sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mãe desesperada acorrenta filho para não ser morto por traficantes


Desesperada com o vicio e temendo que o filho seja morto por traficantes, a dona de casa Marilene Costa acorrentou o próprio filho de 19 anos, no inicio desta semana, no bairro Jussara.

De acordo com a dona de casa, Diego Costa é viciado em drogas desde os 13 anos e o mesmo vem sendo ameaçado por traficantes para que não largue o mundo das drogas e do crime.
“Meu filho era um menino bom, depois que ele começou a usar drogas ficou violente e começou a roubar para usar drogas. Tive de acorrentá-lo, pois não tenho condição de botar ele em um centro de recuperação preciso de ajuda o mais rápido possível, relatou Marilene.

“Quero me livrar do vicio minha mãe não tem condição de me segurar, por isso que ela me acorrentou, peço às autoridades que me ajudem se não eu vou acabar sendo morto por traficantes ou de overdose,” pediu Diego.
No momento em que a equipe da TV Subaé e do Correio Feirense chegou à residência do rapaz, ele estava muito violento e jogou pedra nas equipes de reportagem.

Posta por Jorge Magalhães

Inquérito da PM sobre morte de perito deve sair em 40 dias

O inquérito policial militar que apura a morte do perito técnico da Polícia Civil Hilton Rivas deve ser concluído dentro de 40 dias e depois enviado ao Ministério Público (MP). Segundo testemunhas, o perito foi assassinado na última quarta-feira (29) pelo Tenente da Policia Militar Fagner Castro Santos, no Centro Histórico de Salvador.


Na manhã desta quinta-feira (30), os policiais civis
fecharam o trânsito na região da Praça da Piedade em protesto pela morte do perito Hilton Rivas. Depois foram para a porta do Departamento de Polícia Técnica, na Avenida Centenário, local de trabalho de Hilton.

De acordo com colegas, Hilton, que também era estudante de Direito, nunca se envolveu em crimes. “Ele nunca enfrentou ninguém no trabalho, nunca nem discutiu”, declara o perito técnico Helder Cunha. À tarde, no enterro do perito, novos protestos.


Fagner Castro já foi afastado das operações policiais para as investigações. Ele e os outros dois envolvidos no caso disseram que o perito recebeu a abordagem armado e não obedeceu a ordem dada pelos PMs.


Posta por Jorge Magalhães

Policiais Civis retornaram as atividades após ouvirem depoimento do PM

Os policiais civis da Bahia retornaram as suas atividades na tarde desta sexta-feira (31). As delegacias da capital estiveram paradas no período da manhã, e segundo o Sindicato dos Policias Civis do Estado (Sindpoc), os policias fizeram uma manifestação na Avenida ACM, saindo em carreata pela cidade, parando o trânsito. Os agentes queriam ouvir o conteúdo do depoimento do tenente PM Fagner Costa Santos à delegacia.

A manifestação só terminou por volta das 13h30, após os peritos ouvirem o depoimento do acusado e comprovarem que ele foi ouvido. As informações contidas na declaração não foram divulgadas pela polícia.

Após o fim do protesto, os policiais civis informaram que as delegacias voltam a funcionar normalmente durante a tarde.
O CASO
Os agentes protestaram contra o assassinato do perito Hilton Martins Rivas Júnior, de 25 anos, que ocorreu na última quarta-feira (29). A vítima foi assassinada pelo tenente da Polícia Militar durante uma abordagem no Santo Antônio, no centro histórico de Salvador.
Posta por Jorge Magalhães

Radialista é morto a pauladas em Camaçari

O radialista Jutahy Mascarenhas, 41 anos foi morto a pauladas na madrugada desta sexta-feira (31), em Camaçari, região metropolitana de Salvador. De acordo com informações da 18ª Delegacia de Camaçari, que investiga o caso, o corpo do radialista, foi encontrado em via pública por policiais militares.

Ainda segundo os policiais, a vítima estava em companhia de outros homens no 'Bar da Gaúcha', que fica no bairro Radial 'C', em Camaçari. Segundo o Serviço de Investigação, Jutay estava bebendo quando foi agredido com um pedaço de pau até a morte. Ainda não há informações sobre suspeitos e o motivo da agressão.

Protesto da Polícia Civil fecha as delegacias de Salvador

Dívidas de carros de Romário e da esposa chegam a R$ 84 mil

Policiais civis fazem manifestação, saem em carreata e param a cidade

Posta por Jorge Magalhães

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Policiais civis paralisam as atividades em protesto a morte de perito

Os policiais civis da Bahia resolveram, na manhã desta quinta-feira (30), paralisar as atividades em todo o estado. A categoria protesta contra a morte do perito técnico Hilton Martins Rivas Júnior, 25 anos, na última quarta (29). Ele foi morto pelo tenente PM Fagner Costa Santos durante uma abordagem no Santo Antônio Além do Carmo. Os Civis fazem uma manifestação na manhã desta quinta, na Praça da Piedade, pedindo a prisão do autor dos disparos.

'Paralisamos as atividades em toda a Bahia até que o policial militar se apresente', explicou Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc). Ele criticou o coronel Manoel Francisco Gomes Passos, corregedor da Polícia Militar, por não ter detido o tenente Hilton quando ele se apresentou ao órgão. “O coronel errou. Ele deveria ter detido o tenente e o encaminhado para uma auto-policial”, disse o dirigente sindical.

Lima condenou também declarações do corregedor da PM, que teria afirmado que o tenente Fagner estava realizando uma abordagem correta, dentro de suas atribuições legais. “Não queremos criar rivalidade com nossos companheiros da PM, mas se eles podem realizar abordagem desta forma, nós também podemos”, ameaçou o presidente do Sindpoc. Carlos Lima, entretanto, afirmou que o episódio não vai causar uma briga entre as duas polícias.

A assessoria da Polícia Civil disse que não foi comunicada sobre a paralisação da categoria. O diretor de Comunicação da Polícia Militar, coronel Hélio Alves Gondim, contou que o tenente Fagner Costa foi apresentado na manhã desta quinta ao Ministério Público, onde foi ouvido. 'O MP vai apurar o caso e, de imediato, o tenente foi afastado das atividades', contou Gondim.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou nota nesta quinta-feira dizendo que o caso está sendo apurado em inquérito instaurado pela Polícia Civil e através de Inquérito Policial Militar, que será presidido pelo tenente-coronel José Alves Barreto. O perito técnico Hilton Martins vai ser enterrado às 16h desta quinta-feira, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Posta por Jorge Magalhães

Traficante é preso com 1,2t de maconha

Integrante de uma das maiores quadrilhas de traficantes do interior do estado, Neilton Suzarte Leal, o “Grande”, 48 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (29), no centro de Ruy Barbosa, por uma equipe da delegacia daquele município, sob o comando do delegado titular Fabrício Linard.

Neilton dirigia o caminhão de sua propriedade, que, em maio desse ano, transportava parte da 1,2 tonelada de maconha apreendida naquela ocasião durante uma operação da Coordenação de Operações Especiais, em Irecê. A droga abasteceria o tráfico em alguns bairros de Salvador.


Em 19 de maio, ao ser abordado pelos integrantes do COE, o traficante conseguiu escapar ao cerco policial, abandonando o caminhão carregado com a droga, na BA-052 (Estrada do Feijão). Três comparsas de “Grande” identificados como Cássio Clay de Almeida, Valfrido Alves Tupiná e José Custódio Filho, também tentaram fugir, mas foram capturados.


Simulação de assalto


Com prisão preventida decretada pela Vara de Tóxicos, Neilton Suzarte chegou a registrar um boletim de ocorrência na delegacia, alegando ter sido assaltado, perdendo o caminhão. Mas durante as investigações, a polícia apurou que ele integrava a quadrilha de Cássio, Valfrido e José Custódio, cuja maconha comercializada era proveniente da roça de Martins Felipe da Silva, o “Marco”, natural da Paraíba, capturado há duas semanas em Salvador.


Considerado um dos maiores produtores e distribuidores de maconha da região de Irecê e Xique-Xique, “Marco” foi preso em 14 de julho por uma equipe da COE, que o localizou na Praia de Piatã. Segundo o Departamento de Narcóticos ele é responsável pela produção de cerca de 1,5 tonelada de maconha, apreendida pela Polícia Civil nos últimos seis meses e abasteceria traficantes em bairros como Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Engomadeira.


As investigações sobre a atividade ilícita de “Marco”, que tinha um mandado de prisão em aberto, foram iniciadas a partir de informações da 28ª Delegacia (Nordeste de Amaralina), bem como de inquéritos instaurados pelo Denarc e pela COE.


Posta por Jorge Magalhães

Sete pessoas morrem em troca de tiros com Policiais em Amaralina

Quatro homens foram mortos no Nordeste de Amaralina na noite de quarta-feira (29) depois que o tenente da Polícia Militar, Bruno Pimentel Garreeq, 30 anos, foi atingido por um tiro na coxa enquanto fazia diligência na localidade conhecida como Areal.

Três deles foram mortos por PMs numa suposta troca de tiros após invadirem uma casa na Rua Sucupira na tentativa de escapar da perseguição. Logo após esse confronto, policiais da Rondesp teriam sido abordados por seis homens e um novo tiroteio teria ocorrido, também no Areal. Nesse novo confronto, mais um suspeito foi baleado e morto pelos policiais.

Durante a operação, os policiais acuaram três suspeitos, que invadiram a residência da dona de casa Iolanda Carvalho. Desesperados, eles empurraram a idosa para dentro do imóvel e tentaram se esconder nos cômodos. Logo depois, os policiais chegaram no encalço dos suspeitos e mandaram que a dona Iolanda saísse da casa. Na troca de tiros, os três criminosos acabaram mortos.

Segundo a sobrinha de Iolanda - que, com medo, não quis se identificar - a tia já estava com vontade de mudar de endereço devido à grande violência na região. “Agora então, mais do que nunca, ela vai querer se mudar para o interior. Hoje, ela vai dormir na minha casa. Está muito assustada com tudo que aconteceu”, disse. A dona da casa foi ouvida pelo delegado plantonista da 28ª DP (Nordeste de Amaralina), José Clodoaldo.

Os bandidos foram encaminhados ao HGE, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Segundo informações do posto policial do HGE, até a noite de quarta, as identidades estavam ignoradas, já que nenhum deles portava documento. Com os três suspeitos foram apreendidos uma pistola e dois revólveres calibre 38 e 32.

Logo após esse confronto, policiais da Rondesp teriam sido abordados por seis homens no Areal e houve nova troca de tiros, que acabou com o quarto suspeito morto. Ele também foi encaminhado ao HGE, mas não resistiu, a exemplo do que ocorreu com os outros três.

Um suspeito de prenome Ricardo foi preso e encaminhado à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE). Com ele, foram apreendidos uma submetralhadora, uma pistola e grande quantidade de maconha e cocaína., segundo os polciais.
Três morrem na Vasco da Gama em outro confronto

Mais três homens foram mortos pela polícia, no final da tarde de quarta (29), em outra operação na localidade conhecida como Alto do Canjira, na Avenida Vasco da Gama. Eles foram baleados próximo ao Condomínio Santa Madalena.

De acordo com a polícia, viaturas da PM realizavam uma operação em parceria com a 7ª DP (Rio Vermelho) para combater o tráfico de drogas na região quando foram recebidas a tiros.

Durante a suposta troca de tiros entre policiais militares e bandidos, três criminosos acabaram baleados. Eles foram socorridos para o HGE, mas já chegaram semvida. Com os suspeitos, foi apreendida uma grande quantidade de armas e drogas.

Posta por Jorge Magalhães

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Policiais civis da DRFR prendem “Gafanhoto” e “Dugu”

Policiais civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), sob o comando do delegado Marcelo Marques Novo prenderam na tarde desta segunda-feira (27), Ícaro Nascimento, 21 anos conhecido como “Gafanhoto”, e Fabrício Almeida de Jesus, de 20 o “Dugu”, na Rua Nilo Peçanha, conhecida como Rua da Lama, no Jardim Acácia, pois segundo os investigadores, os dois faziam parte da quadrilha de um assaltante conhecido como “Neto”, que morreu em troca de tiros com policiais civis no inicio do mês.

Na delegacia, os acusados confirmaram ter praticado dezenas de assaltos e confessaram a participação na quadrilha de Neto. Ainda segundo os investigadores, os assaltantes agiam nos bairros Jardim Acácia, Chácara São Cosme, Tomba, Olhos D’água, entre outras localidades.

Os acusados foram ouvidos e liberados, pois as prisões não foram em flagrante delito. Os assaltantes foram até a delegacia para confessar os crimes, mas o delegado Marcelo Marques pode solicitar as prisões preventivas da dupla a qualquer momento.

O SI da DRFR pede que as pessoas que foram vítimas de Ícaro e Fabrício compareçam na delegacia para reconhecimento dos acusados. As identidades das vítimas serão mantidas em sigilo.

Fraude
Falsos policiais civissão presos em Salvador

Salvador
Governo lança novoplano contra violência

Posta por Jorge Magalhães

terça-feira, 28 de julho de 2009

Cigano que matou engenheiro da Ford é apresentado à imprensa

O cigano Raimon Alves da Paixão, autor do assassinato do engenheiro da Ford Luís Otávio Oliveira, ocorrido no dia 21 de abril deste ano, após uma discussão de trânsito num posto de gasolina do município de Lauro de Freitas, foi apresentado à imprensa nesta terça-feira (28), na Secretaria da Segurança Pública (Centro Administrativo da Bahia). Ele foi preso anteontem em Lucena, na Paraíba, em uma residência alugada.

A captura foi realizada por policiais paraibanos, com base em informações prestadas pela Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia. No decorrer da operação, equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil e da 34ª Delegacia (Portão) realizaram buscas em casas de familiares do acusado, no município de Dias D´ávila, onde apreenderam uma pistola calibre 380, cheques e jóias.

De acordo com o delegado-geral, Joselito Bispo da Silva, a prisão de Raimon representa uma satisfação para a sociedade e principalmente para os familiares da vítima. “O engenheiro chegou a implorar para que não fosse morto, mas ele disparou todas as munições da sua arma”, lembrou. Acrescentou que crimes banais, decorrentes de brigas de trânsito, representam um grande problema social.

Histórico

O gerente de engenharia da Ford de Camaçari foi assassinado a tiros no dia 21 de abril deste ano, nas imediações de um posto de combustível da Estrada do Coco, dentro de seu veículo, uma Ford Ranger, placa JRF-8251. Ele foi atingido quando tentava escapar de dois homens com os quais havia discutido por causa de um acidente de trânsito.

Testemunhas informaram à polícia que, após o crime, o cigano fugiu numa caminhonete Nissan, prata, placa JPA-7457. A vítima era paulista, morava na Bahia desde 2001 e era pai de duas crianças.

A delegada titular da 34ªDP, Luciana Cortes, que preside o inquérito, informou que as apreensões realizadas nas casas de parentes do cigano dão indícios de agiotagem. “Após a sua prisão iremos dá continuidade às investigações para se chegar a uma resposta sobre os demais crimes que ele praticava”, afirmou Cortes.

Posta por Jorge Magalhães

Concurso da Polícia Militar passa a ter novas regras

O edital do concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia sofreu modificações. A partir de agora as cinco etapas antes previstas (provas objetiva e discursiva; psicoteste; exame médico-odontológico; teste de aptidão física e investigação social), foram substituídas por apenas duas (prova objetiva e prova discursiva).

A avaliação psicológica, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física e investigação social passam a ser exames pré-admissionais, juntamente com o exame de documentação, terão divulgação em publicação única, e serão realizadas apenas pelos candidatos aprovados dentro do número de vagas. Além disso, de acordo com o novo edital, há reserva de vagas para gestante.

A idade limite para ingresso na PM será 30 anos, 11 meses e 29 dias, verificada no ato da matricula no curso de formação, que terá data prevista, e não no momento da inscrição no concurso. Sendo que a matrícula equivale à nomeação e posse em cargo público.

Em relação ao psicoteste, a novidade é a possibilidade de acesso aos laudos individualizados pelo candidato ou seu representante legal.

Posta por Jorge Magalhães

Pelegrino volta atrás e assume que laudo do DPT deu negativo

Quatro dias depois de anunciar uma apreensão de 10kg de pasta base de cocaína dentro da Penitenciária Lemos Brito, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nelson Pelegrino, voltou atrás e assumiu que o laudo do Departamento de Polícia Técnica deu negativo para a droga.

Através de nota oficial, o secretário esclareceu que ainda não foi identificada qual é a substância da massa bruta branca em forma de grânulos encontrada na quinta-feira (23) dentro do módulo II do presídio.

“Diante desses acontecimentos, determinei na última sexta-feira, que a divulgação de qualquer apreensão passa pelo gabinete e só será feita com a confirmação do laudo”, disse Pelegrino ao tentar minimizar a embaraçosa situação.

A vistoria na penitenciária resultou ainda na captura de 24 celulares, 12 facas, dois facões, 1.010 balas de maconha, 492 trouxinhas de cocaína, 86 pedras de crack, três balanças de precisão, acetona e éter. Na ação, 29 presos foram flagrados com as drogas e armas.

10h18
Traficante é preso pela polícia civil na periferia do município de Jequié

10h00
Homem é morto dentro de quarto de pousada em Itajuípe, sul do estado

Posta por Jorge Magalhães

Homens vestidos de palhaço roubam papelaria na Paralela

Dez homens vestidos de palhaço assaltaram a papelaria Papel & Cia, na avenida Paralela, por volta das 10h desta segunda-feira (27). A ação resultou em perseguição e tiroteio. Segundo a Central de Telecomunicações das Policias Civil e Militar (Centel), três dos assaltantes foram baleados, três fugiram por um matagal e quatro fugiram em um veículo.

Segundo os funcionários da loja, para passarem despercebidos, os bandidos estavam disfarçados em frente ao estabelecimento distribuindo panfletos de uma campanha de combate ao câncer.

De acordo informações da 11ª Delegacia (Tancredo Neves), os baleados foram encaminhados para o hospital Roberto Santos, no Cabula. Segundo a Centel, houve troca de tiros quando os bandidos do veículo passaram pelo CAB, mas ninguém ficou ferido.

Ainda de acordo a Centel, os quatro que fugiram no veículo conseguiram fugir após a perseguição. Os assaltantes levaram apenas alguns celulares dos funcionários e o dinheiro que estava no caixa.

De acordo informações do posto policial do hospital Roberto Santos, dois dos assaltantes baleados já chegaram sem sinais vitais ao local, e um está em estado grave. Apesar de Alexsandro Bispo dos Santos, de 23 anos, e Almir Ferreira de Carvalho, de 37 anos, terem sido identificados, o posto não informou se eles foram as vitimas fatais.
Posta por Jorge Magalhães

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Dom Itamar celebra Missa de 7º Dia de morte das vitimas do Microônibus da ARJ

O Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian celebrou na tarde desta segunda-feira (27), a Missa de 7º Dia pelas almas das oito vitimas do acidente do microônibus da empresa ARJ Transporte, ocorrido na terça-feira (21) na BA/530.

A celebração aconteceu na Ponte do Rio Pojuca, local onde o microônibus caiu, provocando o trágico acidente que alem dos mortos deixou mais 22 pessoas feridas. A ponte liga os municípios de Feira de Santana e Coração de Maria.
Cerca de duas mil pessoas, compareceram ao ato religioso, para prestar solidariedade ás famílias da vitimas do acidente. Familiares e amigos fizeram questão de sair de suas residências para prestar as últimas homenagens póstumas aos mortos na tragédia.

Solidariedade

“É um gesto de solidariedade ás vitimas e aos familiares, particularmente, resolvi fazer neste local, para que os familiares, amigos e colegas, pudessem dar um grito de vida. E também chamar atenção das autoridades para que cuidem urgentemente desta ponte e da estrada que liga os dois municípios e também alertar os proprietários de empresas de veículos que fazem o transporte de pessoas, para que eles possam cuidar melhor dos seus veículos,”alertou Dom Itamar .

O arcebispo afirmou que ficou bastante surpreso com numero de pessoas “Achei que 40 ou 50 pessoas participariam da Missa, mas graças a Deus, veio um público muito superior mais de mil pessoas, num bonito gesto de solidariedade as famílias das vitimas”.

O ACIDENTE

O micro-ônibus caiu da ponte, na noite desta terça-feira, 21, de uma altura de cerca de 10 metros deixando o resultado de oito mortos e 21 feridos.
VITIMAS

Saíram feridos no acidente Wellington Luiz Martins Nogueira, Aline Lima, 26 anos, Ana Cristina Cerqueira da Encarnação, 20, Anderson Coutinho de Santana, Cleidijane Cerqueira Santos, 22, Isadora Souza, Marivaldo Moura de Jesus, Pedro Ferreira dos Santos, Necivaldo Bispo, Edilson Alves Freitas, José Adilson de Jesus Costa, José Eudes Murici de Araújo, Renilda de Jesus Moura, João Paulo Paiva, Gilmar Pinheiro, Robson de Jesus Brito, Tamires dos Santos Oliveira, Geovane Rios de Jesus e Maria Eduarda Lima Santana de 10 meses.

E Adriano Rodrigues e Marivalda Oliveira Vitória, que serão transferidos para o Hospital Geral do Estado (HGE), apresentam paraplegia.

Morreram no acidente, Antônio Crispiniano dos Santos, 39 anos; Adriano Maia São Pedro, 27; Valfranck Lopes Macedo, 29; Antônio Olivio de Jesus, 39; Antônio José de Jesus, 32; Josefa Margarida de Aquino Mendes, 75, Delmiro Gonçalves Moura e Ademário Macedo Santana. Os dois últimos morreram no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA).

Posta por Jorge Magalhães

Presa na Bahia mandante de homicídio no ES

Investigadores da Delegacia de Ruy Barbosa prenderam, neste final de semana, Marilene Santos de Souza, 40 anos, apontada como mandante do assassinato do engenheiro da Petrobras Otaviano Gomes Filho, morto em 3 de março deste ano, na orla de Camburi, em Vitória do Espírito Santo, quando fazia uma caminhada.

A captura de Marilene, que teve prisão temporária decretada pela Justiça do ES, ocorreu durante uma operação conjunta da polícia baiana e da Delegacia de Homicídios de Vitória, que a localizaram dentro de uma igreja evangélica, em Ruy Barbosa.


De acordo com o delegado titular de Ruy Barbosa, Fabrício de Alencar Linard, os dois autores do crime, Emerson Nogueira Batista e João Carlos de Jesus Moreira, estão presos em Vitória e apontaram Marilene como mandante. Eles teriam recebido R$ 37 mil para executar o engenheiro, irmão de uma idosa que sofria de Mal de Alzheimer e ficava sob os cuidados de Marilene, no município de Teixeira de Freitas. Otaviano teria descoberto que Marilene subtraía dinheiro da aposentada.

“A mandante do crime contra o engenheiro administrava 18 imóveis da idosa em Teixeira de Freitas, avaliados em R$ 1 milhão”, informou o delegado, cuja equipe apreendeu com ela R$ 83 mil. Marilene já foi encaminhada para Vitória do Espírito Santo, onde está à disposição da Justiça capixaba, bem como o dinheiro apreendido.

Marilene Santos Souza estava escondida na casa de uma filha, em Ruy Barbosa. No imóvel, os policiais apreenderam em um cofre os R$ 83 mil subtraídos da irmã do engenheiro. Os investigadores acreditam que o dinheiro tenha sido desviado de aluguéis e alienações dos imóveis administrados por ela. A equipe da Delegacia de Homicídios de Vitória, que participou da operação de captura, esteve sob o comando do delegado titular Fabrício Dutra.

Posta por Jorge Magalhães

MP discute proposições para novo paradigma de segurança pública

Reunidos na manhã de hoje (27), na sede do Ministério Público estadual, procuradores e promotores de Justiça, delegados, policiais, técnicos e peritos das polícias Civil e Militar participaram da abertura da Conferência Livre de Segurança Pública do MP, que os congregou com o objetivo de debater proposições para formulação das diretrizes de uma nova política de segurança pública para o país.

As contribuições do MP para construção dessa nova política serão apresentadas à 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública que, entre os dias 27 e 30 de agosto, discutirá e definirá, em Brasília, princípios e diretrizes orientadores da política nacional de segurança pública como instrumento de gestão, visando efetivar a segurança como direito fundamental do cidadão.

A construção e implementação de um novo paradigma são, segundo o procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto, de fundamental importância para a conformação de um novo cenário. “Foi nesse sentido, aliás, que, ao assumir a chefia do MP, em 2006, preocupei-me de forma premente com a questão da segurança pública e optei por trabalhar com duas vertentes: a repressiva e a preventiva”, assinalou o PGJ.

Para o secretário da SSP, César Nunes, o problema da violência é bastante complexo porque perpassa várias nuances, sendo o tráfico uma das mais representativas. Ele acredita que “o sistema de combate à criminalidade é ineficaz e por isso é crescente a violência no país”.

Atentos às pontuações do PGJ e secretários, os membros do MP e das polícias ouviram ainda a leitura do texto-base da conferência, feita pela coordenadora do Grupo de Atuação Especial para o Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), promotora de Justiça Isabel Adelaide Moura, e participaram da palestra sobre ‘Investigação e Combate a Grupos de Extermínio’, ministrada pelo delegado da Polícia Federal e representante regional da Interpol no Amapá, Francisco Vicente Badenes Júnior. Ele expôs aos presentes o início e o desfecho de uma atuação de combate à organização criminosa que atuava por meio da ‘Scuderie Detetive Le Cocq’ no Espírito Santo, apresentando conceitos e técnicas utilizadas pelo grupo formado para atuar diretamente no caso.

O delegado ressaltou que a segurança pública jamais poderá resumir-se à questão policial, e que o crime organizado não existe sem corrupção. “Quando ele age por muito tempo, há corrupção, há algo errado ali”, alertou Badenes. Agora à tarde, aprofundando os debates sobre o eixo temático ‘Repressão Qualificada da Criminalidade’, todos continuarão reunidos em grupos de trabalho no Centro de Aperfeiçoamento Funcional do MP (Ceaf).


Posta por Jorge Magalhães

Policiais da DTE prendem traficante com droga avaliada em R$ 10.000

Combatendo o trafico de drogas em Feira de Santana, policiais civis da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) prenderam na manhã desta segunda-feira (27), no interior da “Mercearia Elizangela”, que fica na Rua Itororó, Birro Jardim Cruzeiro, Edvan Damasceno dos Santos, 24 anos, pelo fato do mesmo está traficando drogas na região.

Com Edvan, os policiais apreenderam 300g de Crack, 200g de Cocaína e 14 buchas de maconha, que de acordo com o delegado Alexandra Narita está avaliada em R$ 10.000. Alem da droga foram apreendidas uma balança de precisão, oito cartuchos calibre 38 uma espingarda e uma Garrucha de fabricação caseira.
Droga e armas apreendidas com Edvan

De acordo com o titular da DTE, os irmãos Edvan e Edvaldo são conhecidos da policia da Bahia e de Sergipe onde ambos já cumpriram penas por tráfico de drogas. ”A nossa intenção era prender os dois irmãos, mas infelizmente Edvaldo, que já cumpriu pena na cidade de Lagarto Sergipe, por trafico de entorpecentes conseguiu escapar do cerco policial,” relatou Narita.

Damasceno foi autuado em flagrante por porte ilegal de armas e trafico de drogas.

Após roubar loja, suspeitos são perseguidos a tiros na Paralela



Polícia Federal lança campanha de recadastramento de armas

A Campanha Nacional de Recadastramento de Armas foi lançada nesta segunda-feira (27), às 10h, em entrevista coletiva, na sede da Polícia Federal, em Brasília. Participaram da coletiva o diretor de Combate ao Crime Organizado, delegado Roberto Troncon, e o representante dos organizadores da campanha Associação Nacional da Indústria de Armas e Munição e Movimento Viva Brasil, Salésio Nuhs.


A peça publicitária será veiculada em rede nacional de rádio e televisão. O prazo para a regularização do porte de armas de fogo termina em 31 de dezembro deste ano. A campanha alcança inclusive armas que nunca foram registradas.


Posta por Jorge Magalhães

Arcebispo celebra Missa de sétimo dia na ponte sobre o Rio Pojuca

Nesta segunda-feira, 27, às 16 horas, o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian celebra missa de sétimo dia na ponte sobre o Rio Pojuca, local onde, no último dia 21 de julho, morreram oito pessoas num acidente com um microônibus da empresa ARJ Transportes.

“A missa, além de ser um gesto de solidariedade com familiares, é um grito em favor da vida para que os governantes cuidem melhor de nossas estradas e as empresas de seus veículos”, afirma dom Itamar.

O ACIDENTE

O micro-ônibus caiu da ponte, na noite desta terça-feira, 21, de uma altura de cerca de 10 metros deixando o resultado de oito mortos e 21 feridos.
VITIMAS


Saíram feridos no acidente Wellington Luiz Martins Nogueira, Aline Lima, 26 anos, Ana Cristina Cerqueira da Encarnação, 20, Anderson Coutinho de Santana, Cleidijane Cerqueira Santos, 22, Isadora Souza, Marivaldo Moura de Jesus, Pedro Ferreira dos Santos, Necivaldo Bispo, Edilson Alves Freitas, José Adilson de Jesus Costa, José Eudes Murici de Araújo, Renilda de Jesus Moura, João Paulo Paiva, Gilmar Pinheiro, Robson de Jesus Brito, Tamires dos Santos Oliveira, Geovane Rios de Jesus e Maria Eduarda Lima Santana de 10 meses.


E Adriano Rodrigues e Marivalda Oliveira Vitória, que serão transferidos para o Hospital Geral do Estado (HGE), apresentam paraplegia.


Morreram no acidente, Antônio Crispiniano dos Santos, 39 anos; Adriano Maia São Pedro, 27; Valfranck Lopes Macedo, 29; Antônio Olivio de Jesus, 39; Antônio José de Jesus, 32; Josefa Margarida de Aquino Mendes, 75, Delmiro Gonçalves Moura e Ademário Macedo Santana. Os dois últimos morreram no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA).


Posta por Jorge Magalhães

sábado, 25 de julho de 2009

1.800 pés de maconha são apreendidos em Xique-Xique

No povoado de Besouro, em Xique-Xique, 1.800 pés de maconha recentemente colhidos foram apreendidos pela Companhia Independente de Policiamento Especializado do Semi-Árido, na sexta-feira (24). As plantas já estavam em processo de secagem.

No local, os policiais ainda recolheram diversos objetos como enxadas, material de cozinha, alimentos, baldes, bomba de pulverização de defensivos agrícolas e lonas para acampamentos.

As amostras da droga e os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia de Barra do Rio Grande, e o restante da maconha encontrada foi incinerada no local. Os responsáveis pelo plantio não foram encontrados.
Posta por Jorge Magalhães

Traficante é preso com 30 Kg de maconha

Uma operação da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia, em Valença, nesta sexta-feira (24) resultou na apreensão de 30 kg de maconha, e na prisão de Adailton Conceição Santos, conhecido como “Kojak”, 49 anos.


De acordo com a polícia, ele é apontado como o principal fornecedor de maconha da região. A droga apreendida iria abastecer a região do Morro de São Paulo.


Adailton foi abordado por policiais dentro de um Renault Express, placa JNS-9911, na Ladeira Grande de Jequiriçá, zona rural de Valença. No veículo foram encontrados 8 kg de maconha escondidos em uma caixa de papelão.


O restante da droga estava enterrado no quintal da casa do traficante, dentro de um bujão de plástico. Na residência de “Kojak”, foram encontrados ainda celulares, máquinas fotográficas e aparelhos eletrônicos.


Adailton já tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas e foi autuado em flagrante pelo mesmo crime. Ele está custodiado na sede da 5ª Coorpin, em Valença.


Posta por Jorge Magalhães

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Motorista cai em canal para não atropelas motociclista

O fotografo Sinvaldo Souza flagrou na manhã desta sexta-feira (24) o momento em que uma motorista, para não atropelar um motociclista caiu com o veiculo Fiat Uno, placa JRO-5446 licença de Feira de Santana dentro do canal de esgotos, que fica localizado na Avenida de Canal próximo ao Centro de Abastecimento de Feira de Santana.

De acordo com o fotografo, por pouco a motorista não morreu. “Eu pensei que ela ia atropelar o motoqueiro, mas para evitar a morte do rapaz ela preferiu destruir o carro e arriscar apropria vida para salvar a do motoboy,” relatou Sinvaldo.

“O motociclista fugiu do local sem se quer agradecer o ato heróico da moça, mas graças a Deus ela nada sofreu ficou apenas com o prejuízo dos danos causados no veiculo,” encerrou Souza.


Posta por Jorge Magalhães

PMS acusados de matar agente civil afirmam que não se conhecem, nem à vítima

Em entrevista ao Jornal Correio da Bahia desta sexta-feira (24), os policiais militares apontados como suspeitos de terem feito os 17 disparos que mataram o agente civil Mário Sérgio Moreira Ainsworth, 36 anos, na noite do domingo (19), em Itaparica, afirmaram que não se conhecem, nem à vítima. E ambos questionaram o modo como a investigação do crime vem sendo conduzida pela Polícia Civil.

“Tenho 28 anos de Polícia Militar, não são 28 dias, para meu nome ser vinculado a uma coisa que não fiz. Estou decepcionado e constrangido. A investigação está perdida e atira para qualquer lado”, declarou o sargento PM Almir (pediu para preservar o sobrenome), 47, que afirmou que estava de plantão na Vila Militar do Bonfim no dia da morte de Mário Sérgio, dentro de uma igreja.

O PM enviou ao CORREIO cópia do livro que registra que ele estaria trabalhando na condição de adjunto e comandante da guarda, no dia do crime. Almir disse não conhecer Mário Sérgio, mas confirmou que manteve um relacionamento com Rute Souza Pereira, 27, viúva do agente assassinado.

“Há um ano e sete meses nos envolvemos por cinco meses. Porém, quando ela descobriu que eu tinha outro relacionamento, me largou. Eu segui minha vida”, explicou. Em entrevista ao CORREIO, Rute declarou que o relacionamento durou apenas enquanto ela esteve separada de Mário Sérgio.

Ferry-boatJá o PM José Milton dos Santos, 41, detido no dia do crime no ferry-boat, afirma ser vítimadaperseguição de um agente civil. “Há três anos, tive uma discussão com o agente Jurandir Maria, conhecido como Xuxa, que agrediu o meu filho. No domingo, ele participou da diligência no ferry. Eu estava acompanhado na moto e eles vieram perguntando se a mulher que estava comigo era Rute. Senti na pele a truculência”, disse José Milton, que foi encaminhado para a Corregedoria- mas liberado horas depois por falta de provas.

Ele declarou estar afastado das funções policiais pela Junta Médica do estado. José Milton disse não conhecer Almir nem Rute. Após o depoimento na Corregedoria, foi ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde fez exame para detectar a presença de pólvora nas mãos. Ambos prometem acionar o Ministério Público Estadual.

Na próxima semana PMs serão ouvidos

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de crime passional, provavelmente cometido por um policial que teve um relacionamento com Rute - segundo o delegado interino da 19ª DP (Itaparica), Carlos Sanches. Os PMs, afirmou Sanches, serão ouvidos na próxima semana. “Os dois são objeto de investigação. Não acho que o crime esteja ligado ao tráfico. As armas usadas (.40) são de policiais”, respondeu após perguntado o que o leva a apontar a participação de policiais militares no crime.

Os PMs se defendem e afirmam que os criminosos estão mais bem armados. “Eles possuem armas mais pesadas que a polícia. Assim como Mário Sérgio morreu dessa forma trágica e covarde, poderia ter sido eu. Foi mais um guerreiro abatido. O policial esta perdendo a guerra para a malandragem. O serviço de investigação está equivocado', declarou Almir.

Assassino entrou em igreja e disse: ‘É esse que eu quero’ O agente civil Mário Sérgio Moreira Ainsworth, 36, era lotado desde 2004 na 19ª DP (Itaparica). De acordo com testemunhas ouvidas pelo titular interino, delegado Carlos Sanches, às 20h30, dois homens usando capacetes e capas pretas invadiram o templo e efetuaram os disparos de pistolas .40, sem chance de reação.

Um dos assassinos entrou primeiro e disse: ‘É esse que eu quero’. Em seguida, descarregou a arma. O comparsa deflagrou mais alguns disparos e os dois fugiram em direção ao Terminal de Bom Despacho.

No momento do crime, além do pastor e do policial, havia mais seis pessoas dentro da igreja. Mário era casado com Rute Souza Pereira, 27, com quem tinha uma filha de 5 meses. O casal morava em uma casa no bairro de Porto Santo.

Posta por Jorge Magalhães

Drogas, armas e celulares são apreendidos na Lemos Brito

Dez quilos de cocaína em pasta, cerca de 500 trouxinhas da droga, 86 pedras de crack, 12 facas, três foices, dois facões, 24 celulares, maconha, acetona, éter e balanças foram apreendidas durante um revista no módulo 2 da penitenciária Lemos Brito, na quinta-feira (23).

A revista foi realizada pela secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. As drogas e armamentos apreendidos foram levados à noite para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), onde foi lavrado o flagrante e, em seguida, foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Os 29 presos envolvidos com as apreensões foram levados para o DTE, mas já retornaram às celas na penitenciária Lemos Brito. Os nomes dos detentos não foram divulgados pela polícia.
Posta por Jorge Magalhães

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Policiais da GERCA prendem acusado de matar PM na BR-324

Policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Coletivos (GERRC) prenderam na noite desta quarta-feira (22), Cristiano Silva dos Santos, 28 anos, acusado de mandar matar o Polícia Militar Gesiel Leal Pereira, na última segunda-feira (20).

O PM foi morto na BR-324, quando deixava Feira de Santana a caminho de Salvador. Pereira teria ido visitar sua esposa e foi abordado por ladrões. Quando os bandidos descobriram que a vítima era um policial, abriram fogo.

De acordo com o delegado Claúdio Oliveira, Cristiano da Silva também é acusado de chefiar uma quadrilha de roubo de carros na BR-324, principalmente, na região de Amélia Rodrigues.
A polícia agora está à procura de um outro homem, conhecido como Adriano, que teria atirado no Policial Militar.
Posta Por Jorge Magalhães

DPT deve divulgar resultado da perícia no micro-ônibus em 15 dias

O Departamento de Policia Técnica (DPT) de Feira de Santana deve divulgar o resultado da pericia feita no micro-ônibus que caiu da ponte sobre o rio Pojuca, na localidade de São Simão, que fica na BA-053 deve ser divulgado dentro do prazo de 15 dias.

No acidente com o micro-ônibus da empresa ARJ Transportes, placa JQZ-9267, de Salvador, resultou na morte de oito pessoas deixando 22 feridos dentre eles um bebê de dez meses.

AUTUAÇÃO

Em entrevista a TV Subaé, o presidente da Associação de Moradores de Coração de Maria relatou que o motorista da empresa já tinha reclamado de problemas técnicos no micro-ônibus.

'Eu estava vendo algumas pancadas na frente do carro e então eu cheguei para ele e perguntei sobre a pancada, e ele me falou que a borracha que segura o feiche de mola do parafuso estava danificada e então o feiche de mola estava em atrito com o parafuso. Ele ainda falou que ia dar um jeito de levar o ônibus para fazer o serviço. Porém, nós não sabemos se realmente foi feita essa revisão no veículo', disse Denival Bispo, presidente da Associação de Moradores.

Segundo a Agência Reguladora do Transporte na Bahia (Agerba), a empresa já foi autuada várias vezes por excesso de passageiros. A última multa foi aplicada no mês de junho porque um ônibus da empresa estava rodando com o para-brisa rachado.

Segundo a Agerba, o carro tinha feito vistoria e passaria por outra em breve, pois o mesmo tinha cinco anos de uso. 'Pelo menos a cada seis meses eles são vistoriados pela Agerba. No caso, infelizmente esse ônibus teve o acidente. Ele foi vistoriado em fevereiro deste ano e já estava com vistoria programada para início de setembro', disse Antônio Rosevaldo, coordenador da Agerba. Se for confirmada alguma negligência, a empresa poderá perder a concessão do serviço.

A empresa ARJ transportes garantiu que o microônibus envolvido no acidente passou por manutenção recentemente, e informou que está prestando assistência às vítimas.

VITIMAS

Saíram feridos no acidente Wellington Luiz Martins Nogueira, Aline Lima, 26 anos, Ana Cristina Cerqueira da Encarnação, 20, Anderson Coutinho de Santana, Cleidijane Cerqueira Santos, 22, Isadora Souza, Marivaldo Moura de Jesus, Pedro Ferreira dos Santos, Necivaldo Bispo, Edilson Alves Freitas, José Adilson de Jesus Costa, José Eudes Murici de Araújo, Renilda de Jesus Moura, João Paulo Paiva, Gilmar Pinheiro, Robson de Jesus Brito, Tamires dos Santos Oliveira, Geovane Rios de Jesus e Maria Eduarda Lima Santana de 10 meses.

E Adriano Rodrigues e Marivalda Oliveira Vitória, que serão transferidos para o Hospital Geral do Estado (HGE), apresentam paraplegia.

Morreram no acidente, Antônio Crispiniano dos Santos, 39 anos; Adriano Maia São Pedro, 27; Valfranck Lopes Macedo, 29; Antônio Olivio de Jesus, 39; Antônio José de Jesus, 32; Josefa Margarida de Aquino Mendes, 75, Delmiro Gonçalves Moura e Ademário Macedo Santana. Os dois últimos morreram no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA).

Posta por Jorge Magalhães

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Governo divulga resultado final de concurso da PM

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Administração (Saeb), divulga no Diário Oficial desta quinta-feira (23), o resultado final do concurso para soldado da Polícia Militar da Bahia (PMBa). Serão convocados 3,2 mil novos soldados para atuar em seis regiões de segurança em todo o estado, sendo 2,8 mil para o Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM) e 400 para o Quadro de Praças Bombeiros Militares (QPBM).


Os classificados de acordo com o número de vagas existentes (3.200) estão sendo convocados para realização de exames pré-admissionais e Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar. Aproximadamente 85 mil candidatos participaram do certame.


Com a finalização deste concurso, o Governo do Estado estará admitindo, em dois anos e meio, um total de 6,4 mil novos policiais, computando-se os 3,2 mil ingressos no ano passado. O novo efetivo será destacado para o policiamento nas macrorregiões de Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista e Barreiras. “Este concurso é mais um esforço do governo para reforçar a segurança pública do nosso estado”, explicou o secretário da Administração, Manoel Vitório.


O comandante geral da Polícia Militar, Coronel Nilton Mascarenhas, também ressaltou a importância da convocação para a segurança do estado. “O novo efetivo vem encorpar a atuação da Polícia Militar, reforçando a estratégia de segurança já em curso nas macrorregiões do estado”, comenta.


A data para a realização dos exames pré-admissionais será divulgada em momento posterior pela Polícia Militar da Bahia. Em edital específico, os candidatos serão convocados para a entrega de documentação e realização de avaliação psicológica, médico-odontológico, teste de aptidão física e investigação social. A convocação se dará em rigorosa ordem de classificação, considerando-se o cargo (Soldado ou Bombeiro), região de classificação e sexo.


A Secretaria da Administração alerta os candidatos para os prazos das próximas etapas (documentação e exames pré-admissionais), destacando que o edital determina ser de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos procedimentos. As convocações serão feitas via Diário Oficial do Estado e amplamente divulgadas nos sites da PM (
www.pm.ba.gov.br) e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

Posta por Jorge Magalhães

Coronel da PM é condenado por torturar colegas

O coronel da Polícia Militar Adelson Guimarães de Oliveira foi condenado a quatro anos, três meses e vinte cinco dias de reclusão por prática de tortura contra um sargento e um tenente da PM durante a greve da categoria ocorrida em julho de 2001. A defesa tem o prazo de cinco dias para recorrer da decisão em primeira instância em liberdade.

Na época, Guimarães era comandante-geral do Corpo de Bombeiros. De acordo com a decisão do juiz da 13ª Vara Criminal, Alfredo Santos Couto, o coronel ainda perderá o cargo e deverá pagar R$ 10 mil à título de reparação de dano moral ao sargento e ao tenente agredidos.

De acordo com a denúncia oferecida pelos promotores de Justiça Roque de Oliveira Brito e Paulo Roberto Coelho Brandão, em 2001, durante o período de paralisação da PM, um tenente e um sargento, cujos nomes não foram revelados, foram submetidos a intenso sofrimento físico e mental no quartel central do Corpo de Bombeiros.

Ainda com informações dos promotores, 'eles sofreram torturas físicas e psicológicas praticadas pelo coronel Adelson Guimarães' depois de terem viajado a Brasília para informar às autoridades competentes sobre situação da segurança pública no Estado. A denúncia teria resultado em perseguições e ameaças a eles.

Em razão da viagem, da participação no movimento de greve e sob a alegação de incitação a motim e conspiração, explica o promotor Paulo Brandão, os PMs foram presos preventivamente por ordem da Justiça Militar.

O juiz Alfredo Couto destacou em sua decisão que todas as ações perpetradas por Guimarães demonstram que ele 'deturpou o dever de proteção que tinha sobre os presos, com o intuito de acabar com a greve e prosseguir na sua escalada ascendente hierárquica'.

O tenente foi, segundo a denúncia, preso cautelarmente e conduzido ao quartel, após retornar da viagem a Brasília. Na sua chegada ao local, que ficava sob o comando do coronel Adelson, ele foi ofendido e desnudado para revista, lá ficando incomunicável por dois dias, até seus pais conseguirem localizá-lo.

No quartel, segundo narrado nos autos, ' 'o coronel prometeu ao tenente que se saísse com ele de quartel em quartel para debelar a greve, não seria punido, não sofreria nada''.

Já o sargento que, paralelo a esta situação, estava preso em uma unidade de Simões Filho, também sob a guarda de Adelson Guimarães, passou diversas madrugadas sendo levado à presença de Adelson que o torturava psiquicamente.

'Certo dia, complementa a sentença, o sargento foi encontrado desacordado na clausura por causa da inalação de produtos químicos e, ao ser levado para o Hospital Jaar Andrade, foi internado com quadro de episódios de crise convulsiva seguido por diminuição do nível de consciência'.

Após a alta, ele ' 'foi jogado em um hospital psiquiátrico'', onde foi constatado que não havia necessidade de internação. De lá, o sargento foi levado para o quartel do Corpo de Bombeiros, onde, em momento de tortura psicológica, foi colocado, juntamente com o tenente, 'numa sala vigiada por vários policiais, que saíram do recinto um a um. As luzes se apagaram, eles ficaram no escuro, e houve um disparo de arma de fogo no ambiente'.
Posta por Jorge Magalhães

Moradores revoltados ameaçam derrubar ponte onde aconteceu o acidente com microônibus

Revoltados com a morte das oito pessoas no acidente envolvendo um microônibus da empresa ARJ Transportes, placa JQZ-9267, na BA-503, moradores de Coração de Maria e Feira de Santana protestaram, na manhã desta quarta-feira, 22, na ponte onde aconteceu o acidente.

Aplicando marretadas na estrutura, a população interditou a via que liga os dois municípios e ameaçaram derrubar a ponte. Os manifestantes foram contidos por policiais rodoviários estaduais contando com apoio de policiais da Companhia de Ação Especial do Litoral Norte (Cael).
A ponte não tem proteção lateral, está com asfalto desgastado, apresenta rachaduras e ferrugem na estrutura e depois do manifesto ficou mais perigosa, pois uma parte do radie lateral foi parcialmente destruído pelos moradores.
O ACIDENTE

O micro-ônibus caiu da ponte, na noite desta terça-feira, 21, de uma altura de cerca de 10 metros deixando o resultado de oito mortos e 21 feridos.

VITIMAS

Saíram feridos no acidente Wellington Luiz Martins Nogueira, Aline Lima, 26 anos, Ana Cristina Cerqueira da Encarnação, 20, Anderson Coutinho de Santana, Cleidijane Cerqueira Santos, 22, Isadora Souza, Marivaldo Moura de Jesus, Pedro Ferreira dos Santos, Necivaldo Bispo, Edilson Alves Freitas, José Adilson de Jesus Costa, José Eudes Murici de Araújo, Renilda de Jesus Moura, João Paulo Paiva, Gilmar Pinheiro, Robson de Jesus Brito, Tamires dos Santos Oliveira, Geovane Rios de Jesus e Maria Eduarda Lima Santana de 10 meses.

E Adriano Rodrigues e Marivalda Oliveira Vitória, que serão transferidos para o Hospital Geral do Estado (HGE), apresentam paraplegia.

Morreram no acidente, Antônio Crispiniano dos Santos, 39 anos; Adriano Maia São Pedro, 27; Valfranck Lopes Macedo, 29; Antônio Olivio de Jesus, 39; Antônio José de Jesus, 32; Josefa Margarida de Aquino Mendes, 75, Delmiro Gonçalves Moura e Ademário Macedo Santana. Os dois últimos morreram no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA).

O caso será investigado pela 2ª delegacia de Feira de Santana, apesar do delegado de Coração de Maria, Alberto Shramm, ter iniciado a investigação, como solicitação da perícia do local e do veículo. A princípio, a polícia trabalha com a hipótese de homicídio culposo no trânsito.

Posta por Jorge Magalhães

Servidores da justiça param mai uma vez

Os servidores da justiça pararam mais uma vez na Bahia. Quem precisar resolver problemas com a Justiça nesta quarta-feira (22) vai ter que esperar até a próxima quinta-feira (23), pois os funcionários do Judiciário fazem uma paralisação de 24 horas. Esta é a quarta mobilização dos servidores este ano.


A categoria reivindica benefícios como auxílio-creche, auxílio-alimentação e capacitação. Apenas os serviços de guia de sepultamento, liberação de habeas corpus, casamentos marcados e liminares referentes a planos de saúde vão ser liberados nesta quarta (22).


Em Feira de Santana, apenas os casamentos que já estavam marcados foram realizados, habeas corpus e mandatos de prisão também funcionaram normalmente, os demais serviços foram suspensos devido à paralisação.


Posta por Jorge Magalhães

Sobe para oito as vitimas fatais do acidente na BA-053

Morreu na madrugada desta quarta-feira (22), No Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), Ademário Macedo Santana subindo para oito o numero de vitimas fatais, do acidente envolvendo um microônibus da empresa ARJ Transportes, na BA-503.

O veículo caiu de uma ponte de uma altura de cerca de 12 metros, às margens do Rio Pojuca na noite desta terça-feira (21). Morreram no local Antônio Crispiniano dos Santos, 39 anos; Adriano Maia São Pedro, 27; Valfranck Lopes Macedo, 29; Antônio Olivio de Jesus, 39; Antônio José de Jesus, 32; Josefa Margarida de Aquino Mendes, 75 e Delmiro Gonçalves Moura, que morreu no HGCA.

FERIDOS

Saíram feridos no acidente o motorista Wellington Luiz Martins Nogueira, Aline Lima, 26 anos, Ana Cristina Cerqueira da Encarnação, 20, Anderson Coutinho de Santana, Cleidijane Cerqueira Santos, 22, Marinalva Oliveira Vitória, Isadora Souza, Marivaldo Moura de Jesus, Pedro Ferreira dos Santos, Adriano Rodrigues, Necivaldo Bispo, Edilson Alves Freitas, José Adilson de Jesus Costa, José Eudes Murici de Araújo, Renilda de Jesus Moura, João Paulo Paiva, Gilmar Pinheiro, Robson de Jesus Brito, Tamires dos Santos Oliveira, Geovane Rios de Jesus.

PONTE

De acordo com o sub-tenente Valmir, da Polícia Rodoviária Estadual de São Gonçalo dos Campos, a ponte onde ocorreu o acidente é estreita, não tem proteção lateral e só permite a passagem de um veículo por vez. Ainda segundo o sub-tenente, somente a perícia feita pelo Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana vai revelar as causas do acidente.


Posta por Jorge magalhães

terça-feira, 21 de julho de 2009

Vendedor de frutas é assassinado com vários tiros de pistola

O vendedor de frutas Erivanildo Santos Silva, 26 anos, foi assassinado com vários tiros de pistola, na tarde de hoje, na BR 116 Norte, nas proximidades do bairro Campo Limpo. O homicídio foi cometido por dois homens desconhecidos montados em uma motocicleta de dados ignorados.

De acordo com testemunhas, Erivanildo transitava com sua motocicleta de cor preta, pela BR 116 Norte, quando foi surpreendido por dois homens, que também montavam uma motocicleta. O carona sacou a pistola da cintura e deflagrou várias tiros contra o vendedor que não resistiu e morreu no local.


Testemunhas afirmaram também que Erivanildo estava em companhia de uma segunda pessoa, que até o fechamento desta edição não foi identificada. O crime chamou atenção de vários curiosos, que deixaram seus afazeres para observarem o acontecido.


Policiais militares foram acionados e compareceram no local do crime, mas não conseguiram identificar os autores. Policiais civis do Serviço de Investigação da 2ª Delegacia compareceram no local para iniciar as primeiras investigações.Erivanildo residia na Rua Aeroporto, no bairro George Américo. O crime será investigado pelo Serviço de Investigação da Segunda Delegacia, que tem o comando do delegado Madson Sampaio.


Posta por Jorge Magalhães

1º BPM tem novo comandante


O Tenente Coronal da Polícia Militar, Sergio Luis Bakeiro, assumiu o comando do 1º Batalhão da Polícia Militar, na tarde de ontem (21). A solenidade aconteceu por volta de 16 horas no Pátio do 1º BPM e contou com a presença de diversas autoridades policiais, civis e políticas. O Sub-Comandante Geral da Bahia, Coronel Jaime Cunha, acompanhou a passagem do comando, já que o comandante geral não pode comparecer na solenidade.


O novo comandante do 1º BPM, TC Bakeiro, afirmou que vai usar muito sua experiência no trabalho de mobilidade. Bakeiro comandou o Esquadrão de Águia da Polícia Militar de Salvador, batalhão responsável pelo trabalho ostensivo na Região Metropolitana de Salvador, além de intensificar no combate aos assaltos, aos ônibus coletivos, a transeuntes, ao tráfico de drogas, homicídios e outros crimes.


O comando do 1º BPM foi passado para o TC Bakeiro através do Major PM e Sub-Comandante do Batalhão, porque o comandante Albérico Andrade Filho, foi promovido de Tenente Coronel para Coronel e com isso, o coronel não pode passar comando para Tenente Coronel.

Posta por Jorge Magalhães

Sete pessoas morrem e 20 saem feridas em acidente na BA-053

Um microônibus da empresa ARJ Transportes, placa JQZ-9267, de Salvador, caiu de uma ponte na BA-053, que liga Feira de Santana a Coração de Maria, no Distrito de São Simão provocando a morte de sete pessoas e deixando outros 20 passageiros feridos. O acidente aconteceu volta das 18 horas desta terça-feira (21).

Segundo informações das vitimas e dos familiares, o veículo saiu de Feira de Santana, ponto que fica ao lado do SAC por volta das 17 horas, com destino ao município de Coração de Maria, rota que a empresa faz todos os dias.
“Ao se aproximar da ponte que fica sobre o Rio Pojuca, o motorista tentou frear o carro, mas o veiculo não parou, ele perdeu a direção e caindo do lado da ponte, não consegui ver mais nada, só ouvia gritos e choros,” relatou uma das vitimas.

Todos os feridos foram levados para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), por veículos particulares, viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e carros do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o agente Francisco Carlos, o delegado titular de Coração de Maria, Alberto Oliveira, foi para o local do acidente com outros dois agentes de polícia e um escrivão para auxiliar no socorro e no levantamento cadavérico.

FEREIDOS

Marivalda Oliveira Vitoria, Izadora Souza, Aline Lima, Anderson Caetano dos Santos, Gledjane Xavier dos Santos, Marivaldo Moura de Jesus, Pedro Ferreira dos Santos, Adriano Rrodrigues, Necivaldo Bispo, Edilson Alves Ferreira, José Adilson de Jesus Araujo, Renilda de Jesus Moura, Ana Cristina Cerqueira, Gilmar Pinheiro, Robson de Jesus Brito, Thamires dos Santos Oliveira, Maria Eduarda Lima Santana, João Paulo Piva, o motorista do ônibus, Wellington Luiz Martins Nogueira e um bebê de oito meses de idade.
MORTOS

Antonio Crispiniano dos Santos, 38 anos, Adriano Maia São Pedro, 37, Valfranky Lopes Macedo, 24, Antonio Oliveira de Jesus, 32, Antonio José de Jesus, 32, Josefa Margarida de Aquino Mendes e Delmiro Gonçalves de Moura.
TV

A semana passada a “TV Subaé” realizou duas matérias mostrando a atual situação da estrada e da ponte. Moradores do distrito de Jaiba e da São Simão reivindicaram uma reforma total da ponte, pois a mesma apresentava: buracos, proteção lateral e as ferragens dos pilares já estão à mostra.
Pacientes sendo liberados

Posta por Jorge Magalhães

Foz do Iguaçu (PR) lidera ranking de homicídios entre adolescentes no país

A cidade de Foz do Iguaçu (PR) lidera o ranking de homicídios entre adolescentes no país segundo estudo divulgado nesta terça-feira pelo governo federal, Unicef e uma ONG ligada a comunidades carentes.A faixa etária do estudo compreendeu adolescentes com idades entre 12 a 19 anos habitantes de 267 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.
A partir de um cálculo que levou em conta mortes ocorridas em grupo de mil jovens, foi estabelecido o IHA (Índice de Homicídios na Adolescência). O IHA de Foz de Iguaçu é de 9,7 mortes. O índice em Foz do Iguaçu é três vezes e meio superior à média nacional, de 2,03.
Em segundo lugar no ranking está a cidade de Governador Valadares (MG), que registrou 8,5 mortes a cada grupo de mil e Cariacica (ES), IHA de 7,3.
O estudo criado em parceria pela SEDH/PR (Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Observatório das Favelas projeta que entre os anos de 2006 a 2012 cerca de 33 mil adolescentes não chegarão aos 19 anos de idade pois terão sido vítimas de mortes violentas.
Sexo e cor
O levantamento apontou que a probabilidade de um adolescente do sexo masculino ser vítima de homicídio é 12 vezes superior em relação ao sexo feminino.No caso da cor, a taxa de negros vítimas de homicídio é três vezes superior aos de brancos.

Estudo estima que 33 mil jovens serão assassinados em 7 anos

Posta por Jorge Magalhães

PMS saem feridos em capotamento na BR 324

Quatro Policiais Militares (PMS), saíram feridos em um capotamento ocorrido na noite desta segunda-feira (20), na BR-324, no sentido Feira de Santana - Salvador, sendo que um em estado grave.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi causado por um desnível formado entre a pista de desaceleração e o canteiro central.

Ainda de acordo a PRF, o condutor do veículo de passeio, Diogo Ribeiro Tourinho, de 25 anos, foi projetado para fora do carro depois de perder o controle da direção no retorno que fica em frente ao posto São Luís, no km 537, e foi encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.
Já os outros três policiais militares, Israel Santana dos Santos, de 27 anos, Francisco Costa da Silva Junior, de 26, e Gleidston Vinícius dos Santos, de 29, também foram levados para o hospital e tiveram ferimentos leves e passam bem.

Posta por Jorge Magalhães

Assaltante morre em confronto com Policiais Civis

Antonio Borges Silva Neto, conhecido como “Neto”, 21 anos, morreu, na desta segunda-feira (20), durante um confronto com policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), na Rua Belo Horizonte, nas proximidades da localidade conhecida como “Invasão do Pela Porco”, no bairro Jardim Acácia.

Neto estava sendo acusado de participar no assassinado do servidor público, Reginaldo de Almeida Barros, 68 anos, conhecido como Patiú, e também de cometer dezenas de assaltos na região do Tomba, Jardim Acácia, Chácara São Cosme e na Senador Quintino.


O delegado Marcelo Marques, titular da DRFR, afirmou para reportagem que após investigações o S I descobriu que Antonio Neto estava praticando diversos assaltos em diversos bairros de Feira de Santana, além de ter envolvimento com a morte de Patiú, quando o seu comparsa Weslley Sales Rocha, conhecido como “Edy”,19 anos, compareceu na delegacia afirmando que a arma utilizada para matar o servidor píblico era de propriedade de “Neto”.


“Policiais da Golf 4 foram até a Favela do Pela Porco para prender o acusado, já que queríamos desvendar os assaltos que estavam acontecendo naquela região. Queríamos ta,bem que Neto esclarecesse o depoimento do seu comparsa Weslley, que o envolveu na morte de Patiú. Mas, quando os policiais deram a voz de prisão, Neto deflagrou cinco tiros contra os policiais que reagiram. Na troca de tiros, Neto foi alvejado e socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu e morreu. Felizmente nossos policiais não ficaram feridos”, relatou .


ALÍVIO


Um morador do Jardim Acácia, que não quis ser identificado, afirmou que o bandido era bastante temido pelos moradores, já que o mesmo amedrontava a todos com ameaças de mortes “Graças a Deus que a polícia conseguiu acabar com esse marginal. Ele, com certeza, deixou comparsas que também agem como ele e a polícia também tem que eliminar a todos de uma vez, porque infelizmente nossa Legislação é falha. Quando a polícia prende marginais iguais a Neto ou piores, eles não demoram na prisão e, logo, logo, retornam para as ruas e cometem os mesmos ou até piores crimes. Então podemos ficar um pouco aliviados com a criminalidade no Jardim Acácia e bairros vizinhos”, desabafou o morador.


MORTE DE PATIÚ

O Servidor Público Municipal, Reginaldo de Almeida Barros 68 anos, conhecido como Patiú, foi brutalmente assassinado com cinco tiros, no dia 21 de maio deste ano, quando chegava com seu veiculo em sua residência, no bairro Jardim Acácia.


No início do mês de Junho, Welley Sales Rocha, 19 anos, compareceu na delegacia acompanhado com seu advogado, e, com bastante cinismo, alegou que teria tido uma discursão de trânsito com a vítima. Weslly alegou, ainda, que a arma usada no assassinato de Patiú pertencia a Antonio Neto.


Posta por Jorge Magalhães

PM é detido acusado de participação na morte de policial civil

Um soldado da policial militar foi detido por policiais civis na noite de domingo (19), no Terminal de São Joaquim, em Salvador, acusado de envolvimento na morte do policial civil Mário Sérgio Moreira. O crime ocorreu por volta das 20h30 de domingo (19), na Ilha de Itaparica durante um culto religioso.

O soldado acusado foi levado para a Corregedoria Geral da PM, onde negou a participação no assassinato de Mário Sérgio. Ele alegou ainda que foi identificado como acusado, pois já teve um desentendimento com o agente Jurandir, que comandava a equipe que fez a acusação.

Após prestar depoimento, o soldado foi submetido a exames para identificar a presença de pólvora em partes do seu corpo. Segundo informação divulgada na noite desta segunda-feira (20) pelo diretor de comunicação da Polícia Militar, Hélio Alves, o acusado foi liberado por falta de provas. Ainda de acordo com o diretor, a PM vai continuar acompanhando o caso.

O crime

Mário Sérgio Moreira tinha 36 anos e foi assassinado com 15 tiros à queima roupa dentro de uma Igreja Batista, na rua Porto dos Santos, em Itaparica. Há 10 anos era policial, sendo que os últimos cinco anos de serviço foram na 19ª delegacia, em Itaparica. Mário Sérgio era casado e deixou um filho de cinco meses. A suspeita é de que o crime foi por motivo passional.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

PM é assassinado a tiros na BR 324

O policial militar Jeciel Leal Pereira, 22 anos, foi assassinado na noite de domingo (19), no interior do veiculo modelo Kadett, de cor vermelha e placa JNB 7861, licença de Salvador, quando trafegava pela BR 324, nas proximidades do viaduto da BR 101, no Distrito de Humildes, no municipio de Feira de Santana.

O motorista do veículo alegou para o delegado Euvaldo Costa, plantonista do Complexo Policial Investigador Bandeira em Feira de Santana, que o policial estava no banco do carona e atrás havia dois homens e uma mulher, que em seguida anunciaram o assalto e mandaram o motorista seguir para o município de Conceição do Jacuípe. Em seguida renderem a vítima e vasculharam a sua mochila, em seguida efetuaram os disparos matando o policial. Os assaltantes fugiram levando a mochila do policial.


A Polícia Técnica juntamente com policiais plantonistas estiveram no local e realizaram o levantamento cadavérico, em seguida conduziram o motorista para a delegacia onde o mesmo prestou esclarecimentos.


Familiares do policial afirmaram que o mesmo estava na casa da noiva que reside em Santo Estevão e seguia para Salvador onde trabalhava. O Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, que tem o comando do delegado Marcelo Marques, está investigando o caso.



Posta por Jorge Magalhães

Vereador de Irará é preso por trafico de droga e suborno

O vereador Gilvan Vieira (PR), flagrado com dois quilos de maconha prensada, dentro de veículo pertencente à frota da Câmara de Vereadores, do município de Irará, foi autuado em flagrante no município de Alagoinhas na manhã deste sábado.

De acordo com a polícia, temendo o flagrante, o vereador chegou a oferecer R$ 30 mil aos policiais militares para que fosse liberado. O delegado José Guimarães, autuou o vereador em flagrante por tráfico de drogas e tentativa de suborno.

De acordo com informações dos policiais de plantão, a prisão ocorreu na Rua do Catu. Em seu depoimento na delegacia, Gilvan contou que entregaria a droga a um contato em Alagoinhas. Segundo o vereador, a droga foi adquirida no município de Irará, onde trabalha como vereador.

Posta por Jorge Magalhães

Homem é confundido com policial e acaba morto com tiro na cabeça

Um homem foi morto com um tiro na cabeça, por volta das 19h do domingo (19), no km 534 da BR 324, em Feira de Santana, quando viajava no interior de um veículo Kadet, que fazia transporte coletivo clandestino.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, dois passageiros, que segui no Kadet suspeitaram que a vítima poderia ser um policial efetuaram o disparo matando a vitima no local.

Outros dois passageiros, um homem e uma mulher, estavam no veículo evadiram do local, o que leva a polícia a suspeitar que faziam parte da mesma quadrilha.

Com a vítima foi encontrado um coldre, estojo para colocar revólver, o que levantou a hipótese de tratar-se de um policial. Policiais da 1ª Delegacia no comando do delegado Matheus Souza estão investigando o caso.
Posta por Jorge Magalhães

Policial é assassinado com 15 tiros dentro de igreja em Itaparica

Um policial civil foi assassinado com 15 tiros à queima roupa dentro de uma Igreja Batista, na rua Porto dos Santos, em Itaparica, às 20h30 da noite de domingo (19).

Mário Sérgio Moreira tinha 36 anos e há 10 anos era policial, os últimos cinco anos de serviço foram na 24ª Delegacia em Vera Cruz. Ele era casado e deixou um filho de cinco meses. 'Ele era um bom homem', lamentou o delegado titular da 24ª DP e superior de Mário Sérgio, Lúcio Ubiracê.

De acordo com Ubiracê, o crime foi premeditado e de execução. Dois homens teriam chegado em uma moto, entrado na igreja, apontado a arma e dito 'É esse que eu quero' e disparado os tiros contra Mário Sérgio.

Dois homens se passando por funcionários da Coelba aplicam golpe em idoso


Dois homens se passando por funcionários da Coelba aplicaram um golpe no aposentado: Alcides Moreira Bastos, 80 anos, na tarde desta sexta-feira (17), na Avenida Castelo Branco, Bairro Ponto Central em Feira de Santana.

Um homem alto, branco aparentando ter entre 30 e 35 anos e outro, baixo, moreno com idade entre 40 e 45 anos, se apresentaram ao aposentado dizendo que precisavam fazer algumas averiguações na casa, pois a conta de energia da residência tinha apresentado excesso de consumo.

“Abri o portão eles entraram e começaram pelo contador, em seguida foram até a geladeira e depois no chuveiro, o rapaz mais baixo me disse que eu tinha que pagar o valor de R$ 270,00, valor referente ao serviço prestado, eu disse que só tinha R$ 200,00, ele falou que não tinha problema que os R$ 70,00 vinham na conta de energia, em seguida ele disse que iria buscar o recibo no carro, quando fui do lado de fora da casa não vi mais ninguém, ai percebi que tinham me roubado,” relatou Alcides.

COELBA

De acordo com o aposentado, os dois homens estavam com roupas e crachás da empresa de energia. “Eles apresentaram os crachás, as roupas da empresa e aparentavam ter conhecimento na área, por isso que deixei eles entrar, mas infelizmente eram marginais fardados de trabalhador,” ressaltou a vitima.

A equipe de reportagem co Correio Feirense tentou entram em contato com a gerente regional da Coelba, Conceição Aranha, mas segundo um funcionário da empresa, “ela só estaria no trabalho na segunda-feira em horário comercial .

“Não entramos na residência de ninguém para averiguar nada nas instalações, nem tão pouco recebemos dinheiro de clientes, o nosso trabalho é do relógio para o lado de fora de qualquer residência ou empresa, mesmo assim devidamente documentados. Aconselho a qualquer usuário se fatos como esse venha a acontecer entrem em contato com os telefones da empresa,” alertou um eletricista da Coelba que preferiu não se identificar.

Posta por Jorge Magalhães