari. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.


Foto: João Carvalho/ Site Portal Jaguarari

Moradores de povoado fazem manifestação na BR-324

Reivindicando melhorias no transporte coletivo, moradores do povoado Caboronga, que fica próximo ao distrito de Humildes, em Feira de Santana fecharam a BR-324 na manhã desta quarta-feira (26/03) durante um protesto.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho foi bloqueado na altura do km 527. Ainda de acordo com a PRF, o trânsito para quem segue sentido Feira de Santana está congestionado. Os manifestantes reivindicam por melhorias no transporte público na região. Segundo eles, os ônibus não entram no povoado.


O trânsito está parado no sentido Feira de Santana, mas não há informações sobre a proporção do congestionamento. Segundo o órgão, as pistas sentido Salvador não foram bloqueadas pelos manifestantes.

Vaqueiro morre depois de ser atingido por um coice de mula

De família tradicional em Conceição do Coité, irmão de Elisângela Azevedo chefe de Gabinete do prefeito Assis e de Ivonte da Casa Paroquial, tão logo repercutiu a informação, centenas de pessoas compareceram ao Hospital Regional.

O vaqueiro José Andrade Azevedo da Silva, 50 anos, conhecido por Dadinho, morreu no Hospital Regional de Conceição do Coité, por volta das 16h30 desta terça-feira, 25, onde deu entrada inconsciente, depois de levar um coice de uma mula, quando o mesmo separava o gado numa fazenda na Região de Sertãozinho, no Distrito de Salgadália. O violento coice atingiu o peito esquerdo da vítima. A equipe médica tentou reanimá-lo mas não obteve êxito.

Por ironia do destino, as informações que chegaram ao Calila Noticias dão conta que Andrade foi dono e também quem amansou  animal, a proprietária da fazenda teria lhe comprado e deixado a sua disposição, no momento que separava o gado, ele estava a pé, e outro homem montado na mula, quando aconteceu o incidente.

De família tradicional em Conceição do Coité, irmão de Elisângela Azevedo chefe de Gabinete do prefeito Assis, Ivonete da Casa Paroquial, Luiz Carlos enfermeiro da Climecc, além de outros, tão logo repercutiu a informação, centenas de pessoas compareceram ao Hospital Regional. 

Prefeitura suspende atividades


Estava previsto para acontecer mais uma atividade do Março Mulher, promovida pelo Departamento de Políticas Públicas para as mulheres.Mas diante do fato, o prefeito Assis pediu a suspensão do ato que seria uma caminhada em defesa dos direitos da mulher.

Bandidos roubam armas e coletes dentro de delegacia

Quatro homens fortemente armados invadiram a delegacia da cidade de Tanhaçu, no sudoeste baiano, na manhã de terça-feira (25), por volta das 9h. De acordo com informações do site L12 Notícias, o bando roubou duas armas calibre 38 e um colete.

Na fuga a quadrilha ainda assaltou alguns moradores da cidade e levou um automóvel que pertencia a um funcionário da VALEC. Na entrada da cidade, os bandidos atearam fogo a um Honda City e, entre Tanhaçu e Contendas do Sincorá, abandonaram um carro utilizado no assalto.

Policiais civis e militares realizam uma megaoperação na tentativa de localizar os assaltantes na região. Ninguém ficou ferido na ação e os bandidos fugiram sem disparar nenhum tiro.

Detenta recebe alvará de soltura, mas se recusa a deixar prisão

Uma mulher de 27 anos que cumpre pena no presídio de Feira de Santana, a 100 Km de Salvador, recebeu alvará de soltura na semana passada e se recusou a deixar a unidade penal.

Ela já foi detida por quatro vezes, acusada de furto. A última prisão ocorreu no dia 19 de março. Em entrevista a repórter Madalena Braga da TV Subaé, ela falou que é viciada em crack e, se estiver presa, pode evitar usar drogas. "Eu não consigo parar, não consigo. Ficando aqui presa, eu fico longe das drogas. Droga é uma prisão pior do que essa daqui", disse, que não quer se identificar.

De acordo com o diretor do presídio, a mulher entrou em desespero ao saber que seria liberada. "Nós temos por obrigação fazer com que ela consiga encontrar uma casa de recuperação para drogados lá fora e que consiga realmente se recompor com a família, com a mãe e com a filha", afirmou.


"O que tenho na mente é que minha filha está me esperando, sabe? Está precisando de mim. E já estou cansada da droga e que eu vou morrer nessa droga", desabafou. Diante da situação, no início da noite desta terça-feira (25), o diretor do presídio conseguiu uma vaga num centro de recuperação de dependentes químicos e a ela foi encaminhada para o local.

Sargento Joel consegue liminar concedendo promoção a subtenente

Nesta segunda-feira (24/03), o jurídico da Aspra conseguiu uma liminar concedendo a promoção do ex-vereador sargento Joel a subtenente. O militar, mesmo habilitado no Curso de Aperfeiçoamento dos Sargentos (CAS), teve negada a promoção pelo Governo do Estado por participar das mobilizações dos militares baianos, em 2012. Conforme a ação impetrada pelo jurídico, “pretende ter o nome do sargento incluído nas Listas de Antiguidade e por Merecimento da Polícia Militar do Estado da Bahia, defendendo que a Lei 12.848/2013 anistiou a sua conduta referente ao processo administrativo disciplinar a que responde, razão pela qual entende não haver justificativa para obstrução do seu direito à progressão na carreira”, diz petição inicial.

O jurídico ainda defendeu que, a partir de uma análise das provas colacionadas aos autos, verificou-se a violação ao direito do Impetrante. Conforme informações dos advogados da Entidade, o sargento foi aprovado no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, bem como que ocupava a segunda posição na Lista de preclassificação por Antiguidade dos 1º Sargentos com CAS. Depois de o sargento Joel ter o seu nome retirado da Lista mediante deliberação da Comissão de Promoções de Praças, por estar respondendo a processo administrativo disciplinar, o Estado agora é obrigado a promovê-lo sob pena de pagamento de multa.

CONHEÇA A PREVISÃO LEGAL

A Lei de Anisita (Lei 12.505, de 11 de outubro de 2011):“Concede anistia aos policiais e bombeiros militares dos Estados de Alagoas, de Goiás, do Maranhão, de Minas Gerais, da Paraíba, do Piauí, do Rio de Janeiro, de Rondônia, de Sergipe, da Bahia, do Ceará, de Mato Grosso, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte,de Roraima, de Santa Catarina e do Tocantins e do Distrito Federal punidos por participar de movimentos reivindicatórios.


(…)Art. 1º É concedida anistia aos policiais e bombeiros militares que participaram de movimentos reivindicatórios por melhorias de vencimentos e condições de trabalho ocorridos:II – entre a data de publicação da Lei no 12.191, de 13 de janeiro de 2010, e a data de publicação desta Lei nos Estados da Bahia, do Ceará, de Mato Grosso, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, de Roraima, de Santa Catarina e do Tocantins e do Distrito Federal. (NR)Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

terça-feira, 25 de março de 2014

PMs prendem quatro pessoas com grande quantidade de droga

No inicio da tarde desta terça-feira (25/03), Policiais Militares do Peto 03 da cidade de Santo Amaro, em abordagem a um veículo S10 preto encontrou uma grande quantidade de droga no interior do veículo.

Após averiguação, os policiais se dirigindo até a residência de Gilmar Souza Carvalho, vulgo “Leite” e Alessandra Fraga, mais conhecida como “Nana”, que fica no Bairro Joel Caetano em Conceição do Jacuípe. Estavam também no interior da S10, Marcio Vinicius da Silva Lima e Robson Teixeira Santana.

Na residencia foram apreendidos: 107 petecas de cocaína, 52 dolões de Maconha, 4 celulares, 2 relógios, 1 balança de precisão, 1 maquina fotográfica, 1 notebook, 206 pedras de crack e a quantia de R$ 286,00 em dinheiro.


Os mesmos foram apresentados a DTE Delegacia de Tóxicos e entorpecentes em Feira de Santana, onde foram autuados em flagrante.

Guarda Municipal de Feira de Santana comemora 121 anos

Uma solenidade na Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) marcou o aniversário de 121 anos da Guarda Municipal, na tarde desta terça-feira, 25. Participaram do evento prepostos da corporação e o secretário da Seprev, Mauro Moraes. Um total de 46 guardas foram homenageados através da Portaria de Elogio.

A homenagem destaca as qualidades morais e profissionais, somadas a prestação de bons serviços, empreendendo esforços, desenvoltura e compromisso para com as atribuições que lhes foram conferidas e que resultam na elevação institucional da Guarda Municipal de Feira de Santana.

O secretário municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mauro Moraes, também determinou ao Comando da Guarda Municipal de Feira de Santana que mande constar na ficha funcional dos servidores elogiados a anotação destes elogios.

SOBRE A GUARDA
    
Ainda no final do século XIX Feira de Santana já demonstrava seu grande potencial de crescimento. A localização geográfica, o clima  sagrado, como cantou Georgina Erismann no Hino à Feira, a vocação para o comércio, são características que atraiam, como atraem até hoje, pessoas de toda parte e que aqui se tornam feirenses por adoção.
    
Com o aumento da população ficou evidente a necessidade de estruturar a cidade e manter a ordem pública. O coronel José Freire de Lima, nomeado intendente, foi o responsável pela criação em 25 de março 1893 da “Guarda Municipal de Feira de Sant’ana”.
   
Na época a segurança pública fornecida pelo estado chegava a Feira de Santana através de um delegado. Todo o restante era de responsabilidade do Município, função que coube a Guarda Municipal executar durante décadas. Em 1943 o contingente contava com 11 guardados, comandados pelo Sr. Estevam Moura.
   
Mesmo reduzido, o efetivo tinha a incumbência não só de guardar os bens públicos, como também atuava na segurança da cadeia, além do patrulhamento noturno das ruas.
   
Nesta terça-feira, 25, ao completar 121 anos de criação, a Guarda Municipal conta com 164 integrantes, sendo 112 Homens e 52 Mulheres.
     
Prevista na Lei Orgânica do Município de 5 de Abril de 1990 e estruturada a partir de 1994, através de  lei específica, a Guarda Municipal passou a cumprir um relevante papel, incluindo o poder de polícia no âmbito da administração pública municipal.
      
A partir de 2001, no primeiro mandato do prefeito José Ronaldo de Carvalho, a corporação passou por uma total reestruturação.
     
Foram realizados concursos públicos para incorporar novos agentes. A guarda implantou novos métodos de disciplina, com testes de aptidão calcados na moderna tecnologia de segurança, os agentes recebem assistência psicológica e trabalham numa instituição totalmente informatizada.
   
Para proporcionar melhores condições de trabalho, a prefeitura estará entregando a Guarda Municipal ainda neste primeiro semestre e 1-microônibus, mais 1- veículo e 2- motos.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Homem é preso por se passar por policial em Feira de Santana

Um homem foi preso no centro de Feira de Santana, a 109 quilômetros de Salvador, na madrugada de domingo (23/03). André Silvan Romão Campos usava uma identificação falsa de investigador da Polícia Civil. O acusado foi preso em um bar durante a operação Atalaia, da Polícia Militar. 

A PM foi acionada após o suspeito causar uma “confusão” no estabelecimento. Ao realizar a abordagem, os agentes identificaram que o documento que ele portava era falso. Além da identificação, foi encontrado com Campos um revólver calibre 38. 


O acusado foi conduzido à Polícia Civil. Policiais da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Feira de Santana) registraram a ocorrência.

Prático é preso com produtos odontológicos e aves silvestres

Após denuncia anônima, Policiais Militares, prenderam Antônio Ferreira da Silva, 50 anos, por estar exercendo ilegalmente a profissão de dentista, na manhã desta segunda-feira (24/03), na casa onde reside no conjunto George Américo, em Feira de Santana, por esta exercendo ilegalmente a profissão de dentista, que é popularmente conhecida como “Prático”.
 
O falso dentista foi liberado após prestar depoimento no Complexo de Delegacias e afirmou que exercia a profissão há 30 anos. O prático foi detido por policiais da Base Comunitária de Segurança, guarnições 95 e 97, que atenderam a solicitação do Conselho Regional de Odontologia e da Vigilância Sanitária, após diversas denuncias anônimas.  

Um fiscal do CROBA, que preferiu não se identificar, temendo represarias informou que Feira de Santana é uma das cidades com mais casos de falsos profissionais e que um dos problemas encontrados pela fiscalização é que estas pessoas tem o apoio da comunidade e pela facilidade que a lei oferece, já que o crime é classificado como crime de menor potencial ofensivo, cabendo apenas um termo circunstanciado.  "A certeza que não vão ficar presos facilita a ação deles. Na verdade eles fazem trabalhos atendendo as necessidades da população, como atender a qualquer hora e a preços bem abaixo do mercado", destacou.
 
De acordo com a delegada Ana Paula Ribeiro, Antônio Ferreira não ficou preso por não ser um crime hediondo. “Ele responderá por crime ambiental e por exercer de forma ilegal a profissão. A Lei diz que o exercício ilegal da medicina não é flagrante, mas sim Termo Circunstanciado e, em razão disso, ele foi ouvido e liberado”, disse a delegada informando que a pena é reclusão de um a dois anos. 
 
O acusado disse que é fácil conseguir o material que precisa para atuar como odontólogo e que tem uma clientela boa. “Eu não tenho diploma e só sei fazer isso para sobreviver. Eu estava trabalhando, mesmo que ilegalmente. E todos me consideravam profissional. Na parte de prótese eu fazia de tudo”, afirmou. 


Na casa do falso dentista, os policiais apreenderam diversos produtos odontológicos e diversos pássaros silvestres.

Garota de 14 anos tem o corpo totalmente queimado por ex-namorado

Na manhã deste domingo (23/03), uma adolescente de 14 anos teve o corpo totalmente queimado. Segundo a polícia, o fato ocorreu após uma discussão com o ex-namorado, Ronaldo Santos de Jesus, de 20 anos, que jogou gazonila e ateou fogo na garota.

De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 11h de domingo, na Rua das Palmas, no bairro de Conceição II, na cidade de Feira de Santana. O agressor fugiu do local após a ação. Há suspeitas de que o fim do relacionamento tenha motivado o crime passional.

Ainda de acordo com a polícia, a adolescente foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Estadual da Criança, onde se encontra internada. Não há mais informações sobre o estado de saúde dela até o momento.

Odontólogo recém formado morre em grave acidente na BR-324

Após ter se formado em odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) , na última quinta-feira (20/03), morreu por volta das 18h deste domingo (23/03), em  um grave acidente na BR-324, em Amélia Rodrigues, Tiago Braga Dantas, 25 anos.
 
Segundo familiares, Tiago foi levar o irmão ao aeroporto de Salvador e quando retornava sozinho para Feira de Santana sofreu o acidente. Uma outra pessoa, cujo nome ainda não foi divulgado, também morreu. A terceira vítima está em estado grave.
 

A colisão envolveu o veículo que o jovem dirigia, um ônibus e  outros dois veículo de passeio. O acidente gerou congestionamento de cerca de 8 km em um dos sentidos da pista, segundo a Via Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista de um dos veículos perdeu o controle, atravessou o canteiro central da rodovia e bateu de frente com o ônibus da empresa Gontijo e com outros dois veículos de passeio.

Tiago e outras duas vítimas foram socorridas para o Hospital Geral Clériston Andrade, mas o odontólogo não resistiu.  Iury disse ao Acorda Cidade que o amigo estava se preparando para uma especialização e era uma pessoa muito querida. “É uma perda imensurável. Todos estão sentidos. Ele tinha muitos sonhos pela frente, estava se preparando para a residência e era muito preparado para o mercado. Tiago vai fazer muita falta”, disse.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Assaltantes fortemente armados explodem carro forte da Prossegur

Por volta das 12:30h desta quarta-feira (19/03), entorno de 8 homens fortemente armados interceptaram e metralharam um carro forte da transportadora de valores Prossegur, entre a cidade de Pindobaçu e Saúde. 

Segundo informações do radialista Mauro Bruno, homens em um veículo Eco Sport Branco abriram fogo, utilizando armamento pesado e após a saída do guardas do carro forte, armaram explosivos e detonaram o veículo.

Guarnições da Polícia Militar de Jacobina e região buscam capturar os elementos que incendiaram um veículo na fuga e estão na região conhecida como Paiaiá, próximo a cidade de Saúde. 

Houve troca de tiros entre os meliantes e os guardas da Prossegur. Dois estão com leves ferimentos provocado pelos estilhaços. Ainda de acordo com as informações passadas por populares que chegaram no local, um dos assaltantes está ferido na perna.


Os dois guardas da Prossegur estão sendo levados para atendimento hospitalar em Jacobina. Pessoas que chegavam no local recolhiam cédulas de dinheiro que ficaram espalhadas. Um segundo carro-forte foi até o local pra tentar recuperar o que sobrou do dinheiro.

PRF é indiciado por ceder dados sigilosos da SSP a pedido de 'amigo'

Um Policial Rodoviário Federal (PRF) de Ilhéus, no sul da Bahia, foi indiciado por violação de segredo profissional por uso indevido de base de dados exclusivos para a atividade policial. De acordo com dados da investigação, divulgados nesta quarta-feira (19/03), o agente obteve informações sigilosas da ferramenta "Infoseg" atendendo ao pedido de um amigo que alegou estar sendo ameaçado e queria saber quantas pessoas estavam atrás dele. O inquérito é conduzido por Charles Antônio Leão Gomes, delegado que coordena o Grupo Especializado de Repressão aos Crimes Eletrônicos (GME).

Em depoimento, o policial informou que fez um favor a um amigo que não via há 28 anos. De acordo com a polícia, um dos nomes encontrados era igual ao do secretário municipal de Relações Institucionais da Prefeitura de Camaçari, que tem um homônimo, suspeito de furto e já com passagem pela polícia. Contudo, dias após o policial rodoviário ter enviado o e-mail para o amigo, foi postado, no Facebook, montagens com a imagem do secretário, retirada do sistema, com informações consideradas falsas.

"Solicitei informações de quem acessou a infoseg e o portal SSP. Verifiquei que a única pessoa que consultou o secretário municipal dos dois sites foi esse policial. Fizemos o convite para que ele comparecesse aqui e ele não compareceu. Confessou a informação ao delegado por meio de carta precatória. Temos que verificar se ele estava de má-fé. Mas só o fato de ele acessar um site de uso restrito para investigação policial, para atender ao desejo de um amigo, praticou conduta prevista no Código Penal", explica o delegado Charles Leão.

Entre as informações falsas divulgadas na rede social, a montagem, postada em perfis e em grupos, informava que o secretário já tinha sido conduzido para uma delegacia por envolvimento em crime contra o patrimônio. O delegado afirma que o gestor não tem passagem pela polícia e que o crime tem cunho político.

Duas pessoas são suspeitas da criação de montagem, já foram ouvidas e liberadas. De acordo com a polícia, eles e o amigo do policial trabalharam em um setor de transporte da cidade em que o secretário também atuou, mas a ligação entre eles continua sendo investigada.

Com base na investigação, atualmente, os dois atuam como assessor parlamentar da Câmara Municipal de Camaçari e agente de fiscalização de trânsito da mesma cidade. Já o "amigo" do policial está em São Paulo, também foi localizado e disse à polícia que a advogada entraria em contato.

"Todas as pessoas envolvidas na montagem fizeram com um fundo político. Esse secretário trabalhou, antes de assumir o atual cargo, em um setor de transporte de Camaçari. O homem que está em São Paulo e esses dois têm relação nesse setor. Só falra linkar se o policial tinha má-fé e fazer a ligação da suposta pessoa que está em São Paulo", afirmou.

O delegado aponta que o indiciamento do policial vai ser comunicado à própria PRF, que vai decidir se o afasta ou não. O caso continua sendo investigado. O G1 ainda não conseguiu contato com o secretário municipal e o delegado ressaltou que ele não faz parte da apuração.


Informações do g1 efotos do SBT 

Caso Emanuel e Emanuelle: será julgado hoje pedido para que Kátia não vá a júri popular

Será julgado, às 14h de hoje, o recurso apresentado pela defesa da médica Katia Vargas - acusada de matar os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes, em outubro do ano passado, em Ondina.

Segundo o promotor do caso, Davi Gallo, o recurso apresentado pela defesa da médica, em dezembro do ano passado, solicita que a oftalmologista não seja julgada por um júri popular.

Caberá aos desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidir se o pedido será acatado ou não. “Não há fundamento legal, nem judicial para a anulação do júri. Tenho confiança de que a decisão será mantida”, afirmou Gallo.

Ainda segundo ele, se o júri popular for mantido, Kátia Vargas poderá ser julgada até junho deste ano, “Se a defesa não apresentar outros recursos”, explicou.

A família de Emanuel e Emanuelle prometeu fazer uma manifestação, a partir das 13h de hoje, em frente ao TJ-BA, no CAB, para lembrar o crime e pedir que a decisão seja mantida. “Queremos que seja feita justiça e isso só vai acontecer se ela (Kátia) for levada à júri popular”, afirmou a prima das vítimas Maiane Torres. O advogado de Kátia Vargas não respondeu aos pedidos de entrevista do CORREIO.


Informações do CORREIO 24 ORAS 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Motorista de ambulância morre e grávida fica ferida em acidente na BR-101

O motorista de uma ambulância morreu depois de bater de frente contra uma caminhonete Hillux por volta das 21h desta terça-feira (18/03), na BR-101, próximo ao município de Teixeira de Freitas, no extremo Sul da Bahia.

Cinco pessoas ficaram feridas, entre elas uma grávida, que era levada pelo veículo da prefeitura de Caravelas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Teixeira de Freitas, o acidente aconteceu no km-895. Os dois veículos bateram de frente na região da Curva da Tarifa. O motorista da ambulância João Quaresma dos Santos, 52 anos, morreu na hora. 

O corpo ficou preso entre as ferragens. Os outros dois ocupantes da ambulância e motorista e passageiro da caminhonete ficaram feridos. O Corpo de Bombeiros precisou serrar o veículo para retirar o corpo. 
Eles foram socorridos por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi enviada ao local para realizar a perícia que deve apontar as causas do acidente.

Tailândia detecta avião que pode ser o Boeing

As Forças Armadas da Tailândia disseram, ontem, que um radar militar detectou um avião que pode ser o Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido. As marcações no radar ocorreram alguns minutos depois que os sistemas de comunicação da aeronave pararam de funcionar. As autoridades disseram não ter compartilhado a informação com a Malásia mais cedo porque não haviam “prestado atenção a isso”.

Um grupo de 26 países, incluindo a Tailândia, está procurando o avião que desapareceu no dia 8 de março, com 239 pessoas a bordo, quando fazia o voo MH370 de Kuala Lumpur a Pequim. Equipes de busca estão varrendo dois arcos gigantes cuja área combinada equivale ao tamanho da Austrália, metade desse território nos mares remotos do sul do Oceano Índico.

Oficiais das Forças Armadas tailandesas disseram, ontem, ter detectado em radar um avião não identificado, possivelmente o Boeing desaparecido, voando em direção ao Estreito de Malaca minutos depois de o sinal do transponder do avião ter sido perdido.

O porta-voz da Força Aérea tailandesa, vice-marechal do ar Montol Suchookorn, disse que os militares do país ainda não sabem se o avião detectado é de fato o da Malaysia Airlines. A falha da Tailândia em compartilhar rapidamente informações pode não alterar substancialmente o que as autoridades malaias já sabem, mas levanta perguntas sobre em que nível alguns países estão compartilhando seus dados de defesa.

O voo MH370 partiu de Kuala Lumpur a 0h40 (horário local) em 8 de março e o transponder do avião, que permite aos controladores de tráfego aéreo identificar e acompanhar o trajeto, interrompeu as comunicações a 1h20. Montol salientou que a 1h28, o radar militar tailandês “conseguiu detectar um sinal, que não era um sinal normal, de um avião voando na direção oposta à do voo MH370” rumo a Kuala Lumpur.