domingo, 30 de novembro de 2008

JOVEM DE 22 ANOS É VITIMA DE ASSALTO NO BAIRRO MOCHILA

A jovem de 22 anos foi vitima de um assalto a mão armada no bairro da Mochila na cidade de Feira de Santana por dois motoqueiros não identificado.



Os bandidos renderam a estudante Daniella Simões de Melo e sua amiga Eliana Vinhas. As duas amigas voltavam de uma reunião entre amigos. Os bandidos levaram os pertences da estudante : bolsa, celular, e documentos.




De acordo com a policia militar de Feira de Santana, o bairro mochila é um bairro de classe média alta, onde as pessoas não andam a pé.
A ação dos bandidos está sendo investigada pelos policias militares da cidade.















Postada por: Daniella Simões

Falsificadores de atestados são presos

Dois homens e uma mulher foram presos em flagrante nesta sexta-feira (28), na Avenida Sete de Setembro, em Salvador, acusados de falsificar atestados e resultados de exames médicos.
Maria Cláudia Xavier Souza, 28 anos, Marcos dos Reis Santos, 34, e Edson Lúcio Santos, 31, apontado como o chefe da quadrilha, estão detidos na Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (DREOF), na Baixa do Fiscal.





Segundo a polícia, eles ofereciam documentos falsos às pessoas que procuravam atendimento em clínicas na Avenida Sete, na região do Relógio de São Pedro, centro da cidade.






Os atestados eram repassados, em média, por R$ 20. Edson Lúcio Santos é acusado de falsificar assinatura de médicos. Os documentos eram impressos com a ajuda de Marcos dos Reis, que trabalha em uma gráfica. Ele utilizava logotipos de clínicas e carimbos com o nome de especialistas. O computador usado para falsificar os atestados foi apreendido, além de outros documentos falsos.






A polícia chegou até os falsificadores depois de receber denúncias de empresas e pacientes que desconfiaram das receitas. Os três acusados vão responder por falsificação de documentos e podem pegar de um a cinco anos de prisão.




Postada por: Daniella Simões

24h: oito homicídios são registrados na capital

A Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel) registrou nas ultimas 24 horas dois veículos furtados, três carros roubados, dois assaltos a ônibus e oito homicídios.



Os locais onde os crimes foram registrados são: Vida Nova, Lauro de Freitas, Valéria, Tancredo Neves, Bela Vista do Lobato, Lobato, Engenho Velho de Brotas e Mar Grande.



Acompanhando as notícias durante essa semana e observando a crescente onda dos crimes ocorridos, acho que a semana fechou com mais de 80 homícidios, que absurdo














Postada por: Daniella Simões

Vladimir Aras deixa unidade do Ministério Público Federal em Feira

As procuradoras Bartira de Araujo Goés e Vanessa Gomes Previtera vão assumir a titularidade da Procuradoria da República em Feira de Santana. Elas substituem ao procurador Vladimir Aras, que alegando motivos pessoais solicitou transferência e agora passa a atuar na sede do Ministério Público Federal na Bahia, em Salvador.

Depois de pouco mais de dois anos, Vladimir Aras deixa de responder pelo escritório do MPF em Feira. Porém, como permanece vinculado ao órgão no estado, o procurador continuará comandando as investigações que ainda não foram concluídas.


Bartira de Araujo Goes era uma das responsáveis pela unidade da Procuradoria da República em Ilhéus e deve assumir a nova função a partir do dia 15 de dezembro. Já Vanessa Gomes Previtera, que exercia atividades na cidade pernambucana de Petrolina, começa a trabalhar em Feira a partir de janeiro do próximo ano.


Posta por Jorge Magalhães

Adolescente de 16 anos é baleado em disputa por 'boca de fumo'

Um adolescente de 16 anos foi baleado na noite deste sábado (30) durante um confronto entre traficantes nas imediações da BR-324 (Viaduto da Brasilgás). Conforme a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), Ivson Câmara Borges foi alvejado com dois tiros nas costas e um no braço esquerdo.

Ainda segundo a Centel, Borges teria sido alvejado quando tentava tomar um por ponto de venda de drogas ('boca de fumo') de outro traficante da região. Ele foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanece internado.

07h45
Idoso morre após ser baleado no município de Alagoinhas

07h33
Policial morto na noite de sábado (29) no IAPI estava desarmado

Posta por Jorge Magalhães

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Repensar a paz e a violência


O conflito é inerente à sociedade, a violência é uma escolha. Assim, o conflito não pode ser resolvido apenas através da contenção da violência. Contudo, a violência pode ser evitada se as condições estruturais básicas para a paz existirem.


Num quadro pós-pós-guerra fria, a abordagem dos Estudos para a Paz deve refletir o caráter multidimensional da paz e da violência. Deve ainda incluir as dinâmicas multi-nível (individual, comunitária, social e internacional) no âmbito das quais o contínuo de violências ocorre.


A paz é um conceito complexo, e cada tentativa de melhor defini-lo, encontra novos limites. No entanto, este é um conceito central para os Estudos para a Paz, informando a sua visão com relação aos objetivos, instrumentos e políticas. Assim, neste artigo, paz é entendida como um processo holístico que implica a existência de condições estruturais básicas para a paz.


A dicotomia entre paz e guerra é demasiado simplista. Numa tentativa de melhor compreender as dinâmicas pacíficas e violentas da conflitualidade, considera-se preferível adaptar o conceito do continuum de violências, onde as opções pela violência têm intensidade diferenciada, mesmo em contextos de paz formal.


Desta forma, a violência torna-se visível, mesmo nestes contextos, como um fator fundamental para a compreensão das dinâmicas de conflitualidade violentas e para melhor lhes dar resposta, com o objetivo de promoção da paz.



Números da violência são assustadoreshttp://www.achanoticias.com.br/noticia.kmf?noticia=5866948

Posta por ELICLEIA OLIVEIRA-FONTE:Site da revista autor

DADOS DA VIOLÊNCIA NO PAÍS




O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou um estudo sobre a violência no país.


Entre 1992 e 2004, aumentou em 7,7 as mortes para cada 100 mil habitantes.


A região Sudeste, a mais rica do Brasil, apresentou a maior taxa de mortes por homicídios.O campeão é o Rio de Janeiro, que ultrapassou Pernambuco e ostenta a taxa de 50,8 homicídios para cada 100 mil habitantes. Pernambuco vem em seguida com a taxa de 50,1 seguido de Espírito Santo com 48,3.


Só para efeito de comparação, São Paulo contabiliza 11 mortes para cada 100 mil habitantes em 2007. Eram 15 em 2006 e 36 em 1999.


Estudo vincula violência no Brasil à lei da anistia
http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/clipping/agosto-1/estudo-vincula-violencia-no-brasil-a-lei-da-anistia/

POSTA POR ELICLEIA OLIVEIRA-FONTE REVISTA VEJA E IBGE

Vendedor de frutas é assassinado em Amélia Rodrigues

O vendedor de frutas Jocimar Costa dos Santos, 22 anos, foi assassinado com quatro tiros de revólver, por volta de 7h da manhã de ontem, na Rua Manoel Belmonte, Bairro Areal na cidade de Amélia Rodrigues.

De acordo com a polícia local, Jocimar caminhava pela Rua Manoel Belmonte quando foi surpreendido por um homem desconhecido que deflagrou os tiros atingindo a mão direita, costas, abdômen e o tórax. Jocimar morreu no local.

Peritos Técnicos da cidade de Santo Amaro, policiais civis de Amélia Rodrigues e funcionários do DPT de Feira de Santana compareceram ao local para iniciar as primeiras investigações e fazer o levantamento cadavérico. O corpo de Jocimar foi encaminhado para o Departamento de Policia Técnica (DPT) para ser necropsiado, já que em Santo Amaro o DPT está praticamente desativado, existindo apenas o perito para realizar pericias, mas, não existem médicos para realizar necropsia.

José Deusdete, pai de Jocimar, afirmou para policia que não existiam razões para o crime. "Meu filho não tinha envolvimento com nada de errado que eu saiba, ele era musico, participava da Fanfarra de Amélia e ultimamente ele arrancava frutas como Jaca, Manga, Caju entre outras e vendia para os barraqueiros que trabalham as margens da BR 324, é tudo que sei do meu filho", declarou.

O homicídio será investigado pelo Serviço de Investigação da Delegacia Pública da cidade de Amélia Rodrigues, sob o comando do delegado titular Roberto Lima. Jocimar morava na Rua



Postada por: Daniella Simões





Suspeito de arrombar carro diz que dormiu por estar sob efeito de drogas

suspeito de quebrar a janela de um veículo estacionado nas imediações do Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, informou que dormiu dentro do carro porque estava sob efeito de drogas. Usando um cordão com uma chupeta, que segundo ele seria de sua filha, o suspeito foi preso acusado de tentar furtar CDs, ferramentas e o som do carro.


Segundo a polícia, os pedestres que passavam pela Rua João Rodrigues, no bairro de São Francisco Xavier, na Zona Norte, acharam que o homem estivesse morto e chamaram a polícia.


Quando os PMs do 3º BPM (Méier) chegaram ao local, e acordaram o rapaz, perceberam que ele tentou furtar o carro. Policiais da 23ª DP (Méier), onde o caso foi registrado, disseram que o rapaz já tinha três passagens



Postada por: Daniella Simões

Acusado de matar cunhado alega tiro acidental

O homem acusado de matar o cunhado Rafael Félix da Penha, 15 anos, na última quinta-feira (20), se apresentou nesta quarta-feira (26) na delegacia do bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Vancleisson contou à polícia que o disparo foi acidental.
Vancleisson Leite, 20 anos, chegou à delegacia acompanhado do irmão e do advogado. Durante o depoimento, ele negou que estivesse brincando de roleta-russa e contou que matou o cunhado por acidente.

Segundo ele, o adolescente Rafael Félix pegou escondido a arma que estava na mochila e no momento que ele tentou tomar, aconteceu o disparo. 'Eu não reparei, mas provavelmente ele estava com o martelo da arma engatilhado. Eu fui tomar a arma da mão dele e disparou quando eu estava puxando', diz o acusado.

Vancleisson trabalha como segurança autônomo. Segundo a delegada que investiga o caso, o rapaz deve responder por homicídio culposo, que acontece quando a pessoa não tem a intenção de matar.

Rafael morreu com um tiro na cabeça na semana passada no bairro de Engenho Velho da Federação. Os órgãos do adolescente foram doados.
Postada por: Daniella Simões

10 homicídios são registrados nas últimas 24h

A Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel) registrou nas ultimas 24 horas dois veículos furtados, três veículos roubados, seis assaltos a ônibus e dez homicídios.
Os locais onde os crimes foram registrados são: Boca da Mata, Simões Filho, Pirajá, Vasco da Gama, Valéria, Paripe, Itaparica e Mussurunga

Postada por: Daniella

Confronto deixa 4 mortos em Tancredo Neves

Quatro homens foram mortos a tiros no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, na noite desta quinta-feira (27), após confronto com agentes da Rondesp (Rondas Especiais da Polícia Militar). Os homens teriam resistido à abordagem, efetuando disparos contra os agentes.
Os quatro, ainda não identificados, chegaram a ser encaminhados para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiram aos ferimentos.

O confronto aconteceu em região próxima ao local onde moradores do bairro da Engomadeira realizaram protestos contra a morte de dois jovens da comunidade. Eles acusam agentes da Rondesp de terem cometido o crime



Postada por: Daniella

Delegada faz desabafo após fuga de presos

A delegada Vera Rebouças fez um desabafo depois de uma tentativa de fuga na delegacia do bairro de São Caetano, em Salvador.

Seis presos conseguiram sair, mas logo depois foram recapturados. De acordo com a polícia, os presos serraram a grade da cela e depois o portão do pátio do banho de sol. Eles chegaram à rua, mas foram recapturados em seguida

Os presos foram levados de volta às celas. Um dos fugitivos se feriu na hora da fuga e foi encaminhado para um hospital. A delegacia tem capacidade para 14 presos, mas abrigava 33 detentos no momento da tentativa de fuga.

A delegada titular fez um desabafo. “Fica humanamente impossível conter esse número de presos numa carceragem diminuta. Então, a gente precisa pensar nessa questão”.
Postada por: Daniella Simões

Fuga frustrada: presos da 4ª DP são recapturados

Seis presos tentaram fugir na madrugada desta sexta-feira (28) da 4ª Delegacia, no bairro de São Caetano, por volta das 3h.

De acordo com informações da polícia, os detentos serraram a grade da cela e depois o portão do pátio do banho de sol.

Segundo a delegada Celina de Cássia Fernandes, os detentos tiveram acesso à rua, mas foram contidos por policiais da unidade, da Rondesp e da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar, que foram acionados para reforçar a operação de recaptura.
A delegacia tem capacidade para 12 presos, mas abrigava 32 no momento da tentativa de fu
ga.
Postada por: Daniella Simões

Menor é morto a tiros na Boa Vista de Brotas

Um menor de 16 anos foi assassinado no final da manhã desta sexta-feira (28), no bairro da Boa Vista Brotas, em Salvador. De acordo com policiais da 6ª delegacia, o jovem tinha envolvimento com o tráfico de drogas e agia na região da Boa Vista e Engenho Velho de Brotas.


O adolescente foi morto com três tiros na cabeça, por volta das 11h desta manhã, próximo ao estacionamento da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a polícia, pessoas que estavam no local não falam sobre os supostos assassinos, dizem apenas que não viram nada e que se abaixaram para se proteger dos tiros.


A polícia informou ainda que o adolescente tinha várias passagens pela polícia e uma delas por tentativa de homicídio a um rapaz conhecido como Cid, há dois meses. A polícia levanta a hipótese do garoto ter sido morto por vigança ou por dívida de drogas. O menor morava no fim de linha do Engenho Velho de Brotas, no lugar conhecido como 'Bariri'. Na cintura dele foi encontrada um peixeira




O pai do garoto e dois irmãos fizeram o reconhecimento no local. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). Segundo os policiais, ainda não há pistas dos autores do crime. A 6ª delegacia, em Brotas, vai investigar o caso.


Postada por: Daniella Simões

ENVENENAR ANIMAIS É CRIME


De acordo com a Lei Federal 9.605/98 - Decreto GDF 19.988/98 O Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais é claro: Matar animais é crime.


E a Lei 41/1989 proíbe "VI - utilizar, aplicar, comercializar, manipular ou armazenar pesticidas, raticidas, fungicidas, inseticidas, agroquímicos e outros congêneres, pondo em risco a saúde ambiental, individual ou coletiva, em virtude de uso inadequado ou inobservância das normas legais, regulamentares ou técnicas, aprovadas pelos órgãos competentes ou em desacordo com os receituários e registros pertinentes", e veda (Art. 13) .

"o lançamento no meio ambiente de qualquer forma de matéria, energia, substância ou mistura de substância, em qualquer estado físico, prejudiciais ao ar atmosférico, ao solo, ao subsolo, às águas, à fauna e à flora, ou que possam tomá-lo: - impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde; II - incoveniente, inoportuno ou incômodo ao bem estar público." DENUNCIE!Sua denúncia pode ajudar a punir quem maltrata, abandona ou mata animais domésticos ou silvestres. Denuncie na Delegacia de Polícia mais próxima ou ligue para a Viva Bicho.

Posta por ELICLEIA OLIIVEIRA--FONTE:Viva Bicho Associação de Proteção aos Animais de Balneário Camboriú - AVIB - PRABC(47) 9975-2625

Violência Contra Animais e a Violência Doméstica: Qual a ligação?



Qual a relação entre maus-tratos e crueldades para com os animais e a violência doméstica? Existe um elo entre eles? Não é de hoje que pesquisas comprovam a ligação entre a violência doméstica e a violência contra os animais de estimação, esta ultima servindo como sinal de alerta para a possível existência da violência contra seres humanos mais fragilizados no contexto familiar, como no caso de crianças, idosos e até mesmo as mulheres.


Mas também a crueldade contra os animais está presente como uma característica comum nos registros de estupradores e assassinos em série. O abuso contra animais aparece de forma clara nas histórias de pessoas com comportamento violento (FBI, 1998; Alan Brantley, 1996).

A violência doméstica, muitas vezes, começa com o abuso ou maus-tratos de animais. Dessa forma, cientistas sociais e órgãos de execução penal norte-americanos passaram a encarar a crueldade contra animais como um grave problema humano, diretamente relacionado à violência doméstica, abusos contra crianças, idosos e outros crimes violentos, se tornando um meio eficaz de romper o ciclo da violência doméstica de uma geração para a outra (Associação Internacional dos Chefes de Polícia, 2000).


Na Filadélfia (Estados Unidos) uma criança de 4 anos foi espancada até a morte em janeiro de 1999. Mas as autoridades de controle de cães e gatos já haviam estado no local, meses antes, devido a denuncias de crueldade com o cão da família, feitas por vizinhos. Esse caso, entre centenas de outros, é um exemplo de como os serviços de controle de zoonoses e de controle de populações de cães e gatos, em parceria com osprofissionais médicos veterinários, podem auxiliar os órgãos competentes a diagnosticar a violência doméstica (Phil Arkow, 2004).


Em pesquisa realizada por DeViney, Dickert & Lockwood, 1983, abusos contra animais aconteceram em 88% das famílias em que ocorreram casos de abusos físicos contra crianças. Segundo Groves, 2004, entre 45% a60% dos lares com violência doméstica apresentam maior risco de abuso contra crianças. Tanto as crianças como os animais são vítimas silenciosas da violência doméstica, muitas vezes vítimas invisíveis.


Como o abuso contra o animal é um indicador de um lar caótico, no qual a segurança das crianças está em risco, tal abuso deve ser percebido e documentado, da mesma forma que um problema de bem-estar humano, e ser redefinido, também, como violência doméstica. Por sua vez, a comunidade deve ser treinada para > reconhecer e denunciar todas as formas de violência.


Por fim, a crueldade contra os animais não deve ser ignorada, mas encarada como a manifestação da agressividade latente, pois pode mostrar sinais de um comportamento futuro violento contra humanos. "Quando animais sofrem abusos, as pessoas estão em perigo. Quando as pessoas sofrem abusos, os animais estão em perigo", Associação Internacional dos Chefes de Polícia, 2000.



Posta por ELICLEIA OLIVEIRA -FONTE :Rita de Cassia Garcia Assessoria Técnica - Coordenadoria de Controle de Doenças - SES/S.

Policiais da DRFR prendem receptador e arrombador

Policiais civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos(DRFR), de Feira de Santana prenderam na manhã dessa sexta-feira(28), na Rua X1, 355, Bairro George Américo: Joilson da Silva de Almeida, 22 anos e Pedro Henrique Santos Alves, 20, pelo fato dos mesmos terem arrombado um salão de beleza no mesmo bairro.
Pedro e mais dois comparsas arrombaram o “Salão Peu Cabelos” na Rua G1, 430 no George e passaram as mercadorias para Joilson que ficou responsável em vender e dividir o dinheiro com os demais do grupo.

Os prepostos da DRFR foram acionados pelo proprietário do salão, que de imediato deram inicio as investigações. Na residência dos acusados o policiais encontraram, três maquinas de cortar cabelos, um secador, três tesouras, umas escopeta de fabricação caseira e aproximadamente 20 gramas de Crack.
Joilson foi autuado em flagrante pelo titular da Furtos o delegado Marcelo Marques Novo, por receptação, porte ilegal de armas e trafico de drogas enquanto Pedro foi autuado por arrombamento.

“Estamos dando continuidade às investigações para chegarmos ao restante do bando, para darmos mais tranqüilidade as moradores do George Américo e das redondezas, pois conforme investigações do nosso policiais essa quadrilha vem barbarizando na cidade,”relatou Marcelo.

Posta por Jorge Magalhães

TCU identifica irregularidades nos convênios da UFBA

O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou uma série de irregularidades em contratos e convênios firmados entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e suas fundações de apoio. Além da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em outras treze instituições públicas foram apontadas irregularidades ( UFMG, UFOP, UFRRJ, UFF, UFSC, UFPR, UFG, UFRR, UFAM, UFAC, UFC, UFRN e UFPE). Os dados obtidos através de auditorias foram divulgados pelo TCU nesta sexta-feira (28).

As análises foram realizadas entre os meses de julho e setembro de 2008 quando foram fiscalizados cerca de R$ 950 milhões, em 464 convênios e contratos auditados. Segundo o TCU, alguns dos problemas encontrados foram o desrespeito aos procedimentos previstos na Lei de Licitações e Contratos (8.666/1993) que indicaram fragilidade dos mecanismos de transparência e prestação de contas; a concessão irregular de bolsas de estudo e a desconsideração de deliberações dos órgãos de controle interno e externo o amplo uso da expressão 'desenvolvimento institucional' para justificar contratações indevidas.

Francisco Mesquita, vice reitor da UFBA, reconheceu em contato telefônico com o CORREIO que as irregularidades no repasse de verbas acontecem em virtude da demora no repasse dos recursos feitos pela União. 'Recebemos os recursos da União sempre no dia 28 e temos apenas três dias para fazer a licitação. Como esse tempo é pequeno acabamos transferindo os valores para a fundação de apoio (FAPEX - Fundação de apoio à pesquisa e à extensão) e em seguida realizamos a licitação. Sabemos que essa ação fere às determinações do TCU, mas temos que fazer isso para não perder os recursos. Isso acontece em todas as universidades federais', ressaltou o vice reitor.

Com relação à concessão de bolsas, Mesquita indicou que o processo de disponibilização desses recursos não são 'pacíficos' na Universidade. 'É dificil para a universidade investigar o histórico da pessoa para comprovar que ela possui real necessidade. Tentamos ao máximo evitar que aconteçam problemas na hora que conceder esses recursos, mas não temos garantia de 100%', complementou Mesquita.

Através da indicação do TCU, em muitos casos analisados, os contratos tinham a função de produzir recursos excedentes, guardados pelas fundações, mas sob a gerência informal de reitores, chefes de departamento e coordenadores de projetos. O ministro relator do processo, Aroldo Cedraz, afirmou que a manutenção de receitas próprias das universidades em contas bancárias de fundações de apoio, compondo os chamados fundos de apoio institucionais (FAI), constitui mecanismo ilegal.

Através da determinação do TCU, as Ifes têm até 180 dias para implementem medidas para corrigir as irregularidades. O órgão aponta a necessidade de criação de contas bancárias específicas, para a guarda e gerenciamento de recursos de projetos. Além da definição quanto à repartição de receitas e recursos oriundos dos projetos em parceria, além do controle rigoroso sobre a arrecadação de receitas ou a execução de despesas das unidades gestoras por intermédio de fundações de apoio.

Assim como indica que as fundações de apoio têm até 30 dias para devolver às universidades, todo o saldo atualmente mantido a título de recursos como ressarcimento ou remuneração pela participação na prestação de serviços.

Policiais reconstituem queda de mãe e filho em SP

A reconstituição do crime que resultou na queda da operadora de caixa Andréia Cristina Nóbrega Correia, de 31 anos, e seu filho de 6 anos, de um prédio em Guarulhos (SP) deve ocorrer hoje, às 9 horas.

Três peritos e dois fotógrafos do Instituto de Criminalística acompanharão o trabalho. Os peritos vão filmar o local e a seqüência dos fatos. Andréia morreu dia 18 e seu filho sobreviveu a queda do 3º andar, mas não participará da encenação.Desde que recebeu alta hospitalar, anteontem, o menino só quer saber de jogar videogame. A alegria da criança, porém, dura até a hora em que ele dorme. Ele está na casa da avó materna Jacira Macedo, de 59 anos, e desperta gritando e dizendo que está caindo.

O suspeito de ter provocado a queda dos dois, segundo a polícia, é o pai do menino e ex-companheiro de Andréia, o pagodeiro Evandro Gomes Correia Filho, de 35 anos. A polícia chegou a essa conclusão anteontem, depois de ouvir o depoimento do garoto.

A criança disse que houve uma discussão entre seus pais. Seu pai teria cortado a mangueira do gás com uma faca e, em seguida, sua mãe o pegou e se jogou pela janela. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Posta por Jorge Magalhães

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Marginais fortemente armados aterrorizam no bairro Santa Monica


Cinco assaltantes fortemente armados com pistolas e revólveres aterrorizaram moradores do Bairro Santa Mônica na manhã de ontem, invadindo varias residências, assaltando e espancando as vítimas com socos, pontas-pé e coronhadas. Mais de 10 residências foram invadidas pelos bandidos, que levaram dinheiro, aparelhos de celular, jóias e objetos pessoais.


A nossa reportagem conversou com quatro moradores vitimas dos assaltantes. "Estava na frente da minha casa brincando com um dos meus filhos quando chegaram os assaltantes, todos com pistolas em punho e anunciaram o assalto. Entramos para a residência, onde me agrediram fisicamente com socos e coronhadas, depois roubaram uma quantidade de dinheiro e objetos pessoas meus e de minha família", afirmou J.S.A.


S.S.B afirmou que os assaltantes agiram com bastante agressividade. "Eles são muitos agressivos. Além de me assaltarem, me deram uma coronhada na cabeça e todo o tempo todo falavam que estavam a fim de matar um. Depois roubaram dinheiro, meu telefone celular e uma corrente".


Outra vítima, A.S, afirmou que os bandidos agiram bem vestidos. "Eles nem parecem serem assaltantes, ou seja, andam bem vestidos e são de boa aparência, mas são muitos agressivos. Me agrediram fisicamente e verbalmente depois roubaram dinheiro e pertences de minha família".
"Fiquei com medo de morrer, vários homens apontando armas para mim, um deles ainda me deu uma coronhada na boca, depois levaram meu dinheiro, celular e uma pulseira", afirmou O.S.A..


MORTO EM TROCA DE TIROS


O assaltante de prenome Jurandir José da Silva, acusado de chefiar a quadrilha dos assaltantes que aterrorizaram a Santa Mônica e outros bairros da cidade, morreu na tarde de ontem no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) após trocar tiros com policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).


De acordo com o SI da DRFR, após várias queixas de que cinco homens estavam aterrorizando a Santa Mônica, equipes de policiais do S I se dirigiram ao local e iniciaram as investigações. Na tarde de ontem, os policiais descobriram o local onde estavam alguns dos integrantes da quadrilha. Ao chegar no local indicado, os policiais foram recebidos com vários tiros deflagrados pelos assaltantes. Em seguida os policiais reagiram trocando tiros com os bandidos, onde um dos acusados foi alvejado.


Uma equipe da Folha do Estado flagrou o momento em que o bandido de prenome Jurandir chegava à emergência do HGCA, trazido por policiais civis. Jurandir não resistiu e morreu ao dar entrada no hospital.


Ainda segundo o SI, o assaltante, natural de Pernambuco, é fugitivo do presídio de Recife. Considerado bandido de alta periculosidade, Jurandir foi notícia no programa jornalístico da rede Globo, Fantástico, quando fugiu do presídio.

Posta por Jorge Magalhães

Assassinos do Celta prata matam pintor na Mangabeira


Quatro homens armados com revólveres e pistolas estão aterrorizando a cidade. De acordo com a polícia, os quatros assassinos agem em um veículo celta de cor prata, quatro portas e demais dados ignorados, sempre escoltados por motoqueiros. Os misteriosos assassinos executam as suas vítimas e fogem sem deixar pistas.

A vítima desta vez foi o pintor de automóveis, Pedro de Souza Moreira, 28 anos, assassinado com vários tiros de pistola calibre 380, no início da tarde de ontem, por volta das 13h.

Segundo informações policiais, Pedro Moreira chegava com seu veículo modelo gol quadrado, de cor branca, placa JNA 7924, licença de Feira de Santana, em sua residência localizada na Rua Paracatu, no bairro Mangabeira, quando os assassinos chegaram no celta prata e deflagraram vários tiros atingindo o rosto do pintor.

Policiais militares compareceram ao local do crime e isolaram a área. Em seguida, policiais civis do Serviço de Investigação da Segunda Delegacia chegaram ao local para iniciar as primeiras investigações. Peritos Técnicos do Departamento de Policia Técnica compareceram para fazer o levantamento cadavérico.

Como sempre, dezenas de curiosos compareceram no local para observar o corpo e o trabalho das polícias.

Posta por Jorge Magalhães

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Justiça determina que Estado garanta remédio para paciente com doença rara

A juíza Mirna Fraga Souza de Faria, da Comarca de Belo Campo, município a 567 Km de Salvador, determinou nesta quarta-feira (26), por meio de uma liminar que a Secretaria da Saúde (Sesab) forneça diretamente, o através da 20ª Diretoria Regional de Saúde (20ª Dires), o medicamento Acitretina ou "Neutigazon" (nome fantasia) para a paciente Umbelina da Silva Costa, sob pena de multa diária de R$ 3 mil.

Umbelina é portadora de uma doença de pele raríssima, chamada eritroqueratose ou eritroqueratodermia progressiva sistémica assimétrica. De acordo com o promotor de Justiça Marcos Santos Alves Peixoto do Ministério Público Estadual (MP), Umbelina necessita tomar o remédio diariamente e sem interrupções.

Segundo o promotor, o remédio vinha sendo fornecido pela 20ª Dires, de forma gratuita, através do Sistema Único de Saúde (SUS), mas, em outubro último, a paciente “foi informada de que o Estado da Bahia havia cortado sem justificativa o fornecimento do medicamento”.

Sesab - Por meio de sua assessoria de comunicação, a Sesab afirmou que ainda não recebeu qualquer liminar ou comunicado da Justiça sobre a determinação de fornecer o medicamento "Neutigazon" para paciente Umbelina da Silva Costa. Entretanto, segundo a assessoria, a Sesab cumprirá integralmente com a liminar, assim que for comunicada oficialmente sobre o fato.

Eritroqueratose - Doença degenerativa que pode levar à morte, a eritroqueratose causa ao paciente rachaduras pelo corpo e atrofia dos dedos dos pés e mãos. Com o passar do tempo, a pele do enfermo começa a esticar e a sangrar, provocando intensa dor e sofrimento. O tratamento da doença se baseia no uso diário pelo paciente do princípio ativo de nome acitretina, sendo que o único medicamento que o contém é o Neutigazon, explicou o promotor de Justiça.

Peixoto lembrou ainda que a dermatologista Luciana Lucas, do Hospital Samur de Vitória da Conquista, prescreveu a Umbelina o tratamento com Neutigazon, a ser ministrado continuamente e por toda a vida, por se tratar de esquema terapêutico com a melhor resposta e eficácia para prevenir os resultados nefastos da doença sobre o corpo da paciente.

"Acontece que, como uma caixa do medicamento custa em torno de R$ 380,00, e a paciente, por conta da patologia, é aposentada por invalidez pelo INSS, percebendo provento de um salário mínimo mensal, sem meios portanto para custear o tratamento, passou a recebê-lo regularmente de forma gratuita pelo SUS”, lembrou Peixoto.

Posta por Jorge Magalhães

Polícia ouve testemunhas de morte no Imbuí

A polícia ouviu nesta terça-feira (25) as primeiras testemunhas do caso do jovem Josuel Silva Santos, 21 anos. Ele foi assassinado na madrugada de domingo (23), em frente ao posto de combustíveis do Imbuí, depois de uma briga de trânsito.
A primeira pessoa a ser ouvida foi um funcionário do posto. Ele não deu entrevista, mas em depoimento à polícia disse que não teve como identificar quem atirou porque na hora procurou se proteger.
Uma outra testemunha ouvida também nesta terça-feira conseguiu anotar parte da placa do carro em que estava o homem que atirou em Josuel. ‘Tomamos conhecimento de que a placa do carro é 8494 ou 9484’, diz o chefe de investigação Nilson Souza.
A noiva de Josuel, Edinélia Souza dos Santos, 26 anos, vai prestar depoimento nesta quarta-feira (26) na delegacia da Boca do Rio, unidade policial que investiga o caso. Já o amigo, Adriano Santos Oliveira, 26 anos, continua internado em uma clínica particular no bairro do Canela, em Salvador

O crime aconteceu na saída do posto no bairro do Imbuí. Segundo a polícia, depois de uma batida leve entre os carros, teve início uma discussão. Um homem não identificado sacou uma arma e, depois de matar Josuel, ainda atirou na noiva dele e no amigo do casal.
Postada por: Daniella Simões

Agricultor acusado de matar genro é preso

A Polícia Civil de Juazeiro prendeu o agricultor Osmar Rodrigues da Silva, 47 anos, acusado de matar o próprio genro. A prisão ocorreu quando ele tentava fugir da cidade, na manhã desta quarta-feira (26). Osmar confessou o assassinato do genro, George Souza Santos, ocorrido na última segunda-feira (24), no distrito de Maniçoba.
Depois de cometer o crime, o acusado teria chamado o também agricultor Fernando Lopes Barbosa, 50 anos, para ajudar a esconder o corpo de George. Entretanto, Fernando disse que não teve participação no assassinato
Postada por: Daniella Simões

Noivo morre esfaqueado após festa de casamento

Uma festa de casamento terminou em tragédia em Ituverava no interior de São Paulo. O noivo Antônio Marcos de Souza acabou sendo assassinado, após desentendimento com um amigo durante a celebração que acontecia no bairro Guanabara 2. Os dois discutiram e o convidado deixou a recepção.

A Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo informou ao Folha online, que após o termino da festa de casamento, o noivo foi à casa do amigo e os dois voltaram a brigar. Convidados da festa que foram ao local informaram ter visto o dona da casa dar uma facada no pescoço de Souza, que foi socorrido, mas faleceu no pronto socorro do município.

O suspeito fugiu. A investigação está sendo tocada pela delegacia de Ituverava. O advogado do suspeito afirmou que ele deve se apresentar amanhã (26).

Posta por Jorge Magalhães

Briga de trânsito pode ter provocado assassinato de eletricista

Uma discussão de trânsito pode ter sido o motivo que provocou o assassinato do eletricista Tácio Souza da Silva, 24 anos, morto com um tiro após ter sido perseguido por dois homens em um carro O crime aconteceu por volta das 18h30, na praça Duque de Caxias, localizada no final da avenida Senhor dos Passos.

De acordo com as informações inicialmente apuradas no local, a vítima, que residia no Conjunto Feira X, pilotava uma moto quando foi perseguido por dois homens que ocupavam um veículo S-10 branco, de placa não anotada.

Familiares do eletricista desconfiam que o assassinato pode ter sido causado por uma discussão de trânsito. Ontem pela manhã, Roberto Júnior, que esteve no Departamento de Polícia Técnica, acompanhando a liberação do corpo, confirmou estas suspeitas.

“Não é nada ainda oficial, mas o que chegou até a gente é que houve uma discussão com outra pessoa provavelmente por questão de trânsito, mas não sabemos o local onde aconteceu”, afirma.

Posta por Jorge Magalhães

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Criança de cinco anos identifica assassino do pai


O filho do empresário Valdemir Pereira de Oliveira, 32 anos, vitima de latrocínio no dia (10) setembro desse ano, apontou José Ângelo de Almeida, 24, como um dos autores do assalto.
No final da tarde de sexta feira (21), a criança, de apenas cinco anos, acompanhada por um tio, compareceu, juntamente com policiais militares, ao Complexo Policial de Feira de Santana alegando que José Ângelo assaltou a residência do empresário e depois matou o mesmo com um tiro no pescoço.

A polícia afirmou que o irmão da vitima compareceu na delegacia informando que transitava com o sobrinho pelo bairro Santa Monica II, quando a criança avistou o acusado e o apontou como responsável pelo crime. "Quando ele viu o José Angelo sentado na mesa de fora de um bar falou: "meu tio foi aquele homem que atirou no meu pai". Passamos de novo pelo bar e perguntei: "Você tem certeza meu filho que é ele?". Ele respondeu foi ele sim, porque já o conhecia", relatou.
Ainda conforme a polícia, o irmão da vítima imediatamente ligou para a Polícia Militar informou o fato e uma guarnição foi até o local e prendeu o acusado e encaminhou para delegacia, onde foi ouvido pelo Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, responsável pelas investigações do latrocínio. O acusado foi liberado em seguida.

José Ângelo se isentou de todas culpa do crime. "Eu não fiz nada, jamais iria fazer uma coisa dessa, alguém está inventando e levantando falso contra a minha pessoa. Eu conhecia o finado Valdemir há mais de um ano, o que aconteceu foi que uma vez Valdemir tentou me atropelar e depois atirou em mim mais não pegou, ele tinha raiva de mim, porque inventaram que eu tinha um caso com a mulher dele, mais eu não fiz nada com ele, gostaria que a criança olhasse dentro dos meus olhos e afirmasse que sou eu, alguém esta manipulando essa criança", relatou.
O delegado Marcelo Marques afirmou que continua investigando o latrocínio e vai ouvir a criança.

CASOO comerciante Valdemir Figueiredo de Oliveira, 31 anos, foi morto, na noite de 10 de setembro, em sua residência situada na Fazenda Pindobal, localidade do "Fulôr" no distrito de Humilde. Segundo informação de familiares da vitima dois homens chegaram junto com o comerciante na Kombi placa JQY-0271 de propriedade da vitima. Os assassinos desceram com a vitima e foram logo perguntando: " pelo dinheiro", R$ 8 mil que o comerciante havia recebido no dia do crime.

Valdemir, disse aos assassinos que o dinheiro não estava dentro de casa que estaria em uma mochila no interior da Kombi, os assassinos não acreditaram e reviraram toda a casa. Após alguns minutos eles não encontraram o dinheiro, um dos indivíduos sacou uma arma e efetuou um disparo que atingiu a vitima no pescoço, que veio a falecer no local.
Os assassinos pegaram o veiculo da vitima e fugiram sem deixar pistas. Algumas horas depois, policias civis de plantão central localizaram a Kombi abandonada na BR 324, mas nem a mochila nem o dinheiro foram encontrados no veiculo.

Postada por: Daniella Simões

Criança de cinco anos identifica assassino do pai


O filho do empresário Valdemir Pereira de Oliveira, 32 anos, vitima de latrocínio no dia (10) setembro desse ano, apontou José Ângelo de Almeida, 24, como um dos autores do assalto.
No final da tarde de sexta feira (21), a criança, de apenas cinco anos, acompanhada por um tio, compareceu, juntamente com policiais militares, ao Complexo Policial de Feira de Santana alegando que José Ângelo assaltou a residência do empresário e depois matou o mesmo com um tiro no pescoço.

A polícia afirmou que o irmão da vitima compareceu na delegacia informando que transitava com o sobrinho pelo bairro Santa Monica II, quando a criança avistou o acusado e o apontou como responsável pelo crime. "Quando ele viu o José Angelo sentado na mesa de fora de um bar falou: "meu tio foi aquele homem que atirou no meu pai". Passamos de novo pelo bar e perguntei: "Você tem certeza meu filho que é ele?". Ele respondeu foi ele sim, porque já o conhecia", relatou.
Ainda conforme a polícia, o irmão da vítima imediatamente ligou para a Polícia Militar informou o fato e uma guarnição foi até o local e prendeu o acusado e encaminhou para delegacia, onde foi ouvido pelo Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, responsável pelas investigações do latrocínio. O acusado foi liberado em seguida.

José Ângelo se isentou de todas culpa do crime. "Eu não fiz nada, jamais iria fazer uma coisa dessa, alguém está inventando e levantando falso contra a minha pessoa. Eu conhecia o finado Valdemir há mais de um ano, o que aconteceu foi que uma vez Valdemir tentou me atropelar e depois atirou em mim mais não pegou, ele tinha raiva de mim, porque inventaram que eu tinha um caso com a mulher dele, mais eu não fiz nada com ele, gostaria que a criança olhasse dentro dos meus olhos e afirmasse que sou eu, alguém esta manipulando essa criança", relatou.
O delegado Marcelo Marques afirmou que continua investigando o latrocínio e vai ouvir a criança.

CASOO comerciante Valdemir Figueiredo de Oliveira, 31 anos, foi morto, na noite de 10 de setembro, em sua residência situada na Fazenda Pindobal, localidade do "Fulôr" no distrito de Humilde. Segundo informação de familiares da vitima dois homens chegaram junto com o comerciante na Kombi placa JQY-0271 de propriedade da vitima. Os assassinos desceram com a vitima e foram logo perguntando: " pelo dinheiro", R$ 8 mil que o comerciante havia recebido no dia do crime.

Valdemir, disse aos assassinos que o dinheiro não estava dentro de casa que estaria em uma mochila no interior da Kombi, os assassinos não acreditaram e reviraram toda a casa. Após alguns minutos eles não encontraram o dinheiro, um dos indivíduos sacou uma arma e efetuou um disparo que atingiu a vitima no pescoço, que veio a falecer no local.
Os assassinos pegaram o veiculo da vitima e fugiram sem deixar pistas. Algumas horas depois, policias civis de plantão central localizaram a Kombi abandonada na BR 324, mas nem a mochila nem o dinheiro foram encontrados no veiculo.

Postada por: Daniella Simões

Criança de cinco anos identifica assassino do pai


O filho do empresário Valdemir Pereira de Oliveira, 32 anos, vitima de latrocínio no dia (10) setembro desse ano, apontou José Ângelo de Almeida, 24, como um dos autores do assalto.
No final da tarde de sexta feira (21), a criança, de apenas cinco anos, acompanhada por um tio, compareceu, juntamente com policiais militares, ao Complexo Policial de Feira de Santana alegando que José Ângelo assaltou a residência do empresário e depois matou o mesmo com um tiro no pescoço.

A polícia afirmou que o irmão da vitima compareceu na delegacia informando que transitava com o sobrinho pelo bairro Santa Monica II, quando a criança avistou o acusado e o apontou como responsável pelo crime. "Quando ele viu o José Angelo sentado na mesa de fora de um bar falou: "meu tio foi aquele homem que atirou no meu pai". Passamos de novo pelo bar e perguntei: "Você tem certeza meu filho que é ele?". Ele respondeu foi ele sim, porque já o conhecia", relatou.
Ainda conforme a polícia, o irmão da vítima imediatamente ligou para a Polícia Militar informou o fato e uma guarnição foi até o local e prendeu o acusado e encaminhou para delegacia, onde foi ouvido pelo Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, responsável pelas investigações do latrocínio. O acusado foi liberado em seguida.

José Ângelo se isentou de todas culpa do crime. "Eu não fiz nada, jamais iria fazer uma coisa dessa, alguém está inventando e levantando falso contra a minha pessoa. Eu conhecia o finado Valdemir há mais de um ano, o que aconteceu foi que uma vez Valdemir tentou me atropelar e depois atirou em mim mais não pegou, ele tinha raiva de mim, porque inventaram que eu tinha um caso com a mulher dele, mais eu não fiz nada com ele, gostaria que a criança olhasse dentro dos meus olhos e afirmasse que sou eu, alguém esta manipulando essa criança", relatou.
O delegado Marcelo Marques afirmou que continua investigando o latrocínio e vai ouvir a criança.

CASOO comerciante Valdemir Figueiredo de Oliveira, 31 anos, foi morto, na noite de 10 de setembro, em sua residência situada na Fazenda Pindobal, localidade do "Fulôr" no distrito de Humilde. Segundo informação de familiares da vitima dois homens chegaram junto com o comerciante na Kombi placa JQY-0271 de propriedade da vitima. Os assassinos desceram com a vitima e foram logo perguntando: " pelo dinheiro", R$ 8 mil que o comerciante havia recebido no dia do crime.

Valdemir, disse aos assassinos que o dinheiro não estava dentro de casa que estaria em uma mochila no interior da Kombi, os assassinos não acreditaram e reviraram toda a casa. Após alguns minutos eles não encontraram o dinheiro, um dos indivíduos sacou uma arma e efetuou um disparo que atingiu a vitima no pescoço, que veio a falecer no local.
Os assassinos pegaram o veiculo da vitima e fugiram sem deixar pistas. Algumas horas depois, policias civis de plantão central localizaram a Kombi abandonada na BR 324, mas nem a mochila nem o dinheiro foram encontrados no veiculo.

Postada por: Daniella Simões

'Boca de fumo' é comandada por idosa de 61 anos

Agentes da Polícia Civil de Eunápolis, sob o comando do delegado Evy Paternostro, coordenador da 23ª Coorpin, estouraram uma 'boca de fumo' que era comandada por uma senhora de 61 anos.
Na ação, ocorrida por volta das 17h desta segunda-feira (24), no bairro Santa Isabel, fundos do terminal rodoviário da cidade, foi presa Doralice Nunes Barbosa, 61 anos, e mais duas pessoas suspeitas de estarem comprando droga
Doralice, que estava em liberdade condicional há dois anos por tráfico de drogas, foi autuada em flagrante outra vez, com base de lei de enterpotentes
Na casa dela, onde funcionava o ponto de venda, foram encontradas oito pedras de crack de tamanho médio, ainda não cortadas e mais 100g da substância, pronta para o consumo.
Além disso, foram apreendidos mais de R$ 200 em notas de dois e cinco reais e moedas de 50 centavos e R$ 1 e uma balança de precisão.
Durante as buscas, Nivaldo Oliveira Chaves, 28 anos, e Valdemir Menezes da Silva, 52 anos, pararam na porta da casa e a polícia supõe que eles estariam ali para compra de droga.
Postada por: Daniella Simões

Gerente de mercado é baleado durante assalto

O gerente de um mercado ficou gravemente ferido em um assalto ao estabelecimento por volta das 18h30 desta segunda-feira (24), no município de Irecê, a 474 km de Salvador.
Segundo agentes da delegacia da cidade, dois menores chegaram ao local após o fechamento do estabelecimento e renderam o vendedor de uma fornecedora do mercado.


Na fuga, um dos adolescentes atirou e atingiu o gerente do mercado, Jonas Francisco da Silva. Ele foi baleado na cabeça e socorrido por funcionários e populares. Jonas permanece em estado grave no Hospital Regional de Irecê.
Postada por: Daniella Simões

Motorista passa mal durante assalto a ônibus

Um motorista de ônibus, da empresa Barramar, passou mal durante um assalto ao veículo, por volta das 15h30, desta terça-feira (25), no viaduto Luís Eduardo Magalhães, próximo ao Hospital Sarah, em Salvador.
De acordo com testemunhas, os bandidos entraram no coletivo no ponto que fica em frente ao Hospital, na Avenida Tancredo Neves, e saquearam os passageiros e o cobrador.
Assim que os assaltantes desceram do veículo, o motorista passou mal e parou o ônibus no viaduto. Ele foi socorrido pelo condutor de um carro de passeio que passava pelo local.
Postada por:Daniella Simões

PF desarticula quadrilha envolvida em trafico de mulheres

Cumprindo mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva a Polícia Federal desarticulou nessa terça-feira(25) uma quadrilha envolvida em trafico de mulheres e clonagem de cartão de créditos. A operação “Férias/Princesas do Sertão” teve com objetivo de combater um esquema de tráfico internacional de pessoas. A operação foi realizada nas cidades baianas de Feira de Santana e Salvador, além de Vila Velha no Espírito Santo.

Dos mandados, sendo 15 de busca e 9 de prisão, 22 foram cumpridos na Bahia e foram expedidos pela Justiça Federal de Feira de Santana, após acatar pedido do Ministério Público Federal (MPF) na cidade, que teria iniciado as investigações em fevereiro deste ano.

Em Feira de Santana foram presos 3 pessoas, o empresário do ramo de automóveis Bruno da Silva Santana, mais conhecido como "Bruno do Pega", a dona de uma academia identificada como Rogéria e Frank Caldeiron, ex-assessor do deputado estadual Fernando Torres (PRTB). Todos foram presos em suas residências nos bairros do SIM, Cidade Nova e Caseb.

Os Federais também apreenderam carros, motocicletas, computadores e documentos. Nenhum preso quis falar com a imprensa. Uma pessoa foi presa em Vila Velha (ES) e três em Salvador.

Segundo o procurador da república Vladimir Aras, as investigações tiveram inicio quando o pai de uma jovem, que foi levada para a Espanha, teria procurado a Polícia Civil em Salvador e denunciado o esquema. O caso foi encaminhado para o MPF, que conseguiu descobrir que a quadrilha aliciava jovens em Feira de Santana e as encaminhava para balneários localizados em Ibiza, na Espanha, e na cidade de Brescia, na Itália.

“Aqui em Feira de Santana existiam dois grupos um encaminhava as mulheres o para Itália e outro para a Espanha, enquanto as clonagens de cartões e compras de passagens eram feitas por outro grupo em Salvador”, explicou o procurador.

As jovens eram encaminhadas dos aeroportos internacionais de Salvador, Guarulhos e Rio de Janeiro com passagens aéreas compradas através de cartões de crédito clonados, que segundo o MPF, com dados obtidos no site da Secretária de Segurança Pública (SSP/Ba).

"Estamos investigando uma pessoa que teria acesso a senha que entra na página onde dados pessoais de correntistas estão disponíveis, com estes dados eles clonavam os cartões e os correntistas, as administradoras ou as companhias áreas arcavam com os custos”, explicou Vladimir Aras, destacando que as administradoras Bradesco e Unibanco são as mais atingidas pelo golpe.

Segundo dados do MPF, de janeiro de 2007 à janeiro de 2008, os investigados teriam enviado para a Europa 32 jovens mulheres, sendo 13 para Ibiza e 19 para Brescia. O bloqueio de bens dos investigados, entre veículos, cotas sociais de empresas, imóveis e contas bancárias, até o limite de R$1.494.000,00 foi solicitado pelo MPF e acatado pela justiça. Os presos foram levados para a sede da Polícia Federal em Salvador.

Posta por Jorge Magalhães

A violência contra os animais


Assistimos hoje a violência campeando em todo o mundo. No entanto, muitos tentam entender o fenômeno e se perguntam "de onde vem tanta violência?", mas, para mim, o ponto central não é nem sequer citado como causa: a violência imposta aos animais.


Do nascimento à torturada e triste vida, culminando no abate beirando a irracionalidade, perversidade e crueldade do “bondoso” e “generoso” ser humano, há mostras do "respeito" que este nutre ao seu irmão menor e por toda a Natureza.


De tanto torturarmos esses pobres coitados, que sentem tantas dores quanto nós, "superiores" (em guerra, destruição, seqüestro, assassinatos, fofocas...), vamos banalizando a violência. Se não nos sensibilizamos com os seus gritos e suas dores, vamos levando essa mesma violência para os mais fracos de nossa sociedade - as crianças, mulheres e idosos. Com o ciclo vicioso de torturar, matar, castrar, retirar chifres, ferrar, marcar (tudo sem anestesia) vamos nos tornando insensíveis.


Assim, com o nosso latente instinto assassino, estupramos e matamos crianças e mulheres. Os velhos, fracos e doentes, atacamos facilmente. A um homem forte, usamos a emboscada, a pólvora ou a faca. Os choros de desesperos de nossos pares não nos comovem, já que isso é algo com que lidamos, mesmo que indiretamente, milhões de vezes ao dia com os animais “irracionais”.


Relacionemos essa violência ao consumo sôfrego e desenfreado de corpos inertes e em decomposição, que foram duramente castigados durante quase toda sua vida. Na hora de sua morte tiveram ainda mais dor, sofrimento e agonia. Isso é passado para a carne e nos “alimentamos” dessas energias deletérias. Como vamos querer nos portar com ternura, se o que comemos é puro sofrimento?



Posta por ELICLEIA OLIVEIRA-Fonte:Paulo Antônio de Almeida Site:http://www.europanet.com.br/

PF realiza operação em Feira para combater o trafico de mulheres

Em uma ação desencadeada na manhã dessa terça-feira(25), pelo menos sete pessoas foram presas por agentes da Policia Federal(PF) em uma operação denominada “Férias/Princesas do Sertão”, que tem como objetivo a repressão ao tráfico internacional de pessoas, estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva nas cidades baianas de Salvador e Feira de Santana e também em Vitória, no Espírito Santo.

A operação, de acordo com a PF, desarticulou duas quadrilhas que agiam paralelamente em Feira de Santana e enviavam mulheres para a prática da prostituição em clubes situados no balneário de Ibiza, na Espanha, e na cidade de Brescia, na Itália.

Segundo estimativa da PF, as quadrilhas enviaram ou tentaram enviar para a Europa, entre janeiro de 2007 e setembro de 2008, no mínimo 32 mulheres, sendo 13 para Ibiza e 19 para Brescia. Na prática, a quadrilha utilizava do serviço de aliciadores para o recrutamento de garotas e de estelionatários e falsários para emissão de passagens aéreas a partir do uso de cartões de crédito clonados, também presos no curso da operação.

A operação foi deflagrada com base em investigação conduzida pela Superintendência de Polícia Federal na Bahia em conjunto com a Procuradoria da República em Feira de Santana, na Bahia, iniciada a partir de informações produzidas pela Polícia Civil do Estado da Bahia.

Posta por Jorge Magalhães

Aposentada de 69 anos morre atropelada por ambulância do Samu

A aposentada Tereza Maria Guedes Leal, 69 anos, foi atropelada foi atropelada e morta por uma ambulância do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência quando a ,mesma tentava atravessar a avenida Presidente Dutra, próximo a estação rodoviária de Feira de Santana no final da tarde dessa segunda-feira(24).

O atropelo foi registrado por volta das 18:30 de ontem (24), na avenida Presidente Dutra. Segundo informações da Polícia, a aposentada chegou a ser socorrida para o Hospital Unimed, mas ela não resistiu e morreu. O corpo dela já foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

IDENTIFICAÇÃO

O motorista da ambulância não teve o nome revelado, embora o acidente tenha sido registrado pela polícia. Sabe-se, apenas, que o condutor da ambulância tentou evitar o acidente, freando o veículo, mas não foi possível.

O atropelo ocorreu quando o Samu seguia para atender a um chamado de socorro de uma tentativa de homicídio, registrada na praça Duque de Caxias, na avenida Senhor dos Passos.

Posta por Jorge Magalhães