segunda-feira, 31 de maio de 2010

SSP apresenta acusados de assassinar mãe de bebê abandonado




Acusados de assassinar Camila Pereira Frias, 20 anos, - a mãe do bebê Rickelmy Frias, abandonado em um carro em um condomínio da Avenida Paralela, no dia 10 deste mês - José Roberto dos Santos e Davi Gordo foram apresentados, nesta segunda-feira (31/05), na sede da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). A descoberta dos acusados foi resultado de uma ação articulada entre o Sistema de Inteligência da Bahia (SI) e a Divisão de Inteligência e Planejamento Policial de Sergipe (Dipol).

A polícia afirma que Camila e o homem que a acompanhava, Jean Carlo, também assassinado, eram ligados à facção criminosa do PCC, de São Paulo. Os dois foram mortos após entregar um carregamento de 10 quilos de cocaína, endereçada ao Comando da Paz (CP), facção criminosa de Salvador à qual pertencem os acusados, para abastecer o mercado baiano.

Para não pagar pelo carregamento, José Roberto dos Santos e Daniel Café, o terceiro envolvido ainda foragido, executaram os dois, depois de simular um seqüestro das vítimas por parte da polícia local e obterem R$ 50 mil de resgate, pagos pelo PCC.

Após incursões realizadas no Presídio de Salvador, a polícia chegou até o detento conhecido como Davi Gordo, apontado como mandante do crime e um dos líderes do CP. A partir daí, as investigações chegaram até José Roberto, preso no sábado (28), em Aracajú. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Francineide Moura, a operação segue em busca de Daniel Café.

O secretário da Segurança Pública, César Nunes, afirmou que as incursões no presídio encaminharam as investigações também a duas residências localizadas em Itinga e na Avenida Suburbana. Nelas, foram encontradas armas como fuzis e metralhadoras, munição e drogas, que ajudaram na elucidação do caso.

“O duplo homicídio foi elucidado. Nós tivemos informações de que ocorreria uma retaliação do PCC contra a CP. Então, buscamos logo reforçar nosso policiamento e nossa Inteligência, que atuaram de maneira firme, e identificamos todos os autores do crime, evitando conseqüências piores”, ressaltou Nunes. O delegado chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, acrescentou que “a ação da polícia foi uma resposta apaziguadora para qualquer relação conflituosa existente”.

Processo sigiloso

As investigações duraram 21 dias até a prisão de José Roberto, que estava em liberdade condicional desde outubro de 2008, após cumprir nove anos de prisão por roubo. Nesse período, o bebê Rickelme foi encaminhado ao Juizado de Menores, onde permanece sob processo sigiloso, e os corpos de Camila e Jean foram encontrados nas proximidades do Rio Joanes, em Lauro de Freitas.

A delegada Francineide afirmou que a identificação do corpo de Camila aconteceu pelas impressões digitais, já que a mesma encontrava-se de posse do seu documento de identidade. O corpo de Jean, encontrado com as mãos decepadas, foi identificado pela própria polícia, que aguarda a procura dos parentes do rapaz. Os laudos laboratoriais, que permitem a constatação de torturas, ainda não foram concluídos.

Apesar de não confirmada a relação da jovem como esposa de um dos líderes do PCC, sabe-se que tanto ela quanto Jean operavam em ações de “bate-volta”, trazendo drogas de São Paulo para Salvador. “Recebe-se, em média, R$ 500 por este tipo de atividade”, informou Francineide Moura. Quanto à ficha criminal do mandante, Davi Gordo, a delegada ressaltou que o detento cumpre pena por roubo a banco e está preso há 12 anos.

100 Presos são transferidos do Complexo Policial de Feira

Uma verdadeira força tarefa, com policiais civis e militares foi mobilizada, na manhã desta segunda-feira (31/05), comandada pelo coordenador regional de Policia Fabio Daniel Lordello para a transferência de 100 detentos do Complexo Policial Investigador Bandeira para outras unidades prisionais da região. Cerca de 90 policiais participaram da denominada “Operação Limpeza”.

Os detentos foram remanejados para unidades prisionais de Serrinha, Esplanada, Paulo Afonso e Valença. Um ônibus, um micro-ônibus, e um veículo especial para transporte de presos foram utilizados durante ação.

De acordo com Fábio Lordello, a transferência dos presos só foi possível graças a um esforço junto a Secretaria de Justiça, o Poder Judiciário e todos os órgãos relacionados ao setor de Segurança Pública. Com a desocupação das celas serão iniciadas as reformas do setor de carceragem destruídos pelos detentos durante nas rebeliões.

Para a transferência dos presos, o coordenador contou com o apoio dos delegados Marcelo Marques Novo da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Madson Sampaio da 2ª Delegacia e Matheus Souza da 2ª DP.

Foto Aldo Matos

Jornal publica foto do jogador Adriano com metralhadora

O jogador Adriano continua gerando polêmica pelo país. Nesta segunda-feira (31/05), o jornal O Dia, do Rio de Janeiro, publicou fotos comprometedores do atacante, em que aparece segurando uma metralhadora. Já em outra imagem, o Imperador faz, com as mãos, a sigla de uma facção criminosa.

Em decorrência disso, e por estar sendo investigado por supostas transações financeiro com membros de uma quadrilha de traficantes no Complexo da Penha, Adriano terá de dar satisfação à polícia, na 38ª Delegacia, em Brás de Pina, a partir das 14h de hoje.

Essa é a segunda vez no ano que o ex-jogador do Flamengo terá de ir a uma delegacia prestar explicações, já que em abril comprou uma moto que foi registrada no nome da mãe de um traficante. Na ocasião, Adriano negou o fato. O contrato dele com o Flamengo terminou no domingo (30) e o jogador irá nos próximos dias para a Itália, assinar contrato com a Roma-ITA.

Defesa

“No dia 6 de junho de 2007, sofremos tentativas de extorsão por causa destas fotos, que foram tiradas na casa do Adriano, na Itália, e fui na Polícia Federal, onde até hoje corre o processo no Rio de Janeiro. A arma que o Adriano segura é de paintball, não é de verdade. E a outra, dourada, que está com um amigo dele, é um abajur quebrado que ele tinha na Itália”, disse Gilmar Rinaldi, agente do jogador, em entrevista ao SporTV.

“Mais de uma vez foram feitas tentativas de extorsão. Há alguns meses as fotos iriam ao ar no Fantástico, mas a TV Globo confirmou que as armas não eram de verdade. Depois tentaram vender as fotos para a Record. São pessoas que querem dinheiro e prejudicar o Adriano”, concluiu Rinaldi.

Informações do Jornal Correio da Bahia

Moradores do Aviário interditam parte da BR-324

Moradores da Ocupação Chico Pinto, no bairro Aviário, em Feira de Santana, provocaram um congestionamento de mais de 5 km, da BR-324, na manhã desta segunda-feira (31).

Eles ocuparam a rodovia por cerca de três horas com o objetivo de chamar a atenção do governo do Estado, que segundo o líder do movimento Jader Dourado, teria se comprometido em construir casas para cerca de 200 famílias que ocuparam um terreno no bairro Aviário desde 2009.

O movimento terminou por volta das 10h:30 depois que ficou decidido que uma comissão do Movimento de Luta nos Bairros (MLB) irá se reunir com representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Dois homens foram mortos a tiros no final de semana

Duas pessoas foram mortas no final de semana em Feira de Santana. Na noite do último sábado (29/05), o vendedor ambulante José Raimundo Pereira Adorno, o “Zé do CD”, 39 anos que morava no bairro Pampaloma foi morto a tiros, no tórax. De acordo com informações colhidas pela polícia, Zé do CD voltava de Salvador a Feira de Santana em um veículo que fazia transporte clandestino de Placa DON7725 licença de Feira de Santana. Ao chegar a avenida Presidente Dutra próximo a uma concessionária, José Raimundo começou a fazer cobrança das passagens, a pedido do motorista.

Um dos passageiros se desentendeu com José Raimundo e sacou uma arma deflagrando tiros no vendedor ambulante e no passageiro Raimundo Conceição da Silva, de 33 anos, morador do bairro George Américo, que foi baleado na cabeça. Ambos foram socorridos para o hospital Geral Clériston Andrade. O vendedor ambulante José Raimundo Pereira, não resistiu aos ferimentos e faleceu enquanto o outro passageiro, precisou ser submetido a intervenção cirúrgica. O passageiro que deflagrou os tiros e não foi identificado, obrigou os demais a sairem do veículo e fugiu em alta velocidade. Ele perdeu o controle do carro no bairro Irmã Dulce e bateu em um canteiro.

Já na madrugada de domingo, o jovem Charley Silva Lopes (foto), de 23 anos, foi assassinado quando se encontrava em um trailer, no Expansão do Feira IX.

Ele morava na rua A, naquele conjunto. De acordo com informações da mãe dele, Rita de Cássia, o rapaz retornava de um aniversário e parou no local para conversar com amigos, quando foi morto por um desconhecido, com tiros na cabeça.

Em prantos, a mãe de Charley disse que se preparava para dormir, quando ouviu os estampidos. Logo tomou conhecimento de que o filho dela foi a vítima dos disparos.

domingo, 30 de maio de 2010

Chefe do “Comando da Paz” é preso em Sergipe

Numa ação conjunta da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial de Sergipe (Dipol) e do Serviço de Inteligência da Bahia (SI), foi preso, neste sábado, 29, por volta das 11 horas da manhã, em Aracaju, o traficante José Roberto dos Santos, o Robertinho, um dos principais chefes da facção criminosa “Comando da Paz” (CP), que atua em Salvador.

Ele é apontado como mandante das mortes de Camila Pedreira Frias, 20 anos, e de um outro homem. No dia 23 de maio, dois corpos em adiantado estado de decomposição foram encontrados nas proximidades do Rio Joanes, num local de difícil acesso, em Lauro de Freitas. A polícia acredita que os corpos sejam do casal que estava desaparecido.

Camila é casada com um dos chefes da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) e mãe do bebê Rickelmy Pedreira Frias, de 1 ano, abandonado em um carro na Avenida Paralela, em Salvador, no dia 10 de maio.

De acordo com a polícia, José Roberto foi encontrado em uma concessionária na BR-235, na saída de Aracaju. Uma fonte da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP) disse que o telefone de Robertinho já vinha sendo monitorado e quando o traficante confirmou que estava na concessionária, os policiais foram ao local e efetuaram a prisão.

Os policiais disseram que não houve resistência à prisão e logo depois seguiram para uma pousada no bairro Atalaia, onde a mulher do traficante e uma criança, que seria filho dele, estavam hospedados. Ele foi trazido para Salvador no fim da tarde deste sábado.

Casal assassinado - Pelo que foi apurado até agora, Camila Pedreira Frias, em companhia de um homem e do filho, chegou a Salvador para entregar cocaína [não foi informado o valor nem a quantidade] a Robertinho. A droga foi entregue e o traficante, em vez de pagar, determinou que o casal fosse assassinado.

sábado, 29 de maio de 2010

Polícia apreende arsenal de quadrilha de assaltantes

Duas metralhadoras, fabricadas na Argentina e na Tchecoslováquia, e um carregador para fuzil AR-15 foram apreendidos em Barra do Jacuípe, no Litoral Norte da Bahia, por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). As armas e grande quantidade de munição estavam num imóvel de luxo que servia de base operacional para a quadrilha do assaltante paulista Carlos Silva de Oliveira, o “Gordo”, capturado na quinta-feira (27/05), à noite, em Arembepe.

Ao ser preso pela equipe da DRFR no condomínio Portal de Arembepe, “Gordo”, líder de uma quadrilha especializada em roubos a instituições financeiras e carros-fortes, indicou o local onde o bando guardava armamentos e materiais utilizados em assaltos. Autuado em flagrante por posse ilegal de arma e de munição de uso restrito pelo delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira, titular da DRFR, o assaltante está no xadrez do Complexo Policial da Baixa do Fiscal, à disposição da Justiça.

Além das metralhadoras de fabricação estrangeira e do carregador para AR-15, os investigadores apreenderam cinco carregadores para metralhadora, 147 munições de calibre 9 milímetros e oito munições ponto 40. Havia ainda no imóvel, cilindros de gás, botijões, balança eletrônica, um cavador, uma ponteira, oito caixas de medicamento anestésico, três máscaras tipo burucutu, sete luvas, três rádios HTs, um roteador, duas CPUs e um saco plástico contendo diversas cédulas de R$ 1.

Nesta sexta-feira (28), Carlos Silva de Oliveira e todo o material apreendido foram apresentados à imprensa, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva. A diretora do DCCP (Departamento de Crimes Contra o Patrimônio), delegada Carmem Dolores Bitencourt, e o titular da DRFR, também participaram da apresentação do assaltante, no auditório da instituição, na Praça da Piedade.

Carlos Silva já tem passagens por delegacias do Rio de Janeiro, Sergipe e de São Paulo, por tráfico de drogas e assaltos a instituições financeiras. Ao ser interrogado, declarou que agia na Bahia há cerca de oito meses, e que o seu bando assaltou a agência do Banco do Brasil do município de Entre Rios, há dois meses. A quadrilha, que segundo ele tem ramificação em outros estados, é composta por 15 integrantes.

Sindpoc aponta procedimentos não esclarecidos

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Carlos Lima, afirmou que a Secretaria de Segurança Pública elucidou muito rapidamente o crime do delegado Clayton Leão Chaves, sem esclarecer alguns procedimentos primordiais para uma investigação policial.

“Ainda existem muitas dúvidas no caso. Como um crime pode ser dado como elucidado se não houve perícia local do veículo, exames de pólvora combusta, reconstituição, acareação, comparativo da arma utilizada pelos bandidos com o projétil encontrado no corpo do delegado. Assim fica difícil acreditar, ou eu estou desaprendendo a ser policial. E outra, se fosse mesmo um assalto, eles teriam ao menos roubado alguma coisa. Nem o som do carro, como eles desejavam, não foi levado. É muito difícil pensar na hipótese de latrocínio levando em consideração como os fatos ocorreram”, contestou Lima.

O presidente do Sindpoc ainda declarou que acredita na possibilidade de crime de mando e que pretende também acionar o Ministério Público. “O delegado Clayton deveria estar investigando um caso que estava desagradando muita gente. Por este motivo, deve ter sido assassinado. Outra coisa também que se deve questionar é a rapidez das prisões. Esses elementos foram autores de um crime de grande proporção, e, no entanto, foram presos em casa e o outro se apresentou. Isso é muito óbvio. Deus queira que eu esteja errado em minhas considerações, e que esses homens tenham sido mesmo os autores do assassinato, e que tenha sido mesmo um latrocínio”, concluiu.

RECORDE - Segundo Lima, outros crimes semelhantes ao do delegado ocorreram em um curto espaço de tempo e não foram elucidados. A violência chega até os mais altos escalões da polícia. “Muitos casos ainda não foram resolvidos e cairão no esquecimento se não forem relembrados. O caso da bancária, esposa do Ajudante de Ordens do Governador; o nosso colega, o policial civil, que foi assassinado em frente à casa dele; e o do outro policial militar baleado em uma saidinha bancária no Itaigara”, citou.

Clayton foi morto com dois tiros na Estrada da Cascalheira, quando dava uma entrevista ao vivo pelo celular, para uma rádio local. O momento do crime foi transmitido pela emissora, inclusive os pedidos de socorro da esposa do delegado. Três acusados do crime foram presos e apresentados no dia seguinte do crime, na quinta-feira, com a versão de que teria sido um assalto.
Edson Cordeiro confessou que usava um boné no momento do suposto assalto e que desceu do carro junto com Rinaldo Valença, que afirma ter disparado contra a vítima. Outro suspeito, Magno de Menezes, se entregou à polícia e afirmou que estava na direção do táxi roubado, usado na ação.

Aladim é encontrado morto dentro de cela

O traficante Renildo dos Santos Nascimento, conhecido como Aladim, de 27 anos, é encontrado morto em uma cela do Presídio de Segurança Máxima, em Cantanduvas, estado do Paraná. Aladim é acusado de ser o mandante da série de ataques sofridos em 2009 contra módulos policiais, PMS e ônibus na cidade. Logo depois dos dias de terror, que causou pânico na população e na corporação pela brutalidade com que os bandidos agiam pelas ruas, ele foi transferido para Catanduvas.
Segundo informações do Departamento Penitenciário Nacional, a descoberta foi feita por agentes penitenciários, quando chamavam os presos para tomar café na manhã de ontem. Aladim teria se enfocado com as próprias roupas que usava. O juiz Federal Corregedor do Presídio, Nivaldo Brunoni, afirmou que será aberta uma investigação para apurar o caso.

Com uma vasta ficha criminosa, Aladim era tido pela polícia como um bandido de alta periculosidade. Ele é apontado como o principal líder do tráfico de drogas no Subúrbio Ferroviário, com atuação nos bairros de Mussurunga e São Cristóvão. Segundo a polícia, o traficante é também responsável por cometer mais de 15 homicídios, de fornecer armas para bandidos e de liderar as chacinas de Mussurunga, em junho de 2008, que resultou na morte de sete pessoas, a do Alto das Pombas, quando quatro pessoas foram assassinadas, e em Nova Constituinte, com três executados. Quase toda a família de Aladim, conforme a polícia, também teria envolvimento com o trafico de drogas. A mãe dele, Bárbara dos Santos Nascimento, a irmã Sidnéia Nascimento Prazeres, o irmão, Evandro Luís dos Santos Lima, e o padrasto, Alex Santos Sacramento, também já foram presos por associação ao tráfico de drogas.

Aladim estava foragido quando foi preso por policiais da Delegacia de Homicídios em sua residência no bairro do Pero Vaz, juntamente com sua namorada. Mesmo detido da Unidade Especial Disciplinar (UED), presídio de segurança máxima de Salvador, ele chegou a comandar por telefone, de dentro da cela, os ataques a seis módulos policiais, oito ônibus e três tentativas de homicídios contra policiais militares.
Ainda preso na UED, Aladim era um dos líderes de uma facção criminosa considerada uma das maiores do estado da Bahia, que já foi comandada pelo traficante Eberson Santos Silva, Pitty, morto em 2007.Em setembro do ano passado, a Secretaria de Segurança Pública transferiu para a Penitenciária de Segurança Máximas, em Catanduvas, Aladim e mais treze homens que teriam ligação com a facção criminosa de Cláudio Campanha, e que, segundo a polícia, seriam os responsáveis pela onda de violência que ocorreu em Salvador. A previsão, segundo a Secretaria de Segurança Pública, era que eles permanecessem naquela unidade pelo período de um ano, podendo estender por mais um.

Considerado um bandido de alta periculosidade, Aladim permaneceu por oito meses isolado em uma das 208 celas do presídio, sem ter contato com os demais presos. Cada cela tem sete metros quadrados e possue cama, mesa, banco e prateleira, tudo feito de concreto, - o que não permite remover -, um banheiro nos fundos, uma pia e vaso sanitário separado por uma parede. O local não tem tomada de energia elétrica. Ao entrar na cela, Aladim, como todos os outros detentos, recebe um uniforme azul claro, chinelo tipo havaianas e um sapato de lona. O kit de higiene e limpeza (escova de dente, creme dental e aparelho de barbear) é entregue e recolhido diariamente pelos agentes penitenciários.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Polícia apresenta assassinos do delegado Clayton Leão

Foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (27/05), em coletiva à imprensa, na Secretaria da Segurança Pública (Centro Administrativo da Bahia), os três assassinos confessos do delegado da 18ª Delegacia de Camaçari, Clayton Leão Chaves.

Edson Cordeiro, mais conhecido como "Inha", e Rinaldo Valença de Lima, já haviam sido presos na quarta-feira (26), mesmo dia do crime. O terceiro assassino, Magno de Menezes dos Santos, entregou-se nesta quinta, com duas armas que serão periciadas. O caso foi elucidado em menos de 24 horas.

A polícia aguarda os resultados das perícias realizadas no carro, pois o material será utilizado no inquérito presidido pelo diretor do Departamento de Narcóticos, Cleandro Pimenta, que foi nomeado para comandar as investigações. Um revólver calibre 38 que também foi apreendido com os bandidos vai passar por perícia, para confirmar se foi usada no crime.

O delegado Clayton Leão foi assassinado na Estrada da Cascalheira, na manhã de quarta-feira (26), quando dava entrevista a uma rádio local.
Rinaldo Valença de Lima
Edson Cordeiro, mais conhecido como "Inha",
Magno de Menezes dos Santos

Policia prende terceiro envolvido na morte do delegado Clayton Leão

A polícia prendeu na manhã desta quinta-feira (27/05), o terceiro suspeito, que não teve a identidade divulgada, de envolvimento no assassinato de Clayton Leão Chaves, 25 anos, delegado titular da 18ª Delegacia, morto na manhã desta quarta-feira (26/05), na Estrada das Cascalheira, em Camaçari.

Na noite passada, os outros dois suspeitos foram detidos. Os acusados confessaram o assassinato. Edson Cordeiro, vulgo "Inha", e Rinaldo Valença de Lima, de 26 anos, inicialmente alegaram que queriam realizar um assalto, mas ao perceberam que se tratava de um policial, eles atiraram contra a vítima. Os três estão sendo apresentados na Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Crime O delegado, que vinha combatendo o crime organizado e o tráfico de drogas na cidade, estava conduzindo o seu veículo, um EcoSport de placa JKP-8019, na companhia da esposa, a dentista Simone, e parou o carro na Estrada da Cascalheira, para dar uma entrevista ao vivo a uma rádio local, quando foi executado por três marginais que estavam em um táxi.

Policia prende assassinos do delegado Clayton Leão

Depois de uma intensa caçada, Policiais civis prenderam dois assaltantes que assassinaram o delegado Clayton Leão Chagas, 35 anos, na manhã desta quarta-feira, (26/05). Os homicidas estavam escondidos numa casa do bairro Gleba E, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.

Reinaldo Valência de Lima, 25, e Edson dos Santos Cortes, 30, confessaram ter matado Clayton porque ele reagiu a uma tentativa de roubo. O terceiro ladrão que participou do crime continua foragido, mas está identificado.

Os dois presos contaram em depoimento, na noite desta quarta, na sede da Coordenadoria de Operações Especiais (COE), que quando abordaram Clayton não sabiam que ele era delegado.

Os assaltantes admitiram que pretendiam roubar o carro e os pertences. Edson confessou que efetuou os disparos e Reinaldo revelou que dirigiu o táxi usado no crime. A dupla admitiu ter roubado dois outros carros antes de atacar o delegado. Os dois homens foram autuados em flagrante.

A dupla foi presa numa operação que envolveu delegados e investigadores de várias unidades. Agentes da 18ª CP (Delegacia de Camaçari), que trabalhavam com Clayton, foram determinantes para a captura dos assassinos.

Os policiais iniciaram as investigações no bairro da Gleba E depois que encontraram o Corsa táxi usado pelos bandidos no assassinato do delegado. A suspeita de que os criminosos eram daquela localidade veio porque o veículo foi deixado numa estrada de terra do Distrito de Parafuso, local que dá acesso ao bairro por um matagal.

Uma operação, com dezenas de policiais foi montada no final da tarde, na Gleba E. Investigadores da Delegacia de Camaçari conseguiram a informação da casa onde os bandidos estavam escondidos e fecharam o cerco numa ação conjunta com colegas de outras unidades. Reinaldo e Edson foram capturados.

O delegado-geral Joselito Bispo disse que o assassino foragido já está identificado, mas não quis revelar o nome. Os dois suspeitos presos vão ser apresentados à imprensa nesta quinta, 27.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Policia prende suspeitos pela morte do delegado Cleiton Leão

Dois dos quatro suspeitos de terem participado do assassinato do delegado Cleiton Leão Chaves, titular da 18ª Delegacia foram presos no final da tarde desta quarta-feira (26/05), nos bairros da Gleba E e Parque Verde, em Camaçari.

Segundo a polícia, eles confessaram participação no crime, um deles dizendo que dirigiu o carro usado para a fuga. Clayton Leão foi morto com dois tiros na cabeça na manhã desta quarta-feira (26/05), enquanto dava entrevista ao vivo para uma rádio local.

Um terceiro homem teria sido morto no distrito de Jauá, após reação a uma abordagem da polícia, o que não foi confirmado oficialmente pela policia. Os dois presos foram conduzidos para o Comando de Operações Especiais (COE), da Policia Civil, onde serão apresentados nesta quinta-feira (27/05) à imprensa.

A polícia segue com as buscas para localizar os responsáveis pela morte do delegado. A operação é comandada pelo diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc), Cleandro Pimenta. A polícia suspeita que a morte de Clayton tenha sido ordenada por traficantes, por conta das ações do delegado contra o tráfico.

O carro utilizado pelos assassinos, um corsa branco, foi encontrado queimado em uma estrada que dá acesso ao Pólo. Ainda saia fumaça do veículo quando os policiais chegaram ao local. O carro era um taxi que foi roubado na mesma região onde aconteceu o crime, horas antes. O taxista roubado e outras testemunhas já prestaram depoimento.

O corpo do delegado foi encaminhado para a sede do Departamento de Polícia Técnica, em Salvador, e já passou por necropsia. O veículo do delegado também foi periciado. Participam da operação de buscas policiais da Coordenação de Operações Especiais (COE), do Grupamento Aéreo da PM, da Delegacia de Homicídios, da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), dentre outros.

Mataeria completa do momento em que o Delegado Cleiton Leão é assassinado durante entrevista a uma rádio

Ouça quando o Delegado Cleiton Leão é assassinado durante entrevista a uma rádio

Delegado é assassinado a tiros durante entrevista


O delegado titular da 18ª delegacia de Camaçari (47 km de Salvador), Clayton Leão, foi assassinado na manhã desta quarta-feira enquanto concedia uma entrevista ao vivo, por telefone, a uma rádio da cidade. Ele chegou a ser levado para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo um comunicado divulgado pela rádio Líder, os entrevistadores e o ouvintes chegaram a ouvir os tiros que mataram o delegado e os gritos de sua mulher. De acordo com a polícia, Leão falava à rádio por celular, em seu carro, parado numa estrada próxima ao município, quando um veículo encostou e um homem disparou dois tiros. Leão estava acompanhado da mulher, que não ficou ferida.

Policiais do COE (Coordenação de Operações Especiais) da Polícia Civil, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, da Delegacia de Homicídios, da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública participam das buscas aos suspeitos.

Entrevista - "Era uma entrevista sobre segurança em Camaçari. Um apanhado do tempo dele (do delegado) na cidade. Ele estava falando que a segurança estava melhorando e que estava morando com a família em Camaçari porque confiava na segurança. Já tinha mais de dez minutos de entrevista, quando ouvimos um estampido e ele (Clayton) falando 'peraí, peraí' e a esposa pedindo socorro. Achamos que foi um acidente (de carro), mas depois ouvimos a esposa dizer que ele foi atingido", contou o radialista Raimundo Rui, que divide a apresentação do programa "De olho na cidade" com o colega Marco Antônio.

Antes de assumir a 18ª delegacia, em Camaçari, no final de 2009, Clayton Leão Chaves, 33 anos, se destacou como coordenador do Grupo de Repressão a Roubo a Estabelecimento Financeiro (GRREF), do COE (Centro de Operações Especiais), onde atuou durante quatro anos. Desde que tomou posse, Leão realizava um trabalho de enfrentamento ao tráfico de drogas na cidade.

O delegado participou da Operação Pégasus, que efetuou dez prisões em Camaçari. A operação foi deflagrada em dezembro do ano passado com o objetivo de cumprir 22 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão nas cidades de Camaçari, Dias D´Ávila e Feira de Santana. A principal missão da operação foi desarticular uma quadrilha de roubo de cargas e veículos que atua nas estradas baianas

terça-feira, 25 de maio de 2010

Complexo Policial de Feira “caminha para o caos” diz vereador

A rebelião dos presos do Complexo Policial Investigador Bandeira foi comentada na sessão desta terça-feira (25) pelo vereador Roque Pereira (PT do B), que considerou a situação insustentável, “caminhando para o caos”. O problema da unidade é resultado da superlotação. A unidade tem capacidade para 35 detentos e está com 105.

Os presídios de Feira de Santana e Serrinha, segundo o vereador, não são alternativas para solucionar o problema, porque também “estão abarrotados”. Defendendo que “lugar de preso da Justiça não é no Complexo Policial”, Roque Pereira disse que a situação chegou a um nível insustentável “e ninguém se manifestou até agora”.

“Cobramos ação da polícia para prender os delinquentes, mas onde vai colocar esses presos?”, questionou o vereador Roque Pereira, lembrando que “a marginalidade está nas ruas”. Ele citou o alto índice de assassinatos. “A matança é de quatro, cinco seis. Ontem, em pleno meio dia, aconteceram dois homicídios. Não tem hora”, observou.

O vereador falou também sobre a situação do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e afirmou que “o IML só existe para abrir e fechar corpo”. Segundo ele, a causa da morte é sempre desconhecida, já que não tem laboratório, nem Raio X. O vereador contou que na semana passada um corpo passou três dias no local e precisou ser levado para Salvador, para localização de um projétil.
Preso que ia ser quimado vivo na ultima rebelião
O vereador David Neto (PMN) também se pronunciou sobre a questão. “Devemos dar um grito, para exigir mais segurança”, sugeriu. Já Antônio Francisco Neto – Ribeiro (DEM), lamentando as condições do Complexo Policial. “O crack está tomando conta de tudo e quando alguém é preso vai para lá, ficam todos juntos, planejando assaltos, sequestros e todo tipo de ação criminosa”, disse.

Preso desmaia de fome no Complexo Policial de Feira

Por estar há cerca de seis dias sem se alimentar, o preso, Fabio Leonardo Teixeira de Souza desmaiou no inicio da tarde desta terça-feira (25/05), no interior da carceragem do Complexo Policial Investigador Bandeira, em Feira de Santana.

De acordo com os colegas de cela do detendo, ele não vem se alimentando devido à péssima qualidade do alimento fornecidos aos presos. “Tem mais de seis dias que ele não come nada reclamando que a comida ta muito ruim. Nos últimos dias assim que ele comia as primeiras garfadas começava a vomitar e tinha diarréia constante,” relatou um dos presos.

Ainda de acordo com um dos presos, que preferiu não se identificar todas as semanas, alguns dos encarcerados passam mal, logo depois que se alimentarem.

Os presos reclamam também da quantidade de alimento fornecido, segundo eles não da para matar a fome de um adulto. “Quando vem uma comida que presta não da para matar a fome, pois a quantidade é pouca demais,” afirmou outro preso.
Segundo os detentos, o coordenador regional Fabio Lordello já fez de tudo para melhorar a qualidade da comida, mais até o momento nada foi feito por parte da Secretaria de Segurança Publica para solucionar o caso.

Fabio ficou por cerca de três horas aguardando atendimento medico. A equipe de reportagem do CORREIO FEIRENSE tentou entrar em contato, via telefone celular com alguns dos responsáveis pela empresa que fornece os alimentos, mais os telefones só davam em caixa de mensagem.

Comerciante de ouro é encontrado morto dentro de casa

O comerciante Domingos Moreira, 78 anos, que comercializava ouro em Feira de Santana foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (25/05), na Rua Deputado Ruy Santos, 60, Bairro Sobradinho, com a cabeça amarrada a um lençol.

O idoso estava com as pernas e braços amarrados com pedaços de pano e amordaçado com um lençol. Junto ao corpo foi encontrada uma faca. Domingos morava sozinho na casa em que foi encontrado. Segundo os familiares, no local o comerciante mantinha um cofre que foi arrombado e o que havia no interior foi levado.
Ainda de acordo com a família, Domingos guardava dentro cofre, “varias peças de ouro e dinheiro”. Policiais Civis da 2ª Delegacia estiveram no local dando inicio às investigações.


Mesa cirúrgica quebra e mata recém-nascido

Foi enterrado na tarde desta segunda-feira (24/05), em Porto Seguro, o corpo do recém-nascido João Henrique. Durante o trabalho de parto da mãe dele, a mesa cirúrgica do Hospital Luiz Eduardo Magalhães se quebrou e desabou. O bebê acabou morrendo, de traumatismo craniano, ao bater a cabeça em um balde que estava debaixo da maca.

Alcione Teixeira Santos, 28 anos, que estava em período expulsivo de trabalho de parto, sofreu traumatismo em região do púbis e no membro inferior direito. Em nota enviada à redação, a assessoria de comunicação da unidade hospitalar informa que a paciente deu entrada às 06h de domingo (23), e entrou em trabalho de parto normal às 15h30 do mesmo dia.

Em entrevista ao RADAR64, o pai de João Henrique, João Leal de Jesus, 32 anos, afirmou que a sua mulher reclamava que não teria condições de ter um parto normal, mas mesmo assim a equipe médica não optou pela cirurgia cesariana, chegando a usar um equipamento para puxar o bebê.

João Leal contou que conversou com sua esposa e ela teria tido que o médico mandou duas enfermeiras se esforçarem ao máximo para fazer o parto, o que pode ter provocado o desabamento.

Ainda no comunicado, o hospital informa que os equipamentos passam por manutenção preventiva e que a mesa cirúrgica que se quebrou havia passado por essa checagem no início do mês, não apresentando nenhum defeito aparente.Na manhã desta segunda-feira (24/05), uma equipe da Polícia Civil esteve no hospital, retirando as peças da mesa cirúrgica para perícia. Foi aberto um inquérito policial.

Alcione permanece internada, bastante abatida com a situação, mas passa bem e falou que assim que receber alta vai procurar o Ministério Público para fazer a denúncia. A diretoria do hospital diz que está realizando o seu acompanhamento psicológico e que um ortopedista cuida das lesões.

O velório de João Henrique, primeiro filho do casal, que nasceu com pouco mais de quatro quilos e meio, aconteceu na Avenida Santa Rita, em Pindorama, distrito de Porto Seguro. O pai, devido às condições emocionais, não compareceu, preferiu ficar no hospital com a mulher.

Ele reclama que o hospital sonegou informação do que teria acontecido e eles tiveram de ficar a noite inteira no hospital, esperando para ver a criança.

Segunda-feira marcada com cinco assassinatos em Feira de Santana

Cinco pessoas foram mortas nesta segunda-feira (24/05) em Feira de Santana. Por volta do meio dia, Jose freire de Oliveira, 21 anos foi baleado com vários tiros na Rua Flamengo, no bairro Gabriela. Ele ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu.
Também morreu quando recebia atendimento no HGCA, após ser baleada, o flanelinha Alisson de Brito Alves, o Binho. Ele foi alvejado com vários tiros nos fundos do SAC, no bairro Tanque da Nação, imediações da Feira do Rolo.
A terceira vitima foi Carlos Antonio Rodrigues Alves foi morto em cima de sua cama, após os assassinos invadirem sua residência, na Rua Pau Ferro, no bairro Liberdade. Os bandidos fugiram sem deixar pistas.
DUPLO ASSASSINATO - Por volta das 21h:30 duas pessoas foram baleadas na rua Aeroporto, bairro Sitio Novo, em Feira de Santana. Patrícia Borges da Silva, 18 anos, teve morte instantânea e Jerônimo dos Santos Ramos, 47 anos, foi socorrido para o HGCA falecendo horas depois.
Segundo informações colhidas pela polícia patrícia estava em frente à casa de Jerônimo quando dois homens chegaram ao local, com a intenção de matá-lo. Patrícia correu para dentro da casa de Jerônimo, que também foi baleado, e depois de ser alcançada na cozinha foi executada.

Os autores dos disparos fugiram sem deixar pistas, até o momento as causas do duplo homicídio são desconhecidas pela polícia.







segunda-feira, 24 de maio de 2010

Traficante é presa com 13 Kg de Crack e uma submetralhadora 9mm

Policiais Civis de Eunápolis combatendo o crime organizado na região predeu na noite deste domingo (23/05), uma mulher com 13 quilos de crack, uma submetralhadora 9 mm, com silenciador, além de duas caixas de munições do mesmo calibre.

Andréia Francisca de Oliveira, 34 anos, foi presa quando desembarcava na cidade com o material. Ela foi detida por volta das 18h, no ponto de apoio da Viação São Geraldo, no centro, ainda dentro do ônibus.

Segundo o delegado Evy Paternostro, coordenador regional da Polícia Civil, que comandou a operação junto com o delegado titular Rodolfo Faro e outros investigadores, Andréia embarcou na rodoviária de São Paulo às 15h do sábado (22). A droga, a arma e as munições, estavam em sua bagagem de mão: sacolas e bolsas.

O delegado afirmou que o quilo o crack está estimado em cerca de R$ 20 mil e que a polícia chegou até a traficante graças à denúncia anônima. 'A gente agradece à comunidade, que desde sábado manteve contato com a polícia civil, relatando que uma mulher estaria vindo de São Paulo com a droga, que seria distribuída na cidade'.
Ainda de acordo com o delegado, desde o mesmo dia da denúncia a polícia passou a fazer abordagens em todos os ônibus que saíam de São Paulo com destino a Eunápolis. 'Acreditamos que esta droga seria entregue hoje mesmo em Eunápolis e possivelmente distribuída também para a região', frisa Evy.
Andréa, que é casada e natural de São Paulo, já responde a ação penal e inquérito policial naquele estado por tráfico de drogas. Ela não quis prestar declaração à imprensa sobre quem seriam os destinatários da droga e do material bélico, falou apenas à polícia que receberia R$ 1.000,00 para fazer o transporte.'A comunidade deve continuar denunciando o tráfico de drogas, do pequeno ao grande, para que a gente adote todas as medidas para elucidação do caso', recomenda o delegado Evy Paternostro.

Sobre a arma, que é de uso restrito das forças armadas, o delegado Evy Paternostro acredita que ela foi encomendada para ser usada em algum assalto a empresa de valores na região. A utilização do silenciador, ainda de acordo com Evy, indica também que a submetralhadora poderia ser usada para a execução de crimes de homicídios em Eunápolis e região.

Andréia foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e vai ficar custodiada no Complexo Policial de Eunápolis, à disposição da Vara Crime da Comarca local.

O delegado Evy agradeceu a todos os investigadores que ficaram dois dias empenhados na operação. 'Mesmo a Polícia Civil estando em movimento de greve nacional, diante da situação e da iminência de flagrante, se abnegaram para que a prisão e apreensão tivessem êxito', finalizou.

Motim é controlado no Complexo Policial de Feira


O motim iniciado por volta das 8h30 na carceragem do Complexo Policial Investigador Bandeira já foi controlado. Policiais civis que estavam em greve desde a semana passada, além de policiais militares do Pelotão Tático Móvel e Ronda nos Bairros conseguiram conter o início de rebelião.
Ação policial foi deflagrada por volta das 10h30.Um total de 104 presos ocupa a unidade prisional. Eles reivindicam a transferência para presídios de Feira e região. Durante o motim, eles enrolaram um detento, de prenome Daniel, em um colchão e ameaçaram atear fogo. A ação policial foi comandada pelo delegado Matheus Souza, titular da 1ª Delegacia.
Uma das celas da unidade ficou totalmente destruída. “O que piora a situação para eles, tendo em vista que algumas delas já estavam danificadas, e a população carcerária só tende a aumentar. E se depender da gente vamos encher ainda mais a cadeia, porque temos que realizar o nosso trabalho”, destacou Matheus.

AÇÃO
Após a intervenção policial, foi realizada uma revista nas celas da unidade. Armas artesanais e pedaços de ferro e madeira foram encontrados no local. Os detentos ficaram nus durante o procedimento.

“Foi tentando minimizar os problemas naquele momento. Tínhamos que tomar uma postura mais enérgica. As coisas agora estão resolvidas. Tivemos que fazer um bacolejo, uma revista para encontrar objetos que pudessem ser utilizados na rebelião. Mas tudo foi controlado”.

O delegado informa que a reivindicação dos detentos foge da alçada da Polícia Civil. “Tivemos uma conversa franca com eles hoje de manhã, explicando que a situação não depende necessariamente da polícia.
Há uma situação de greve dos policiais civis, mas não há como realizarmos a transferência de presos tão logo não tenhamos uma posição do Poder Judiciário e do presídio”, relatou o delegado.






Presos estão amotinados no Complexo Policial de Feira de Santana

Os cerca de 100 presos, do Complexo Policial Investigador Bandeira se amotinaram, na manhã desta segunda-feira (24/05), devido à superlotação da carceragem do órgão.

Os detentos exigem transferências para os presídios de Feira de Santana e da Cidade de Serrinha e se caso isso não aconteça eles ameaçam tocar fogo em um dos colegas que se encontra enrolada em um colchonete.

Mesmo com a greve desencadeada pela categoria, Policiais Civis de Feira, no comando do coordenador regional, Fabio Lordello estão cercando o local para que não aja fuga em massa.

Em Janeiro deste ano, cerca de 140 presos realizaram um motim, que resultou em quatro feridos e cerca de 80 presos transferidos para presídios da região.


Fim de semana marcado com sete mortes violentas

O final de semana foi marcado com sete mortes violentas em Feira de Santana. Sendo seis assassinatos e um auto de resistência. Na tarde da última sexta-feira (21/05) dois jovens foram executados por motoqueiros, nos Bairros Sobradinho e Jardim Cruzeiro.

José Carlos Machado, mais conhecido como “Boião”, 23 anos, que foi assassinado com quatro tiros de pistola calibre 380. O fato aconteceu por volta de 12: h30, quando a vítima saía de sua residência, localizada na Rua Alagoas, no bairro Sobradinho.

Cerca de 10 minutos depois, o jovem Diego Costa da Luz, 21 anos, foi assassinado com dois tiros de pistola calibre 380, quando caminhava pela Rua Perolina Angélica, no Alto do Cruzeiro.

SÁBADO - Já no sábado (22/05), Luciano Santos Souza, de 27 anos também foi morto por dois motoqueiros. A vitima foi executado com vários tiros, na Rua João Martins da Silva, fundos da Cesta do Povo, no bairro do Caseb. A vítima morava rua Áustria no Caseb. Os motivos do crime não foram revelados.

Na noite de sábado foi assassinado com vários tiros Josuel da Silva, de 17 anos, que morava na Avenida Jussara, no Conjunto Jussara. Segundo informações o adolescente estava bebendo em um bar no conjunto Viveiros quando quatro homens em um veiculo Celta Preto chegaram ao local e deflagraram os tiros. Os motivos do crime também são desconhecidos, até o momento.

Foi assassinado também na tarde de sábado na Avenida Presidente Dutra, próximo a uma revendedora de pneus, um homem aparentando ter 25 anos de idade, cor parda , trajava bermuda jeans e camisa vermelha. A vítima foi espancada e morta a tiros quando praticou assalto contra uma mulher. Um homem não identificado foi o autor dos disparos.

DOMINGO - Já na noite do domingo (23/05), na Avenida Amaralina, bairro Sobradinho, um homem ainda não identificado, aparentando ter 25 anos de idade foi encontrado morto a tiros. A vítima trajava bermuda estampada e camisa preta.

Também no domingo foi morto em confronto com policiais militares um jovem aparentando idade entre 20 a 25 anos, trajando bermuda estampada preta e camiseta branca. O fato aconteceu no bairro Baraúnas. Ele era suspeito de praticar um assalto a um mototaxista e acabou sendo baleado na perseguição.

Já são 36 assassinatos somente neste mês de maio – número que já é recorde no ano. Em 2010, já são 170 homicídios registrados na cidade.

sábado, 22 de maio de 2010

Aumenta a ousadia doa assassinos em Feira de Santana

A ousadia dos assassinos vem aumentando a cada dia que passa em Feira de Santana. Nesta sexta-feira (21/05), em plena luz do dia dois homens usando uma motocicleta vermelha executaram dois jovens nos bairros: Sobradinho e no Alto do Cruzeiro, na “Princesa do Sertão”.

A primeira vitima foi José Carlos Machado, mais conhecido como “Boião”, 23 anos, que foi assassinado com quatro tiros de pistola calibre 380. O fato aconteceu por volta de 12: h30, quando a vítima saía de sua residência, localizada na Rua Alagoas, no bairro Sobradinho.

Segundo a polícia, “Boião foi surpreendido por dois homens que estavam em uma motocicleta. O carona teria descido da moto, com a pistola e deflagrou os quatro tiros, que acertaram a cabeça e a perna da vítima, que não resistiu e morreu no local”.

Familiares de José Carlos compareceram ao local do crime afirmando que o mesmo não tinha envolvimento com o mundo do crime e que estava trabalhando. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e policiais plantonista da 2ª Delegacia compareceram ao local para realizar o levantamento cadavérico.
Cerca de 10 minutos depois, o jovem Diego Costa da Luz, 21 anos, foi assassinado com dois tiros de pistola calibre 380, quando caminhava pela Rua Perolina Angélica, no Alto do Cruzeiro.

Segundo a polícia, Diego, que é percursionista estava nas proximidades de sua residência, localizada na Praça Senhor do Bonfim, no mesmo Bairro. Ele teria saído para visitar amigos, quando foi surpreendido por dois homens que estavam em uma motocicleta, onde o carona sacou a arma da cintura e efetuou os disparos, acertando a cabeça da vítima, que não resistiu e morreu.

Segundo amigos de Diego, recentemente, ele estava morando na Suíça com um familiar e que veio para Feira de Santana visitar familiares e amigos. Entre os amigos da vítima, nenhum soube informar o porquê do seu assassinado.

Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e policiais plantonista da 2ª Delegacia compareceram ao local e realizaram o levantamento cadavérico. Todos os dois homicídios serão investigados pelo Serviço de Investigação da 2ª Delegacia, que tem o comando do delegado Madson Sampaio.








Delegado baiano é preso em São Paulo

Em operação conjunta, as polícias baiana e paulista capturaram hoje (21/05), na capital de São Paulo, o delegado Fábio Luís Silva, foragido desde de 24 de junho de 2008. Ele é acusado de cometer duplo homicídio contra o ex-vereador Edmeres José de Almeida, mais conhecido com “Dedé”, morto em 2004 e seu filho Edmeres José de Almeida Filho, apelidado de “Tute”, ocorrido em 2006, na cidade de Uibaí. Os policiais militares Natanael Daltro dos Santos e Ivan Carlos Correia Vital, suspeitos de participação no crime, também estão sendo investigados.

Contra o delegado haviam dois mandados de prisão, expedidos pelas comarcas de Ubaí e de Ibititá, pelos homicídios de “Dedé” e “Tute”. Fábio era investigado pela polícia e estava detido na carceragem da Corregedoria da Polícia Civil, quando em junho de 2008 foi liberado mediante apresentação de alvará de soltura, concedido pela Justiça. Desde então estava foragido.

O secretário da Segurança Pública, César Nunes, afirmou que uma das metas deste governo é combater a corrupção e envolvimento de policiais em crimes. “Não exitaremos em prender qualquer servidor envolvido na prática de atos delituosos, mesmo que o suspeito esteja em outro estado ou país”, disse Nunes. Ressaltou a colaboração da polícia paulista, que juntamente com a Superintendência de Inteligência da SSP conseguiram efetuar a prisão do foragido.

Integração

A operação teve participação das polícias Civil (14ª Coordenadoria de Polícia do Interior – Irecê), Militar (Coordenadoria de Missões Especiais), Superintendência de Inteligência da SSP, que manteve contato com o setor de inteligência da polícia paulista, e o Ministério Público, através do Grupo de Ações Contra Crimes Organizados.

“Iremos apurar sempre com maior rigor a participação de policiais civis em atividades ilícitas”, declarou o delegado-geral, Joselito Bispo da Silva. Explicou que um delegado é responsável pela aplicação das leis e deve dar exemplo de conduta. “Nossos policiais são formados para trabalhar em prol da sociedade e não contra”, afirmou Bispo.

Acrescentou que além de responder a processo criminal na Justiça, Fábio Luís Silva, responde a dois processos administrativos no âmbito da Polícia Civil, referentes ao duplo homicídio, a um latrocínio cometido no município de São Gabriel e por formação de quadrilha. Ele ficará custodiado na Corregedoria da Polícia Civil.

Jornalista é seqüestrado e torturado

O jornalista Gilvan Luiz Pereira, 41 anos, do jornal regional “Sem Nome”, foi seqüestrado e torturado por três homens encapuzados, na noite desta quinta-feira (20/05), no município de Juazeiro do Norte, no Cariri.

O jornalista faz oposição à atual administração municipal de Juazeiro do Norte. Segundo relatório da delegacia, a vítima foi rendida e sequestrada na porta de sua residência pelos três homens que seguiram em um veículo modelo Corolla, com placas da cidade de Porteiras. Horas depois, já na localidade de Vila Três Marias, Gilvan foi encontrado desacordado, dentro do carro dos criminosos, que estava abandonado.

De acordo com a Polícia, a vítima estava amarrada, com várias escoriações pelo corpo e com o rosto ensanguentado. Ele foi encaminhado à Clínica São José, onde relatou que foi espancado e que ficou desacordado depois de sofrer coronhadas de revólver e vários chutes. Nenhum pertence do jornalista foi levado.

A Polícia informou ainda que testemunhas anônimas afirmaram que os três acusados abandonaram o veículo depois que um Gol de cor azul se aproximou e deu fuga aos criminosos.

Nesta sexta-feira (21/05), policiais da delegacia de Juazeiro do Norte fazem perícia do Corolla utilizado para fazer o sequestro. Os criminosos não foram capturados.

ACUSAÇÕES

Questionado sobre os possíveis mandantes do crime, o jornalista atribui o mando ao prefeito de Juazeiro e também ao vereador do PSB, Roberto Sampaio. "Fiz uma denúncia recentemente sobre a esposa do vereador, que estava recebendo o 'Bolsa Família' (auxílio do governo federal para pessoas com baixa renda) sem ter o perfil para isso". Gilvan ainda relata que, antes do sequestro, recebeu duas ameaças de pessoas ligadas aos políticos.

O jornalista diz que pretende ficar na clínica até a próxima terça-feira (25), por motivos de segurança, e que não sabe se voltará a fazer denúncias sobre os administradores da cidade por medo de novas retaliações.

O vereador Roberto Sampaio negou a autoria do crime. "Jamais usuária a minha representatividade política em nome da violência. Tenho um nome a preservar. O Gilvan sempre falou mal de mim, mas eu nunca tive raiva dele". Sampaio disse ainda que espera que a polícia desvende o caso por ter sido um caso grave de violência.

Em nota publicada nosite da Prefeitura de Juazeiro do Norte, o prefeito diz que repudia a violência sofrida pelo jornalista. "Desprezando atitudes desta natureza praticadas por pessoas de caráter criminoso, reafirmo o propósito de concitar a autoridade policial para que investigue rápida e eficazmente esse odioso fato, para que os culpados sejam punidos severamente como exige a Lei. Minha índole não acalenta a imundície desse gesto nem qualquer tipo de atentado a vida alheia".

José Carlos Pimentel, advogado do prefeito de Juazeiro, disse, em entrevista à reportagem, que o político nada tem a ver com o crime. "O prefeito não comandou, não patrocinou, não incitou o crime e repudia a violência cometida contra Gilvan. Já pedimos à Secretaria de Segurança Pública do Ceará e ao ministro da Justiça (Luiz Paulo Barreto) para que apurem o caso".

Embora a polícia tenha interceptado o veículo, os acusados da agressão fugiram e não há pistas sobre suas identidades ou paradeiro.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

PM prende traficante com 4 kg de maconha em uma bacia

Durante uma ação para combater o trafico de drogas em Feira de Santana, Policiais Militares do Pelotão Asa Branca prenderam na manhã desta sexta-feira (21/05), um homem com aproximadamente quatro quilos de maconha dentro de uma bacia.

A operação aconteceu, na Rua Rezende, bairro Campo Limpo. Autuado em flagrante, Mário Sérgio Moreira Santos, 33 anos, negou ter envolvimento com o tráfico afirmando que chegou a cidade há pouco tempo e que a droga pertence ao irmão, cujo nome não foi informado.

De acordo com o Sargento Xavier, a polícia fazia ronda pelo bairro Campo Limpo, quando foi informando pela população que por ali havia uma casa funcionando como ponto de venda de drogas.

O sargento disse ainda que chegando ao local encontrou várias pessoas esperando a droga secar numa bacia, para comprar, e que a casa pertence a Mário Sérgio. O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes após a prisão ser efetuada sob o comando do Sargento Xavier, que faz parte da Cia Especial, comandada pelo Capitão Mazza, com apoio da lobo 76 da 65ª CIPM.
Informações e foto Aldo Matos

Garota compra lentes de contato no camelô e corre risco de perder a visão

Depois de ter comprado lentes de contato coloridas em um camelo no centro de Feira de Santana, uma garota de 18 anos não quer mostrar o rosto, pois pode perder a visão devido aos danos que as lentes causaram na visão da jovem.
A adolescente comprou lentas coloridas no sábado (15/05) passado em um camelô e no domingo (16/05), ela experimentou a novidade. Em poucas horas de uso, os olhos da garota ficaram vermelhos e inchados. No dia seguinte, o diagnóstico médico. Ela sofreu uma necrose na córnea provocada por bactérias ou fungos, provenientes das lentes de contato.

‘Ele só botou soro e me deu. Só que eu sabia já como usar. Eu tinha que lavar com soro. Tinha pesquisado antes. Ele não falou nada’, conta a garota.

Segundo os médicos, a garota corre o risco de perder a visão do olho direito e deve ser submetida a um transplante de córnea.

Lentes como as que a jovem adquiriu são facilmente compradas no centro comercial de Feira de Santana. As lentes ficam escondidas. Com uma microcâmera, nossa produtora foi a um desses vendedores e comprou as lentes por R$ 40.

Segundo o oftalmologista Daniel Braga, ninguém deve comprar lentes de contatos sem orientação médica. ‘Somente um oftalmologista vai ser capaz de fazer essa avaliação inicial e então fazer o controle adequado dessa lente de contato’, alerta.

Policia encontra droga e dinheiro em fraldas descartáveis

A polícia encontrou na manhã desta sexta-feira (21/05), em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador (BA), sudoeste baiano, 80 papelotes de cocaína e R$ 978 escondidos dentro das fraldas descartáveis de dois bebês com 3 e 4 meses de idade. As drogas e o dinheiro foram encontrados dentro da casa onde três traficantes foram presos, dentre eles, a mãe das crianças.

Além da mãe dos bebês, outras duas pessoas foram presas durante a operação conjunta entre a Polícia Federal e a Companhia Estadual do Sudoeste e Gerais – Caesg da Policia Militar.

O local funcionava como um ponto de venda de drogas. Na casa também estavam oito adultos e mais três crianças de 8, 7 e 5 anos. A polícia acredita que a droga foi escondida nas fraldas quando os policiais entraram na casa.

Na ação da polícia, sete pontos de tráfico foram desativados. Os policiais apreenderam maconha, aparelho eletrônicos e material para o consumo de crack. As crianças estão sob a guarda de uma conselheira tutelar.