quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Presos vigilantes acusados de furtar materiais de obras do Minha Casa, Minha Vida



Dois vigilantes da empresa Gold Star e um motorista foram presos na madrugada desta quarta-feira (30/01),  por volta das 2h , na estrada da Pedra Ferrada, em Feira de Santana, acusados de furto.

Antonio de Souza Braga, o Irismar,  e Alex Leonardo Adriano Cordeiro dos Santos foram flagrados por policiais militares da 66ª CIPM (Companhia Independente) sob o comando do  soldado Britoconduzindo um veículo Fiat Strada, de cor prata  e  placa JOX- 0973,  dirigido por Gilson de Jesus dos Santos.

Eles estavam transportando 29 rolos de eletrodutos flexíveis,  3 janelas grandes de alumínio e  6 janelas pequenas de alumínio, que pertencem a Construtora Sertenge, responsável pela obra do projeto Minha Casa Minha Vida, no bairro Pedra Ferrada.
A delegada Herundina Lima,   da Delegacia de Homicídios e que respondeu pelo plantão central, autuou em flagrante os dois vigilantes, que trabalham fazendo segurança da obra, e o condutor do veículo.

Ladrão finge fazer xixi para roubar universitários no Centro Histórico; Correio flagrou ação



Tudo aconteceu muito rápido. De um segundo para o outro, um rapaz que parecia urinar em uma parede da Ladeira da Montanha, no Centro Histórico, abordou os dois jovens e saiu correndo em direção às ruas do Dois de Julho. A cena aconteceu nesta terça (29/01), por volta das 10h30, e foi flagrada pela reportagem do CORREIO, que passava pelo local enquanto o autor da ação fingia estar fazendo xixi num muro.

De costas para a rua, ele esperou seus alvos passarem e, em seguida, correu para alcançá-los de surpresa. Disse poucas palavras e, no instante seguinte, já corria com a mochila de uma das vítimas nas costas, subindo a ladeira e desaparecendo na primeira curva. Os dois rapazes tentaram, mas não conseguiram alcançar o assaltante, que estava com  uma faca.

Após o roubo, a reportagem acionou uma viatura do 18º Batalhão da PM (Centro Histórico), estacionada próximo à praça Castro Alves, para tentar localizar o assaltante. Os dois policiais colocaram as vítimas – dois estudantes de Engenharia de Produção - na viatura e seguiram pelas ruas estreitas que se cruzam entre as cidades Alta e Baixa.

A busca demorou mais de meia hora, mas o infrator não foi localizado. Uma dupla de PMs a pé também foi acionada, mas não teve êxito. Dono da mochila, o estudante Leonardo Souza, de 19 anos, e o colega Pedro Silva, 20, subiam a Ladeira da Montanha tentando fugir das filas do Elevador Lacerda, quando voltavam de uma lanchonete no Comércio.

“Na ida eu desci de Elevador e fiquei mais de meia hora esperando, só tinha uma cabine funcionando. Por isso resolvemos subir a pé. É um absurdo em pleno Verão ter apenas uma cabine”, observou ele, que disse ter visto vários turistas enfrentando a espera. A Transalvador confirmou a informação sobre o funcionamento de uma só cabine e informou que o serviço está previsto para se normalizar, com quatro elevadores, a partir de hoje.

Os equipamentos passam por uma modernização. Um ônibus gratuito é oferecido em substituição ao serviço, com viagens em intervalos de 20 minutos. O atalho pela ladeira só não custou mais caro para o estudante porque dentro da mochila havia apenas papéis e cadernos. Leonardo, que mora na Avenida Sete, diz ter suspeitado do assalto um pouco antes do fato. “Suspeitei quando ele foi fazer xixi, mas já estava muito em cima. Aqui na área esse tipo de ocorrência é comum”, comentou. O amigo dele mora em outro bairro, mas subia para pegar um ônibus.
Informações Lorena Caliman e fotos de Evandro Veiga do CORREIO 24 HORAS

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Motoristas e cobradores protestam no Transbordo Central



Por estarem sofrendo constantes assaltos no centro de Feira de Santana, motoristas e cobradores da empresa Princesinha e 18 de Setembro realizaram uma manifestação e paralisaram os serviços na tarde desta segunda-feira (28) no Terminal Central da cidade.

De acordo com os profissionais, eles se mobilizaram para reivindicar dos patrões e das autoridades, mais segurança para a categoria, já que alguns deles foram assaltados por um homem, que age armado com uma faca. O fato vem acontecendo há cerca de 20 dias, próximo ao Transbordo Central. De acordo com alguns motoristas, o valor levado pelo assaltante é pago pelos próprios cobradores. 

“Esse meliante age na área mais centralizada da cidade, na região da rodoviária, da avenida J.J. Seabra e do bairro Sobradinho. Ele está agindo e  ninguém toma nenhuma providência. A gente só pede segurança para trabalhar”, afirmou um motorista, que não quis se identificar. Ele contou ainda que o assaltante age quando os motoristas param o veículo para o embarque e desembarque de passageiros. 

“Ele se aproxima da porta dianteira, e do degrau mesmo ele anuncia o assalto mostrando uma faca. Ele vai com a faca em direção do motorista ou do cobrador e pede dinheiro, relógio e celular. Isso vem acontecendo entre as 19 e as 22 horas da noite, mas essa semana ele começou a agir durante o dia”, relatou.

O Capitão Dijomar, que é um dos responsáveis pelo policiamento no centro da cidade, afirmou que só no ano de 2012 realizou 292 intervenções em transportes coletivos com abordagens. Ele esteve no local para conversar com a comissão de motoristas e representantes da classe de transporte coletivo para tentar chegar a uma solução. 

“A minha proposta foi para criarmos uma comissão e ir até o CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste) para conversamos com o comando da Polícia Militar. Assim tentaremos traçar um plano para melhorar esse policiamento ostensivo direcionado ao transporte coletivo”, afirmou. 

O diretor do sindicato dos rodoviários, Antônio Carlos Lima, disse que já estava previsto um levantamento para posteriormente chamar a polícia para tentar resolver a questão, mas afirmou que os trabalhadores não aguentaram esperar e realizam a paralisação. 

“O trabalhador está em pânico e não aguentou. Eles estão vivendo com uma faca no pescoço. A Polícia conhece o caso, porque todas as queixas estão sendo registradas. Os motoristas pararam pedindo segurança de vida para eles e estão corretos. Pedimos que a polícia faça uma investigação, porque um bandido só com uma faca está fazendo um alarme desse na cidade”, declarou. 
 
Antônio Carlos confirmou a informação que os cobradores estavam pagando o valor levado pelo assaltante, através de vales que eram descontados do salário. Ele afirmou que esses vales foram rasgados, como uma das condições para a liberação dos ônibus. A paralisação durou cerca de 2 horas.

Ajudante de pedreiro é assassinado a tiros na Mangabeira



O ajudante de pedreiro, Josiel Mercês Santana, de 19 anos foi assassinado com cerca de sete tiros por volta das 10h30 desta segunda-feira (28) quando estava trabalhando, na rua Vilena, no bairro Mangabeira..

De acordo com testemunhas, dois homens em um carro chegaram ao local onde a vítima estava trabalhando, pediram para o pedreiro se afastar e disparou os tiros contra o ajudante, que morreu no local. O jovem morava na rua Ibicui no mesmo bairro.

No bairro Coronel José Pinto, um homem ainda sem identificação, foi encontrado morto com várias perfurações pelo corpo, no interior de uma residência, em uma vila de quartos, na rua Concórdia.A suspeita é de que o homem foi morto há cerca de três dias.

Presidiário é preso por está portando dois revólveres calibre 38



O presidiário Eduardo Araújo da Conceição, 25 anos, morador na Rua Rio Grande do Norte, do bairro Queimadinha, em Feira de Santana foi preso na tarde de segunda-feira (28/01), após ter sido flagrado na Rua Paulo VI, no bairro Queimadinha, portando dois revólveres calibre 38, dentro de uma bolsa. 

Eduardo está cumprindo prisão domiciliar há cinco meses, desde que foi condenado pela prática de assalto a mão armada. Ele foi preso por uma guarnição da equipe Peto da 66ª CIPM (Companhia Independente) sob o comando do soldado Brito.

Em depoimento, Eduardo disse  que  estava usando as armas para a proteção dele  porque mora em um bairro muito violento. “Prefiro ser preso  do que perder a vida. Sofro ameaças neste bairro”, disse.

O presidiário  perdeu o benefício de prisão domiciliar e foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma pela delegada plantonista Ana Paula Gomes Ribeiro. Ele já foi encaminhado ao Conjunto Penal de Feira de Santana.