quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pauferro e filhos são apresentados à imprensa


Uma família de assaltantes de bancos, liderada pelo ex-presidiário Carlos Alberto de Souza Pauferro, 49 anos, que tentou roubar o dinheiro de uma agência bancária  no município de Ubatã, nesta segunda-feira (28/11), foi apresentada à imprensa, nesta quarta-feira (30), no edifício sede da Polícia Civil, pelo delegado Adailton Adan, coordenador geral do Grupo Avançado de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras (GARCIF), e pelo titular da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Feira de Santana), Ricardo Esteves Brito Costa. 

Os criminosos chegaram a fazer reféns o gerente do banco, sua mulher e os dois filhos pequenos do casal, resgatados ilesos pela polícia no vilarejo de Tremendal, em Maraú. Pauferro foi motorista do Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), onde trabalhou por varios anos.

Carlos Alberto, que saiu do Presídio de Jequié há seis meses, mediante alvará de soltura, sua atual mulher, Gilvanete Silva Soares, 47 anos, e os filhos Rodrigo, 25 anos, e Carlos Alberto Maciel Pauferro, 27, foram presos, nesta terça-feira (29/11), no município de Jequié, por uma equipe comandada pelos delegados Adailton Adan e Magda Suely Figueiredo, esta coordenadora do GARCIF de Itabuna. Os três homens estavam em via pública, em Jequiezinho, e Gilvanete escondida numa casa, no mesmo bairro.

No imóvel, os investigadores apreenderam duas pistolas, calibres 380 e 9mm, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, de cano curto, além de ferramentas para arrombamento de caixas eletrônicos. O ex- presidiário, a companheira e os filhos foram autuados em flagrante por formação de quadrilha e extorsão mediante sequestro.

Unidos no crime

Segundo a delegada Magda Suely, Carlos Alberto, que já cumpriu pena por prática de roubo a banco e por extorsão mediante sequestro, começou a namorar Gilvanete Soares, que fazia parte da Pastoral Carcerária, quando ainda estava recolhido no Presídio Regional. Em meados deste ano, passaram a morar juntos em Jequié, tendo o ex-presidiário retomado a atividade criminosa, em parceria com a nova companheira e os filhos Rodrigo e Carlos Alberto, frutos de um antigo relacionamento.

Ao retornar do trabalho, na noite de segunda-feira, o gerente da agência bancária foi abordado na porta de casa, em Ubatã, pelos bandidos, que o levaram para uma fazenda no vilarejo de Tremendal, junto com a mulher e filhos de quatro e seis anos. Dois dos assaltantes mantiveram a família num barraco na fazenda e o restante do grupo deixou o bancário em Camumuzinho, distrito de Ibirapitanga, ao perceber que a polícia já tinha descoberto o sequestro.

Por volta de 3 horas da madrugada de ontem, o gerente chegou a Ubatã, tendo os bandidos exigido que ele retirasse todo o dinheiro do banco para pagamento do resgate da mulher e das crianças. Antes que fosse cumprida a exigência da quadrilha, a mulher e os filhos do bancário foram deixadas em Maraú e resgatadas pelos policiais civis. As apurações, conduzidas pelo GARCIF (geral, de Itabuna e de Feira de Santana), pela 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e pela Delegacia Territorial de Jequié, prosseguiram, resultando na desarticulação da quadrilha  na terça-feira.

Reconhecidos através de fotografias apresentadas às vítimas, como autores do sequestro, o ex-presidiário, os filhos Carlos Alberto e Rodrigo e Gilvanete foram interrogados na DT de Jequié. Eles declararam ter decidido libertar os reféns por sentirem-se intimidados pelos policiais. A operação para captura dos bandidos começou logo após vizinhos do gerente informarem à polícia sobre uma movimentação estranha na residência.

A polícia apurou que o bando também é responsável pelos ataques às agências bancárias das cidades de Baixa Grande e Belmonte, quando utilizaram o mesmo modus operandi, sequestrando o gerente e familiares. As investigações para a prisão da quadrilha de Carlos Pauferro foram iniciadas pela 1ª Coorpin (Feira de Santana). Outras duas pessoas são suspeitas de participarem da quadrilha..

GARCIF

Criado este ano pela Polícia Civil, o Grupo Avançado de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras (GARCIF) tem como missão prevenir e reprimir os roubos a bancos, a partir da identificação de quadrilhas e suas áreas de atuação.  Seis bases operacionais do GARCIF já funcionam nos municípios de Juazeiro, Itabuna, Vitória da Conquista, Itaberaba, Barreiras e Feira de Santana.

De acordo com o coordenador geral do GARCIF, delegado Adailton Adan, 29 quadrilhas já foram desarticuladas este ano no estado, e 123 pessoas presas.  Aconteceram 29 assaltos a bancos, um deles frustrado e mais nove casos de extorsão mediante sequestro e dez tentativas deste mesmo crime.

Foram registradas este ano 116 investidas contra instituições financeiras no estado. Em 76 delas os bandidos obtiveram êxito. Em 46 destas investidas houve uso de maçarico, tendo os ladrões obtido êxito em 28. Também foram registradas 22 ocorrências com uso de explosivos, em 11 delas os criminosos alcançaram o objetivo.

Concurso específico para Guarda Municipal de Feira


Em cumprimento à matriz curricular nacional, a Prefeitura de Feira de Santana vai realizar concurso público específico para a Guarda Civil Municipal. A realização das provas faz parte da primeira etapa do processo e o curso de formação, por sua vez, da segunda e última etapa.

O secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Mizael Freitas de Santana, informa que provavelmente a prova dos candidatos a Guarda Municipal será realizada antes do outro concurso, também promovido pelo Governo Municipal. A medida visa a realização das duas etapas dentro do prazo disponibilizado.

“As duas fases do concurso serão concluídas até o final do mês de maio de 2012. O edital já está pronto e, agora, vamos selecionar a instituição que vai aplicar as provas”, informa o secretário da Seprev.

Segundo Mizael Freitas, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) não se pronunciou ainda sobre a possibilidade de realizar a prova. A Uefs, relembra o secretário, já firmou convênio com a Prefeitura de Feira de Santana para realizar o concurso que oferece 213 vagas e será realizado no dia 25 de março de 2012.

PRF prende dois homens com 3480 frascos de lança perfume


Durante uma operação realizada por Policiais Rodoviários Federais, dois homens foram presos por volta das 2h40 desta quarta-feira (30/11) no km 489 da BR-324, sentido Tanquinho de Feira de Santana.
Com os dois homens, os PRFs encontraram 29 caixas com 120 ampolas, em um total de 3480 frascos de lança perfume distribuídos em dois veículos da marca Volkswagen, modelo Saveiro.
Os ocupantes do carro, identificados como Carlos Marques Leite e Jankson Ramalho Moura, foram encaminhados para o Complexo Policial Investigador Bandeira, localizado em Feira de Santana.
De acordo com os acusados, um baiano de 29 anos e um cearense de 47 anos, a droga seguia de Irecê/BA para o estado do Ceará e estaria avaliada em  R$ 150.000,00.
Ainda conforme a PRF, os 3480 frascos de lança perfume também foram entregues aos policiais do Complexo Policial.

Pauferro e os dois filhos são presos em Jequié


Durante uma ação policial comandada pela delegada Magda Sueli Figueiredo, coordenadora do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif/Itabuna), com a participação da delegada Grazeielle Quaresma, de Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Jequié e o apoio de policiais civis e militares resultou na prisão de integrantes de uma quadrilha especializada em roubos a bancos.
Os acusados estavam escondidos em uma casa na Avenida Brigadeiro SÁ Bittencourt, bairro de Jequiezinho em Jequié. A prisão aconteceu na tarde de terça feira (29/11), os policiais chegaram de surpresa, houve troca de tiros com os acusados e todos que estavam na casa foram presos.
São eles: Carlos Alberto Pauferro, Carlos Alberto Souza Maciel Pau Ferro e Rodrigo Maciel Pauferro, pai e filhos ambos naturais de Feira de Santana. Eles são acusados de terem sequestrado a família do gerente do Banco do Brasil em Ubatã, crime ocorrido nesta segunda feira (27/11), mas, o assalto foi frustrado e as vítimas libertadas sendo que nada foi roubado.
Também na casa estava um menor de idade, uma jovem de nome não revelado e uma senhora de pré-nome Gildete. Segundo a delegada de Jequié, Dra. Grazziele Quaresma, a senhora Gildete seria companheira de um dos bandidos e faria parte da Pastoral Carcerária. Membros da Pastoral informaram  que Gildete não fazia mais parte do movimento a cerca de 2 anos.
A polícia encontrou diversas armas de grosso calibre, luvas, celulares, computadores, roupas de uma empresa da construção civil usada para disfarces e outros objetos usados nos assaltos. O grupo estava em posse de um carro modelo Astra, com placa de Salvador.
As investigações vão continuar no intuito de prender outros integrantes do bando. Os suspeitos foram levados para a Secretária de Segurança Pública em Salvador, onde vão ser apresentados à imprensa.
O pai e os dois filhos da família Pauferro cumpriram pena recentemente no Conjunto Penal de Jequié por terem assaltado o Banco do Brasil da cidade de Jitaúna em setembro de 2008.
RELEMBRE O CASO.
Uma operação conjunta entre os policiais da 9° e 5° CORPIN e GOE, grupo de Operações Especiais da PM, culminou com a prisão dos assaltantes do Banco do Brasil de Jitaúna, que aconteceu no ultimo dia 4 de setembro de 2008.
Carlos Alberto Maciel Pau Ferro e seus filhos, Matheus Pau ferro e Carlos Alberto Souza Pau Ferro, foram presos na cidade de Feira de Santana nesta quarta, 17.  A família do crime, são autores de vários assaltos a carros fortes, roubo de cargas e assaltos a bancos.
O mandado de prisão foi expedido pelo juiz substituto de Jitaúna, Dr. Paulo Henrique Santos Santana e contou com a participação efetiva da delegada também de Jitaúna, Dr. Grazziele Quaresma. A família Pau Ferro, já está à disposição da justiça.
APRESENTAÇÃO
O delegado-geral Hélio Jorge e o coordenador do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garfic), delegado Adailton Adan,apresentam, nesta quarta-feira (30/11), às 15 horas, no auditório do prédio-sede da instituição, na Praça da Piedade, os quatro assaltantes responsáveis pela tentativa de roubo a uma agência bancária, no município de Ubatã.
SEQUESTRO
Por volta das 18horas de segunda-feira (28), bandidos armados sequestraram o sub-gerente do Banco do Brasil, Mateus Jovita Boa Ventura (36), a esposa e os dois filhos dele, na cidade de Ubatã. O sequestro aconteceu após o gerente chegar a residência, localizada na Rua Salgado Filho, Centro da cidade.
Os criminosos estavam em um Fiat Doblô e levaram no veículo a esposa e os dois filhos do sub-gerente, e fizeram Mateus Jovita seguir o carro, onde eles estavam. Uma testemunha estranhou a movimentação e acabou avisando a Polícia Militar, que fizeram diligências com o intuito de frustrar a ação dos marginais.
O sub-gerente foi liberado pouco tempo depois no Distrito de Camamuzinho, já a esposa e os filhos de Mateus Jovita foram liberados por volta das 3horas desta terça-feira (29), num vilarejo de Tremembé, próximo a Camamu.  

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Irmão são presos após praticar assalto no centro de Feira


Logo após cometerem um assalto, dois irmãos foram presos, na tarde desta segunda-feira (28/11), por Policiais Militares do Pelotão Especial da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (64ª-CIPM), sob o comando do Aspirante Boson, com apoio dos Soldados Nunes, Cruz e Joel Junior.

Genário dos Santos Rodrigues, 27 anos e Geilson dos Santos Rodrigues, 19 tinham acabado de assaltar, um comerciante no Centro da cidade. De acordo com os militares a dupla levou da vítima, um relógio, celulares e a quantia de R$ 600,00. O comerciante entrou em contato com a central 190, em seguida os militares e a vitima seguiram a procura dos assaltantes.

Na Avenida Rio de Janeiro a vítima reconheceu de imediato os, que estavam observando tranqüilamente o corpo de Carlos César Pereira Gomes que havia sido executado no mesmo dia.

 “Quando os irmãos bandidos viram a nossa aproximação fugiram tomando direções opostas, fizemos o mesmo e conseguimos prender os dois”. Contou um dos policiais. O repórter fotografico Gledson Santos, do Folha do Estado flagrou o momento em que os irmãos foram presos.

Geilson acabou se ferindo durante a tentativa de fuga, mas, os policiais socorreram até o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), depois foi apresentado no Complexo Policial Investigador Bandeira, onde foram autuados em flagrante por assalto a mão armada. 

Com a dupla os policiais encontraram um revolver calibre 32, o dinheiro e o aparelho celular roubados da vitima.